Skip to main content
Header
DestaqueTutorial

Como fazer a portabilidade do seu número para a NOS na página online

Este tópico ajudou-o a encontrar uma resposta à sua pergunta?
88% acharam o tópico útil
Mostre a primeira mensagem

114 Comentários

Ricardo Costa Matos Campos

É só um número que pretendo portar. Aparentemente no passo 22 do tutorial é suposto cada um dos intervenientes (o titular do número e eu) receber uma SMS com o link para assinar o documento, mas só o actual titular do número a recebe.

É suposto as duas SMS serem enviadas simultâneamente?

Jorge C
Super User
  • Super User
  • 7953 comentários
  • 2 de fevereiro de 2025

Boa noite ​@Ricardo Costa Matos Campos

A portabilidade é um serviço que permite mudar de operador e manter o número de telemóvel ou telefone.

Para pedir a portabilidade é necessário garantir que:

• os dados pessoais estão corretos (o nome, número de identificação e número de contribuinte), e tem disponível o documento de identificação civil;

• caso seja um cliente Empresas, será necessário acrescentar os dados da empresa, via Certidão de Registo Comercial;

• os dados registados na NOS são os mesmos que estão registados no operador de origem;

• no caso de ser uma cedência de numeração, o titular NOS pode ser diferente do titular no operador de origem, desde que os dados de ambos sejam colocados no formulário de portabilidade;

• caso seja uma portabilidade de número móvel tem de ter um cartão NOS ativo;

• sabe o Código de Validação da Portabilidade (CVP) do operador atual. O CVP tem 12 dígitos, e é um elemento de identificação indispensável para validar os pedidos de portabilidade. Pode consultá-lo na fatura do seu operador ou através de SMS ou outros canais definidos pelo seu operador atual (linha de apoio ao cliente, área de cliente my NOS, lojas…).

Como pedir

Pode fazer a portabilidade de forma simples na sua app my NOS e na página online my.nos.pt/portabilidade-nos.

Na página online apenas necessita de ter consigo o NIF e o contacto associado à sua conta NOS, onde vai receber um código de confirmação.

Para pedir a portabilidade é necessário:

• ser um cliente particular NOS

• que o serviço NOS esteja ativo e instalado.

Loja NOS: Para pedir a portabilidade numa loja NOS, é necessário saber a informação necessária para fazer a portabilidade e preencher o formulário, que pode obter diretamente na loja ou no site da NOS.

Se ainda tem dúvidas como utilizar a ferramenta inteligente, aceda aqui, onde encontra todo o passo a passo de como fazer a portabilidade do seu número totalmente online. 

Caso tenha mais questões partilhe com a comunidade. 

Obrigado.

Transcrever o post com as instruções não me é útil, pois como referi, segui-as e segui o tutorial para onde remetem.

O que gostava que me ajudassem a perceber é o motivo do processo bloquear no penúltimo passo.

Ou então que me digam, como já perguntei, se as duas SMS (uma dirigida ao titular do número antigo e a outra a mim próprio) são enviadas em simultâneo, porque só chega a enviada ao titular do número.

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • 2230 comentários
  • 3 de fevereiro de 2025
Ricardo Costa Matos Campos escreveu:

Transcrever o post com as instruções não me é útil, pois como referi, segui-as e segui o tutorial para onde remetem.

O que gostava que me ajudassem a perceber é o motivo do processo bloquear no penúltimo passo.

Ou então que me digam, como já perguntei, se as duas SMS (uma dirigida ao titular do número antigo e a outra a mim próprio) são enviadas em simultâneo, porque só chega a enviada ao titular do número.

se a página online ta com esse bug, a melhor solução é preencher e entregar numa loja nos. 

um bem haja 

Jorge C
Super User
  • Super User
  • 7953 comentários
  • 3 de fevereiro de 2025

Boa tarde ​@Ricardo Costa Matos Campos

Sugiro que utilize o formulário de portabilidade e envie-o juntamente com os documentos de identificação para manter@nos.pt ou desloque-se a uma loja NOS. 

Obrigado, 

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • 29334 comentários
  • 3 de fevereiro de 2025

Boa noite ​@Ricardo Costa Matos Campos,

A comunidade deu uma boa sugestão. 

Em alternativa, também pode fazer o download do formulário aqui

Deverá preencher os dados, assinar e enviar para o email manter@nos.pt

Confirme-nos, por favor, se conseguiu efetuar o pedido.

