Esta não é a primeira vez que vejo uma questão deste género no fórum, mas parece que a NOS ainda opta por se manter desatualizada face à concorrência.
Atualmente, praticamente todas as operadoras nacionais fornecem aos seus clientes ligações IPv6 na Internet fixa - e até mesmo móvel - sendo que a NOS é a única que ainda se encontra parada no tempo.
Venho a receber promessas de que o suporte a IPv6 nativo iria chegar “em breve” - isto faz mais de 5 anos! Certamente, o IPv6 é algo que uma grande maioria dos clientes pode nem sequer utilizar ou necessitar, mas é um considerável avanço na implementação de tecnologias que, neste ponto, já nem podem ser consideradas “novas”…
A base é: a NOS está desatualizada. E a falta de IPv6 comprova isso. Não existe justificação para tal quando todas as outras operadoras já o fornecem faz anos.
Faz alguns anos que verifiquei que a NOS estava a testar implementar o Tunnel de IPv6-over-IPv4,. mas isto durou apenas algumas semanas antes de ser totalmente desativado sem motivo aparente.
Portanto, questiono agora como resumo das dezenas de questões similares: quando é que a NOS vai realmente evoluir nas suas tecnologias e implementar de forma nativa o IPv6?
Página 1 / 8
Estamos em 2023, e neste momento a NOS é a única operadora nacional sem IPv6 por padrão para os clientes.
Parabéns NOS por manteres os clientes os anos 2000
Concordo. Eu já tenho o novo giga router Wi-Fi 6.0 e nem com o novo router tenho ipv6. É uma vergonha
Após o anúncio público da Apple recomendando os seus developers para usarem IPV6 por este ser 140% mais rápido relativamente a IPV4.
Gostaria de saber até quando a NOS Comunicações vai adiar esta inevitabilidade?
No iOS também está a dar problemas quando me ligo pelo Wi-Fi. De vez em quando aparece a dizer que o reencaminhamento via iCloud não tem acesso e não consigo fazer nada. Se desligar o Wi-Fi e navegar via dados móveis, funciona logo!
Se isto continuar é um motivo para se poder rescindir o contrato por justa causa do cliente (sem qualquer “multa”) porque estão a usar os clientes como cobaias de teste sem os terem avisado.
Boa tarde a todos,
Agradecemos a sua partilha @Jorge C. Estamos a acompanhar este tema internamente junto das equipas NOS responsáveis. Assim que tenhamos mais informações sobre o tema, partilhamos junto da comunidade.
@JMRT, agradecemos a sua mensagem. Detetou algum outro site ou plataforma na mesma situação?
@André Caeiro detalhe, por favor, que plataformas ou sites detetou serem alvo desta dificuldade por Wi-Fi.
Obrigado
Todos os sites que tente abrir pelo Safari. Seja o que for!
Nem sempre aparece esse erro, mas de vez em quando tenho de desligar o Wi-Fi do iPhone e voltar a ligar senão não tenho acesso a nada! Se estiver por dados móveis, nunca surge essa mensagem de “reencaminhamento via iCloud indisponível”
Em HFC com o Giga 6 tenho IPV6 no equipamento servido pelo modo bridge desde há umas duas semanas.
O tipo específico de router julgo ser indiferente à disponibilização. Os próprios routers tem o ipv6 disponibilizado quando a NOS o decidir, como os moderadores tem referido, provavelmente porque terá de ser concretizado em condições estáveis para o volume de equipamentos que serão servidos. O número de clientes com o modo bridge ativado será sempre muito mais reduzido e mais fácil de “estudar” nesta fase de implementação.
De qualquer modo alerto para quem ficar interessado em avançar para o modo bridge o faça com cautelas porque a exposição à net poderá implicar dissabores para os incautos.
Bem-vindo ao Fórum NOS@shaca,
Olá@JoaoBelo,
De momento, não utilizamos o ipv6. Porém, sugerimos que verifique o DNS dos equipamentos que está utilizar, de forma a configurá-los para as suas necessidades.
Obrigada
Bom dia
de que me importar ter os endereços de DNS IPV6 configurados se não tenho um endereço de IPV6?
Porque alguns clientes têm ipv6 e outros não?!
Existe algum a ter?
