Skip to main content

Suporte IPv6


Esta não é a primeira vez que vejo uma questão deste género no fórum, mas parece que a NOS ainda opta por se manter desatualizada face à concorrência.

Atualmente, praticamente todas as operadoras nacionais fornecem aos seus clientes ligações IPv6 na Internet fixa - e até mesmo móvel - sendo que a NOS é a única que ainda se encontra parada no tempo.

 

Venho a receber promessas de que o suporte a IPv6 nativo iria chegar “em breve” - isto faz mais de 5 anos! Certamente, o IPv6 é algo que uma grande maioria dos clientes pode nem sequer utilizar ou necessitar, mas é um considerável avanço na implementação de tecnologias que, neste ponto, já nem podem ser consideradas “novas”…

A base é: a NOS está desatualizada. E a falta de IPv6 comprova isso.
Não existe justificação para tal quando todas as outras operadoras já o fornecem faz anos.
 

Faz alguns anos que verifiquei que a NOS estava a testar implementar o Tunnel de IPv6-over-IPv4,. mas isto durou apenas algumas semanas antes de ser totalmente desativado sem motivo aparente.

 

Portanto, questiono agora como resumo das dezenas de questões similares: quando é que a NOS vai realmente evoluir nas suas tecnologias e implementar de forma nativa o IPv6?

199 Comentários

Recentemente perdi o acesso a aplicações como o Strava ou o Bolt Food, e também tenho problemas com o google maps.

Parece que a rede NOS anuncia rotas IPv6 que na realidade não estão disponíveis (`ping6 deliveryuser.live.boltsvc.net` da rede NOS, que é o endpoint da API Bolt Food, mostra 100% de perda de pacotes, em vez de "No route to host"). Portanto, a minha suposição é que os meus dispositivos ligados ao WiFI escolhem endereços IPv6 dos registos AAAA do DNS e... não conseguem aceder a eles, de certeza.
Quando entro em contacto com o serviço de apoio, dizem-me que "a Internet funciona, para serviços extra ligue 16991". Como é que funciona se não funciona? E também não consigo desativar o ipv6 no router, porque o painel de administração não me permite fazê-lo! Isto é ridículo! Não quero nada de extraordinário, apenas manter as minhas aplicações a funcionar!

Traduzido do inglês, peço desculpa por isso.

 

Vários utilizadores com o mesmo problema.

Especialmente no Android. O Android obtém os registos AAAA via IPv4 do DNS da NOS (ou outro qualquer), tendo um IPv6 auto-configurado vai tentar utilizar o endereço. A NOS descarta todos os pacotes IPv6 e a Internet deixa de estar acessível.

Parece que só afeta algumas aplicações. Se possível reportem também aos criadores das APPs a dificuldade que encontraram.

 

O que acontece atualmente:

  1. Android auto configura IPv6 corretamente:

     

  2. Servidor DNS serve corretamente registos IPv4 e IPv6:

     

  3. Trace route para o endereço IPv6, resulta é que todos os pacotes são sempre descartados pelo gateway. Trace route IPv4 tem sempre sucesso:

     

  4. Deixo também o teste ping, em IPv6 100% packet loss:

 

O resultado é sempre o mesmo quer independentemente do endereço testado.

Tenho o mesmo problema. Algumas rotas não estão a ser anunciadas, e o problema não está no DNS.

 

Tive de desativar temporariamente o IPv6 no meu GiGA Router Wi-Fi 6, embora gostava de o ter ativado. Não é algo que seja erro de configuração do lado dos clientes, é mesmo algum problema nos servers da NOS. Alguém da moderação do fórum pode dar uma olhadela neste caso, por favor? Quem não tem skills tecnológicas ou quem consegue desativar o IPv6 (uma vez que não é um simples botão na página de configuração do router) prende-se com falhas de acesso ou algum delay.

 

Sou de Aveiro, para o caso de ajudar em debug, já que provavelmente deve haver rotas pelo Porto e por Lisboa.

Reputação 5
Crachá +1

Quem não tem skills tecnológicas ou quem consegue desativar o IPv6 (uma vez que não é um simples botão na página de configuração do router) prende-se com falhas de acesso ou algum delay.

 

O problema é ignorado há meses, parece.. ninguém da moderação do fórum se pronunciou. Vão aparecendo alguns clientes a reportar a situação, mas nem sequer foram corretamente encaminhados para a origem do problema :/

Algumas pessoas tiveram o router substituído 3 vezes por causa disto…

Não há confirmação do Apoio Técnico que seja um problema no IPv6, mesmo para quem acaba por ter o problema solucionado 🙄. Maioritariamente no Android algumas APPs não terem ligação à internet.

