Header
Respondido

aumentar preços sem comunicar 2023


Até à data não recebi qualquer informação da NOS sobre aumento de preços 2023. Sabendo que tem que informar com 30 dias de antecedência esses aumentos e que as operadoras portuguesas são das mais caras da Europa, com uma entidade reguladora incompetente e de atuação duvidosa, qualquer irregularidade comunicar pf à DECO. 

icon

Melhor resposta por Jose Rodrigues 19 January 2023, 15:07

Ver pergunta inicial

900 Comentários

Reputação 2

A 1 de fevereiro de 2023, as mensalidades dos seus serviços serão atualizados , conforme previsto na cláusula 5.5 e 10.1 das condições de serviço, em 7,83% que corresponde à última taxa de inflação nacional anual (taxa de variação média do IPC) publicada pelo INE – Instituto Nacional de Estatística. Consulte em baixo o detalhe.

 

Não sei de onde foi sacada essa informação, mas não foi de uma FATURA NOS!!!

Tal como já tinha dito, a NOS não especificou a percentagem de aumento! Talvez para não alarmar os clientes! :D

Nos termos das cláusulas 5.5. e 10.1. das condições gerais do contrato, a 1fev23, as mensalidades dos serviços serão atualizadas com base na taxa de inflação anual (variação média do IPC) a publicar pelo INE. Consulte a partir de 23 jan 23 as novas mensalidades em nos.pt/tlv \ Tarifa Social Internet:nos.pt/TSI

Simples: abre o link que o João H. disponibilizou. Escolhe uma das três opções para clientes particulares, depois insere o seu número de cliente NOS e NIF. Depois disto, surgirá uma página com o aumento que terá e a mensalidade que lhe será aplicada. 

Na fatura NOS… quantas pessoas deram conta da informação na dita fatura sobre este aumento?! 

A NOS deveria informar os clientes através de e-mail ou carta com a % de aumento que irá efetuar bem como a nova mensalidade que irá cobrar, tal como empresas de outros setores fazem. Isto de vir em letras pequenas nas FATURAS NOS, tem muito que se lhe diga.

Reputação 2

Só gostava de saber para que é que serve a fidelização! Só serve para proteger as empresas.

Para mim isto é um "roubo". 

Reputação 7
Crachá

Compreendemos o que referem. 

Vamos acompanhar a evolução do mercado e, por isso, a partir de 1 fevereiro de 2023, vamos proceder a uma atualização de mensalidades que incide apenas sobre as mensalidades de serviços, com base na taxa média de inflação publicada pelo INE. No entanto, e porque estamos atentos às circunstancias criámos um conjunto de soluções para apoiar os clientes mais vulneráveis durante a atual momento económico extraordinário. Assim, sugerimos que revejam as condições do vosso serviço, @DracoTCanelas e @marcolopes

Obrigado

e eu entendo tudo isso mas 8 % é uma atualização completamente descabida independentemente da vunerabilidade , por mim e face ao comportamento do meu fornecedor que na 1ª oportunidade procedeu á atualização permitida por Lei em Setembro eu procederei á substituição de fornecedor . 

durante 6 meses irei fazer integral cumprimento ao contrato , após essa data perdem um cliente com muito anos . 

infelizmente o oportunismo é uma constante e eu enquanto cliente deveria ter feito o mesmo sempre que a Nos tinha problemas com a rede movel , com a internet , falhas de serviço etc etc mas tenho o gosto e orgulho em aplicar a compreensão e sensibilidade ás falhas de outros e conjugar com alguma tolerancia mas visivelmente é uma iniciativa de sentido unico .

Tentar ser compreensivo com uma empresa do tamanho da NOS é como um rato atacar um elefante, só funciona se for no susto. A NOS ou qualquer uma das outras 2 grandes operadoras está-se marimbando para os clientes, fazem todas o mesmo, não é por acaso que têm sempre algum processo de cartelização a decorrer.
A NOWO foi a única a não aplicar aumento de preços mas infelizmente não tem cobertura significativa.

