Skip to main content
widget chatbot
chat
Header

Com o objetivo de modernizar os serviços móveis e melhorar a sua experiência, lançamos no mercado as tecnologias WiFi-Calling e VoLTE:blush:

De simples utilização, sem aplicações, nem logins e com a mesma segurança que as redes móveis proporcionam, estas novas tecnologias permitem realizar chamadas telefónicas através do 4G (LTE) ou WiFi.

Ficou curioso quanto às caraterísticas destas novas funcionalidades? Conheça as novas tecnologias aqui:sunglasses:

 

Como ativar o WiFi-Calling?

Para ajudá-lo da melhor forma, neste tópico explicamos passo-a-passo como pode ativar o WiFi-Calling no seu equipamento. :blush:

Atualmente, certificada na rede NOS a partir da versão NOS 41.2, é compatível com os equipamentos iPhone 6S ou superiores e com iOS 13.4 ou superior, e com os seguintes equipamentos:

📄 Equipamento compatíveis com tecnologia WiFi-Calling na NOS 📄

Se o seu equipamento e tarifário forem compatíveis, a funcionalidade está ativa, na rede, por defeito.
 

Nos equipamentos com iOS 13.4 ou superior basta que:

  1. Aceda ao ícone “Definições” do seu equipamento;
  2. Selecione “Telefone” e de seguida carregue em “Chamadas por Wi-Fi”;

 

  1. Clique em “Ativar” para ativar as chamadas por WiFi;

 

💢Esta funcionalidade não se encontra disponível a todos os tarifários NOS.💢

O Wi-Fi calling está disponível através de ligações a redes de internet fixa/residencial com IP público nacional. Se a rede ao qual está ligado não tiver um IP Português, não é possível realizar comunicações por Wi-Fi.

 

Conheça as novas tecnologias VoLTE e WiFi-Calling aqui e saiba como ativar a funcionalidade VoLTE aqui:sunglasses:

Esclarecemos também algumas das perguntas mais frequentes sobre a tecnologia VoLTE e Wifi-Calling aqui.

 

Caso tenha alguma dúvida sobre este tema, partilhe connosco. :blush:

Boa tarde a todos, 

@gl287, diga-nos, por favor, se a dificuldade ainda se mantem. 

@DJMBS, o equipamento que refere, de momento, não se encontra certificado para a utilização do Wi-Fi Calling ou VoLTE. Atualmente, para a gama que refere, apenas há certificação para: 

  • Xiaomi Redmi 9AT
  • Xiaomi  Redmi Note 9
  • Xiaomi  Redmi Note 9T
  • Xiaomi  Redmi 9T

Obrigado


Seria igualmente útil colocar lista dos tarifários que possuem essa funcionalidade.

Obrigado

Está a ser implementado com o tempo. Tarifários em serviço residencial já têm todos, pré-pagos está em expansão.. Serve de exemplo o meu WTF pré-pago em que foram disponibilizadas as funcionalidades este mesmo mês.

Claro que depois depende também do equipamento.


Boa tarde a todos,

Atualmente a tecnologia VoLTE e WiFi-Calling, certificada na rede NOS a partir da versão NOS 41.2, é compatível com os equipamentos iPhone 6S ou superiores e com iOS 13.4 ou superior, e com os seguintes equipamentos:

Equipamento compatíveis com tecnologia Wi-Fi Calling na NOS

Atualizámos o nosso artigo com esta informação. 

Partilhem connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado


e equipamentos android? nada?!


Boa noite @Paulorcpereira e @Diogo S. 

Lamentamos o transtorno @Paulorcpereira .

O @Diogo S. deu uma boa ajuda sobre este tema.

Caso surja alguma outra questão, envie-nos por favor, uma mensagem privada com o seu número de cliente, para o perfil @Fórum .

Obrigado


@Paulorcpereira,

Nem todos os smartphones por mais que sejam compatíveis têm a atualização de rede NOS, para ser possível usufruir do VoLTE. 

A ativação é automática, se fizer uma chamada e se permanecer em 4G tem acesso. O seu smartphone não consta, de momento, na lista de smartphones compatíveis pela NOS.

