Esta não é a primeira vez que vejo uma questão deste género no fórum, mas parece que a NOS ainda opta por se manter desatualizada face à concorrência.
Atualmente, praticamente todas as operadoras nacionais fornecem aos seus clientes ligações IPv6 na Internet fixa - e até mesmo móvel - sendo que a NOS é a única que ainda se encontra parada no tempo.
Venho a receber promessas de que o suporte a IPv6 nativo iria chegar “em breve” - isto faz mais de 5 anos! Certamente, o IPv6 é algo que uma grande maioria dos clientes pode nem sequer utilizar ou necessitar, mas é um considerável avanço na implementação de tecnologias que, neste ponto, já nem podem ser consideradas “novas”…
A base é: a NOS está desatualizada. E a falta de IPv6 comprova isso. Não existe justificação para tal quando todas as outras operadoras já o fornecem faz anos.
Faz alguns anos que verifiquei que a NOS estava a testar implementar o Tunnel de IPv6-over-IPv4,. mas isto durou apenas algumas semanas antes de ser totalmente desativado sem motivo aparente.
Portanto, questiono agora como resumo das dezenas de questões similares: quando é que a NOS vai realmente evoluir nas suas tecnologias e implementar de forma nativa o IPv6?
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Estamos em 2023, e neste momento a NOS é a única operadora nacional sem IPv6 por padrão para os clientes.
Parabéns NOS por manteres os clientes os anos 2000
Concordo. Eu já tenho o novo giga router Wi-Fi 6.0 e nem com o novo router tenho ipv6. É uma vergonha
Bem-vindo ao Fórum NOS@shaca,
Olá@JoaoBelo,
De momento, não utilizamos o ipv6. Porém, sugerimos que verifique o DNS dos equipamentos que está utilizar, de forma a configurá-los para as suas necessidades.
Obrigada
Bom dia
de que me importar ter os endereços de DNS IPV6 configurados se não tenho um endereço de IPV6?
Após o anúncio público da Apple recomendando os seus developers para usarem IPV6 por ser 140% mais rápido relativamente a IPV4.
Gostaria de saber até quando a NOS Comunicações vai adiar esta inevitabilidade?
Em HFC com o Giga 6 tenho IPV6 no equipamento servido pelo modo bridge desde há umas duas semanas.
O tipo específico de router julgo ser indiferente à disponibilização. Os próprios routers tem o ipv6 disponibilizado quando a NOS o decidir, como os moderadores tem referido, provavelmente porque terá de ser concretizado em condições estáveis para o volume de equipamentos que serão servidos. O número de clientes com o modo bridge ativado será sempre muito mais reduzido e mais fácil de “estudar” nesta fase de implementação.
De qualquer modo alerto para quem ficar interessado em avançar para o modo bridge o faça com cautelas porque a exposição à net poderá implicar dissabores para os incautos.
No iOS também está a dar problemas quando me ligo pelo Wi-Fi. De vez em quando aparece a dizer que o reencaminhamento via iCloud não tem acesso e não consigo fazer nada. Se desligar o Wi-Fi e navegar via dados móveis, funciona logo!
Se isto continuar é um motivo para se poder rescindir o contrato por justa causa do cliente (sem qualquer “multa”) porque estão a usar os clientes como cobaias de teste sem os terem avisado.
Boa tarde a todos,
Agradecemos a sua partilha @Jorge C. Estamos a acompanhar este tema internamente junto das equipas NOS responsáveis. Assim que tenhamos mais informações sobre o tema, partilhamos junto da comunidade.
@JMRT, agradecemos a sua mensagem. Detetou algum outro site ou plataforma na mesma situação?
@André Caeiro detalhe, por favor, que plataformas ou sites detetou serem alvo desta dificuldade por Wi-Fi.
Obrigado
Todos os sites que tente abrir pelo Safari. Seja o que for!
Nem sempre aparece esse erro, mas de vez em quando tenho de desligar o Wi-Fi do iPhone e voltar a ligar senão não tenho acesso a nada! Se estiver por dados móveis, nunca surge essa mensagem de “reencaminhamento via iCloud indisponível”
não
É surreal que no final Outubro de 2021 a NOS não ter IPV6.
