Header
Pergunta

Suporte IPv6

Reputação 2

Esta não é a primeira vez que vejo uma questão deste género no fórum, mas parece que a NOS ainda opta por se manter desatualizada face à concorrência.

Atualmente, praticamente todas as operadoras nacionais fornecem aos seus clientes ligações IPv6 na Internet fixa - e até mesmo móvel - sendo que a NOS é a única que ainda se encontra parada no tempo.

Venho a receber promessas de que o suporte a IPv6 nativo iria chegar “em breve” - isto faz mais de 5 anos! Certamente, o IPv6 é algo que uma grande maioria dos clientes pode nem sequer utilizar ou necessitar, mas é um considerável avanço na implementação de tecnologias que, neste ponto, já nem podem ser consideradas “novas”…

A base é: a NOS está desatualizada. E a falta de IPv6 comprova isso.
Não existe justificação para tal quando todas as outras operadoras já o fornecem faz anos.

Faz alguns anos que verifiquei que a NOS estava a testar implementar o Tunnel de IPv6-over-IPv4,. mas isto durou apenas algumas semanas antes de ser totalmente desativado sem motivo aparente.

Portanto, questiono agora como resumo das dezenas de questões similares: quando é que a NOS vai realmente evoluir nas suas tecnologias e implementar de forma nativa o IPv6?

109 Comentários

Reputação 5
Crachá

Estamos em 2023, e neste momento a NOS é a única operadora nacional sem IPv6 por padrão para os clientes.

Parabéns NOS por manteres os clientes os anos 2000 👏

Concordo. Eu já tenho o novo giga router Wi-Fi 6.0 e nem com o novo router tenho ipv6. É uma vergonha 

Reputação 7
Crachá +1

Após o anúncio público da Apple recomendando os seus developers para usarem IPV6 por este ser 140% mais rápido relativamente a IPV4.

Apple tells app devs to use IPv6 as it's 1.4 times faster than IPv4

Gostaria de saber até quando a NOS Comunicações vai adiar esta inevitabilidade?

Reputação 2

Quando vai ser disponibilizado o IPv6 para clientes com o Router Wi-Fi?

Recentemente, em casa de um amigo, confirmei que o Giga Router (no caso o 5 v3, para FTTH) já disponibiliza IPv6.

No entanto,  o IPv6 ainda não está disponível para clientes com o Router Wi-Fi. Não vejo motivo para estes clientes ficarem esquecidos. A NOS devia trabalhar em implementar o IPv6 para todos os clientes. O Firmware do Router Wi-Fi também parece esquecido, precisava de mais atenção.

Já agora, partilho que no Router Wi-Fi (antigo zon Hub) o IPv6 está disponível no modo bridge.

Ativando o modo bridge, e ligando um router na porta 4, é possível ter IPv6 nessa rede.

Reputação 7
Crachá +2

não

Reputação 4
Crachá +1

Porque alguns clientes têm ipv6 e outros não?! 

Existe algum a ter? 😅

Ya já existe alguma malta que tem ativo mas eu nada 😂

Deve fazer parte dos testes que a NOS tem vindo a fazer de tempos a tempos.

Também o tive… faz anos. Desde então ainda não voltei a registar o IPv6 ativo nas minhas ligações sobre diferentes IPs.

O que é pena porque o IPv4 está a dar as últimas e só iria melhorar até o ping para nós clientes 

Reputação 4

Bem-vindo ao Fórum NOS@shaca

Olá@JoaoBelo

De momento, não utilizamos o ipv6. Porém, sugerimos que verifique o DNS dos equipamentos que está utilizar, de forma a configurá-los para as suas necessidades. 

Obrigada 

Bom dia

de que me importar ter os endereços de  DNS IPV6 configurados se não tenho um endereço de IPV6?

Reputação 7
Crachá

Boa. Será que dá também noutros equipamentos? É que não é suposto já ter ipv6. 

Mas experimente, @Tiago Ferreira

Reputação 2

Tenho visto com amigos, e quem tem Giga Router já tem IPv6. Só se for por zonas. Como tenho visto que está disponível, pensei que até já era suposto.

Este roll out do IPv6 é vergonhosamente lento...

Reputação 2

Olá a todos,

Agradecemos a vossa sugestão. Caso surjam novidades, partilhamos com a comunidade.

Obrigada

O problema é exactamente esse. Caso surjam novidades.

Podemos ler nas entrelinhas, que não existe previsão.  

Reputação 2

Olá a todos,

Agradecemos a vossa sugestão. Caso surjam novidades, partilhamos com a comunidade.

Obrigada

Nada contra quem escreveu esta mensagem, até porque a decisão final de ativar tal coisa não passa pela mesma. No entanto, começa a chatear um bocado ouvir sempre a mesma resposta por parte do suporte… faz anos!