Reputação 7

@isplitter conforme sabe existe a informação facultada pelo @Mário P.  neste tópico aqui.

“De momento não possuímos informações sobre a disponibilização de IPV6 na rede NOS.”

Na minha opinião, não concordo que se usem os routers do clientes para testes, exceto se estes forem voluntários para algum tipo de programas específicos. 

Obrigado.

Boa tarde ,
Gostaria de perguntar aos moderadores se é possivel o apoio a cliente da NOS nao ter acesso ás configurações dos routers? e ter de ligar, por indicação deles, para uma linha PAGA?

Eu até fiz todo o despiste tecnico por eles e lhes disse qual o problema e como resolver, e a resposta foi só a outra linha tem acesso.


Eu recuso-me a pagar por problemas tecnicos da NOS, para todos sabermos o que se trata , estou a referir especificamente a falha da NOS na questão do IPV6.

Sendo uma configuração que as outras operadoras nao tem problemas e ate dão acesso a essas configurações aos clientes, o minimo de deveriam fazer era quando lhes pedem desligar o IPV6!

O que já é uma coisa completamente ilógica para se fazer nos dias de hoje, mas se a NOS nao tem o IPV6 a funcionar entao que o desligue para não dar problemas nos clientes.
É inaceitavel pagar quase 100€ mês, não ter WiFi a funcionar normalmente, e ainda me mandarem telefonar para uma linha paga.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde a todos,

Agradecemos o seu testemunho sobre o tema @RGarrido03 e a sua ajuda no resumo e em replicar a situação @isplitter.

Estamos a acompanhar este tema internamente junto das equipas NOS responsáveis e logo que tenhamos mais informações partilhamos através destas vias.

Obrigado

Reputação 7

Boa tarde @LuisCross

Caso se verifique que o motivo do contacto com a PC MEDIC seja da responsabilidade da NOS, e isso conste no relatório, o valor será devolvido em fatura.

Caso contrário, o valor fica ao seu encargo.

Obrigado.

já agora posso perguntar se a pcmedic tem acesso as definicoes dos routers ?
poruque na linha de apoio 16990 disseram que eles nao tinham...

Reputação 7

@LuisCross segundo as Condições Gerais PC MEDIC referidas aqui.

“Para as tarefas abrangidas nos presentes serviços o cliente desde já aprova o acesso remoto ao seu equipamento no âmbito de cada apoio telefónico.“

Obrigado.

OK nao me expliquei bem, é claro que tem de ter acesso remoto, a questão é se tem login tecnico que lhes dê acesso a desligar o IPV6, pois no16990 diseram que só eles o podiam fazer e na app askwhizz dizem que tenho de ligar para a linha 16901 mas que eles tb nao tem acesso a desligar o ipv6.
E claro que já dizem que pode ser outra coisa que eu sei que não é !
Eu recuso-me a ligar para uma linha paga quando o problema é da NOS, e está amplamente identificado e é de facilima resolução.
Quanto aos relatórios PCM isso é muito bonito mas nao sei o que eles vão escrever nem tenho como provar seja o que for, logo nunca poderei contestar um relatorio que diga que afinal eu é que sou burro, e nao sei nada disto.

Reputação 7

@LuisCross a questão do IPv6 é abordada neste tópico, sugiro que consulte a informação.

De momento não possuímos informações sobre a disponibilização de IPV6 na rede NOS.

Obrigado.

OK, agora fiquei deveras baralhado, quem não tem acesso a essas informações? os moderadores do forum?
Acho mal mas até consigo acreditar
Onde posso então ter informações sobre essa situação? A nivel oficial e de preferencia por escrito.
Obrigado.

Ps: não é minha intenção estar aqui a reclamar de tudo e todos, pelo contrário.
 

Reputação 7

@LuisCross por favor aguarde a intervenção dos gestores da comunidade para que esclareçam.

Obrigado.

Reputação 7
Crachá +2

A pcmedic não te vai mudar nada porque não têm acesso a isso. O apoio da NOS consegue desativar. Eu dou a sugestão de referirem isto: Não tenho acesso a alguns sites na internet. Dizer isto redireciona a despistagem deles para desligamento do ipv6.

@Guimas finalmente alguem que entende
quando falei com o apoio tecnico dissa ao tecnico a app oficial da UEFA para o Europeu nunca funciona em WIFI. fica em loading e nao passa disso.
Isto deveria ser o suficiente para a despistagem deles, e o fato de eu ter explicado em termos tecnicos que o Router está a fazer broadcast mas nao responde ao ipv6 secalhar ainda complicou…
Mas obrigado pela ajuda.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @LuisCross
Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico que aborda o mesmo tema.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com:

  • O seu número de cliente NOS;
  • Número de contribuinte associado ao contrato;

Obrigado

Problema resolvido.
Voltei a falar com o apoio tecnico e após breves despistes, e de ter referido ao tecnico a questao do IPV6, ele desligou a opção para testarmos e o acesso foi automático.
Fica novamente uma confirmação que é este o problema como algumas pessoas antes já o tinham confirmado.

