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Acesso ao domínio netcabo.pt


Ana P.
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  • Moderador
  • 12824 comentários

A NOS deixou de ser responsável pela gestão e pelas contas de email Netcabo e ZONMail, desde 2014. Estas contas de email foram integradas na Microsoft/Outlook, pelo que a NOS é alheia a problemas do seu funcionamento.

Apesar desta alteração, logo que tivemos conhecimento, do constrangimento dos nossos clientes, em aceder ao serviço de email, reportámos o tema à Microsoft e aconselhámos os nossos clientes a fazer o mesmo. Estamos, desde então, a acompanhar o tema de perto, na expectativa de que se resolva com rapidez. 

Até lá, estamos disponíveis para ajudar com alternativas que permitam acesso ao email e a minimizar impactos de ocorrências desta natureza.

Descubra, neste artigo, mais sobre:

 

Configuração serviço e-mail

  • Servidor de receção (POP3)
    Mostre o conteúdo

    Endereço do servidor – pop-mail.outlook.com
    Porta – 995
    Ligação Encriptada – SSL

  • Servidor de envio (SMTP)
    Mostre o conteúdo

    Endereço do servidor – smtp-mail.outlook.com
    Porta – 25 (ou 587 se a 25 estiver bloqueada)
    Autenticação – sim
    Ligação Encriptada – TLS

  • Dados do utilizador
    Mostre o conteúdo

    Nome de utilizador – endereço de correio eletrónico completo
    Palavra-passe – definida pelo cliente

 

Aceder à conta netcabo ou zonmail através da Web

Aceda diretamente à sua conta, colocando o endereço Outlook.live.com no browser, e efetuando o seu login netcabo/zonmail:

Mostre o conteúdo
  1. Aceda ao seu email através do Outlook.live.com;

Terá acesso aos seus e-mails, diretamente na web.

 

Criar Alias com nova conta no Outlook

Nesta opção, manterá a conta netcabo/zonmail como primária e passará a utilizar um alias no Outlook nas configurações e acesso.

A forma de criar um alias no Outlook, para acesso a outras contas de email, é extremamente simples e permitirá ter acesso à sua conta netcabo.pt através do Outlook. Basta que siga estes passos:

Mostre o conteúdo
  1.  Aceda ao seu e-mail através do Outlook.live.com;

 

  1. Clique nas Definições (roda dentada) e escolha a opção “ver todas as definições do Outlook”, no canto inferior direito;

 

  1. De seguida, pressione o menu “Correio” e selecione “Sincronizar e-mail”;

 

  1. Após surgirem as diversas definições de sincronização do email, efetue a gestão do Alias. Para isso, basta que clique em “Aliases de e-mail”;

 

  1. Escolha a opção “Add email” na página que surgirá e insira um novo e-mail;

 

  1. Crie um novo Alias para a conta de Outlook criada;

 

  1. Configure a sua caixa de correio eletrónico selecionando o menu “Info”. De seguida, pressione na opção “Account Settings” e clique em “New” para que possa adicionar o novo e-mail;

 

  1. Insira a sua palavra-passe associada à conta Netcabo ou zonmail para finalizar a configuração do novo e-mail;

 

 

Reencaminhar os seus e-mails para conta Outlook

Nesta opção passará a utilizar a nova conta Outlook para receber os e-mails da conta netcabo/zonmail. Saiba como fazer:

Mostre o conteúdo
  1.  Aceda ao seu e-mail através do Outlook.live.com;

 

  1. Clique nas Definições (roda dentada) e escolha a opção “ver todas as definições do Outlook”, no canto inferior direito;

 

  1. Escolha “Reencaminhamento” dentro de “Correio” e marque “Ativar o Reencaminhamento” colocando o e-mail para onde quer reencaminhar os seus e-mails.

 

 

Terminada a configuração podem começar a usar a nova conta para enviar e receber e-mails. :wink:

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672 Comentários

  • Byte
  • 1 comentário
  • 2 de abril de 2020

Há várias vezes não consigo aceder  ao email @netcabo.pt e hoje(2-4-2020)não consigo ter acesso pede para inserir as minhas credenciais ou seja a password

Não mudei as configurações nem no telefone nem no computador.

Cumprimentos

Antônio Alcaso


  • Kilobyte
  • 6 comentários
  • 2 de abril de 2020

Deixei de conseguir aceder desde hoje(2-4-2020) a um email do domínio @netcabo.pt.

Que se passa? Não mudei as configurações nem no telefone nem no computador.