Reputação 7
Crachá +1

It is due to 2023 NOS price increase.

7,83% x 36,99 = 39,88

Reputação 7
Crachá +5

É de facto os 7,8% de aumento, parece-me exagerado.

Também sou cliente à uns vinte anos e não penso mudar, porque a operadora sempre foi correta para comigo, e na fatura de Dezembro está o aviso em letras pequenas. Mas reconheço que não custava nada mandar um SMS a informar a atualização de preços.. Visto por um outro prisma, era uma forma até de se diferenciar dos concorrentes por uma atitude mais transparente.    

É nestas pequenas coisas que a NOS perde muitos clientes. Nestes novos contratos o aumento está na primeira página do contrato, mas a letra miudinha.

 

Perdem muito mais com este tipo de letras miudinhas e com a saída e frustração de clientes do que aquilo que ganham com o aumento de preços. Os clientes ficam por mais uns meses — contudo, acabam por sair no fim dos 24 meses sem retorno possível.

 

 

Esta informação que está a letra miudinha devia estar em destaque. Com uma medida do género, os diretores do marketing da NOS tinham um AVC, mas a NOS ganhava o respeito dos clientes. Deixo esta sugestão.

Reputação 2

A comunicação do aumento de preços deve ser realizada de forma clara e esclarecida e com a antecedência devida!!

Mais a comunicação tem de ser efetuada de acordo com as cláusulas de comunicações constantes da condições gerais (clausula 11)

Tem de ser feita de forma a informar os clientes qual o concreto aumento do preço contratualmente fixado de forma a permitir uma decisão esclarecida sobre continuar ou não com o contrato.

Informar um cliente (consumidor!!!) de uma suposta percentagem de aumento de preços em rodapé de uma fatura não consubstancia uma comunicação de acordo com a lei nem com as condições do contrato.

Essa comunicação não é válida nem eficaz!

A atuação da NOS é uma violação consumada dos direitos dos consumidores, especialmente do direito à informação e pode levar à resolução do contrato por incumprimento.

Eu aguardo uma resposta ao meu contacto. Caso a mesma não suceda dentro de dias (de preferência antes do vencimento da fatura pendente) irei proceder a reclamação e denunciar a situação e tomar as devidas providências legais. 

Reclamem:

 

https://www.livroreclamacoes.pt/Pedido/Reclamacao

https://portaldaqueixa.com/complaints

https://www.consumidor.gov.pt/livro-de-reclamacoes.aspx

https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1417687

 

Reputação 2

Na fatura não!!!

 

Lei n.º 16/2022, de 16 de agosto

Artigo 135.º

Alteração das condições contratuais pela empresa que oferece serviços

(...)

3 - As empresas notificam qualquer alteração das condições contratuais aos utilizadores finais, de forma clara, compreensível e em suporte duradouro, com pelo menos um mês de antecedência, devendo informá-los, na mesma comunicação e sempre que aplicável, do seu direito de resolver o contrato sem encargos, caso não aceitem as novas condições.

 

Para quem ainda é aplicável a Lei n.º 5/2004, de 10 de Fevereiro:

Artigo 48.º
Contratos 

(...)

16 - Sempre que a empresa proceda por sua iniciativa a uma alteração de qualquer das condições contratuais referidas no n.º 1, deve comunicar por escrito aos assinantes a proposta de alteração, por forma adequada, com uma antecedência mínima de 30 dias, devendo simultaneamente informar os assinantes do seu direito de rescindir o contrato sem qualquer encargo, no caso de não aceitação das novas condições, no prazo fixado no contrato, salvo nos casos em que as alterações sejam propostas exclusiva e objetivamente em benefício dos assinantes.

 

Reclamem:

 

https://www.livroreclamacoes.pt/Pedido/Reclamacao

https://portaldaqueixa.com/complaints

https://www.consumidor.gov.pt/livro-de-reclamacoes.aspx

https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1417687

 

Boa tarde,

Gostaria de propor que o aumento da mensalidade devido ao valor da inflação se reflita na redução do periodo de fidelização.

