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IoT da NOS


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127 Comentários

Jorge C
Super User
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  • 12 de junho de 2024
ANTÓNIO D BALTAR SOARES escreveu:

Bom dia.
Associado ao meu pacote, possuo um cartão Lot "localizador GPS" com carregamento mensal de 2,99. Pretendo saber se, por esquecimento, não for efetuado o carregamento em devido tempo o serviço é cancelado definitivamente ou é retomado logo que seja efetuado o respetivo carregamento?
Os m/ cumprimentos.

 

Boa tarde @ANTÓNIO D BALTAR SOARES,

Conforme referido no site institucional aqui o que acontece, porque tem associado os serviços, é o seguinte:

“Se a data limite de pagamento da fatura for ultrapassada, vamos enviar-lhe alertas por SMS, email e correio a relembrar o valor a pagamento.

Caso não faça o pagamento, poderemos restringir os seus serviços, reduzindo os canais de televisão a que tem acesso e inibindo a realização de chamadas.

Para evitar que os seus serviços sejam definitivamente desligados, será necessário pagar o valor em dívida.

Pode fazê-lo, de forma fácil e segura, na app ou na área de cliente my NOS através do serviço MB Way ou com o seu cartão de crédito.

Após o pagamento, os serviços serão restabelecidos até um máximo de 24 horas.

Se continuar sem pagar a fatura, os serviços serão desligados e deixará de conseguir ver qualquer canal de televisão, utilizar o serviço de internet e receber comunicações.

Será notificado antes da desativação.”

Obrigado.


Boa tarde.

A minha questão não se prende com o serviço de TV e Internet cuja fatura é paga por débito direto.

A dúvida refere-se ao cartão  “NOS IoT Localizador”  com carregamento mensal de 2,99. Pretendo saber se, por esquecimento, não for efetuado o carregamento até à data limite o serviço é cancelado definitivamente ou é retomado logo que seja efetuado o respetivo carregamento?

Como devo proceder para efetuar o carregamento numa caixa Multibanco de 2,99, se são permitidos apenas carregamentos a partir de 7,50.

Agradeço que sejam breves e objetivos na resposta

Os m/ cumprimentos.

 


Jorge C
Super User
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  • 9094 comentários
  • 12 de junho de 2024

@ANTÓNIO D BALTAR SOARES no seu comentário anterior referiu o “Cartão IoT Localizador GPS” está associado ao seu pacote de serviços portanto a resposta era óbvia.

Aparentemente agora já não está associado ao pacote de serviços, portanto com esta nova informação, informo que pode carregar como entender uma vez que os 2,99€ mensais são retirados do saldo.

Caso tenha mais dúvidas, sugiro que leia este tópico esclarecedor desde o início.

Obrigado.


Obrigado pela resposta. De facto sou vosso cliente do serviço TV e internet desde a primeira hora, mas possuo o cartão IoT apenas acerca de 2 meses. 

Se acontecer algum esquecimento no carregamento e o cartão não tiver saldo para serem retirados os 2,99 mensais o serviço é cancelado definitivamente ou é retomado logo após  o carregamento e a consequente retirada dos 2,99?

É possivel efetuar o carregamento deste cartão numa loja NOS?

Obrigado, mais uma vez, pela vossa disponibilidade.

 


João H.
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  • 12 de junho de 2024

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @ANTÓNIO D BALTAR SOARES e partilha do @Jorge C.

Nesse caso o serviço é suspenso, nunca cancelado definitivamente. Caso deixe de fazer carregamentos o serviço permanece suspenso até um período máximo de 6 meses, onde o número deixa de estar reservado ao seu serviço.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado


  • Kilobyte
  • 6 comentários
  • 30 de janeiro de 2025

Boa noite, comprei um smart whatch 4G para criança, pode ser aplicado um cartão sim lot?. Não sei muito bem como funciona.


João H.
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  • 31839 comentários
  • 31 de janeiro de 2025

Boa tarde ​@Madumoura,

Agradecemos a sua mensagem.

Os tarifários IoT não possuem dotação de Minutos ou SMS pelo que, para o efeito pretendido, sugerimos que opte por um tarifário tradicional.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


Eduardo Paulino
  • Megabyte
  • 10 comentários
  • 6 de fevereiro de 2025

Como mudar para um tarifário tradicional?

IOT para tarifario tradicional...


Bruno Aleixo
Super User
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  • 2443 comentários
  • 7 de fevereiro de 2025
Eduardo Paulino escreveu:

Como mudar para um tarifário tradicional?

IOT para tarifario tradicional...

Ligar > 16990


Mário P.
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  • 31686 comentários
  • 8 de fevereiro de 2025

Boa tarde, ​@Eduardo Paulino

Queremos ajudar. 
Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de contribuinte para o perfil ​@Fórum juntamente com a seguinte infomação: 

  • número do cartão NOS IoT; 
  • tarifário pretendido. 

Obrigado, 


  • Kilobyte
  • 3 comentários
  • 5 de abril de 2025

Boa tarde

Para alem do pin do cartão ioT ter de estar desativado para funcionar com o mini GPS, existe mais algum serviço que tenha de estar desativado? O meu aparelho GPS está a funcionar correctamente no que à localização diz respeito, mas não consigo comunicar com o referido equipamento via SMS…

Aguardo pela vossa informação.


Olaf
Super User
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  • 6 de abril de 2025

eles nao tem dotação de minutos e sms 


Jorge C
Super User
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  • 6 de abril de 2025

Boa tarde ​@JSRosa

Sugiro que partilhe a marca e modelo do equipamento. 

Obrigado.


João H.
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  • 7 de abril de 2025

Boa tarde ​@JSRosa,

Agradecemos o seu testemunho. 

