Skip to main content

Esta não é a primeira vez que vejo uma questão deste género no fórum, mas parece que a NOS ainda opta por se manter desatualizada face à concorrência.

Atualmente, praticamente todas as operadoras nacionais fornecem aos seus clientes ligações IPv6 na Internet fixa - e até mesmo móvel - sendo que a NOS é a única que ainda se encontra parada no tempo.

 

Venho a receber promessas de que o suporte a IPv6 nativo iria chegar “em breve” - isto faz mais de 5 anos! Certamente, o IPv6 é algo que uma grande maioria dos clientes pode nem sequer utilizar ou necessitar, mas é um considerável avanço na implementação de tecnologias que, neste ponto, já nem podem ser consideradas “novas”…

A base é: a NOS está desatualizada. E a falta de IPv6 comprova isso.
Não existe justificação para tal quando todas as outras operadoras já o fornecem faz anos.
 

Faz alguns anos que verifiquei que a NOS estava a testar implementar o Tunnel de IPv6-over-IPv4,. mas isto durou apenas algumas semanas antes de ser totalmente desativado sem motivo aparente.

 

Portanto, questiono agora como resumo das dezenas de questões similares: quando é que a NOS vai realmente evoluir nas suas tecnologias e implementar de forma nativa o IPv6?

Olá a todos os usuários e equipa administrativa do forum eu vim aqui em busca de algum auxilio adquiri hoje um cartão Canguru XL acontece que consigo acessar a todas as redes menos á minha dá-me erro no DNS ja resetei os dns ja desinstalei o driver da net e voltei a instalar e continuo sem conseguir entrar alguém sabe se os protocolos de IPV4 e IPV6 da rede Nós tem algum mistério?
Podes por um print do erro?

Boa tarde

 

gostava de saber se alguem sabe o que tenho que fazer para ter ipv6 no meu pc ou xbox….

 

Cumprimentos


a nos até a data, não tem ipv6. Ao contrario da meo e da vodafone


Bem-vindo ao Fórum NOS @shaca

Olá @JoaoBelo

De momento, não utilizamos o ipv6. Porém, sugerimos que verifique o DNS dos equipamentos que está utilizar, de forma a configurá-los para as suas necessidades. 

 

Obrigada 

 


Bem-vindo ao Fórum NOS@shaca

Olá@JoaoBelo

De momento, não utilizamos o ipv6. Porém, sugerimos que verifique o DNS dos equipamentos que está utilizar, de forma a configurá-los para as suas necessidades. 

 

Obrigada 

 

Bom dia

 

de que me importar ter os endereços de  DNS IPV6 configurados se não tenho um endereço de IPV6?


Onde tens os endereços de  DNS IPV6 configurados?


Onde tens os endereços de  DNS IPV6 configurados?

 


A sua placa gráfica está a configurar automaticamente. Também consegue aceder ao ipv4. Por isso … penso que terá mesmo de aguardar, futuramente deverá surgir essa hipótese.


Após o anúncio público da Apple recomendando os seus developers para usarem IPV6 por este ser 140% mais rápido relativamente a IPV4.

Apple tells app devs to use IPv6 as it's 1.4 times faster than IPv4

Gostaria de saber até quando a NOS Comunicações vai adiar esta inevitabilidade?

 


Olá @Jorge C

Muito obrigado pela sua sugestão. Vamos endereçar a mesma. 
Caso surjam novidades divulgaremos aqui, no Fórum NOS. 

Qualquer questão ou sugestão que tenha, por favor, não hesite em partilhar connosco. 

Muito obrigado


Claramente, a falta de resposta da NOS face a esta questão demonstra exatamente as “prioridades” da empresa no que respeita a inovação - pouca ou nenhuma.

Atualmente (Dezembro de 2020), a NOS é praticamente a única operadora que não fornece acesso IPv6 nativo. Não existe desculpa para tal, ainda mais depois de declarações como estas:

https://visao.sapo.pt/exameinformatica/noticias-ei/internet/2011-06-02-zon-leva-ipv6-a-todos-os-clientes-ate-ao-primeiro-trimestre-de-2012/
https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/zon_suporta_ipv6_e_antecipa_o_futuro_da_internet

Isto em 2011!


Prioridades financeiras, simples!
Gasta-se em Marketing de cosmética e é suficiente. Certamente o projeto tem de ser implementado por empresa externa, como sempre, e isso tem custos. Não é visível.


Prioridades financeiras, simples!
Gasta-se em Marketing de cosmética e é suficiente. Certamente o projeto tem de ser implementado por empresa externa, como sempre, e isso tem custos. Não é visível.