Quando uma novidade - que nem sequer é novidade neste ponto, é algo básico - demora anos a realmente surgir, temos de começar a duvidar das capacidades de evolução das empresas que fornecem o serviço.

Nestes fóruns encontram-se N tópicos de pessoas que aguardam a ativação do IPv6 faz 5-6 anos ou mais. Em 2011 a NOS dizia que a infraestrutura estava pronta nos seus comunicados de imprensa. Portanto pergunto: se está pronta, qual é a demora?

A piorar a situação encontra-se no facto que até o vosso suporte se encontra com desconhecimento sobre como o sistema funciona. Em tempos contactei o suporte via telefone, a requerer esta ativação, ao qual fui contactado dias mais tarde por alguém que dizia que a “conversão” do IPv4 para o IPv6 encontra-se funcionar e ocorre a nível do sistema, mas que os utilizadores não possuem acesso direto a IPv6.
Resumo: quem explicou não percebe nada do que estava a explicar.

Neste ponto, o IPv6 é algo que não deve ser uma “novidade”, mas sim uma funcionalidade! E a NOS simplesmente se encontra tecnologicamente atrasada. Não existe outra forma de o colocar.

Sou Engenheiro da computação e utilizo a internet para trabalhar, estou com uma demanda acesso a servidores com apenas IPV6, e me deparei com o problema de não ter conexão a rede externamente, liguei ao suporte da NOS, e os técnicos totalmente despreparados, o primeiro não sabia se quer o que era IPV6 kkkkkkk, e o segundo me mandou ligar para o 16991, onde um parceiro iria configurar meu computador para acessar a rede e isso segundo ele tem custo de 41 centimos por minuto, kkkkkk uma vergonha não resolvem nada e em pleno 2022 não tem por defeito acesso a rede ipv6, preciso trabalhar e não posso por ter um serviço de internet de uma empresa ATRASADA no tempo, parece que a NOS vive em 2010.

Reputação 4
Crachá +1

Existe algum a ter? 😅

Reputação 2

Existe algum a ter? 😅

Deve fazer parte dos testes que a NOS tem vindo a fazer de tempos a tempos.

Também o tive… faz anos. Desde então ainda não voltei a registar o IPv6 ativo nas minhas ligações sobre diferentes IPs.

Reputação 1

a nos até a data, não tem ipv6. Ao contrario da meo e da vodafone

Olá a todos os usuários e equipa administrativa do forum eu vim aqui em busca de algum auxilio adquiri hoje um cartão Canguru XL acontece que consigo acessar a todas as redes menos á minha dá-me erro no DNS ja resetei os dns ja desinstalei o driver da net e voltei a instalar e continuo sem conseguir entrar alguém sabe se os protocolos de IPV4 e IPV6 da rede Nós tem algum mistério?
Reputação 5
Crachá

O ipv6 como se sabe não está implementado na NOS. Ligar para o apoio é perda de tempo, dado que como vê nem sabe do que falam nem o ivp6 é algo a ativar. Irá ser algo automático.

Pode ser algo automático quando estiver implementado de forma geral. Mas nada impede a nos de o ativar se assim o quiser, e existem clientes que o possuem.

Perda de tempo é não dizer nada e "deixar andar", na esperança que um dia ele apareça. 

Isto do ipv6 já devia estar operacional. A NOS anda a perder tempo com desculpas em vez de resolver este tipo de assuntos.

Este “atraso” ainda só vai em 5 anos, não faltará muito para serem IPv6(anos) 🤣

Reputação 2

Portanto já vi que o IPv6 ainda vai demorar mais um tempo a ser implementado, o que é mau parece que não mas causa lentidão no vosso serviço fixo e móvel... As outras já tem, aposto que já tem tudo capacidade para tal, só falta tal 

Este tópico tem mais de um ano, e antes dele já existiam dezenas de outros.

Eu próprio contactei a NOS sobre esta questão no passado. A resposta foi honestamente cómica… 
Algo na base do “não necessitamos de fornecer IPv6 porque já realizamos a conversão do IPv6 para IPv4”. Sim, dito por uma linha de suporte técnica… que me deixou sem palavras.

Portanto, claramente já se viu que a NOS decidiu ficar parada no tempo. Não é que não tenha capacidade de realizar essa implementação, porque a possui, já possuiu no passado e decidiu desligar por que motivo sabe-se lá…

Sinto-me honestamente triste de ver uma empresa que, quando o IPv6 começou a chegar ao mercado, demonstrou-se empenhada em fazer chegar a mesma a todos os clientes… e hoje essas promessas caíram em pano roto.

Leia-se este artigo de 2011: https://www.sabado.pt/ultima-hora/detalhe/zon-suporta-ipv6-e-antecipa-o-futuro-da-internet

2011! Estávamos em 2011 quando a na altura ZON apostava em inovar no IPv6 e levar os mesmos a todos os clientes. E eu vi com os meus olhos esses testes acontecerem… 2011… foi à ~11 anos.