Cumprimentos
Miguel Veloso


t3mujin
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  • Exabyte
  • 48 comentários
  • 13 de dezembro de 2016
Preferencialmente por imap, os dados que tenho são estes, em principio funcionam emqualquer cliente de email (outlook ou outros)

Recepção de email - imap-mail.outlook.com
Segurança - SSL.
Porta - 993

Envio de email - smtp-mail.outlook.com
Segurança - SSL
Porta - 587

O utilizador deve ser o seu da NOS.

Rui Borges
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  • Zettabyte
  • 172 comentários
  • 13 de dezembro de 2016
Boas HMonteiro, que versão do Outlook tem? Eu basta inserir o email da netcabo e a password no wizard para adicionar uma nova conta e a configuração é automática.

Rui Borges
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  • Zettabyte
  • 172 comentários
  • 13 de dezembro de 2016
t3mujin escreveu:
Preferencialmente por imap, os dados que tenho são estes, em principio funcionam emqualquer cliente de email (outlook ou outros)

Recepção de email - imap-mail.outlook.com
Segurança - SSL.
Porta - 993

Envio de email - smtp-mail.outlook.com
Segurança - SSL
Porta - 587

O utilizador deve ser o seu da NOS.


Sim no site no Outlook Online também são esses os dados que tenho lá

Eu tenho o mesmo problema. O meu email está registado em Serviços Públicos pelo que esta situação é muito grave. Estou a falar de algo que vem de muitos anos de utilização!!!


João H.
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  • Gestor da comunidade
  • 31725 comentários
  • 25 de junho de 2025

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem ​@Jorge C.

Conforme partilhado, estamos em contacto com a Microsoft de forma a solucionar este tema com a maior brevidade.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado


  • Megabyte
  • 16 comentários
  • 6 de agosto de 2020

Pelo que verifico, apesar da gestão técnica do dominio netcabo.pt ser feita pela Microsoft, o mesmo dominio continua a ser propriedade da NOS. Ou seja, na minha opinião se o dominio vier a acabar será por culpa da NOS. Se estão a ter problemas com a gestão do dominio na Microsoft, então mudem de “provider”, ou passem a fazer voçês proprios a gestão do vosso proprio dominio, e com os vossos próprios servidores. Tecnologia não falta, se o dominio netcabo.pt vier a acabar será por próprio interesse da NOS. Eu já pago bem caro um pacote com todos os serviços, onde está a redundânçia da NOS para que o serviço não falhe?? Só tenho pena que sejam os moderadores dos foruns que estejam a dar a cara, relativamente ás reclamações dos clientes. e não os ditos Srs. Engenheiros que sabem bem o que se passa, e nem se dignaram a avisar os clientes que está a haver um problema “técnico” no serviço de email das NOS.

Pois é, está tudo a migrar para o Azure etc etc...cada vez mais dependentes da Microsoft...agora aguentem-se, e os clientes que aguentem mais ainda.


  • Kilobyte
  • 5 comentários
  • 2 de abril de 2020

Estou com problemas no envio e recebimento de emails da Netcabo no meu smartphone. A msg que apresenta é: falha ao iniciar sessão e insira password. Tudo isto ja fiz varias vezes e ja reeniciei o telemovel, no entanto o erro continua. Alguem tem o mesmo problema? Será que as co figurações são as mesmas? Obrigado


  • Byte
  • 1 comentário
  • 2 de abril de 2020

Me too


  • Byte
  • 1 comentário
  • 3 de abril de 2020

Estou com o mesmo problema. 

 

A NOS empurra para a Microsoft. A Microsoft empurra para a NOS.

 

Preciso de ter acesso aos emails. Preciso de trabalhar. 

 

Aguardamos resolução com URGENCIA:

 


Bom dia,

Tenho exactamente o mesmo problema.

O acesso ao webmail é possível, mas não consigo descarregar em nenhum dispositivo.


  • 0 comentários
  • 3 de abril de 2020

O problema, neste caso, está mais do lado da Microsoft do que da NOS.

Como podem ler no forum da Microsoft, está toda a gente a queixar-se:

https://answers.microsoft.com/pt-br/msoffice/forum/all/netcabo-e-outlook/7b7b26f8-c968-4254-8b1a-d5f5f2373b95?page=3

Parece-me a mim, que será um problema de autenticaçao nos servidores POP3 da Microsoft, e a unica maneira que eu encontrei de contornar o problema, foi reconfigurar o mail para IMAP, em vez de POP3.

