Pergunta

Suporte IPv6

Reputação 1

Esta não é a primeira vez que vejo uma questão deste género no fórum, mas parece que a NOS ainda opta por se manter desatualizada face à concorrência.

Atualmente, praticamente todas as operadoras nacionais fornecem aos seus clientes ligações IPv6 na Internet fixa - e até mesmo móvel - sendo que a NOS é a única que ainda se encontra parada no tempo.

Venho a receber promessas de que o suporte a IPv6 nativo iria chegar “em breve” - isto faz mais de 5 anos! Certamente, o IPv6 é algo que uma grande maioria dos clientes pode nem sequer utilizar ou necessitar, mas é um considerável avanço na implementação de tecnologias que, neste ponto, já nem podem ser consideradas “novas”…

A base é: a NOS está desatualizada. E a falta de IPv6 comprova isso.
Não existe justificação para tal quando todas as outras operadoras já o fornecem faz anos.

Faz alguns anos que verifiquei que a NOS estava a testar implementar o Tunnel de IPv6-over-IPv4,. mas isto durou apenas algumas semanas antes de ser totalmente desativado sem motivo aparente.

Portanto, questiono agora como resumo das dezenas de questões similares: quando é que a NOS vai realmente evoluir nas suas tecnologias e implementar de forma nativa o IPv6?

86 Comentários

Reputação 4
Crachá

Após o anúncio público da Apple recomendando os seus developers para usarem IPV6 por este ser 140% mais rápido relativamente a IPV4.

Apple tells app devs to use IPv6 as it's 1.4 times faster than IPv4

Gostaria de saber até quando a NOS Comunicações vai adiar esta inevitabilidade?

Reputação 7
Crachá +2

não

Reputação 4
Crachá +1

Porque alguns clientes têm ipv6 e outros não?! 

Existe algum a ter? 😅

Ya já existe alguma malta que tem ativo mas eu nada 😂

Deve fazer parte dos testes que a NOS tem vindo a fazer de tempos a tempos.

Também o tive… faz anos. Desde então ainda não voltei a registar o IPv6 ativo nas minhas ligações sobre diferentes IPs.

O que é pena porque o IPv4 está a dar as últimas e só iria melhorar até o ping para nós clientes 

Reputação 4

Bem-vindo ao Fórum NOS@shaca

Olá@JoaoBelo

De momento, não utilizamos o ipv6. Porém, sugerimos que verifique o DNS dos equipamentos que está utilizar, de forma a configurá-los para as suas necessidades. 

Obrigada 

Bom dia

de que me importar ter os endereços de  DNS IPV6 configurados se não tenho um endereço de IPV6?

Reputação 2

Olá a todos,

Agradecemos a vossa sugestão. Caso surjam novidades, partilhamos com a comunidade.

Obrigada

O problema é exactamente esse. Caso surjam novidades.

Podemos ler nas entrelinhas, que não existe previsão.  

Reputação 1

Olá a todos,

Agradecemos a vossa sugestão. Caso surjam novidades, partilhamos com a comunidade.

Obrigada

Nada contra quem escreveu esta mensagem, até porque a decisão final de ativar tal coisa não passa pela mesma. No entanto, começa a chatear um bocado ouvir sempre a mesma resposta por parte do suporte… faz anos!

Quando uma novidade - que nem sequer é novidade neste ponto, é algo básico - demora anos a realmente surgir, temos de começar a duvidar das capacidades de evolução das empresas que fornecem o serviço.

Nestes fóruns encontram-se N tópicos de pessoas que aguardam a ativação do IPv6 faz 5-6 anos ou mais. Em 2011 a NOS dizia que a infraestrutura estava pronta nos seus comunicados de imprensa. Portanto pergunto: se está pronta, qual é a demora?

A piorar a situação encontra-se no facto que até o vosso suporte se encontra com desconhecimento sobre como o sistema funciona. Em tempos contactei o suporte via telefone, a requerer esta ativação, ao qual fui contactado dias mais tarde por alguém que dizia que a “conversão” do IPv4 para o IPv6 encontra-se funcionar e ocorre a nível do sistema, mas que os utilizadores não possuem acesso direto a IPv6.
Resumo: quem explicou não percebe nada do que estava a explicar.

Neste ponto, o IPv6 é algo que não deve ser uma “novidade”, mas sim uma funcionalidade! E a NOS simplesmente se encontra tecnologicamente atrasada. Não existe outra forma de o colocar.