Como digo mais um serviço,fraco nada que os clientes da Nos não esteja habituados, cumprimentos

 


@araujopt1, o @Diogo Nogueira deu uma boa ajuda!

Caso tenha mais alguma dúvida ou sugestão, partilhe connosco.

Obrigada 


Boa noite

Seria uma informação mais relevante se colocasse aqui todos os tarifarios incluidos. Evitaria a todos os clientes estarem sempre a perguntar: “o meu tarifario esta incluido?”

Se o tarifário estiver em pacote de casa então tem acesso às tecnologias. Pré-pagos (carregamentos) ainda não têm.

Injusto mas é isso.

Se for um wtf associado ao pacote tv+net+telefone+movel, tem acesso?


Olá @adami e @Diogo Nogueira

@adami, pedimos que nos envie o seu número de cliente por mensagem privada para o @Fórum  para podermos verificar a sua situação, por favor. 

Obrigada 


Boa tarde @gl287,

Agradecemos a sua mensagem e alerta.

Atualizámos o link com a listagem de equipamentos certificados.

A funcionalidade de Wi-Fi calling será utilizada automaticamente quando a cobertura de rede móvel não for suficiente para estabelecer a chamada.

Obrigado

 


Olá @Diogo Nogueira,

Lamentamos a demora na resposta.

Sim, o Wifi-Calling também está disponível e acrescentámos a informação ao comentário anterior.

Sobre a questão do ponto 15 "Consigo utilizar o Wifi-Calling se estiver em modo avião?", existem diferenças nos equipamentos, no que diz respeito ao desempenho do Wi-Fi e rede móvel. Por exemplo, a Apple é mais sensível na identificação da má qualidade de rede móvel e transfere mais facilmente para a rede Wi-Fi, mas é mais sensível a devolver a utilização para a rede móvel, sendo necessário, por vezes, desligar o Wi-Fi no telemóvel.

No caso Samsung, transfere mais facilmente a rede móvel ao invés do Wi-Fi.

 

Se tiver questões adicionais, estamos disponíveis.

Obrigada


Olá @Inês B. ,

 

Então quais os tarifários em que essa funcionalidade está ativa?

Por ser uma funcionalidade muito útil para mim, posso ponderar a alteração para outro. 

Obrigado 


Quais os tarifários que têm acesso a esta funcionalidade?

Fiz uma alteração de tarifário e perdi esta funcionalidade, que muito útil é na minha localidade, pois em 2021 continuamos a ter cobertura apenas “outdoor”.


@Hugoandrealves ahah ainda bem! Está a chegar a todos 😊


@Diogo S. ia dizer que tenho o mesmo tarifário e que me desapareceu no dia que alterei para super exclusivo e nunca mais voltou. Não tive tempo de acabar de escrever a mensagem aqui e acabou de aparecer... 


Bom dia @André Francisco Agostinho, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 

O serviço não tem nenhum custo adicional ao utilizá-lo, sendo um benefício para todos os clientes NOS, pelo que a chama mantem o custo referido nas condições do tarifário consoante o número marcado. 

Obrigado


Podem ter acesso, no entanto, e de momento, não garantimos o funcionamento nesses equipamentos, @DJMBS

Agradecemos a sugestão e vamos continuar a trabalhar para continuar alargar a lista de marcas e modelos certificados para utilização do serviço. 
Obrigado


Apesar de não estar certificado, pode experimentar o seguinte:

  1. Marque no dialer os códigos mmi*  e tem agora o VoLTE Carrier check disabled
  2. Ative o VoLTE no sim onde realizou esta operação

Boa sorte

 

* VoLTE *#*#86583#*#* VoWIFI *#*#869434#*#*


@gl287, bom dia. 
Apenas garantimos o serviço ligado ao Wi-Fi residencial NOS. O acesso ligado a outra rede, seja ela pública ou privada, dependerá do operador em questão. 

Tem a possibilidade de testar o acesso ligado a uma rede Wi-Fi NOS? 

Obrigado


@Ana P. há alguma forma de permitir a funcionalidade nos dispositivos OnePlus?

