Skip to main content
Header

Suporte IPv6

Mostre a primeira mensagem

238 Comentários

Tiago Ferreira
Forum|alt.badge.img
  • Gigabyte
  • 195 comentários
  • 5 de maio de 2025
Olaf escreveu:

Aparentemente alguns equipamentos já têm, e aparentemente oficialmente. 

O meu Router Wi-Fi 6 ainda não está disponível

Jorge C
Super User
  • 8749 comentários
  • 5 de maio de 2025

Boa noite ​@Tiago Ferreira,

Pode também verificar o IP em modo bridge na porta 4.

Obrigado.

Tiago Ferreira
Forum|alt.badge.img
  • Gigabyte
  • 195 comentários
  • 6 de maio de 2025

Se esta é a informação que aparece no meu Router Wi-Fi 6 com a versão de software 7.2.4.7.1b4.4 é normal que em nenhuma hipótese tenha IPv6, seja pela porta 4 ou por outra qualquer.

Por isso questionei se haveria indicação de quando iria começar a ser disponibilizado na área de Lisboa

Jorge C
Super User
  • 8749 comentários
  • 6 de maio de 2025
Tiago Ferreira escreveu:

Se esta é a informação que aparece no meu Router Wi-Fi 6 com a versão de software 7.2.4.7.1b4.4 é normal que em nenhuma hipótese tenha IPv6, seja pela porta 4 ou por outra qualquer.

Por isso questionei se haveria indicação de quando iria começar a ser disponibilizado na área de Lisboa

Tenho o IPv6 funcional em modo bridge e utilizo IPv4 em modo router. 

Ou seja, a ativação do IPv6 não ocorre exclusivamente no modo "normal" e pode depender da configuração de rede utilizada. 

Portanto, a informação publicada no novo tópico (aqui) é relevante e precisa: 

"Na NOS, já utilizamos IPv6 em conjunto com IPv4 na grande maioria das ligações de internet fixa."

Esta afirmação confirma-se na prática, embora possa não estar ainda disponível em todos os routers, versões de firmware ou zonas. 

Obrigado. 

IPv6 Modo Bridge
IPv6 Modo Bridge

Tiago Ferreira
Forum|alt.badge.img
  • Gigabyte
  • 195 comentários
  • 6 de maio de 2025
Jorge C escreveu:

Tenho o IPv6 funcional em modo bridge e utilizo IPv4 em modo router. 

Ou seja, a ativação do IPv6 não ocorre exclusivamente no modo "normal" e pode depender da configuração de rede utilizada. 

Esta afirmação confirma-se na prática, embora possa não estar ainda disponível em todos os routers, versões de firmware ou zonas. 

Obrigado.

Obrigado pelos teus esclarecimentos ​@Jorge C, mas se o ​@João H. faz uma publicação da disponibilidade do IPv6 na NOS de forma oficial, a NOS tem que disponibilizar de forma dita “normal” esse protocolo sem truques ou ligações em portas específicas.

E é claro, que a NOS tem que indicar quando temos vai demorar a fazê-lo, para que possamos perceber quando teremos conexões com IPv6 nos routers dos clientes.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 30816 comentários
  • 6 de maio de 2025

Boa noite, ​@Tiago Ferreira 

Agradecemos a sua sugestão. Infelizmente, não temos datas quanto a disponibilização global do IPV6 a todos os clientes NOS. 

Conforme indicado no artigo que partilhámos, esta implementação não está terminada: “Continuamos a trabalhar para expandir o acesso a esta tecnologia(...)

Lamentamos não ter mais informações. 

Obrigado,

Tiago Ferreira
Forum|alt.badge.img
  • Gigabyte
  • 195 comentários
  • 6 de maio de 2025
Mário P. escreveu:

Boa noite, ​@Tiago Ferreira 

Agradecemos a sua sugestão. Infelizmente, não temos datas quanto a disponibilização global do IPV6 a todos os clientes NOS. 

Conforme indicado no artigo que partilhámos, esta implementação não está terminada: “Continuamos a trabalhar para expandir o acesso a esta tecnologia(...)

Lamentamos não ter mais informações. 

Obrigado,

@Mário P. obrigado pelos esclarecimentos.

Eu fico muito triste, talvez porque sou dos clientes que tu conversas aqui mais antigos na empresa, NOS, ZON e TVCabo. Sou cliente desde 1999 e vejo esta empresa a ser tardia nas respostas às necessidades dos seus clientes, observo muita coisa que parou no tempo. O IPv6 vem-me sido prometido desde 2018 e 7 anos depois esta é a vossa resposta. Entendo que vocês não têm culpa de nada, pois vocês limitam-se a passar informações que vos dão, mas é extremamente triste ver a NOS fazer promessas, alimentar expectativas aos seus clientes ao longo de anos consecutivos só para acalmar a situação, prometer que estão a ser feitos esforços para que isto ou aquilo se resolva, estamos a trabalhar no sentido de melhorar os nossos serviços, vamos deixar registada a sua insatisfação, continuamos a trabalhar para que os nossos clientes tenham os melhores serviços e poderia estar aqui até amanhã para enumerar as respostas que ao longo de mais de 26 anos já me foram dadas.