A Meo tem IPV6 a Vodafone tem IPV6.
É UMA VERGONHA… DESDE 2012… PRATICAMENTE 10 ANOS A PROMETER ALGO QUE NÃO ACONTECE. SABEM O QUE ISTO ME FAZ LEMBRAR? O UPLOAD DE 100MB PARA OS CLIENTES DE INTERNET FIXA… UMA VERGONHA!!!
Porque alguns clientes têm ipv6 e outros não?!
Existe algum a ter?
Ya já existe alguma malta que tem ativo mas eu nada
Deve fazer parte dos testes que a NOS tem vindo a fazer de tempos a tempos.
Também o tive… faz anos. Desde então ainda não voltei a registar o IPv6 ativo nas minhas ligações sobre diferentes IPs.
O que é pena porque o IPv4 está a dar as últimas e só iria melhorar até o ping para nós clientes
Quando vai ser disponibilizado o IPv6 para clientes com o Router Wi-Fi?
Recentemente, em casa de um amigo, confirmei que o Giga Router (no caso o 5 v3, para FTTH) já disponibiliza IPv6.
No entanto, o IPv6 ainda não está disponível para clientes com o Router Wi-Fi. Não vejo motivo para estes clientes ficarem esquecidos. A NOS devia trabalhar em implementar o IPv6 para todos os clientes. O Firmware do Router Wi-Fi também parece esquecido, precisava de mais atenção.
Já agora, partilho que no Router Wi-Fi (antigo zon Hub) o IPv6 está disponível no modo bridge.
Ativando o modo bridge, e ligando um router na porta 4, é possível ter IPv6 nessa rede.
Bom dia @Mário P. ,
é normal o IPV6 não funcionar com o router em modo bridge?
Obrigado
Para já o ipv6 não foi lançado sequer.
Bom dia @Mário P. ,
é normal o IPV6 não funcionar com o router em modo bridge?
Obrigado
Não funciona em modo algum!
Obrigado
@hangas, de momento, não temos informação adicional a partilhar quanto ao IPV6.
Lamentamos não conseguir ajudar.
Obrigado
Bom dia,
Assim que existam novidades sobrea disponibilização do IPV6 partilharemos, @Pedro MS
Obrigado
Eu estou na Amadora, com serviço DOCSIS e já tenho IPv6.
Router Askey (TCG310J)
Mas apenas via LAN. Via WiFi não responde :(
Compreendo perfeitamente a sua frustração e agradeço a partilha.
Utilizar routers dos clientes para testes sem o devido aviso prévio não é a prática mais adequada. É fundamental garantir que qualquer teste ou alteração que possa afetar o serviço seja comunicada com antecedência, respeitando o direitos dos clientes a um serviço estável e previsível.
A NOS tem um programa de pilotos, onde voluntários podem inscrever-se para participar em testes e melhorias dos serviços, conforme descrito aqui.
Este seria o caminho ideal para realizar tais testes de forma voluntária, assegurando que todos os participantes estão cientes e de acordo com as possíveis implicações.
Gostaria de solicitar aos únicos colaboradores da empresa, os gestores da comunidade do Fórum NOS um esclarecimento mais detalhado sobre a política de utilização de IPv6 e os procedimentos adotados para a implementação e testes.
Transparência é essencial para manter a confiança dos clientes, e um esclarecimento oficial ajudaria a esclarecer dúvidas e prevenir futuros inconvenientes.
Agradeço novamente pela sua partilha e espero que possamos contar com uma comunicação mais clara e eficaz no futuro. Qualquer outra questão ou dúvida, estou à disposição para ajudar.
Obrigado.
Boa tarde a todos,
@RGarrido03, ajude-nos, por favor, a melhor compreender a situação.
Dê-nos, por favor, exemplos em que esta dificuldade ocorre, por exemplo, em que Apps, websites ou em ambos.
Detalhe-nos, por favor, o comportamento específico (v.g.: sites que não carregam, falha ao autenticar, demora no carregamento de imagens etc)?
Sente algum padrão de acontecimento? Existe alguma frequência? É esporádico ou constante?
Indique-nos, por favor, em que dispositivos e Sistemas Operacionais sentiu esta dificuldade?