Sou Engenheiro da computação e utilizo a internet para trabalhar, estou com uma demanda acesso a servidores com apenas IPV6, e me deparei com o problema de não ter conexão a rede externamente, liguei ao suporte da NOS, e os técnicos totalmente despreparados, o primeiro não sabia se quer o que era IPV6 kkkkkkk, e o segundo me mandou ligar para o 16991, onde um parceiro iria configurar meu computador para acessar a rede e isso segundo ele tem custo de 41 centimos por minuto, kkkkkk uma vergonha não resolvem nada e em pleno 2022 não tem por defeito acesso a rede ipv6, preciso trabalhar e não posso por ter um serviço de internet de uma empresa ATRASADA no tempo, parece que a NOS vive em 2010.

Reputação 4
Crachá +1

Existe algum a ter? 😅

Reputação 1

Existe algum a ter? 😅

Deve fazer parte dos testes que a NOS tem vindo a fazer de tempos a tempos.

Também o tive… faz anos. Desde então ainda não voltei a registar o IPv6 ativo nas minhas ligações sobre diferentes IPs.

Reputação 1

a nos até a data, não tem ipv6. Ao contrario da meo e da vodafone

Olá a todos os usuários e equipa administrativa do forum eu vim aqui em busca de algum auxilio adquiri hoje um cartão Canguru XL acontece que consigo acessar a todas as redes menos á minha dá-me erro no DNS ja resetei os dns ja desinstalei o driver da net e voltei a instalar e continuo sem conseguir entrar alguém sabe se os protocolos de IPV4 e IPV6 da rede Nós tem algum mistério?
Reputação 5
Crachá

O ipv6 como se sabe não está implementado na NOS. Ligar para o apoio é perda de tempo, dado que como vê nem sabe do que falam nem o ivp6 é algo a ativar. Irá ser algo automático.

Pode ser algo automático quando estiver implementado de forma geral. Mas nada impede a nos de o ativar se assim o quiser, e existem clientes que o possuem.

Perda de tempo é não dizer nada e "deixar andar", na esperança que um dia ele apareça. 

Isto do ipv6 já devia estar operacional. A NOS anda a perder tempo com desculpas em vez de resolver este tipo de assuntos.

Este “atraso” ainda só vai em 5 anos, não faltará muito para serem IPv6(anos) 🤣

Reputação 1

Portanto já vi que o IPv6 ainda vai demorar mais um tempo a ser implementado, o que é mau parece que não mas causa lentidão no vosso serviço fixo e móvel... As outras já tem, aposto que já tem tudo capacidade para tal, só falta tal 

Este tópico tem mais de um ano, e antes dele já existiam dezenas de outros.

Eu próprio contactei a NOS sobre esta questão no passado. A resposta foi honestamente cómica… 
Algo na base do “não necessitamos de fornecer IPv6 porque já realizamos a conversão do IPv6 para IPv4”. Sim, dito por uma linha de suporte técnica… que me deixou sem palavras.

Portanto, claramente já se viu que a NOS decidiu ficar parada no tempo. Não é que não tenha capacidade de realizar essa implementação, porque a possui, já possuiu no passado e decidiu desligar por que motivo sabe-se lá…

Sinto-me honestamente triste de ver uma empresa que, quando o IPv6 começou a chegar ao mercado, demonstrou-se empenhada em fazer chegar a mesma a todos os clientes… e hoje essas promessas caíram em pano roto.

Leia-se este artigo de 2011: https://www.sabado.pt/ultima-hora/detalhe/zon-suporta-ipv6-e-antecipa-o-futuro-da-internet

2011! Estávamos em 2011 quando a na altura ZON apostava em inovar no IPv6 e levar os mesmos a todos os clientes. E eu vi com os meus olhos esses testes acontecerem… 2011… foi à ~11 anos.

Estamos em 2022 hoje… nada.

Tudo por uma simples questão: não é pela falta de IPv6, mas pela falta de levar em diante as promessas de inovação que foram deixadas em anos passados. Apenas e unicamente isso.

Reputação 5
Crachá

É UMA VERGONHA… DESDE 2012… PRATICAMENTE 10 ANOS A PROMETER ALGO QUE NÃO ACONTECE. SABEM O QUE ISTO ME FAZ LEMBRAR? O UPLOAD DE 100MB PARA OS CLIENTES DE INTERNET FIXA… UMA VERGONHA!!!

Reputação 1

O ipv6 como se sabe não está implementado na NOS. Ligar para o apoio é perda de tempo, dado que como vê nem sabe do que falam nem o ivp6 é algo a ativar. Irá ser algo automático.

Pode ser algo automático quando estiver implementado de forma geral. Mas nada impede a nos de o ativar se assim o quiser, e existem clientes que o possuem.