O IPv6 há muito que já deveria ter sido disponibilizado aos clientes, pois a NOS só agora percebeu que não adianta continuar à sombra da bananeira e a empurrar o problema com a barriga e continuar com este problema dentro da gaveta.

Mas esta não é a única situação que ficou a ser prometida. A NOS desde que sou cliente já mudou 4 vezes a área de cliente, vocês sabem quantas funcionalidades já foram perdidas na área de cliente e de serviços que existiam e que me foram prometidos para breve? A privacidade do telefone fixo, podermos bloquear números anónimos, podermos bloquear números específicos ou encaminhá-los para o voicemail, poder ativar ou desativar o voicemail fixo, podermos consultar as INC em aberto/em tratamento/fechadas dos últimos 6 meses, o NOS Telefone (que foi descontinuado), podermos descarregar o formulário de Acesso ao detalhe de comunicações aos números não mascarados, entre muitas outras funções que foram removidas e que a conversa da provedoria, apoio ao cliente, apoio técnico é sempre as mesmas, “temos uma nova área de cliente, com novas funcionalidades, mais intuitiva, mais fácil de encontrar as opções e novas funcionalidades irão ser disponibilizadas em breve, é uma questão de aguardar”... Eu aguardo aos anos em 4 versões diferentes da área de cliente, mas nenhuma das funcionalidades removidas foram repostas, pouco melhorou e ficaram apenas a promessa de que “é uma questão de ficar atento e aguardar”.

Depois os bugs reportados por mim com alguns routers que a NOS nunca chegou a resolver e que eu não vou revelar aqui para não criar mais reclamações de quem ainda os tenha, a NOS apenas se limitou a resolver esses bugs nos routers seguintes que lançou, o serviço de chamada em espera em equipamentos iPhone que eu tenho vindo a reportar aqui:

e já reportei tanta vez para a provedoria e para o departamento técnico desde 2021 (recentemente aqui no fórum também), mas que só à umas semanas foi resolvido parcialmente e até hoje continuo sem resposta, relativamente a algo relacionado com o serviço de chamada em espera, pois bloqueia a funcionalidade: 

Agora o novo tema é o RCS que é outro serviço que tem vindo a ser pedido aqui, que já existe para clientes Android, e estas duas últimas situações nunca sucederam em clientes Android, então eu pergunto-me tanta vez, “porque é que acontece com clientes iOS e vocês deixam arrastar durante meses ou vários anos e sempre com a desculpa de que vai ser resolvido mas não temos um prazo para lhe dar”, isso dá um sentimento de revolta e injustiça, porque a NOS quando chega a Setembro começa logo com a publicidade de pré-reserva dos novos iPhones, mas depois a rede tem problemas com equipamentos iOS ou serviços que não disponibiliza e isso dá aquele sentimento de discriminação, mas a forma mais fácil de mascarar o problema é culpabilizar a Apple e demonstrar que a responsabilidade/culpa não é da NOS.

Mas já que estamos a falar de situações, sabes à quanto tempo eu estou a reportar uma situação com a saudação padrão da NOS ao apoio ao cliente e para a provedoria, que ainda agora tive um problema com o meu serviço móvel, onde os reencaminhamentos para o voicemail deixavam de funcionar só porque eu ativei o serviço Smart Number? A provedoria teve 1 mês e 13 dias em contacto comigo para conseguir resolver o problema junto do departamento de engenharia, onde acabaram por descobrir graças a mim, um bug que afetava todos os clientes, quando era ativavam o serviço Smart Number em números que tinham o voicemail ativo.

No entanto o problema na saudação padrão é a seguinte. Qualquer número NOS, mas qualquer um que tenha a saudação padrão, ao segundo 0:14 a voz que se ouve da gravação da operadora começa a ficar aos soluços, na altura que tive a resolver o problema dos meus reencaminhamentos aproveitei para reforçar esse problema novamente, a vossa colega da provedoria verificou no número dela e em mais 2 números da NOS e constatou o mesmo problema, e disse que iria reportar para a engenharia, mas sabes à quanto tempo esse problema existe? Há 2 anos e sabes o que a NOS fez? Informou-me que iriam resolver, iriam analisar, iriam e iriam e iriam e nada foi feito.

Contudo, eu como cliente desde 1999 lamento muito que a imagem que a NOS passa, é que somos iludidos com o intuito de que o cliente fique ciente que a operadora vai resolver, mas nem que seja no dia se são nunca. Nós somos clientes, não somos panos do chão, vocês não nos estão a fazer um favor, nós pagamentos e honramos o nosso compromisso com vocês, e o que esperamos é que vocês cumpram e honrem o vosso para connosco. Eu desde 1999 que tenho o pagamento por débito em conta e NUNCA vos fiquei a dever um cêntimo, pelo contrário já tive faturas mal faturadas que tiveram muitas vezes que ser retificadas, então o sentimento de injustiça é mais uma vez reforçado.