Quando assinamos o contrato, como é o meu caso, comprometi-me a pagar 34,99€ por mês durante 24 meses (periodo de fidelização) o que corresponde a um valor total de 839,76€. E foi por esse valor que assinei o tal “contrato”. Agora, passados nem 3 meses, veio a actualização dessa mensalidade. Como não acho correcto que se mude o contrato a meio (o que já me aconteceu por diversas vezes), venho propor que este aumento se faça acompanhar de uma redução do tempo de fidelização. Esse cálculo é muito simples de se fazer : eu comprometi-me a pagar os 839,76€ em 24 meses, portanto pago exatamente esse valor mas em 22,26 meses de forma a que a mensalidade seja o valor com a inflação (37,72€). Se isto não for proposto, penso que deverão entrar em contacto com as pessoas a perceber se as pessoas estão interessadas nos vossos serviços dada a atualização do preço.

 

Cumps,

Rui

Não devia ter sido notificada do aumento? Porquê do aumento de €51,89 para €55,94? Um aumento de mais de 7,8%? E a fidelização? Eu estou fidelizada a um compromisso e a NOS não? Só o cliente é que tem que cumprir?

Reputação 1

Boa tarde,

Gostaria de propor que o aumento da mensalidade devido ao valor da inflação se reflita na redução do periodo de fidelização.

Quando assinamos o contrato, como é o meu caso, comprometi-me a pagar 34,99€ por mês durante 24 meses (periodo de fidelização) o que corresponde a um valor total de 839,76€. E foi por esse valor que assinei o tal “contrato”. Agora, passados nem 3 meses, veio a actualização dessa mensalidade. Como não acho correcto que se mude o contrato a meio (o que já me aconteceu por diversas vezes), venho propor que este aumento se faça acompanhar de uma redução do tempo de fidelização. Esse cálculo é muito simples de se fazer : eu comprometi-me a pagar os 839,76€ em 24 meses, portanto pago exatamente esse valor mas em 22,26 meses de forma a que a mensalidade seja o valor com a inflação (37,72€). Se isto não for proposto, penso que deverão entrar em contacto com as pessoas a perceber se as pessoas estão interessadas nos vossos serviços dada a atualização do preço.

 

Cumps,

Rui

Penso que tem toda a razão,pois indirectamente será lógico que se aplique a inflação na diminuição do prazo do contrato porque senão isto será sempre uma “pescadinha de rabo na boca” Uns tem direito a fazer tudo o que lhes apetece e outros têm de calar. Eu sinceramente nunca vi quaquer contrato ser alterado unilateramente e não haver consequências. É o país e o regulador que temos !!!!

Reputação 7
Crachá

I am just so surprised that a company as big as NOS doesn’t have to honor their contract. Why should I sign a contract with you if you keep increasing the price anyway? This can’t be legal.

 

This is a kind of comunications cartel in Portugal, you should complain here:
https://extranet.concorrencia.pt/Denuncias/Home.aspx?IsEnglish=True

Reputação 7
Crachá +2
  1. Notificado pela fatura.
  2. É legal, está previsto numa clausula do contrato.
  3. Segundo os mesmos, aumento de custos de praticamente tudo.
  4. Como bem entender, é igual nas operadoras todas.
Reputação 7
Crachá

Bom dia a todos, 

Movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema já é abordado como, também, esclarecido. Deste modo, garantimos a boa organização da informação.

@btteiro, o @Guimas deu uma boa ajuda. A atualização de mensalidade tem que ver com a última taxa de inflação anunciada pelo INE, tendo esta sido comunicada na fatura de novembro ou dezembro, dependendo do seu ciclo de faturação.

Esta atualização está prevista nos termos das cláusulas 5.5. e 10.1. das condições gerais do contrato.