Comigo deu resultado e está tudo a trabalhar bem, enquanto espero que a Microsoft repare a avaria nos servidores.

Outra maneira é ir directamente à página do outlook.com, fazer o login com as nossas credenciais e ai já temos acesso ao mail.

Atenção que os servidores do outlook sao os seguintes:

 


  • Kilobyte
  • 6 comentários
  • 15 de dezembro de 2016
Boa tarde,

O problema era mesmo a password!

Recuperar a password:
1. entrar em www.outook.com
2. colocar o e-mail da netcabo
3. clicar em "esqueci a password" e seguir procedimento de recuperação

O assunto está encerrado

Obrigado a todos pela ajuda.

Cumprimentos
Henrique

Jorge C
Super User
  • 8948 comentários
  • 18 de junho de 2025

Boa tarde ​@João H.,

Agradeço o acompanhamento por parte dos gestores da comunidade, mas permitam-me clarificar tecnicamente a origem do problema reportado por vários utilizadores. 

Embora a NOS tenha transferido a gestão das contas @netcabo.pt para a Microsoft em 2014, mantém a gestão do domínio netcabo.pt, incluindo os respetivos registos DNS.

Pontos cruciais:

  • A Microsoft (Outlook.com) gere os servidores de e-mail e fornece as chaves DKIM.

  • A NOS controla o DNS do domínio netcabo.pt e é responsável por adicionar os registos CNAME necessários à ativação do DKIM.

  • Sem DKIM ativo, os e-mails enviados falham nas novas verificações aplicadas por vários servidores, resultando no erro:
    550 5.7.515 – message not authenticated.

A NOS já implementou SPF e DMARC, o que reforça que mantém controlo sobre o domínio. Falta apenas o passo crítico: incluir os registos DKIM conforme especificações da Microsoft.

Solicitação:

Sugiro que esta questão seja escalada internamente à equipa técnica responsável pela gestão de DNS, para avaliação da configuração DKIM no domínio netcabo.pt, com vista à resolução definitiva do problema.

Fico a aguardar uma atualização concreta.

Obrigado pela atenção.


Jorge C
Super User
  • 8948 comentários
  • 24 de junho de 2025

Boa noite ​@Mário P.,

Agradeço o reposicionamento dos comentários no tópico correto, bem como a vossa disponibilidade para acompanhar a situação.

No entanto, e com o devido respeito, gostaria de clarificar com base em factos objetivos:

 

📨 Contactei diretamente o suporte da Microsoft, que confirmou que a atual falha no envio de emails a partir de contas @netcabo.pt está relacionada com uma configuração incorreta ou ausente do registo DKIM no domínio netcabo.pt.

 

🔐 O DKIM (DomainKeys Identified Mail) é um mecanismo de autenticação que requer a criação de um registo CNAME (ou TXT) nos registos DNS do domínio de origem, neste caso, netcabo.pt.

 

A Microsoft não tem acesso nem permissões para alterar os registos DNS de um domínio que não lhe pertence.

 

📌 Ou seja, a gestão dos registos DNS (incluindo o DKIM) continua a ser da entidade que detém o domínio — a NOS —, mesmo que a infraestrutura de email seja hoje assegurada pela Microsoft.

Este facto é corroborado pelo próprio domínio, que permanece ativo e redireciona para o website da NOS (nos.pt), confirmando que está sob vossa gestão.

 

🔁 Neste contexto, reconhece-se o histórico de transição do serviço de email para a Microsoft.

Contudo, quando uma falha técnica depende exclusivamente de configurações que só o titular do domínio pode efetuar, torna-se evidente que a resolução passa necessariamente pela atuação conjunta das duas entidades, sendo que a responsabilidade técnica não pode ser totalmente atribuída a terceiros.

 

⚠️ Caso contrário, corre-se o risco de se criar um impasse em que ambas as partes se desresponsabilizam, deixando os utilizadores com contas ainda ativas e em uso profissional, sem solução à vista, apesar do impacto real e prolongado.

 

✅ Por isso, e no espírito de colaboração, reitero que a atuação da NOS é essencial neste caso, nomeadamente no que respeita à verificação e correção do registo DKIM no domínio netcabo.pt, com vista à reposição da capacidade de envio de mensagens, em articulação com a Microsoft.

 

Fico naturalmente ao dispor para colaborar ou partilhar qualquer detalhe técnico adicional que possa contribuir para uma resolução mais célere.

Obrigado.


  • Kilobyte
  • 4 comentários
  • 25 de julho de 2020

A opção nº 2 (Criar o Alias) é uma boa opção. Estava muito reticente, mas funcionou na perfeição.