Tenho um problema muito chato de não ter rede em várias divisões da minha casa (em Lisboa!!). As minhas únicas opções neste momento são ou Wifi Calling (o meu telefone tem a tecnologia mas a NOS não disponibiliza) ou mudar de operador.


Boa tarde @PataHC,

Agradecemos o seu testemunho.

Compreendemos o que nos indica, no entanto, sendo que o equipamento em causa ainda não é certificado para a utilização desta tecnologia na rede NOS, pedimos, por favor, que aguarde novidades sobre a confirmação de novos equipamentos certificados.

Como indicado estamos em constante trabalho para garantir a certificação desta funcionalidade num maior número de equipamento, pelo que logo que tenhamos novidades serão partilhadas aqui, no Fórum NOS.

Agradecemos a compreensão 


Obrigada pela resposta @João H. !

Entendo que as funcionalidades que menciona venham ativas por defeito em equipamentos android; aliás, isto mesmo se verifica com a outra operadora (opção WiFi calling disponível, e ativa por defeito)
A minha questão prende-se com a opção de WiFi calling nem sequer existir para a linha NOS (e  portanto não poder estar ativa por defeito).

De qualquer forma, de modo a confirmar se WiFi calling está verdadeiramente disponível ou não, tentei efetuar chamadas tanto em modo avião, como quando ligada a uma rede “proibida”.
Não foi possível estabelecer ligação em qualquer dos casos, aparecendo apenas mensagens a pedir para desligar o modo avião ou a informar da indisponibilidade da rede, respetivamente.

A versão de Android é a mais recente (atualização de segurança de 5 de Janeiro de 2023),  e versão das definições do operador (NOS) é de 13 de Agosto de 2022; as configurações de APN parecem estar corretas por defeito.
Neste momento o telemóvel está em roaming, e a opção de WiFi calling não aparece quando estou ligada a nenhuma das 3 operadoras às quais me posso ligar (AT&T, T-Mobile, e Verizon) apesar de todas elas suportarem WiFi calling na rede própria.


O telemóvel está configurado para a região de Portugal, e também tentei com um IP português (através de VPN) e uma localização fictícia em Portugal.
Tudo parece indicar que WiFi calling simplesmente não funcione na NOS em roaming; contudo, outro número do mesmo serviço de telemóvel (com o mesmo tarifário e também em roaming) tem acesso a WiFi calling num Samsung Galaxy A52 sem problema (neste caso a opção existe, e está ativa por defeito).

 

Agradeço qualquer sugestão para tentar resolver este problema, obrigada!


Boa tarde @PataHC,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos esclarecer.

Nos equipamentos Android, ao contrário dos iOS, as funcionalidades VoLTE e Wi-Fi Calling estão ativas por defeito nas versões mais recentes do sistema operacional.

Necessita apenas de garantir que o equipamento está atualizado com a última versão de software disponível. Dessa forma quando estiver com baixa qualidade na rede móvel irá alternar automaticamente para a rede fixa.

Ainda que o equipamento em causa não conste ainda na lista de equipamentos certificados, estamos em constante trabalho para garantir a certificação desta funcionalidade num maior número de equipamentos.

Fique a par de todas as novidades aqui, no Fórum NOS.

Obrigado 


Troquei de um iPhone SE (2020) com um eSIM NOS e um SIM de outra operadora, para um Pixel 6a com os mesmos SIM.
No iPhone SE, ambos os SIM tinham a opção de WiFi calling; no Pixel, apenas a outra operadora tem esta opção.

Vejo que o Pixel 6a não está na lista de equipamentos oficialmente compatíveis com WiFi calling da NOS, mas o mesmo é verdade para o serviço eSIM e este último funciona na mesma.

Será que há alguma possibilidade de conseguir utilizar WiFi calling da NOS no Pixel 6a, agora ou num futuro próximo? Ou não se prevê que este dispositivo alguma vez seja compatível?

Obrigada!


Boa tarde. Tenho o Motorola Edge 20 (modelo XT2143-1) e não está na lista dos equipamentos suportados, no entanto a motorola confirmou que o mesmo suporta VoWifi/Wifi Calling. É possível a NOS adicionar este terminal para usar o serviço? Obrigado desde já.


Comentário