Header
Destaque Tutorial

Como configurar regras de Port Forward no Router em nosnet.pt


Reputação 7
Crachá +6

Configurar regras de Port Forward no routercomo abrir ou encaminhar portas de rede WAN para equipamentos ligados na sua rede local LAN, permite ligar diretamente um equipamento ou programa à internet, sem ter que passar por uma firewall, na App NOS Net ou em nosnet.pt.

 

Neste artigo explicamos-lhe como configurar regras de Port Forward e redirecionar portas de rede em nosnet.pt
Saiba ainda como o fazer através App NOS Net:

 

É ainda assim preciso cuidado ao fazer a abertura, uma vez que existem vantagens e desvantagens ao utilizar esta funcionalidade. Um dos riscos da abertura de portas é abrir livremente o seu computador a possível malware, sem que este tenha de passar pela firewall do sistema.

 

Configurar regras de Port Forward

  1. Aceda a nosnet.pt, com os seus dados de acesso NOS ID, selecione “Port Forwarding” no menu lateral e, de seguida para configurar portas de rede, escolha “Criar regra”;

     

  2. Preencha a informação solicitada, ao escolher um equipamento, e escolha “Avançar” para criar regra de Port Forwarding;

     

  3. De seguida, escolha o serviço e selecione “Criar Regra” para concluir a configuração;

     

  4. Após conclusão, é redirecionado para a página “Port Forwarding” onde agora pode:
    • Criar uma nova regra, ao selecionar “Criar regra”, ou;
    • Editar uma regra, ao selecionar “Editar” uma das regras já criadas;

       

Caso tenha um Router Wi-Fi para configurar regras de Port Forwarding, siga os passos abaixo:

  1. Aceda a 192.168.1.1 (ligado por cabo de rede) e efetuar login. Os dados de acesso por defeito são: User: Home e Password: zonnet. De seguida escolha “Serviços”;
  2. Selecione “Firewall” e escolha “Encaminhamento de portas”. De seguida, selecione “Nova entrada”;
  3. Após a configuração pretendida escolha “Ok”;

 

 

Quer saber mais sobre Wi-Fi? Consulte as nossas dicas e conselhos:

 

 Saiba tudo sobre a App NOS Net e as funcionalidades em:

Beneficie de todas as vantagens associadas à gestão do serviço de internet em nos nosnet.pt ou na App NOS Net, disponível através do Google Play e da App Store

 

Caso tenha alguma dificuldade na abertura de portas, partilhe connosco. 😉


579 Comentários

Reputação 7
Crachá +6

@pmAlvesxxxxx

Como indicado anteriormente, não se trata de um bug, infelizmente, de momento, o router que tem não tem a página ou App NOS NET disponível para configurar o equipamento. 

Obrigado

Como abrir ou encaminhar uma porta no novo software do router NOS? No anterior software era fácil, em Configurações Avançadas. Neste novo software não consigo e tenho muita urgência em fazê-lo.

O apoio técnico NOS não conseguiu ajudar. Ao fim de meia hora pediram-me para ligar para a PC Médic que cobra 0,45 eur/minuto. A chamada caiu ao fim de 20 minutos ainda me estavam a fazer perguntas parvas para fazer passar o tempo. Só não perguntaram o que eu tinha almoçado. Vergonha!

Reputação 7

Boa tarde @RNUNES,

 

Por favor informe qual é o router em questão.

 

Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

nosnet.pt

Boa tarde,

o Router é o 5.0_v2

Reputação 7

Por favor aceda à pagina interna do router através do endereço 192.168.1.1, utilizando os dados:

user: admin

pass: admin

Pode efetuar a gestão do seu router, dentro e fora de casa, utilizando a  App NOS NET ainda o nosnet.pt.

Obrigado

Reputação 7

Bom dia @RNUNES,

 

Na sequência das nossas conversações, informo o seguinte.

 

Pode remover, se necessitar, algum dos seus serviços NOS, da sua área de cliente.

  1. Aceda à Área de Cliente introduza os seus dados de acesso. Carregue em "Entrar". Se ainda não se registou, veja aqui como o pode fazer.
     