Ficamos a aguardar o seu feedback.

Obrigado, 

Mário P. escreveu:

A comunidade deu uma boa sugestão. 

Em alternativa, também pode fazer o download do formulário aqui

Deverá preencher os dados, assinar e enviar para o email manter@nos.pt

Confirme-nos, por favor, se conseguiu efetuar o pedido.

Ficamos a aguardar o seu feedback.

Obrigado, 

Acabo de tentar novamente online, com o mesmo resultado: o titular do número (da Meo), recebe a SMS com o link para assinar, e consegue fazê-lo, recebendo a informação que foi bem sucedido e para voltar à página anterior para continuar. Eu, como cliente da NOS, não recebo a SMS que supostamente é enviada depois do cliente da MEO assinar.

Mas está a dar-me uma sugestão interessante, de preencher o formulário e enviar por e-mail, evitando assim ter que ir a uma loja NOS.

Pergunto: podemos assinar o impresso em papel, digitalizar, e enviar para o e-mail indicado, ou a assinatura tem que ser por certificado digital ?

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 3766 comentários
  • 3 de fevereiro de 2025

Sim, pode.. ou se quiser utilizar a app do governo 

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29218 comentários
  • 4 de fevereiro de 2025

Boa tarde ​@Ricardo Costa Matos Campos,

Agradecemos a sua mensagem e partilha do ​@Olaf.

Sim, pode faze-lo conforme indicou, digitalizando a cópia assinada pelos 2 titulares.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Não consigo concluir o processo de portabilidade, quer através da app MyNOS, quer através da página de internet. São dois os titulares (eu e a pessoa em nome da qual está o número a portar). O processo corre sem problemas até ao passo 22 inclusive, seja iniciando via app seja via internet. Depois do titular do número a portar, “assinar”, no ecran aparece que o documento foi assinado e para voltar à página anterior e concluir. Regresso à página anterior mas não há botão nenhum. Indo para a outra página que ficou aberta, onde está o botão “Já assinei o documento”, carrego mas diz que o documento ainda não está assinado.

É suposto cada um dos intervenientes receber uma SMS diferente? É que só o titular do número a portar é que recebe a SMS com o link?

Respondendo a mim próprio, e para informação de quem possa passar pelo mesmo, sim cada um dos intervenientes recebe uma SMS.

Hoje de manhã, 4 dias depois de ter tentado pela primeira vez fazer o processo online, (e 3 dias após ter deixado de tentar) recebi a SMS destinada ao titular do contrato NOS… ou melhor 16 SMSs (calculo que uma por cada tentativa falhada). Naturalmente já não servem de nada, porque o processo teria que ficar concluído numa hora, segundo as instruções.

E entretanto já iniciei o processo por outras via, preenchendo os impressos manualmente, digitalizando e enviando por e-mail.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29218 comentários
  • 7 de fevereiro de 2025

Boa tarde, ​@Ricardo Costa Matos Campos.

Agradecemos a sua mensagem e testemunho sobre o tema.

O seu testemunho é importante para nós para que possamos continuar a melhorar.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Jorge C escreveu:

Sugiro que utilize o formulário de portabilidade e envie-o juntamente com os documentos de identificação para manter@nos.pt ou desloque-se a uma loja NOS. 

Obrigado, 

Após colocar questão por mensagem privada, informaram que o pedido de portabilidade através de envio do formulário para o endereço manter@nos.pt, foi descontinuado.

Quem tiver problemas com o pedido online como eu tive e descrevi, resta pois dirigir-se a uma loja NOS.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • 29334 comentários
  • 18 de fevereiro de 2025

Agradecemos a partilha.

Vamos verificar a situação. 

Assim que tivermos informações, partilharemos.

Obrigado, 

Jorge C
Super User
  • Super User
  • 7953 comentários
  • 18 de fevereiro de 2025
Jorge C escreveu:

Obrigado, 

Após colocar questão por mensagem privada, informaram que o pedido de portabilidade através de envio do formulário para o endereço manter@nos.pt, foi descontinuado.

Quem tiver problemas com o pedido online como eu tive e descrevi, resta pois dirigir-se a uma loja NOS.

Boa noite ​@Ricardo Costa Matos Campos

Agradeço a sua partilha que com certeza ajudará outros. 

Obrigado.

Comentário