Header
Destaque Tutorial

Como ativar o WiFi-Calling


Reputação 7
Crachá +6
  • Gestor da comunidade
  • 12822 comentários

Com o objetivo de modernizar os serviços móveis e melhorar a sua experiência, lançamos no mercado as tecnologias WiFi-Calling e VoLTE:blush:

De simples utilização, sem aplicações, nem logins e com a mesma segurança que as redes móveis proporcionam, estas novas tecnologias permitem realizar chamadas telefónicas através do 4G (LTE) ou WiFi.

Ficou curioso quanto às caraterísticas destas novas funcionalidades? Conheça as novas tecnologias aqui:sunglasses:

 

Como ativar o WiFi-Calling?

Para ajudá-lo da melhor forma, neste tópico explicamos passo-a-passo como pode ativar o WiFi-Calling no seu equipamento. :blush:

Atualmente, certificada na rede NOS a partir da versão NOS 41.2, é compatível com os equipamentos iPhone 6S ou superiores e com iOS 13.4 ou superior, e com os seguintes equipamentos:

Equipamento compatíveis com tecnologia WiFi-Calling na NOS

.

Nos equipamentos com iOS 13.4 ou superior basta que:

  1. Aceda ao ícone “Definições” do seu equipamento;
  2. Selecione “Telefone” e de seguida carregue em “Chamadas por Wi-Fi”;

 

  1. Clique em “Ativar” para ativar as chamadas por WiFi;

Esta funcionalidade não se encontra disponível a todos os tarifários NOS.

 

 

Conheça as novas tecnologias VoLTE e WiFi-Calling aqui e saiba como ativar a funcionalidade VoLTE aqui:sunglasses:

 

Esclarecemos também algumas das perguntas mais frequentes sobre a tecnologia VoLTE e Wifi-Calling aqui.

Caso tenha alguma dúvida sobre este tema, partilhe connosco. :blush:


94 Comentários

Reputação 7
Crachá +1

Olá a todos, alguém consegue fazer chamadas wifi utilizando o apple watch ?

Também não consigo, mas farei por esclarecer a situação junto do operador. Caso já tenha solução gostaria de saber como resolveu.

Quando tentas fazer chamada pelo relógio longe do iphone, sabes se o iphone tem internet? ele precisa de ter dados móveis ou uma ligação wifi para isso funcionar.

Um bem haja 

Olá a todos, alguém consegue fazer chamadas wifi utilizando o apple watch ?

Também não consigo, mas farei por esclarecer a situação junto do operador. Caso já tenha solução gostaria de saber como resolveu.

Quando tentas fazer chamada pelo relógio longe do iphone, sabes se o iphone tem internet? ele precisa de ter dados móveis ou uma ligação wifi para isso funcionar.

Um bem haja 

Boa noite, sim tentei de todas as formas… Já contacteI no meu caso a nos madeira, pelo que fui informado que para usufruir de chamadas por Wi-Fi no meu Apple Watch, teria de aderir ao serviço smart number. Desta forma achei que não valia a pena pagar cerca de 5€ por um serviço que estaria a usar esporadicamente só no caso de esquecer o telemóvel em casa, e no trabalho por exemplo, conseguir contactar alguém pelo relógio através de Wi-Fi. No entanto continuo a achar estranho que no meu iPad sem ser celular consiga fazer chamadas por Wi-Fi e no Apple Watch não o consiga apesar de estarem os dois associados à mesma cloud. Acho que fará mais sentido ter o serviço smart number quando temos um Apple Watch celular em que estamos sempre ligados à rede, e não como no meu caso a versão gps que apenas poderíamos usar perto de ligação Wi-Fi.Por esse motivo deveriam liberar estas chamadas sem qualquer serviço associado.

Reputação 7
Crachá +6

Agradecemos a sua sugestão, @MT3
Vamos endereçar a sua sugestão. Se surgirem novidades partilharemos aqui, no Fórum NOS. 
Obrigado

Existe forma de adicionar equipamentos à lista?


Tenho um Android OnePlus 9 Pro que tem essa tecnologia mas não me aparece a opção de activá-la no cartão SIM da NOS.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @mmalmeida,

Agradecemos a sua mensagem.

O equipamento OnePlus 9 Pro não é um terminal certificado para utilização do Wi-Fi Calling na NOS. Consulte a lista completa de equipamentos certificados aqui.