Perda de tempo é não dizer nada e "deixar andar", na esperança que um dia ele apareça. 

Reputação 5
Crachá

IPV6 já está em fase de testes pelos Pilotos NOS faz algum tempo, deverá ser implementado para os clientes a seu tempo e quando tiver estabilidade.

Resta saber em que década será isso, 5 anos para testar IPv6 já deve dar tempo.

E com isto levanto o primeiro problema não existe hipóteses de , atravez do serviço de DHCP do Router Wi-Fi 5.0, selecionar uma morada MAC e atribuir um IP permanente (IPv4 e IPv6) o que causa um grande problema visto que tenho que ligar um Router através de DHCP não o da operadora através do dito DHCP para poder usufruir do IPv6.

André,

Parece-me que tem que perceber melhor IPv6 antes de reclamar coma NOS. IPv6 é um protocolo integralmente de Layer 3, não pode usar MACs para reservar IPs em DHCP. IPv6 já não usa ARP para entregar os pacotes fisicamente a clientes na rede local. 

Alem disso suponho que deverá estar a ter distribuição de IPv6 com EUI-64, ou seja, o seu router deve enviar RA (Router Advertisments) para a rede aos pedidos dos clientes (Router Solicitations) e recebem o prefixo da rede e calculam os 64 bits de host sozinhos. Suponho pq não tenho ainda IPv6 da NOS :-(

O DHCP em IPv6 geralmente não trabalha exatamente como em IPv4 mas reservas baseadas em MAC nunca terá. Consegue-o fazer em alguns SOs mas terá de ver o que usar e configurar o DHCP adequadamente (desconfio que nos Routers da NOS isso não deve ser possível).

Pedro.

Reputação 2

É surreal que no final Outubro de 2021 a NOS não ter IPV6.

A Meo tem IPV6 a Vodafone tem IPV6. 

Reputação 2

Isso é o surreal.

Uma tecnologia disponível na Meo e Vodafone já faz alguns anos. 

Reputação 1

Boa tarde, 

Alguma novidade sobre este tema? Para quando ipv6? 

Algum plano, expectativas? Seria importante o cliente saber qual o rumo que a NOS pensa em tomar.

Lamentamos o transtorno a todos. 

De momento, não temos novidades quanto a implementação do IPv6. 

Assim que existas partilharemos aqui no Fórum NOS. 
Obrigado

Nunca têm , também não têm informações sobre as capacidades dos “Routers” nos como utilizadores precisamos mais do que uma Interface Fisher-Price para trabalhar, não temos regras de firewall, não temos opção de desligar funções certas funções e todos os anos vejo o adicionar de Bloatware na forma de serviços acrescidos que ou não funcionam ou são abandonados ao final de  1 ano (Gestores técnicos não têm acesso aos equipamentos com os logins criados, os acessos são revogados etc, a aplicação de telefone remoto descontinuada, “Eco Wi-FI”, Controlo dos “Routers exclusivamente de forma REMOTA, etc...) e isto leva um cliente a pensar que so querem dar a imagem de uma experiência sem dificuldades quando a realidade é o total oposto.

Já não chega terem 50 panfletos na forma de tópicos colados a frente do fórum que escondem os tópicos de utilizador a descrever a experiência dos mesmos por omissão. Uma pessoa paga +100€ por um serviço pelo qual só providenciam o mínimo de funcionalidades contratualizadas e qualquer outro problema é impossível de resolver assim.

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Bakuras
Agradecemos a manifestação de interesse. 

De momento, não temos novidades. Assim que existam partilharemos aqui no Fórum NOS. 
Obrigado.

Reputação 1

Claramente, a falta de resposta da NOS face a esta questão demonstra exatamente as “prioridades” da empresa no que respeita a inovação - pouca ou nenhuma.

Atualmente (Dezembro de 2020), a NOS é praticamente a única operadora que não fornece acesso IPv6 nativo. Não existe desculpa para tal, ainda mais depois de declarações como estas:

https://visao.sapo.pt/exameinformatica/noticias-ei/internet/2011-06-02-zon-leva-ipv6-a-todos-os-clientes-ate-ao-primeiro-trimestre-de-2012/
https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/zon_suporta_ipv6_e_antecipa_o_futuro_da_internet

Isto em 2011!

Reputação 7
Crachá +2

Boa noite @pmgsrosa,

Agradecemos a sua mensagem. 

De momento não temos informações sobre este tema. Logo que surjam novidades serão partilhadas pelos meios habituais.

Caso surja alguma outra questão, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Isto do ipv6 já devia estar operacional. A NOS anda a perder tempo com desculpas em vez de resolver este tipo de assuntos.

Comentário