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Como escolher o melhor canal para a rede Wi-Fi na App NOS Net


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As dificuldades no acesso à internet por Wi-Fi podem derivar de questões relacionadas com o canal a que a frequência de rede está associada.
Escolher o melhor canal para a rede Wi-Fi através da App NOS Net e em nosnet.pt é importante para diminuir o congestionamento ou incompatibilidades que influenciam o desempenho do seu equipamento.

Agora que já lhe dissemos o que é o Wi-Fi, como funciona e quais as suas vantagens,  vamos ajudá-lo a escolher o melhor canal Wi-Fi, para um acesso correto e eficaz em ambas as frequências, de 2.4GHz e 5.0GHz, através do site nosnet.pt

 

Neste artigo explicamos-lhe como pode escolher o melhor canal para a rede Wi-Fi na App NOS Net, com:

  • monitorização e otimização das redes Wi-Fi, ou;
  • alteração do canal Wi-Fi manualmente.

Saiba ainda como escolher o canal Wi-Fi em nosnet.pt:

 

Como monitorizar e otimizar as redes Wi-Fi

A monitorização de rede permite ver todas as redes Wi-Fi em redor do seu router e em que canal estão a transmitir.

  1. Aceda à App NOS Net, com os seus dados de acesso NOS ID, e escolha o menu "Wi-Fi"; 

     

  2. Em “Configurações” selecione "Configurações avançadas";

     

  3. Selecione a frequência, 2.4GHz ou 5GHz, e de seguida, escolha “Monitorização de rede”;

     

  4. De seguida escolha “Scan redes vizinhas”;

     

  5. Por fim, escolha “Optimizar”. O router vai escolher o melhor canal, com menos saturação, garantindo assim que tem o melhor acesso via Wi-Fi. 

     

 

Como alterar o canal Wi-Fi manualmente

Após fazer a monitorização de rede, pode ainda optar por escolher manualmente um canal Wi-Fi. Saiba como:

  1. Aceda à App NOS Net, com os seus dados de acesso NOS ID, e escolha o menu "Wi-Fi"; 
  2. Em “Configurações” selecione "Configurações avançadas"; 
  3. Em “Opções de rádio” escolha “Canal” e escolha o canal que pretende. Para concluir, selecione “Guardar alterações”; 

Saiba ainda como consultar e conhecer os canais Wi-Fi:

Quer saber mais sobre Wi-Fi? Consulte as nossas dicas e conselhos:

 

Beneficie de todas as vantagens associadas à gestão do serviço de internet em nos nosnet.pt ou na App NOS Net, disponível através do Google Play e da App Store
Saiba tudo sobre a App NOS Net e as funcionalidades em:

 ​Caso tenha alguma dificuldade no processo de escolha do melhor canal para a rede Wi-Fi, partilhe connosco. Nós ajudamos! :hugging: 


110 Comentários

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Agradecemos o seu testemunho @José Pereira Reis,

Recebemos a sua mensagem privada e estamos a acompanhar este tema.

Contamos ser breves na resposta.

Obrigado

Reputação 1

Boa tarde @José Pereira Reis,

Agradecemos o seu testemunho. Vamos ajudar a analisar este tema.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Feito

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Boa tarde @José Pereira Reis,

Agradecemos o seu testemunho. Vamos ajudar a analisar este tema.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Reputação 1

Boa tarde @José Pereira Reis,

Sugiro que faça o seguinte e partilhe o resultado.

Obrigado

Já fiz isso tantas vezes. 😒

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Boa tarde @José Pereira Reis,

Sugiro que faça o seguinte e partilhe o resultado.

Obrigado

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O sinal voltou. Vejam.

 

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Mais fotos.

 

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"Os routers apenas emitem Wi-Fi através de frequências 2.4Ghz e 5Ghz.
A designação 4G e 5G é referente a redes móveis."

👇

Estou a ter problemas de velocidade de conexão no Wi-Fi 2.4ghz nada mais.

Redes móveis zero problemas.

Wi-Fi 5Ghz sem problemas.

Os meus telemóveis não têm 5ghz.

Foi testado um com 5ghz mas foi quando o vosso empregado veio instalar o router.

 

Existe dias em que o sinal sobe muito e outros nem ultrapassa 1mb. 

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Aqui vai algumas informações.

Instalei a app NetSpot e mostra que não existe interferências com outras redes. A internet está no melhor canal e fazer o teste de speed mostra que o defeito é do vosso router porque estou bem perto dele. A velocidade continua inferior ao esperado. Mas como vocês são teimosos. Já disse e repito que a 2.4ghz está a ter problemas e são vossos! O cabo que tenho dentro de casa é todo em cabo coaxial normal e faz ligação há fibra óptica lá fora. Não sei se é problema disso. Realmente sei que o wifi de 5ghz já foi testado em outro telemóvel de um vosso empregado e funciona bem. Não é defeito do meu telemóvel é defeito do vosso router. Eu ontem estive no eleclerc com o wifi da vodafone e não tive uma única falha de rede e lá têm bastante mais redes que aqui. Até a banda larga dos outros está em 60 para cima e a minha é menos. Poupem-me! Este router da arris é do pior!