Portanto ​@Mário P. entendam que o cliente deve ser mais respeitado, ser esclarecido, ser apresentadas soluções com maior brevidade possível, não ficarem as situações a arrastar-se, até porque todos nós contribuímos para o crescimento da empresa e a garantia também dos vossos postos de trabalho.

Cumprimentos,

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 31192 comentários
  • 9 de maio de 2025

Boa tarde ​@Tiago Ferreira,

Agradecemos a sua mensagem e partilha.

O seu testemunho é importante para nós para que possamos continuar a melhorar, pelo que iremos endereçar este tema internamente para que seja alvo da melhor apreciação junto das equipas NOS responsáveis.

Partilhe connosco caso surja algum outro tema. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Tiago Ferreira
Forum|alt.badge.img
  • Gigabyte
  • 195 comentários
  • 13 de maio de 2025
João H. escreveu:

O seu testemunho é importante para nós para que possamos continuar a melhorar, pelo que iremos endereçar este tema internamente para que seja alvo da melhor apreciação junto das equipas NOS responsáveis.

Boa noite ​@João H. 

Agradeço a sua intenção de pedir mais esclarecimentos sobre o meu último comentário, mas eu gostaria que vocês aprofundassem os vários temas que eu mencionei.

Relativamente ao IPv6, quando é que realmente irá ser disponibilizado oficialmente para todos os clientes, o assunto Mudança de rede 4G/5G para NOS EDGE que quando acedemos aos menus Reencaminhamentos ou Mostrar número, influencia o normal funcionamento da função, Ativação/desativação do Serviço de Chamada em Espera que deixa de funcionar corretamente Problema Chamada em Espera - iPhone e pelo que confirmei após o lançamento da atualização do iOS 18.5 ontem dia 12/5/2025 tudo permanece.

E por fim que abordassem o departamento responsável pela saudação padrão do voice mail relativamente à mensagem que aos 14 segundos começamos a escutar a mensagem de IVR aos soluços.

Obrigado

Tiago Ferreira
Forum|alt.badge.img
  • Gigabyte
  • 195 comentários
  • 15 de junho de 2025
João H. escreveu:

Boa tarde ​@João H. 

Há mais de 1 mês depois do meu último post e até agora nenhuma das equipas NOS responsáveis se manifestou relativamente aos temas aqui apresentados por mim?

É lamentável se a resposta for negativa.

Tiago Ferreira
Forum|alt.badge.img
  • Gigabyte
  • 195 comentários
  • 24 de junho de 2025

Boa noite ​@Mário P. 

Visto que no outro tópico os problemas sobre o Serviço de Chamada em Espera, Mostrar o meu número e Reencaminhamento foram solucionados

gostaria de apenas ver esclarecidos os restantes pontos que deixei aqui neste tópico à mais de 1 mês afim de serem feitos os devidos esclarecimentos, relativamente ao problema da saudação padrão da caixa de correio (voicemail) da NOS que aos 0:14 segundos a voz que se ouve da gravação da saudação padrão começa a ficar aos soluços.

Contudo também gostaria de saber se já existe previsão de quando é que a NOS vai então disponibilizar a todos os clientes NOS incluindo os clientes com tecnologia DOCSIS e não apenas aos clientes FTTH, já que foi anunciado aqui à 1 mês atrás

a disponibilidade do serviço e também se vai abranger o Giga Router Wi-Fi 6 dos clientes com tecnologia DOCSIS.

Obrigado mais uma vez

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 30816 comentários
  • 24 de junho de 2025

Boa noite,  ​@Tiago Ferreira

Quanto há questão que deixou há 1 mês, vamos endereçar para que seja verificada. 

Uma vez que não temos conhecimento de que existam dificuldades. 

Não temos previsão que possamos partilhar quando à disponibilização pata todos os clientes, no entanto, devemos referir apenas que de momento existe o serviço IPV6 ativo em fibra, quer na variante HFC quer FTTH. 
Muito obrigado, 

Tiago Ferreira
Forum|alt.badge.img
  • Gigabyte
  • 195 comentários
  • 24 de junho de 2025
Mário P. escreveu:

Boa noite,  ​@Tiago Ferreira

Quanto há questão que deixou há 1 mês, vamos endereçar para que seja verificada. 

Uma vez que não temos conhecimento de que existam dificuldades. 

@Mário P. se reparar o ​@João H. também ele à mais de 1 mês me informou que iria endereçar este tema internamente para que fosse alvo da melhor apreciação junto das equipas NOS responsáveis e até hoje nada.

No entanto em caso de dúvida e caso o Mário tenha o voicemail da NOS a funcionar, é só ligar para si mesmo ou para outro número qualquer da NOS (familiar, amigo ou colega) e escutar a saudação padrão da NOS e vai verificar que aos 0:14 segundos a gravação começa aos soluços.

Obrigado, ficarei aguardar por mais informações

Comentário