Header
Destaque Tutorial

Como escolher o melhor canal para a rede Wi-Fi na App NOS Net



Mostre a primeira mensagem

110 Comentários

Há 10 dias, Tiago C. escreveu:

 

Olá@Tiago Ferreira,

No GiGA Router a monitorização ainda não está disponível, contudo é possível mudar e fixar o canal no menu "Wi-Fi", escolhendo a opção "Configurações Avançadas". 

...no tópico Como alterar o canal da minha rede Wi-Fi?

 


Muito obrigado, de facto tinha uma opção escondida no canto superior direito onde tem a opção de alterar o canal.

Há 10 dias, Tiago C. escreveu:

 

Olá@Tiago Ferreira,

No GiGA Router a monitorização ainda não está disponível, contudo é possível mudar e fixar o canal no menu "Wi-Fi", escolhendo a opção "Configurações Avançadas". 

...no tópico Como alterar o canal da minha rede Wi-Fi?

 

@ERICK SANTANDER O Router procura automaticamente o melhor canal. Não sei como funciona no 5.0 no 3.0 é automático ou se quiser ao reiniciar ele procura o melhor canal.


Então o que me está a dizer é que não me dão a opção de ser eu a escolher?

 

Reputação 7
Crachá +5

@ERICK SANTANDER O Router procura automaticamente o melhor canal. Não sei como funciona no 5.0 no 3.0 é automático ou se quiser ao reiniciar ele procura o melhor canal.

Boa tarde, hoje, de modo a tentar melhorar a minha ligação Wi-Fi, decidi que iria tentar alterar o canal da ligação.

No entanto independentemente se entro pela App móvel NOS Internet, ou se entro pelo URL: https://aminhanet.nos.pt/Inicio.

Em ambas a formas não aparece a opção Monitorização de Rede, que eu necessito para Trocar de canal.

Gostaria muito de saber o porque desta situação suceder, e se possível ajuda na resolução do problema bem como um manual de instruções do router, sem ser só o de instalações.

Não sei se ajuda mas tenho o: GiGA Router (Router Wi-Fi 5.0)

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Tiago Ferreira,

No GiGA Router a monitorização ainda não está disponível, contudo é possível mudar e fixar o canal no menu "Wi-Fi", escolhendo a opção "Configurações Avançadas". 

Reputação 6
Crachá
Este post não se aplica ao Router 5.0 (Giga Router), porque essa opção "Monitorização de rede" não existe na página https://aminhanet.nos.pt. Portanto a NOS que resolva o problema pois os clientes do novo router também direi a poder mudar o canal da rede Wi-Fi.
Vou repetir-me porque ha quem nao saiba...

Quando os routers determinam qual o melhor canal (o mais livre de interferencias) a usar, fazem-no para a sua localizaçao. Dessa forma, o canal escolhido (em auomatico) em cada instante pode nao ser o canal mais livre de interferencias na localizaçao dos equipamentos que se preternde usar.
A melhor escolha sera usar sempre o modo manual, escolhendo o utilizador o canal a usar em funçao das avaliaçoes efetuadas nos varios locais e horarios de utilizaçao.
E se nao quizerem alterar constantemente o canal a usar, passem a usar equipamentos com a banda 5 Ghz.
Reputação 7
Crachá +6
Olá @Jose Rodrigues,

Sim, contudo através destes passos pode alterar o canal sem reiniciar o router.

Ou até mesmo testar a utilização dos equipamentos em determinados canais.
Reputação 7
Crachá +5
@Tiago C. Mas isso não acontece quando reiniciamos o Router ? O Router quando é reiniciado, procura automaticamente o melhor canal.

Comentário