Reputação 7

Problema resolvido.
Voltei a falar com o apoio tecnico e após breves despistes, e de ter referido ao tecnico a questao do IPV6, ele desligou a opção para testarmos e o acesso foi automático.
Fica novamente uma confirmação que é este o problema como algumas pessoas antes já o tinham confirmado.

 

@LuisCross na minha opinião, tratam-se de testes nos routers dos clientes.

Não concordo com a utilização dos routers dos clientes para testes.

Sugiro que usem todos dual stack para ultrapassar os problemas.

A informação que existe é que o IPv6 não foi implementado.

Obrigado. 

@Jorge C  concordo que não devem fazer testes nos routers dos clientes ou que pelo menos avisem mas a questão para mim é a recusa em assumir que tem o IPV6 ligado, é fácil de ver até mesmo para quem não tem grandes competências na área.

E hoje quem me atendeu foi realmente 5 estrelas e assumiu que nem sabia que isso era um possível problema, e disponibilizou-se de imediato a desligar para testar. E não demorou nem 2 segundos e voltou tudo a abrir normalmente.

 

Reputação 7

Compreendo perfeitamente a sua frustração e agradeço a partilha.

Utilizar routers dos clientes para testes sem o devido aviso prévio não é a prática mais adequada. É fundamental garantir que qualquer teste ou alteração que possa afetar o serviço seja comunicada com antecedência, respeitando o direitos dos clientes a um serviço estável e previsível.

A NOS tem um programa de pilotos, onde voluntários podem inscrever-se para participar em testes e melhorias dos serviços, conforme descrito aqui.

Este seria o caminho ideal para realizar tais testes de forma voluntária, assegurando que todos os participantes estão cientes e de acordo com as possíveis implicações.

Gostaria de solicitar aos únicos colaboradores da empresa, os gestores da comunidade do Fórum NOS um esclarecimento mais detalhado sobre a política de utilização de IPv6 e os procedimentos adotados para a implementação e testes.

Transparência é essencial para manter a confiança dos clientes, e um esclarecimento oficial ajudaria a esclarecer dúvidas e prevenir futuros inconvenientes.

Agradeço novamente pela sua partilha e espero que possamos contar com uma comunicação mais clara e eficaz no futuro. Qualquer outra questão ou dúvida, estou à disposição para ajudar.

Obrigado.

Neste momento o mail do sapo também não funciona pelo wifi e pelos dados moveis está otimo.

IPV6 já está em fase de testes pelos Pilotos NOS faz algum tempo, deverá ser implementado para os clientes a seu tempo e quando tiver estabilidade.

 

💯

Reputação 3

No iOS também está a dar problemas quando me ligo pelo Wi-Fi. De vez em quando aparece a dizer que o reencaminhamento via iCloud não tem acesso e não consigo fazer nada. Se desligar o Wi-Fi e navegar via dados móveis, funciona logo!

Se isto continuar é um motivo para se poder rescindir o contrato por justa causa do cliente (sem qualquer “multa”) porque estão a usar os clientes como cobaias de teste sem os terem avisado. 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde a todos,

Agradecemos a sua partilha @Jorge C. Estamos a acompanhar este tema internamente junto das equipas NOS responsáveis. 
Assim que tenhamos mais informações sobre o tema, partilhamos junto da comunidade. 🙂

@JMRT, agradecemos a sua mensagem. Detetou algum outro site ou plataforma na mesma situação? 

@André Caeiro detalhe, por favor, que plataformas ou sites detetou serem alvo desta dificuldade por Wi-Fi.

Obrigado

Reputação 3

Boa tarde a todos,

Agradecemos a sua partilha @Jorge C. Estamos a acompanhar este tema internamente junto das equipas NOS responsáveis. 
Assim que tenhamos mais informações sobre o tema, partilhamos junto da comunidade. 🙂

@JMRT, agradecemos a sua mensagem. Detetou algum outro site ou plataforma na mesma situação? 

@André Caeiro detalhe, por favor, que plataformas ou sites detetou serem alvo desta dificuldade por Wi-Fi.

Obrigado

Todos os sites que tente abrir pelo Safari. Seja o que for!

 

Nem sempre aparece esse erro, mas de vez em quando tenho de desligar o Wi-Fi do iPhone e voltar a ligar senão não tenho acesso a nada! Se estiver por dados móveis, nunca surge essa mensagem de “reencaminhamento via iCloud indisponível”

Comentário