Sugerimos que verifique se existem atualizações disponíveis para o seu equipamento.

Obrigado 

Boa tarde @mmalmeida,

Agradecemos a sua mensagem.

O equipamento OnePlus 9 Pro não é um terminal certificado para utilização do Wi-Fi Calling na NOS. Consulte a lista completa de equipamentos certificados aqui.

Sugerimos que verifique se existem atualizações disponíveis para o seu equipamento.

Obrigado 

E existe forma de agilizarem a certificação deste equipamento?

A casa onde estou a morar tem rede NOS muito má (e é no centro de Lisboa!) e não tendo rede em condições a alternativa é mudar de operador.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @mmalmeida,

Agradecemos o seu testemunho.

Partilhe connosco qual o código postal completo da zona onde identificou a falha de cobertura de rede móvel.

Obrigado 

Boa tarde @mmalmeida,

Agradecemos o seu testemunho.

Partilhe connosco qual o código postal completo da zona onde identificou a falha de cobertura de rede móvel.

Obrigado 

1600-478 Lisboa

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @mmalmeida,

Agradecemos o seu testemunho.

Não identificámos qualquer anomalia na cobertura de rede móvel na zona que refere.

Indique-nos, por favor, se a situação ocorre de forma igual em espaços interiores e exteriores. 

Testou o cartão SIM noutro equipamento móvel? 

Obrigado 

Boa tarde @mmalmeida,

Agradecemos o seu testemunho.

Não identificámos qualquer anomalia na cobertura de rede móvel na zona que refere.

Indique-nos, por favor, se a situação ocorre de forma igual em espaços interiores e exteriores. 

Testou o cartão SIM noutro equipamento móvel? 

Obrigado 

Acontece com múltiplas pessoas do mesmo condomínio, tanto dentro de casa como fora.

 

Outra zona onde, no caso a rede é mesmo inexistente: 2510-665

 

Reputação 7
Crachá +5

Agradecemos o seu testemunho @mmalmeida. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de telemóvel.

Obrigado

Boa tarde. Tenho o Motorola Edge 20 (modelo XT2143-1) e não está na lista dos equipamentos suportados, no entanto a motorola confirmou que o mesmo suporta VoWifi/Wifi Calling. É possível a NOS adicionar este terminal para usar o serviço? Obrigado desde já.

Troquei de um iPhone SE (2020) com um eSIM NOS e um SIM de outra operadora, para um Pixel 6a com os mesmos SIM.
No iPhone SE, ambos os SIM tinham a opção de WiFi calling; no Pixel, apenas a outra operadora tem esta opção.

Vejo que o Pixel 6a não está na lista de equipamentos oficialmente compatíveis com WiFi calling da NOS, mas o mesmo é verdade para o serviço eSIM e este último funciona na mesma.

Será que há alguma possibilidade de conseguir utilizar WiFi calling da NOS no Pixel 6a, agora ou num futuro próximo? Ou não se prevê que este dispositivo alguma vez seja compatível?

Obrigada!

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @PataHC,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos esclarecer.

Nos equipamentos Android, ao contrário dos iOS, as funcionalidades VoLTE e Wi-Fi Calling estão ativas por defeito nas versões mais recentes do sistema operacional.

Necessita apenas de garantir que o equipamento está atualizado com a última versão de software disponível. Dessa forma quando estiver com baixa qualidade na rede móvel irá alternar automaticamente para a rede fixa.

Ainda que o equipamento em causa não conste ainda na lista de equipamentos certificados, estamos em constante trabalho para garantir a certificação desta funcionalidade num maior número de equipamentos.

Fique a par de todas as novidades aqui, no Fórum NOS.

Obrigado 

Obrigada pela resposta @João H. !

Entendo que as funcionalidades que menciona venham ativas por defeito em equipamentos android; aliás, isto mesmo se verifica com a outra operadora (opção WiFi calling disponível, e ativa por defeito)
A minha questão prende-se com a opção de WiFi calling nem sequer existir para a linha NOS (e  portanto não poder estar ativa por defeito).

De qualquer forma, de modo a confirmar se WiFi calling está verdadeiramente disponível ou não, tentei efetuar chamadas tanto em modo avião, como quando ligada a uma rede “proibida”.
Não foi possível estabelecer ligação em qualquer dos casos, aparecendo apenas mensagens a pedir para desligar o modo avião ou a informar da indisponibilidade da rede, respetivamente.