     

  2. Clique no seu avatar e escolha a opção “Perfil”.

     

  3. De seguida, carregue em "Gerir Utilizadores"

     

  4. Selecione a opção “Ações” e, caso tenha mais do que um serviço, deve escolher o que pretende remover, confirme a remoção, carregando em “Remover associação”.

     

Ainda não usa a App NOS? Instale já e tenha todo o controlo dos seus serviços NOS.

A App NOS está disponível através do Google Play, para Android, App Store para iOS e App Gallery para Huawei.

Se tiver alguma questão adicional, partilhe.

 

Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde a todos, 
Movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema já é abordado como, também, esclarecido. 

@RNUNES, pedimos que consulte o comentário em que esclarecemos pontos quanto à configuração que pretende. 
Obrigado

Boa tarde,

Finalmente a app/web NOSNET suporta o router 5.0 e já é possível configurar o Port Forwarding no router!

Já diz o ditado:”água mole em pedra dura….”

 

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @pmAlvesxxxxx

Agradecemos o seu feedback. 
Recordamos apenas que, de momento, nem todas as funcionalidades do equipamento abaixo encontram-se disponíveis, sendo necessário utilizar os acesso à página local do Router ao invés da página de gestão (App NOS NET ou nosnet.pt). 


Obrigado

Estou já à alguns dias a tentar resolver um problema com o reencaminhamento de portas no router CHITA-Hub5.

Quando acedo à configuração através da nosnet.pt, na secção de port forwarding sempre que tento criar uma regra para um dispositivo em específico (um raspberry pi) recebo a mensagem de que não foi possível e para tentar mais tarde… 

Um problema adicional e paralelo a este, é que sempre que tento editar ou eliminar uma regra, a mesma mensagem é apresentada…

Alguma sugestão em como resolver pelo menos o primeiro problema?

Obrigado

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @JorgePinto,

Agradecemos o seu testemunho.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico que aborda o mesmo tema.

Sugerimos que efetue um reset de fábrica ao router e teste novamente, por favor.

Diga-nos se conseguiu resolver.

Obrigado 

Boa tarde @JorgePinto,

Agradecemos o seu testemunho.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico que aborda o mesmo tema.

Sugerimos que efetue um reset de fábrica ao router e teste novamente, por favor.

Diga-nos se conseguiu resolver.

Obrigado 

Boa tarde, após reset do router, continuei sem sucesso com o port forwarding. Fui tentando várias formas e finalmente tive sucesso na operação. Por alguma razão que não consigo apurar, o router só me permite fazer forwarding para um IP alocado na gama DHCP. Logo, de forma a conseguir abrir a porta para o meu dispositivo e garantir que o mesmo tem um IP estático acabei por deixar o dispositivo tomar um IP na gama de DHCP, abri a porta correspondente no router, converti o IP para dinâmico para estático (no dispositivo), e alterei a gama de DHCP de forma a não considerar esse IP. É um workaround para um problema que honestamente parece-me ser proveniente do software de configuração do router ou do próprio aparelho. Partilho, de forma a poder ser útil a outros utilizadores deste router.

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @JorgePinto,

Agradecemos o seu feedback, de certo que pode ajudar outros utilizadores. 

De momento, apenas é possível criar regras PortForward para IPs que estejam a ser distribuídos pelo Router em tempo real. 

Obrigado

Bom dia @JorgePinto,

Agradecemos o seu feedback, de certo que pode ajudar outros utilizadores. 

De momento, apenas é possível criar regras PortForward para IPs que estejam a ser distribuídos pelo Router em tempo real. 

Obrigado

^^
Ola ja tenho configurado mais para mim não funciona, parece-me que permanece bloqueado.

Testado porta de serviço com o ip local funciona bem, mas pelo público não consigo.estarei a fazer algo mal?
CHITA-Hub5
^^ model

Alteração feita pelo nosnet.pt
 

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @stepahead
Muito obrigado pela partilha. 
Sim, de momento, o funcionamento é apenas o encaminhamento de porto para o IP Local. 
Obrigado

Mais alguém tem problemas em criar regras de Port Forwarding no Giga router?
Desapareceram funcionalidades básicas: reserva de IPs e dá erro ao criar regras para IPs que não são fornecidos pelo dhcp do router.
Está jeitoso para não renovar serviços no final do ano... 

