Como escolher o melhor canal para a rede Wi-Fi na App NOS Net
As dificuldades no acesso à internet por Wi-Fi podem derivar de questões relacionadas com o canal a que a frequência de rede está associada. Escolher o melhor canal para a rede Wi-Fi através da App NOS Net e em nosnet.pt é importante para diminuir o congestionamento ou incompatibilidades que influenciam o desempenho do seu equipamento.
Agora que já lhe dissemos o que é o Wi-Fi, como funciona e quais as suas vantagens, vamos ajudá-lo a escolher o melhor canal Wi-Fi, para um acesso correto e eficaz em ambas as frequências, de 2.4GHz e 5.0GHz, através do site nosnet.pt.
Neste artigo explicamos-lhe como pode escolher o melhor canal para a rede Wi-Fi na App NOS Net, com:
monitorização e otimização das redes Wi-Fi, ou;
alteração do canal Wi-Fi manualmente.
Saiba ainda como escolher o canal Wi-Fi em nosnet.pt:
Como monitorizar e otimizar as redes Wi-Fi
A monitorização de rede permite ver todas as redes Wi-Fi em redor do seu router e em que canal estão a transmitir.
Aceda à App NOS Net, com os seus dados de acesso NOS ID, e escolha o menu "Wi-Fi";
Em “Configurações” selecione "Configurações avançadas";
Selecione a frequência, 2.4GHz ou 5GHz, e de seguida, escolha “Monitorização de rede”;
De seguida escolha “Scan redes vizinhas”;
Por fim, escolha “Optimizar”. O router vai escolher o melhor canal, com menos saturação, garantindo assim que tem o melhor acesso via Wi-Fi.
Como alterar o canal Wi-Fi manualmente
Após fazer a monitorização de rede, pode ainda optar por escolher manualmente um canal Wi-Fi. Saiba como:
Aceda à App NOS Net, com os seus dados de acesso NOS ID, e escolha o menu "Wi-Fi";
Em “Configurações” selecione "Configurações avançadas";
Em “Opções de rádio” escolha “Canal” e escolha o canal que pretende. Para concluir, selecione “Guardar alterações”;
Saiba ainda como consultar e conhecer os canais Wi-Fi:
Quer saber mais sobre Wi-Fi? Consulte as nossas dicas e conselhos:
Beneficie de todas as vantagens associadas à gestão do serviço de internet em nos nosnet.pt ou na App NOS Net, disponível através do Google Play e da App Store. Saiba tudo sobre a App NOS Net e as funcionalidades em:
Caso tenha alguma dificuldade no processo de escolha do melhor canal para a rede Wi-Fi, partilhe connosco. Nós ajudamos!
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Se a gestão automática dos canais Wi-Fi pelos Routers fosse, em toda e qualquer situação, a melhor das opções, porquê colocar nos interfaces de configuração, as restantes opções (que afinal parece que nem deviam existir)?
Coloquem o aviso: “A gestão dos canais é automática. Tenha fé e reze para que o seu vizinho tenha um router da concorrência”.
É que só assim será possível organizarem-se no espectro rádio...
@Tiago C. Mas isso não acontece quando reiniciamos o Router ? O Router quando é reiniciado, procura automaticamente o melhor canal.
Olá @Jose Rodrigues,
Sim, contudo através destes passos pode alterar o canal sem reiniciar o router.
Ou até mesmo testar a utilização dos equipamentos em determinados canais.
Há 10 dias, Tiago C. escreveu:
Olá@Tiago Ferreira,
No GiGA Router a monitorização ainda não está disponível, contudo é possível mudar e fixar o canal no menu "Wi-Fi", escolhendo a opção "Configurações Avançadas".
boa noite. ja vi varios topicos aqui mas nenhum responde as questões dos clientes em concreto que é.. Mudar o canal de wi-fi num power router da NOS..
de ha dois meses para cá, todo o santo dia apartir das 18 horas a qualidade do wi-fi é má…
Canal Wi-Fi: 4
Qualidade Má (35%) e as vezes pior ainda..
faço atualizar, faço otimizar fica bom durante meia hora e depois volta a mesma coisa..
tenho canais vazios com saturação a 0% mas simplesmente nao consigo alterar para esse canal..
Alguém que consiga ajudar objectivamente ou vou começar a reclamar com a nós todos os dias até me anularem a fidelidade para mudar para outra operadora..?
@Tiaguh Rodrigues Boa noite, o Router procura o melhor canal automáticamente.
se procura o melhor canal então está avariado pois o canal é o mesmo há um ano e quando mudo ele volta ao 4
Olá @Tiaguh Rodrigues,
Movemos o seu comentário para uma publicação já existente, onde encontra informação adicional sobre este tema.
Está a utilizar os passos indicados neste tópico?
sim estou.. como nao resolveu, criei novo tópico
O facto o router gerir o melhor canal é uma situação para quem tem apenas o router.