O que nos indica ocorre numa conexão específica (Wi-Fi, cabo Ethernet, dados móveis)?
Obrigado,
Boa tarde a todos,
Agradeço pela resposta e disponibilidade para ajudar! No entanto, gostaria de destacar que esta situação foi reportada há cerca de quatro meses e que outros utilizadores, já relataram problemas semelhantes, especificamente com o IPv6. Desde então, parece que a questão ainda não foi endereçada por parte da NOS, pois continua a afetar vários utilizadores de forma consistente.
Entendo que é importante fornecer detalhes específicos, mas como houve um período considerável desde o primeiro relato, seria excelente se a equipa da NOS pudesse dar uma olhadela mais a fundo no caso. Acredito que outros utilizadores também irão beneficiar com uma análise mais abrangente, dado que a questão parece estar relacionada com o próprio serviço.
Obrigado pela atenção e ajuda contínua!
Olá a todos os usuários e equipa administrativa do forum eu vim aqui em busca de algum auxilio adquiri hoje um cartão Canguru XL acontece que consigo acessar a todas as redes menos á minha dá-me erro no DNS ja resetei os dns ja desinstalei o driver da net e voltei a instalar e continuo sem conseguir entrar alguém sabe se os protocolos de IPV4 e IPV6 da rede Nós tem algum mistério?
a nos até a data, não tem ipv6. Ao contrario da meo e da vodafone
Isso é o surreal.
Uma tecnologia disponível na Meo e Vodafone já faz alguns anos.
Olá a todos,
Agradecemos a vossa sugestão. Caso surjam novidades, partilhamos com a comunidade.
Obrigada
O problema é exactamente esse. Caso surjam novidades.
Podemos ler nas entrelinhas, que não existe previsão.
Olá a todos,
Agradecemos a vossa sugestão. Caso surjam novidades, partilhamos com a comunidade.
Obrigada
Nada contra quem escreveu esta mensagem, até porque a decisão final de ativar tal coisa não passa pela mesma. No entanto, começa a chatear um bocado ouvir sempre a mesma resposta por parte do suporte… faz anos!
Quando uma novidade - que nem sequer é novidade neste ponto, é algo básico - demora anos a realmente surgir, temos de começar a duvidar das capacidades de evolução das empresas que fornecem o serviço.
Nestes fóruns encontram-se N tópicos de pessoas que aguardam a ativação do IPv6 faz 5-6 anos ou mais. Em 2011 a NOS dizia que a infraestrutura estava pronta nos seus comunicados de imprensa. Portanto pergunto: se está pronta, qual é a demora?
A piorar a situação encontra-se no facto que até o vosso suporte se encontra com desconhecimento sobre como o sistema funciona. Em tempos contactei o suporte via telefone, a requerer esta ativação, ao qual fui contactado dias mais tarde por alguém que dizia que a “conversão” do IPv4 para o IPv6 encontra-se funcionar e ocorre a nível do sistema, mas que os utilizadores não possuem acesso direto a IPv6. Resumo: quem explicou não percebe nada do que estava a explicar.
Neste ponto, o IPv6 é algo que não deve ser uma “novidade”, mas sim uma funcionalidade! E a NOS simplesmente se encontra tecnologicamente atrasada. Não existe outra forma de o colocar.
Sou Engenheiro da computação e utilizo a internet para trabalhar, estou com uma demanda acesso a servidores com apenas IPV6, e me deparei com o problema de não ter conexão a rede externamente, liguei ao suporte da NOS, e os técnicos totalmente despreparados, o primeiro não sabia se quer o que era IPV6 kkkkkkk, e o segundo me mandou ligar para o 16991, onde um parceiro iria configurar meu computador para acessar a rede e isso segundo ele tem custo de 41 centimos por minuto, kkkkkk uma vergonha não resolvem nada e em pleno 2022 não tem por defeito acesso a rede ipv6, preciso trabalhar e não posso por ter um serviço de internet de uma empresa ATRASADA no tempo, parece que a NOS vive em 2010.
Boa tarde,
Alguma novidade sobre este tema? Para quando ipv6?
Algum plano, expectativas? Seria importante o cliente saber qual o rumo que a NOS pensa em tomar.
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