Muito obrigado

Excepto que muitos clientes não têm nem a cláusula 5.5 nos contratos, então o aviso é completamente ilegal ao citar clausulas inexistentes.
Quem não tiver a referida clausula deve reclamar para a ANACOM:

https://www.livroreclamacoes.pt/Pedido/Reclamacao


Quem tiver e não concordar com a clausula combinada entre as várias operadoras de comunicações, inexistente noutros sectores ( que eu tenha conhecimento ), deve reclamar para a Autoridade da Concorrência:

https://extranet.concorrencia.pt/Denuncias/Home.aspx

Sinto-me na obrigacao de postar uma ultima nota neste topico. Pois gostaria de agradecer as sugestoes/respostas do “Utilizador123456” que do meu ponto de vista, tem sido bastante mais coerente e util do que os profissionais da NOS no mesmo contexto. Neste momento, estou um bocado confuso, ate me pergunto a mim mesmo, se os referidos profisionais da NOS serao realmente “humanos”? Pois certas respostas parecem um bocado “copy/paste”. Parece que estou a lidar com algum tipo de “bots/ChatGPT” (entidades de inteligencia artificial) do mais inutil que ja vi ate a data.

 

Sem mais assunto subscrevo-me

Reputação 7
Crachá

Na àrea de cliente, na APP NOS e na própria factura se tiver factura detalhada.

Reputação 7
Crachá +5

Hello @Daniele dArienzo,

Thank you for reaching out to us.

@Vaz gave a good help on clarifying this situation.

The actualization of the package prices are done yearly, according to the inflation registered and shared by the National institute of statistics.

This is done with a minimum of least 30 days notice in your invoice. This information is mentioned in the november or december’s invoice. 

Thank you 

Reputação 1

muito palavreado bonito e nada importante realmente dito.. em vez de moderadores do forum deviam ir para politicos.. entendo que é o vosso trabalho, mas defender empresas e atitudes deste género só demonstra o tipo de pessoa que realmente são (sim, falo e ataco directamente os empregados)!

a “comunicação” e aumento dos preços está previsto e de acordo com o contracto celebrado.. a falta de pagamento por parte do cliente não está, mas isso depois será problema da NOS para tentar recuperar os pagamentos em falta! :)

Boa noite @Mário P. . O erro que surge quando coloco os meus dados é o seguinte:

"Os dados introduzidos não são válidos, ou esse serviço NOS não é elegível para a consulta que está a realizar."

Obrigada

 Quando aparece essa mensagem, quer dizer que nao vai ter nenhum aumento.

 A mim aconteceu-me a mesma coisa e depois de um telefonema para o apoio ao cliente, fui informado de que essa mensagem aparece aos clientes nao elegiveis para os aumentos.

 Clientes que negociaram à pouco tempo, como foi o meu caso, ou que tiveram algum aumento no tarifario, nao têm nenhum aumento.

 Em caso de dúvida telefone para o apoio ao cliente e eles verificam isso.

Reputação 7
Crachá +5

Olá boa tarde, onde se pode ver quanto temos de pagar para rescindir os serviços, se aí da não acabou o contrato? Visto que a nós só quer clientes novos está na hora de ao fim de 20 anos dizer adeus. Se alguém me souber dizer.

Cumprimentos.

Sofia Rodeia 

Boa tarde, tente renegociar o seu contrato, envie por mensagem privada o seu numero de cliente para o perfil @Fórum para que a moderação possa agendar um contacto do departamento responsável e exija melhores condições.

Reputação 7
Crachá +5

cliente CXXXXXXXXXXXXXXX

Informo que não estou de acordo com qualquer tipo de aumento referente ao meu pacote.

Como tenho uma fidelização é esse o valor que vou pagar durante todo o período da mesma.

Se houver algum aumento referente ao meu pacote, solicito desde já o seu cancelamento em virtude de não estar de acordo.

Boa noite, o contrato que todos nós, clientes, aceitámos, prevê o aumento anual devirado da inflação, é por isso que não temos direito a denúnciar o contrato por essa razão.

Reputação 7
Crachá +2

Qualquer alteração ao contrato tem periodo de fidelização de 24 meses.

A mensalidade aumentou 7.8% para toda a gente, não tem nada a ver com o seu contrato.