Ya já existe alguma malta que tem ativo mas eu nada
Deve fazer parte dos testes que a NOS tem vindo a fazer de tempos a tempos.
Também o tive… faz anos. Desde então ainda não voltei a registar o IPv6 ativo nas minhas ligações sobre diferentes IPs.
O que é pena porque o IPv4 está a dar as últimas e só iria melhorar até o ping para nós clientes
Bom dia,
Assim que existam novidades sobrea disponibilização do IPV6 partilharemos, @Pedro MS
Obrigado
Quando vai ser disponibilizado o IPv6 para clientes com o Router Wi-Fi?
Recentemente, em casa de um amigo, confirmei que o Giga Router (no caso o 5 v3, para FTTH) já disponibiliza IPv6.
No entanto, o IPv6 ainda não está disponível para clientes com o Router Wi-Fi. Não vejo motivo para estes clientes ficarem esquecidos. A NOS devia trabalhar em implementar o IPv6 para todos os clientes. O Firmware do Router Wi-Fi também parece esquecido, precisava de mais atenção.
Já agora, partilho que no Router Wi-Fi (antigo zon Hub) o IPv6 está disponível no modo bridge.
Ativando o modo bridge, e ligando um router na porta 4, é possível ter IPv6 nessa rede.
Bom dia @Mário P. ,
é normal o IPV6 não funcionar com o router em modo bridge?
Obrigado
Para já o ipv6 não foi lançado sequer.
Bom dia @Mário P. ,
é normal o IPV6 não funcionar com o router em modo bridge?
Obrigado
Não funciona em modo algum!
Obrigado
@hangas, de momento, não temos informação adicional a partilhar quanto ao IPV6.
Lamentamos não conseguir ajudar.
Obrigado
Compreendo perfeitamente a sua frustração e agradeço a partilha.
Utilizar routers dos clientes para testes sem o devido aviso prévio não é a prática mais adequada. É fundamental garantir que qualquer teste ou alteração que possa afetar o serviço seja comunicada com antecedência, respeitando o direitos dos clientes a um serviço estável e previsível.
A NOS tem um programa de pilotos, onde voluntários podem inscrever-se para participar em testes e melhorias dos serviços, conforme descrito aqui.
Este seria o caminho ideal para realizar tais testes de forma voluntária, assegurando que todos os participantes estão cientes e de acordo com as possíveis implicações.
Gostaria de solicitar aos únicos colaboradores da empresa, os gestores da comunidade do Fórum NOS um esclarecimento mais detalhado sobre a política de utilização de IPv6 e os procedimentos adotados para a implementação e testes.
Transparência é essencial para manter a confiança dos clientes, e um esclarecimento oficial ajudaria a esclarecer dúvidas e prevenir futuros inconvenientes.
Agradeço novamente pela sua partilha e espero que possamos contar com uma comunicação mais clara e eficaz no futuro. Qualquer outra questão ou dúvida, estou à disposição para ajudar.
Obrigado.
Eu estou na Amadora, com serviço DOCSIS e já tenho IPv6.
Router Askey (TCG310J)
Mas apenas via LAN. Via WiFi não responde :(
não
É surreal que no final Outubro de 2021 a NOS não ter IPV6.
A Meo tem IPV6 a Vodafone tem IPV6.
É UMA VERGONHA… DESDE 2012… PRATICAMENTE 10 ANOS A PROMETER ALGO QUE NÃO ACONTECE. SABEM O QUE ISTO ME FAZ LEMBRAR? O UPLOAD DE 100MB PARA OS CLIENTES DE INTERNET FIXA… UMA VERGONHA!!!
E com isto levanto o primeiro problema não existe hipóteses de , atravez do serviço de DHCP do Router Wi-Fi 5.0, selecionar uma morada MAC e atribuir um IP permanente (IPv4 e IPv6) o que causa um grande problema visto que tenho que ligar um Router através de DHCP não o da operadora através do dito DHCP para poder usufruir do IPv6.
André,
Parece-me que tem que perceber melhor IPv6 antes de reclamar coma NOS. IPv6 é um protocolo integralmente de Layer 3, não pode usar MACs para reservar IPs em DHCP. IPv6 já não usa ARP para entregar os pacotes fisicamente a clientes na rede local.