Implementar o IPv6 não é algo que seja feito por uma empresa externa. é a própria NOS a aplicar. Faz parte da rede e das infraestruturas.

 

Aliás, todos os sistemas da NOS estão preparados já para receber IPv6 - todos os routers são compatíveis com este protocolo. A empresa não ativa porque “não quer”. Certo que existem testes a fazer, mas quando esses testes estão a ser feitos desde 2011…. e quando a própria ZON/NOS dizia que estava “tudo pronto”…

Houve um tempo em que ainda estiveram a fazer “tunneling” de IPv6-over-IPv4… mas foi um teste, de curta duração (algumas semanas apenas) e apenas para certos clientes - eu fui um dos sortudos, em 2014. Desde então zero.

Basicamente, não está ativo porque não querem. Poderiam ativar a qualquer momento, tem hardware e infraestrutura para tal, preparada. Não o fazem “porque não”.

 


Prioridades financeiras, simples!
Gasta-se em Marketing de cosmética e é suficiente. Certamente o projeto tem de ser implementado por empresa externa, como sempre, e isso tem custos. Não é visível.

Implementar o IPv6 não é algo que seja feito por uma empresa externa. é a própria NOS a aplicar. Faz parte da rede e das infraestruturas.

 

Aliás, todos os sistemas da NOS estão preparados já para receber IPv6 - todos os routers são compatíveis com este protocolo. A empresa não ativa porque “não quer”. Certo que existem testes a fazer, mas quando esses testes estão a ser feitos desde 2011…. e quando a própria ZON/NOS dizia que estava “tudo pronto”…

Houve um tempo em que ainda estiveram a fazer “tunneling” de IPv6-over-IPv4… mas foi um teste, de curta duração (algumas semanas apenas) e apenas para certos clientes - eu fui um dos sortudos, em 2014. Desde então zero.

Basicamente, não está ativo porque não querem. Poderiam ativar a qualquer momento, tem hardware e infraestrutura para tal, preparada. Não o fazem “porque não”.

 

Na NOS é praticamente tudo feito por outsourcing.


Prioridades financeiras, simples!
Gasta-se em Marketing de cosmética e é suficiente. Certamente o projeto tem de ser implementado por empresa externa, como sempre, e isso tem custos. Não é visível.

Implementar o IPv6 não é algo que seja feito por uma empresa externa. é a própria NOS a aplicar. Faz parte da rede e das infraestruturas.

 

Aliás, todos os sistemas da NOS estão preparados já para receber IPv6 - todos os routers são compatíveis com este protocolo. A empresa não ativa porque “não quer”. Certo que existem testes a fazer, mas quando esses testes estão a ser feitos desde 2011…. e quando a própria ZON/NOS dizia que estava “tudo pronto”…

Houve um tempo em que ainda estiveram a fazer “tunneling” de IPv6-over-IPv4… mas foi um teste, de curta duração (algumas semanas apenas) e apenas para certos clientes - eu fui um dos sortudos, em 2014. Desde então zero.

Basicamente, não está ativo porque não querem. Poderiam ativar a qualquer momento, tem hardware e infraestrutura para tal, preparada. Não o fazem “porque não”.

 

Na NOS é praticamente tudo feito por outsourcing.

Não é assim que funciona neste caso. Ipv6 trata-se de algo das infraestruturas da NOS, não tem nada a ver com outsourcing.


Então deixa... está para breve. lol


Boas não sendo um tema novo, aproveito para questionar uma vez mais quando é expetavel a NOS disponibilizar este serviço ?

 


Se houver novidades aparecem por aí


pois não sei é se fico a aguardar pelas novidades ou fazer por acontecer


Olá @Passas e @Guimas

Pedimos desculpa pela demora. 

Movemos os nossos comentários para este tópico, no qual o mesmo tema se encontra a ser abordado. Desta forma, permitimos uma melhor organização do Fórum NOS.

Obrigada 


Olá @Passas e @Guimas

Pedimos desculpa pela demora. 

Movemos os nossos comentários para este tópico, no qual o mesmo tema se encontra a ser abordado. Desta forma, permitimos uma melhor organização do Fórum NOS.

Obrigada 

 

Ana, mas quanto à questão em si, quando é que os clientes podem comecar a usar IPv6? (principalmente nos ultimos modelos de routers que não terão, muito provavelmente, falta de suporte a nível de software)

 

Agradeço-lhe a atenção.

Pedro.


Olá pmgsrosa

De momento, não temos novidades sobre o tema, no entanto, assim que surgirem partilharemos com toda a comunidade. :blush:

Obrigada 


A NOS já tem ipv6?


não


Comentário