Reputação 2

retirado do site da ANACOM:

 

https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1732838

 

Publicado em 14.11.2022

A ANACOM decidiu aplicar coimas no valor global de mais de 15 milhões de euros aos quatro principais operadores de comunicações eletrónicas, MEO, NOS, Vodafone e Nowo, por terem adotado comportamentos suscetíveis de violar as regras legais aplicáveis à comunicação de alterações dos preços contratados em relação a um elevado número de assinantes, dos quais resultou a prática de contraordenações graves, e por não terem prestado informações à ANACOM.

À MEO foi aplicada uma coima de 6,677 milhões de euros, valor que no caso da NOS foi de 5,2 milhões de euros e de 3,082 milhões no caso da Vodafone. À Nowo foi aplicada uma coima de 664 mil euros.

Em concreto, os comportamentos adotados por estes operadores prendem-se com a falta de informação, no prazo contratualmente previsto, sobre o direito de os assinantes poderem rescindir os seus contratos sem qualquer encargo, no caso de não concordarem com o aumento de preços propostos pelos operadores. Está também em causa a não comunicação da proposta de aumento de preços de forma adequada, pois, nuns casos, o valor concreto do aumento só foi dado a conhecer aos assinantes muito depois destes terem sido informados que os preços iriam aumentar e, em outros casos, pelo facto de o valor concreto do aumento proposto não ter sido disponibilizado na forma e no local indicado na comunicação da alteração contratual. No caso da NOS, está ainda em causa o facto dos assinantes não terem sido informados da proposta de aumento de preços com uma antecedência mínima de 30 dias.

Esses comportamentos ilícitos adotados pelos operadores levaram a ANACOM a determinar, por decisão de 13.07.2017, que as empresas promovessem, no prazo máximo de 30 dias úteis, o envio de comunicações escritas aos assinantes afetados por alterações contratuais efetuadas por iniciativa da empresa após a entrada em vigor da Lei n.º 15/2016, de 17 de junho, que, à data em que foram comunicadas as referidas alterações, estivessem vinculados por um contrato sujeito a período de fidelização ou qualquer outro compromisso de permanência e que esse contrato se mantivesse em vigor, com a mesma fidelização ou compromisso de permanência (ainda vigentes), na data em que essa decisão fosse executada.

Os comportamentos padronizados adotados são especialmente gravosos, tendo em conta que as obrigações de informação sobre o direito de os assinantes rescindirem o seu contrato sem qualquer penalidade, no prazo fixado no contrato, e de comunicação, por forma adequada, das alterações contratuais que o prestador de serviços pretende introduzir, asseguram a possibilidade de os utilizadores finais adotarem uma decisão, livre e esclarecida, quanto à continuidade do respetivo contrato e a possibilidade de poderem contratar a prestação do serviço com outro operador que tenha melhores condições contratuais, ou, pelo menos, condições iguais às que tinham antes da alteração do contrato, podendo, assim, beneficiar de um mercado verdadeiramente concorrencial.

Está também em causa a garantia da proteção da segurança jurídica dos assinantes nas condições inicialmente contratualizadas, pois, ao permitir que os assinantes rescindam os seus contratos, sem qualquer encargo, caso não aceitem as alterações propostas, assegura a proteção da parte mais fraca da relação contratual e impede que os assinantes fiquem sujeitos a obrigações que não contrataram e com as quais não concordam.

A aplicação destas sanções tem lugar numa altura em que a ANACOM, perante o aumento das pressões inflacionistas em Portugal e o consequente aumento do custo de vida, dirigiu aos operadores várias recomendações, a fim de mitigar o impacto das revisões de preços sobre as famílias e melhorar as condições das ofertas, acautelando o efetivo acesso ao serviço por parte dos utilizadores finais a estes serviços.

O tema da alteração / aumento de preços é um dos mais reclamados no sector e merecerá da parte da ANACOM um acompanhamento muito próximo que vise garantir o cumprimento das regras contratuais associadas às relações comerciais existentes entre empresas e consumidores.

Eu não vou aceitar nenhum tipo de aumento . Se o fizerem,cancelo de imediato o débito direto.

Comentário