Reputação 7

Mais alguém tem problemas em criar regras de Port Forwarding no Giga router?
Desapareceram funcionalidades básicas: reserva de IPs e dá erro ao criar regras para IPs que não são fornecidos pelo dhcp do router.
Está jeitoso para não renovar serviços no final do ano... 

 

Boa noite @Filipe Miranda,

 

Parece que a única opção é atribuir diretamente nos dispositivos, se eles o permitirem.

 

Obrigado

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Filipe Miranda,

Agradecemos a sua mensagem.

O @Jorge C partilhou uma boa ajuda.

Detalhe-nos, por favor, que tipo de anomalias sente ao efetuar configurações de portos no router.

Obrigado 

Boa tarde,

não estou a conseguir abrir portas no router Chita-Hub5 com o firmware 7.2.4.7.1b4.

É algum defeito? Troquei para este router por fornecer wi-fi 5G e o antigo que tinha funcionava bem em abrir portas mas só funcionava com 2.4G.

Trabalho com servidores em casa e nunca tive problemas e agora não consigo fazer nada.

Existe alguma maneira de resolver ou vou ter que pedir o antigo de volta ou um que funcione que forneça wi-fi 5G?!

Reputação 7
Crachá

Aparentemente existe este tópico que permite de certa forma resolver o problema:

https://forum.nos.pt/internet-nos-4/nao-consigo-criar-port-forwarding-35845

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde a todos, 

@Helena Raimundo, seja bem-vinda ao Fórum NOS. 
Movemos o seu comentário para o artigo onde o tema já é abordado como, também, esclarecido. Deste modo, garantimos a boa organização da informação.

Já temos conhecimento da situação e neste momento estamos a identificar a causa para resolver o mais rápido possível. 

Obrigado

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde a todos,

Atualizámos o nosso artigo com o atual processo de configuração de regras de Port Forward do router NOS em nosnet.pt. 😉

Saiba ainda como fazer a configuração através da App NOS Net:

 

Reputação 1

Tenho um “Router Wi-Fi 5.0” (Modelo HW: CHITA-Hub5) e não estou a conseguir encaminhar portas (“port forwarding”) para IP estáticos.

 

Tenho este router há dois dias em substituição do router anterior, com mais de 10 anos, que não estava a funcionar bem. O router anterior permitia encaminhar portas para IP estáticos.

 

Quando tento configurar em https://nosnet.pt/port-forward o encaminhamento duma porta para um equipamento com IP estático o resultado é um erro não descritivo (ver imagem).

 

Eu preciso disto para, entre outras coisas, configurar uma VPN para trabalhar.

 

Já passeis horas ao telefone (vamos ver quanto me vai custar) com o “apoio” técnico que, como deverá ser óbvio, nada resolveu. Será que alguém aqui sabe como resolver esta situação ou será que tenho que mudar de router e de operadora?

Reputação 1

Como abrir ou encaminhar uma porta no novo software do router NOS? No anterior software era fácil, em Configurações Avançadas. Neste novo software não consigo e tenho muita urgência em fazê-lo.

O apoio técnico NOS não conseguiu ajudar. Ao fim de meia hora pediram-me para ligar para a PC Médic que cobra 0,45 eur/minuto. A chamada caiu ao fim de 20 minutos ainda me estavam a fazer perguntas parvas para fazer passar o tempo. Só não perguntaram o que eu tinha almoçado. Vergonha!

 

Também me encaminharam para o “PC Médic que cobra 0,45 eur/minuto” e foi uma perda de tempo mas mesmo assim foi melhor que o brasileiro do des“apoio técnico” da NOS que chegou a sugerir que eu não precisava de IPv6 porque ainda não era utilizado na internet (estou mais-ou-menos a parafrasear).

 

Estou cá com uma vontade de mandar a NOS para um certo sítio...

Comentário