O ​@Olaf partilhou uma boa ajuda a esclarecer. Os tarifários IoT NOS não possuem dotação de minutos/SMS, pelo que não têm capacidade para realizar este tipo de comunicações.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


  • Kilobyte
  • 3 comentários
  • 7 de abril de 2025

Olá a todos,

Agradeço a vossa ajuda.

Já resolvi o problema, a NOS detectou má configuração para o envio e recepção de SMS no meu TM.

O mini GPS que tenho é: GPS GF-07.


João H.
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  • 7 de abril de 2025

Agradecemos o seu testemunho ​@JSRosa,

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


Tenho uma câmara de caça. Trazia um cartão Sim, grátis por um mês, para o qua não me interessa fazer o carregamento.  A aplicação é UCON.

O cartão NÓS IOT funciona nas câmaras de caça?

E necessário descarregar nova aplicação, para receber os vídeos?

Qual a capacidade do mesmo?

Em caso afirmativo como adquirir?

Obrigado. 


Jorge C
Super User
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  • 26 de julho de 2025

Boa tarde ​@Henrique Santos dos Santos

As ofertas não englobam câmaras de vigilância. Os tarifários com cartão SIM incluído destinam-se a ser utilizados em alarmes, localizadores ou smartwatches, não podendo ser utilizado em telemóveis, hotspots, tablets, computadores ou dispositivos similares. 

Caso tenha mais questões partilhe com a comunidade.

Obrigado.


Mário P.
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  • 26 de julho de 2025

Boa tarde ​@Henrique Santos dos Santos,

Queremos ajudar.

O Produto NOS IoT só funciona em Centrais de alarmes domésticos, não funciona em qualquer tipo de equipamento de videovigilância.

No entanto, este permite a conexão dos dispositivos da sua casa ao seu smartphone, tais como câmaras de vigilância, painéis solares e similares. 

Como referido em 

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado, 


Olaf
Super User
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  • 26 de julho de 2025

https://www.nos.pt/movel/iot#usar-iot aparentemente dá para vigilância 


Jorge C
Super User
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  • 26 de julho de 2025

Boa tarde a todos, 

É possível que existam explicações contraditórias pelo que fica o alerta. 

Obrigado.


Mário P.
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  • 26 de julho de 2025

Vamos esclarecer, ​@Jorge C.

O tarifário NOS IoT é um cartão SIM\eSIM para smartwatches conectados, localizadores GPS, alarmes e casa Inteligente que permitem conectar-se ao seu equipamento através das redes 2G, 3G, 4G, 5G ou NB – iOT. 

Pode verificar esta informação em Conheça o tarifário IoT da NOS

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado, 


Jorge C
Super User
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  • 26 de julho de 2025

Agradeço os esclarecimentos que o ​@Mário P. partilhou, mas gostaria de reforçar a necessidade de uma clarificação mais objetiva sobre o âmbito de utilização do tarifário NOS IoT, uma vez que continuam a surgir informações aparentemente contraditórias, inclusive em fontes oficiais.

Por um lado, é indicado no site da NOS que o serviço IoT pode ser usado em contexto de Casa Inteligente, permitindo a ligação de “equipamentos como câmaras de vigilância, painéis solares e similares”.

Por outro lado, no fórum, o próprio ​@Mário P. afirma:

“O Produto NOS IoT só funciona em Centrais de alarmes domésticos, não funciona em qualquer tipo de equipamento de videovigilância. No entanto, este permite a conexão dos dispositivos da sua casa ao seu smartphone, tais como câmaras de vigilância, painéis solares e similares.”

 

Ora, esta afirmação, embora bem-intencionada, parece gerar alguma ambiguidade, uma vez que “câmaras de vigilância” são, por definição, equipamento de videovigilância

Assim, solicito por favor uma clarificação objetiva do seguinte: 

  1. O que entende exatamente a NOS por “Centrais de alarmes domésticos”? Enquadram-se, por exemplo, equipamentos como a Reolink Go Plus 4K (versão 4G), que incluem sensor de movimento e transmissão de vídeo para smartphone?
  2. Sendo um dispositivo autónomo com capacidade 4G, que requer tráfego de dados contínuo (vídeo em alta-definição), o tarifário NOS IoT é tecnicamente adequado para este tipo de utilização? 
  3. Existem limites de tráfego de dados, mesmo que não publicitados como tal? Há relatos de suspensão do serviço.
  • Em caso afirmativo, qual o limite?
  • O serviço é suspenso, limitado em velocidade ou sujeito a gestão de rede?

Agradeço, desde já, o vosso apoio e disponibilidade para esclarecer estes pontos de forma inequívoca e transparente. São questões legítimas colocadas por vários utilizadores e importantes para garantir a confiança no serviço NOS IoT.

Fico a aguardar feedback.

Obrigado.


Olaf
Super User
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  • 26 de julho de 2025

um comentário de há 4 anos… até já fomos a eleições 2 vezes depois desse comentário.


Jorge C
Super User
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  • 9094 comentários
  • 26 de julho de 2025

Boa tarde ​@Olaf

Agradeço o comentário.

É verdade que o conteúdo que referi tem já cerca de 4 anos, mas o ponto central permanece atual: não houve, até ao momento, alterações conhecidas no tarifário NOS IoT, nem foi publicada qualquer informação oficial sobre limites de dados em utilização contínua, temas que continuam a gerar dúvidas legítimas.

Tendo em conta que a própria NOS refere “câmaras de vigilância” como exemplo de equipamento compatível, parece-me oportuno solicitar um esclarecimento objetivo sobre a real abrangência do serviço e eventuais restrições técnicas ou comerciais, o que ainda não foi claramente definido.

Fico a aguardar resposta ao comentário anterior por parte da equipa dos gestores da comunidade.

Obrigado.


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