A versão de Android é a mais recente (atualização de segurança de 5 de Janeiro de 2023),  e versão das definições do operador (NOS) é de 13 de Agosto de 2022; as configurações de APN parecem estar corretas por defeito.
Neste momento o telemóvel está em roaming, e a opção de WiFi calling não aparece quando estou ligada a nenhuma das 3 operadoras às quais me posso ligar (AT&T, T-Mobile, e Verizon) apesar de todas elas suportarem WiFi calling na rede própria.


O telemóvel está configurado para a região de Portugal, e também tentei com um IP português (através de VPN) e uma localização fictícia em Portugal.
Tudo parece indicar que WiFi calling simplesmente não funcione na NOS em roaming; contudo, outro número do mesmo serviço de telemóvel (com o mesmo tarifário e também em roaming) tem acesso a WiFi calling num Samsung Galaxy A52 sem problema (neste caso a opção existe, e está ativa por defeito).

 

Agradeço qualquer sugestão para tentar resolver este problema, obrigada!

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @PataHC,

Agradecemos o seu testemunho.

Compreendemos o que nos indica, no entanto, sendo que o equipamento em causa ainda não é certificado para a utilização desta tecnologia na rede NOS, pedimos, por favor, que aguarde novidades sobre a confirmação de novos equipamentos certificados.

Como indicado estamos em constante trabalho para garantir a certificação desta funcionalidade num maior número de equipamento, pelo que logo que tenhamos novidades serão partilhadas aqui, no Fórum NOS.

Agradecemos a compreensão 

@Ana P. há alguma forma de permitir a funcionalidade nos dispositivos OnePlus?

Tenho um problema muito chato de não ter rede em várias divisões da minha casa (em Lisboa!!). As minhas únicas opções neste momento são ou Wifi Calling (o meu telefone tem a tecnologia mas a NOS não disponibiliza) ou mudar de operador.

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @mmalmeida

De momento, a funcionalidade ainda não é compatível com o equipamento que refere. 

Consulte os equipamentos que, de momento, são compatíveis em nos.pt

Assim que tenhamos a certificação de novos equipamentos, partilharemos aqui e atualizaremos a listagem.
Obrigado

Boa tarde @mmalmeida

De momento, a funcionalidade ainda não é compatível com o equipamento que refere. 

Consulte os equipamentos que, de momento, são compatíveis em nos.pt

Assim que tenhamos a certificação de novos equipamentos, partilharemos aqui e atualizaremos a listagem.
Obrigado

É possível de alguma forma disponibilizar a funcionalidade de forma de teste no meu equipamento?

É que a única outra alternativa é mudar de operador.

Reputação 7
Crachá +6

Lamentamos não conseguir ajudar, @mmalmeida

Mas de momento, não existe essa possibilidade. 

Obrigado

 

É possível de alguma forma disponibilizar a funcionalidade de forma de teste no meu equipamento?

É que a única outra alternativa é mudar de operador.

Mais nenhum operador em Portugal tem este serviço do WIFI CALLING, por isso a não ser que vás para um operador, por exemplo em Espanha onde todos têm, estás com pouca sorte, por isso muda à vontade!

Boa tarde @mmalmeida

De momento, a funcionalidade ainda não é compatível com o equipamento que refere. 

Consulte os equipamentos que, de momento, são compatíveis em nos.pt

Assim que tenhamos a certificação de novos equipamentos, partilharemos aqui e atualizaremos a listagem.
Obrigado

A página que apresenta para consultar os telemovéis que já são suportados pelo Wifi Calling está a dar erro 404!

Reputação 7
Crachá +6

Muito obrigado pelo alerta, @José Pontes
Devido à atualização do site é possível que o link tenha sido restruturado. Assim, endereçamos para que seja feita a alteração do link. 
Qualquer questão ou sugestão, por favor, partilhe connosco. 
Obrigado

Olá @Ana P. , comprei hoje o NOS Kids Pré-pago para o meu filho. Não há serviço de telemóvel em casa. No entanto, esperava que a NOS funcionasse através de chamadas WiFi. Mas não funciona, apesar de a opção Wifi Calling estar activada no telemóvel (Android). Qual poderá ser a razão para isto? Muito obrigado

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @gl287,

Agradecemos a sua mensagem.

Confirme, por favor, se o equipamento em causa faz parte da lista de equipamentos certificados para o uso de Wi-Fi Calling na NOS.

Obrigado

Comentário