Eu tenho uma rede doméstica pelo que não posso aceitar que o router me imponha essa gestão. A minha casa tem vários andares e por isso tenho uma powerline com vários PLC para gerir a rede necessito de definir o canal.
Tenho o router 5.0 e essa opçao nao aparece nem na app nem no site..mas da para mudar manualmente mas como é que fico a saber qual é o melhor canal??
O Router procura automaticamente o melhor canal. Reiniciar o Router é obrigá-lo a procurar o melhor canal.
Mas cada vez que faço isso fica sempre no canal1
@Carla Grandao , apesar das configurações, o envio de mensagens de e-mail com notificações do fórum também tem os seus dias… como qualquer outro serviço, tanto funcionam como no minuto seguinte deixa de funcionar. Acontece frequentemente entrar no forum e verificar actividade recente em tópicos com participações anteriores sem que tenha sido notificado dessa actividade.
A tua tv é compatível com a rede 5ghz?
Porque é que não consegues mudar? Dá para escolher o canal que queres. ( wifi-configuração-»configuração avançada) Já agora eu acredito que estejas a falar da banda 2,4ghz. Vê como está a banda 5.0ghz por favor, Qual a percentagem?
a 5g esta a 100% mas eu no 1º andar de casa nao apanho 5G
sempre que mudo para outro canal ele volta ao canal 4. canal 8 9 10 etc têm saturação 0% mudo para esses e ele volta ao 4
Olá!
Já tentei quase tudo, só ainda não tentei ligar por cabo ao router porque não tenho cabo.
Então sim o problema persiste
Boa Tarde,
Tenho Power Router e contrato para DL=200Mbps. Com cabo ethernet tudo funciona na perfeição. Em Wi-Fi tudo funcionava bem até há cerca de 3 / 4 semanas atrás. Agora, fora da quarto (pequeno escritório) onde o Router está, nada funciona em Wi-Fi, especialmente de tarde e à noite. De manhã ainda vai funcionando. Já tentei as “mézinhas” todas que foram recomendadas acima e no post em https://forum.nos.pt/novidades-16/como-escolher-o-melhor-canal-para-minha-rede-wi-fi-17041 , mas nada faz melhorar o sinal de Wi-Fi quer para um PC portátil quer para os 2 Tlms que temos em casa. Alguém com alguma ideia de como solucionar (não descrita acima) ? Obrigado.
@Carla Grandao , aumentou o nº de utilizadores nas redondezas e os canais estão mais saturados, especialmente nas horas de ponta.
pois…. mas a NOS não me reduziu a mensalidade por agora eu ter menos serviço! E ainda por cima fez grande publicidade do Power Router na altura da mudança do anterior Router, como aliás ainda consta do site… O problema é que depois do que diz e publicita, basta umas quantas pessoas a mais no prédio e zás… foi-se tudo! A NOS não entrega o que promete na publicidade, pelo menos no meu caso: https://www.nos.pt/particulares/internet/internet-fixa/Paginas/power-router.aspx
Boa tarde @Judy, Para podermos ajudar, sugerimos que aceda à página interna do equipamento e selecione a rede que pretende e, na roda dentada, do lado direito superior, em “Canal” altere o número de canal e fixe-o num.
Experimente e, por favor, dê-nos o seu feedback.
Obrigado
Obrigado, no PC já encontrei essa opção.
Boa tarde @José Pereira Reis,
Sugiro que faça o seguinte e partilhe o resultado.
Obrigado
Boa tarde @José Pereira Reis,
Sugiro que faça o seguinte e partilhe o resultado.
Obrigado
Já fiz isso tantas vezes.
Agradecemos o seu testemunho @José Pereira Reis,
Recebemos a sua mensagem privada e estamos a acompanhar este tema.
Contamos ser breves na resposta.
Obrigado
Vou repetir-me porque ha quem nao saiba...
Quando os routers determinam qual o melhor canal (o mais livre de interferencias) a usar, fazem-no para a sua localizaçao. Dessa forma, o canal escolhido (em auomatico) em cada instante pode nao ser o canal mais livre de interferencias na localizaçao dos equipamentos que se preternde usar.
A melhor escolha sera usar sempre o modo manual, escolhendo o utilizador o canal a usar em funçao das avaliaçoes efetuadas nos varios locais e horarios de utilizaçao.
E se nao quizerem alterar constantemente o canal a usar, passem a usar equipamentos com a banda 5 Ghz.
Este post não se aplica ao Router 5.0 (Giga Router), porque essa opção "Monitorização de rede" não existe na página https://aminhanet.nos.pt. Portanto a NOS que resolva o problema pois os clientes do novo router também direi a poder mudar o canal da rede Wi-Fi.
Olá @Tiago Ferreira,
No GiGA Router a monitorização ainda não está disponível, contudo é possível mudar e fixar o canal no menu "Wi-Fi", escolhendo a opção "Configurações Avançadas".
@ERICK SANTANDER O Router procura automaticamente o melhor canal. Não sei como funciona no 5.0 no 3.0 é automático ou se quiser ao reiniciar ele procura o melhor canal.
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