Skip to main content
Header
Destaque

IoT da NOS


Mostre a primeira mensagem

128 Comentários

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • July 27, 2025

Boa tarde a todos, 

Foram removidos os comentários que não tinham como objetivo contribuir para ajudar o membro que colocou uma questão legítima.

A situação já foi devidamente esclarecida. É importante ter em conta que a utilização de comentários antigos, mesmo que provenientes da moderação, deve ser ponderada tendo em vista a evolução dos serviços e das políticas ao longo do tempo.

Reforçamos que o Fórum NOS não deve ser utilizado para criar discussões desnecessárias ou fora de contexto.

@Jorge C, a moderação responde sempre com base na informação disponível, na experiência acumulada e nos procedimentos internos em vigor. Assim, reiteramos a informação já prestada. É natural que, há quatro anos, possam ter existido respostas diferentes, uma vez que os serviços e orientações evoluem.

Relativamente à minha opinião pessoal, não me parece relevante neste contexto, uma vez que o nosso papel é informar de acordo com a informação de que dispomos. Também não nos compete, nem foi essa a questão colocada, avaliar se o serviço NOS IoT é o mais adequado para determinada utilização.

O serviço NOS IoT não inclui dados móveis nem minutos, funcionando exclusivamente através de um APN específico.

Obrigado,

 


Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • July 27, 2025

Boa tarde ​@Mário P.

Obrigado pela resposta e pela informação prestada.

Gostaria de colocar uma questão mais específica sobre a utilização do tarifário NOS IoT com o equipamento de videovigilância Reolink Go Plus 4G. Este equipamento liga-se diretamente ao smartphone, enviando vídeo em tempo real para a aplicação, funcionando assim como uma câmara com transmissão contínua de dados.

Tendo em conta que a NOS refere que o serviço IoT funciona com “Centrais de alarmes domésticos”, gostaria de saber se a NOS considera este tipo de câmaras que comunicam diretamente com o smartphone dentro dessa definição, ou se o serviço IoT está limitado a centrais de alarme propriamente ditas, sem abranger dispositivos com transmissão de vídeo contínua.

Para garantir que posso tomar uma decisão informada, poderia indicar-me, por favor, qual o canal ou contacto oficial da NOS onde posso colocar estas questões técnicas?

Agradeço desde já a ajuda e disponibilidade.

Obrigado.


Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • August 18, 2025

Boa tarde a todos, 

A numeração utilizada nos serviços de Internet of Things (IoT) e banda larga móvel (BLM) passará, a partir de setembro de 2025, a ser comum a todos os operadores. 

A principal alteração consiste na atualização da nova gama “49”, que substituirá, progressivamente, a atual gama “9X” na ativação e utilização de novos serviços. 

Assim, os números da gama “49” terão 12 dígitos, ao invés dos 9 dígitos, atualmente em uso. Esta mudança decorre do Regulamento n.º 1163/2024, publicado pela ANACOM, que define as regras para a atribuição e utilização da gama “49” no âmbito do Plano Nacional de Numeração.

Obrigado,