Alem disso suponho que deverá estar a ter distribuição de IPv6 com EUI-64, ou seja, o seu router deve enviar RA (Router Advertisments) para a rede aos pedidos dos clientes (Router Solicitations) e recebem o prefixo da rede e calculam os 64 bits de host sozinhos. Suponho pq não tenho ainda IPv6 da NOS :-(
O DHCP em IPv6 geralmente não trabalha exatamente como em IPv4 mas reservas baseadas em MAC nunca terá. Consegue-o fazer em alguns SOs mas terá de ver o que usar e configurar o DHCP adequadamente (desconfio que nos Routers da NOS isso não deve ser possível).
Pedro.
Portanto já vi que o IPv6 ainda vai demorar mais um tempo a ser implementado, o que é mau parece que não mas causa lentidão no vosso serviço fixo e móvel... As outras já tem, aposto que já tem tudo capacidade para tal, só falta tal
Este tópico tem mais de um ano, e antes dele já existiam dezenas de outros.
Eu próprio contactei a NOS sobre esta questão no passado. A resposta foi honestamente cómica… Algo na base do “não necessitamos de fornecer IPv6 porque já realizamos a conversão do IPv6 para IPv4”. Sim, dito por uma linha de suporte técnica… que me deixou sem palavras.
Portanto, claramente já se viu que a NOS decidiu ficar parada no tempo. Não é que não tenha capacidade de realizar essa implementação, porque a possui, já possuiu no passado e decidiu desligar por que motivo sabe-se lá…
Sinto-me honestamente triste de ver uma empresa que, quando o IPv6 começou a chegar ao mercado, demonstrou-se empenhada em fazer chegar a mesma a todos os clientes… e hoje essas promessas caíram em pano roto.
2011! Estávamos em 2011 quando a na altura ZON apostava em inovar no IPv6 e levar os mesmos a todos os clientes. E eu vi com os meus olhos esses testes acontecerem… 2011… foi à ~11 anos.
Estamos em 2022 hoje… nada.
Tudo por uma simples questão: não é pela falta de IPv6, mas pela falta de levar em diante as promessas de inovação que foram deixadas em anos passados. Apenas e unicamente isso.
Existe algum a ter?
Existe algum a ter?
Deve fazer parte dos testes que a NOS tem vindo a fazer de tempos a tempos.
Também o tive… faz anos. Desde então ainda não voltei a registar o IPv6 ativo nas minhas ligações sobre diferentes IPs.
O ipv6 como se sabe não está implementado na NOS. Ligar para o apoio é perda de tempo, dado que como vê nem sabe do que falam nem o ivp6 é algo a ativar. Irá ser algo automático.
Pode ser algo automático quando estiver implementado de forma geral. Mas nada impede a nos de o ativar se assim o quiser, e existem clientes que o possuem.
Perda de tempo é não dizer nada e "deixar andar", na esperança que um dia ele apareça.
O ipv6 como se sabe não está implementado na NOS. Ligar para o apoio é perda de tempo, dado que como vê nem sabe do que falam nem o ivp6 é algo a ativar. Irá ser algo automático.
Pode ser algo automático quando estiver implementado de forma geral. Mas nada impede a nos de o ativar se assim o quiser, e existem clientes que o possuem.
Perda de tempo é não dizer nada e "deixar andar", na esperança que um dia ele apareça.
Isto do ipv6 já devia estar operacional. A NOS anda a perder tempo com desculpas em vez de resolver este tipo de assuntos.
Este “atraso” ainda só vai em 5 anos, não faltará muito para serem IPv6(anos)
IPV6 já está em fase de testes pelos Pilotos NOS faz algum tempo, deverá ser implementado para os clientes a seu tempo e quando tiver estabilidade.
IPV6 já está em fase de testes pelos Pilotos NOS faz algum tempo, deverá ser implementado para os clientes a seu tempo e quando tiver estabilidade.
Resta saber em que década será isso, 5 anos para testar IPv6 já deve dar tempo.
Enter your E-mail address. We'll send you an e-mail with instructions to reset your password.
A analisar o ficheiro em busca de vírus
Lamentamos, mas ainda estamos a analisar o conteúdo deste ficheiro, a fim de nos certificarmos de que o mesmo é seguro para descarregar. Agradecemos que tentes de novo dentro de poucos minutos.