 

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Boa tarde @José Pereira Reis,

Agradecemos o seu testemunho.

Detalhe-nos, por favor, se está referir-se a ligações Wi-Fi ou dados móveis.

Os routers apenas emitem Wi-Fi através de frequências 2.4Ghz e 5Ghz.
A designação 4G e 5G é referente a redes móveis.

Caso a rede 2.4Ghz já esteja saturada na sua zona de residência é normal que existam maiores interferências a utilizar esta rede. Nesse caso recomendamos a ligação através da rede 5Ghz visto que esta se irá encontrar menos saturada por utilizações de vizinhos, por exemplo, ou utilizar ligações via cabo de rede.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar e esclarecer.

Obrigado

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Olá @Tiaguh Rodrigues,

Para o conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.

Pois mas o problema aqui é que o router já vêm com 5ghz da rede wifi. Ele já usa ambos 5ghz e 2.4ghz O router azul anterior tinha 4g e dava muito bem.

Outro problema é que os telemóveis em casa têm wifi 4g e o problema é todo vosso. Sabem muito bem que é CARO ter um 5g. Comprei este telemóvel recentemente e não é problema do telemóvel. Eu já testei meo, nos e Vodafone noutras zonas com wifi e problema é ZERO! Mais vale eu mudar de operadora já que não querem me dar o router anterior e azul. Dessenrasquem-se. 

 

PS: Eu já tinha enviado mensagem privada duas vezes!

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Boa tarde @José Pereira Reis,

Agradecemos a sua mensagem.

Poderá ser o caso das frequências da rede 2.4Ghz estarem saturadas na sua zona de residência.

Nestas situações recomendamos a utilização da rede 5Ghz. 

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

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Isso não resolve nada. Seja qual for o canal o wifi 2.4ghz continua neutro a dormir. Os routers dos supermercados e dos centros comerciais são superiores há vossa pouca vergonha! Eu nem com o wifi consigo falar no fórum. Isto é tão chato! 

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Boa tarde a todos,

Atualizámos o nosso artigo sobre como escolher o melhor canal para a rede Wi-Fi através da App NOS NET . 😊

Saiba ainda como o fazer em nosnet.pt:

Obrigado

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Obrigado nós @Judy

Após alterar o canal, partilhe connosco o seu feedback. As dificuldades ficaram ultrapassadas. 

Obrigado, no PC já encontrei essa opção. 

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Boa tarde @Judy
Para podermos ajudar, sugerimos que aceda à página interna do equipamento e selecione a rede que pretende e, na roda dentada, do lado direito superior, em “Canal” altere o número de canal e fixe-o num. 

Experimente e, por favor, dê-nos o seu feedback. 

Obrigado

Boa tarde, 

 

Segui o guia mas não encontro forma de escolher o canal de forma manual? Tenho várias redes 5ghz na vizinhança, todas elas no mesmo canal. Faço a optimização de forma automática e fica tudo na mesma.

 

Obrigado 

Isto é tudo muito fácil mas se o router da NOS muda automaticamente os das outras redes fazem o mesmo e estamos sempre na mesma porque a internet Nos é fraca.

eu tinha um router dos 4 g e tinha WiFi em toda a casa mas entretanto avariou e meteram um 5G que só dores de cabeça pois a rede 5 está sempre a falhar e os telemóveis andam sempre a desligar da rede. como é possível que a rede do meu filho está num anexo e consigo apanhar rede em toda a minha casa e com a da NOS não já liguei umas quantas vezes e dizem que está bom quando não está

Boa tarde a todos,

@João Paulo Fonseca Teixeira, sugerimos que efetue um reset ao router.

@Lídia Albino, confirme por favor, qual o modelo do hotspot. 

Obrigado

Modelo Alcatel MW40V 

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Boa tarde a todos,

@João Paulo Fonseca Teixeira, sugerimos que efetue um reset ao router.

@Lídia Albino, confirme por favor, qual o modelo do hotspot. 

Obrigado

Olá @Lídia Albino

Lamentamos a demora na resposta. 

O router móvel a que se refere é o Hotspot? 

Obrigada 

Sim é o hotspot, já consegui encontrar, mas sempre que desligo a Internet as definições voltam ao automático, coisa que não queria que acontecesse, é normal? 

Boa Tarde,

 

Quando entro na aba monitorização de rede aparece me sempre que as redes wi-fi estão desligadas (mas nunca estiveram desligadas) e encaminha me para a aba de configuração de wi-fi, mesmo desativando as redes wi-fi de cada banda larga e ativando não consigo aceder à monitorização porque aparece sempre que estão desligadas.

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Olá @Lídia Albino

Lamentamos a demora na resposta. 

O router móvel a que se refere é o Hotspot? 

Obrigada 

Boa tarde

Como faço a alteração de canal no router móvel? 

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