Estamos em 2022 hoje… nada.

Tudo por uma simples questão: não é pela falta de IPv6, mas pela falta de levar em diante as promessas de inovação que foram deixadas em anos passados. Apenas e unicamente isso.

Reputação 5
Crachá

É UMA VERGONHA… DESDE 2012… PRATICAMENTE 10 ANOS A PROMETER ALGO QUE NÃO ACONTECE. SABEM O QUE ISTO ME FAZ LEMBRAR? O UPLOAD DE 100MB PARA OS CLIENTES DE INTERNET FIXA… UMA VERGONHA!!!

Reputação 2

O ipv6 como se sabe não está implementado na NOS. Ligar para o apoio é perda de tempo, dado que como vê nem sabe do que falam nem o ivp6 é algo a ativar. Irá ser algo automático.

Pode ser algo automático quando estiver implementado de forma geral. Mas nada impede a nos de o ativar se assim o quiser, e existem clientes que o possuem.

Perda de tempo é não dizer nada e "deixar andar", na esperança que um dia ele apareça. 

Reputação 5
Crachá

IPV6 já está em fase de testes pelos Pilotos NOS faz algum tempo, deverá ser implementado para os clientes a seu tempo e quando tiver estabilidade.

Resta saber em que década será isso, 5 anos para testar IPv6 já deve dar tempo.

Gostaria de fazer uma solicitação simples e rápida para a NOS, com benefícios adicionais para os jogadores online. Seria ótimo se a empresa ativasse o IPv6 em sua rede fixa e móvel, e também fornecesse suporte para SMS por Wi-Fi.

Ao ativar o IPv6, teríamos uma série de vantagens para os jogadores online. Uma delas é a redução do ping, que é o tempo de resposta entre o dispositivo do jogador e o servidor do jogo. Com o IPv6, o tráfego de dados seria roteado de forma mais direta, evitando intermediários desnecessários, como o NAT. Isso resultaria em uma latência mais baixa e em um ping mais estável, proporcionando uma experiência de jogo mais suave e responsiva.

Outra vantagem do IPv6 é a eliminação da necessidade de usar o NAT em grande escala. O NAT é uma técnica usada para compartilhar um único endereço IP público entre vários dispositivos em uma rede local. Com o IPv6, cada dispositivo pode ter seu próprio endereço IP público, eliminando a necessidade de traduzir endereços e aliviar a carga nos roteadores da NOS. Isso resultaria em um processamento mais eficiente dos pacotes de dados e uma conexão mais rápida e estável para todos os usuários.

Podemos observar o exemplo da operadora Vivo no Brasil, que já implementou o IPv6 em sua rede móvel e fixa. Com essa mudança, eles puderam oferecer uma experiência aprimorada para os jogadores onlie reduzindo a latência e o ping em seus jogos. Isso foi possível graças à rota direta dos dados, sem passar por traduções complexas e intermediários adicionais.

Agradeço a atenção de todos e conto com seu apoio!

E com isto levanto o primeiro problema não existe hipóteses de , atravez do serviço de DHCP do Router Wi-Fi 5.0, selecionar uma morada MAC e atribuir um IP permanente (IPv4 e IPv6) o que causa um grande problema visto que tenho que ligar um Router através de DHCP não o da operadora através do dito DHCP para poder usufruir do IPv6.

André,

Parece-me que tem que perceber melhor IPv6 antes de reclamar coma NOS. IPv6 é um protocolo integralmente de Layer 3, não pode usar MACs para reservar IPs em DHCP. IPv6 já não usa ARP para entregar os pacotes fisicamente a clientes na rede local. 

Alem disso suponho que deverá estar a ter distribuição de IPv6 com EUI-64, ou seja, o seu router deve enviar RA (Router Advertisments) para a rede aos pedidos dos clientes (Router Solicitations) e recebem o prefixo da rede e calculam os 64 bits de host sozinhos. Suponho pq não tenho ainda IPv6 da NOS :-(

O DHCP em IPv6 geralmente não trabalha exatamente como em IPv4 mas reservas baseadas em MAC nunca terá. Consegue-o fazer em alguns SOs mas terá de ver o que usar e configurar o DHCP adequadamente (desconfio que nos Routers da NOS isso não deve ser possível).

Pedro.

Reputação 2

É surreal que no final Outubro de 2021 a NOS não ter IPV6.

A Meo tem IPV6 a Vodafone tem IPV6. 

Reputação 2

Isso é o surreal.

Uma tecnologia disponível na Meo e Vodafone já faz alguns anos. 

Reputação 1

Boa tarde, 

Alguma novidade sobre este tema? Para quando ipv6? 

Algum plano, expectativas? Seria importante o cliente saber qual o rumo que a NOS pensa em tomar.

Comentário