Para quem só precisar ir ao email “de vez em quando”, pode aceder via Web, até isto se resolver na origem.

Deram uma boa ajuda.


  • Kilobyte
  • 7 comentários
  • 4 de agosto de 2020

bom dia -

esta situação é lamentável!! ainda para mais para clientes da NOS, como eu, como mais de 25 anos d fidelidade -- sempre usei o email NEtcabo.

 

Pergunto:

criei um alias - e acedo aos emails directamente na pagina Outlook. Desde que criei um alias, consigo tb gerir na aplicação Mail do Mac os meus emails (receber e enviar), o que não conseguia.

Criei também um novo email no domínio Gmail, mas ninguém naturalmente tem esse meu novo email. Anos e anos de emails estão na conta Netcabo.

 

Ora , como cliente Nos de ha mais de 20 anos, e dados estes constrangimentos, que aconselham a fazer:

-- continuar a gerir o email directamente na página Outlook?

-- começar a usar um outro email, por ex o Gmail (c o constrangimento de ninguém saber esse meu novo email?)

-- a opçõa 3 que referem - reemcaminhar os emails para a conta Outlook, que vantagens trás? (eu ainda consigo receber no Mail do Mac, na conta netcabo) -- 

 

QUE ESTAO A FAZER JUNTO DA MICROSOFT PARA RESOLVER ESTA URGENTE SITUAçÂO??

 

 


  • 0 comentários
  • 5 de abril de 2020

Finalmente uma resposta da Microsoft sobre este problema.

Quem quiser, que tire as ilações necessárias.

 

CNT LM

Olá a Todos aqui,

 

Como já deve estar a notar alguma pessoas estão a reportar que já têm acesso às suas contas usando as mesmas definições que tinham antes do problema começar.

 

Conforme disse desde o inicio esta problema não tinha nada a ver com o software do Office, embora tenha sido essa a razão apontada pela NOS, o que não admira, porque eles nem sequer devem ter tentado pensar no problema, há aqui pessoas que não estão a usar o Office e tiveram o mesmo problema.

 

Sinceramente parece que se trata de uma questão temporária, possivelmente causada por uma migração de servidores ou até simplesmente por uma migração e um conjunto de caixas de correio.

 

O meu conselho é que mantenham as definições que tinha e aguardar um pouco porque possivelmente a situação normaliza sem vocês terem que fazer nada.

 

https://answers.microsoft.com/pt-br/msoffice/forum/msoffice_other-mso_win10-mso_archive/netcabo-e-outlook/7b7b26f8-c968-4254-8b1a-d5f5f2373b95?messageId=495c55e1-176b-4a57-afeb-5163b914016f


  • Kilobyte
  • 6 comentários
  • 14 de dezembro de 2016
Boa Noite

Agradeço desde já a Vossa ajuda, mas ainda não consegui configurar a conta netcabo no outlook (online).
Provavelmente o problema não está nos servidores, mas sim na password porque o utilizador é igual ao mail.

Agora o próximo passo será recuperar a password da conta netcabo, alguém sabe como fazer?

Cumprimentos
Henrique

  • Kilobyte
  • 4 comentários
  • 24 de fevereiro de 2017
Boas HMonteiro,

Tentou remover a conta e voltar adicionar?

Abc

  • Kilobyte
  • 6 comentários
  • 24 de fevereiro de 2017
Boa Noite,
Não, porque não queria perder as mensagens!

... mas vou experimentar.

Cumprimentos

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  • Zettabyte
  • 328 comentários
  • 2 de abril de 2017
Olá Pescador,

Recomendo que aceda à sua conta no Outlook.com e verifique as configurações POP3 necessárias para esse efeito ou consulte este tópico.

Boa sorte.

Guimas
Super User
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  • Super User
  • 12566 comentários
  • 15 de julho de 2021

Pode ser um erro do sistema.

Se o problema for do email tem aqui este link:

O 16990 não ajuda em relações com o email.


  • Kilobyte
  • 6 comentários
  • 4 de dezembro de 2023

Para quem tem problemas na app do Outlook nos smartphones,nomeadamante nos domínios netcabo.pt, iniciem sessão com o vosso e-mail (…..netcabo.pt)no outlook webmail ,e leiam o QRcode que inicia sessão automaticamente na app do smartphone.

Definições ➡ Contas ➡ Dispositivos móveis ➡ desçam a barra lateral até ao final, e estará por lá o QRcode.

Espero ter ajudado!

icebloodmen