Fazendo quote de um post de outro membro, deparei-me com o mesmo problema.
Solicitamos que esta situação seja analisada uma vez que não é caso isolado mas sim comum aos clientes com iPhone, e naturalmente inadmissível!
RuiMJ escreveu:
No iOS 17 - menu Definições / Telefone / Chamada em Espera
No iOS 18 - menu Definições / Aplicações / Telefone / Chamada em Espera
E depois diz-me se conseguiste desativar o serviço.
Vai-te aparecer a mensagem “Não foi possível guardar a definição para chamada em espera.”
Eu não disse que o serviço de chamada em espera não funciona, porque no meu número também funciona, mas se quiseres por algum motivo desativar o serviço não consegues!
Depois dá a sensação que ficou desativo, mas se saíres desse menu e voltares ao menu Chamada em espera, reparas que continua ativo.
Este problema acontece com todos os números NOS em equipamentos iPhone. Este problema só não acontece em equipamentos Android.
E só a NOS não resolve este problema desde 2021, na Vodafone e na MEO isto não acontece
Confirmo que não dá para desativar. Mas isso não será porque temos o Voicemail ativo? Segundo a Apple está a opção é para ser reencaminhado para Voicemail?
Confirmo que não dá para desativar. Mas isso não será porque temos o Voicemail ativo? Segundo a Apple está a opção é para ser reencaminhado para Voicemail?
Não. Nada tem haver com o Voicemail. A Apple não controla as definições de rede do utilizador. O utilizador pode ter o voicemail ativo e não ter o serviço de chamada em espera. O Serviço de Chamada em Espera serve para quando estamos numa chamada, possamos receber um aviso de que temos outro número a nos ligar, caso contrário a chamada é encaminhada para o voicemail enquanto tivermos uma chamada a decorrer.
Esta situação tem vindo a ser reportada por mim para a provedoria da NOS, e mais de 30 reclamações (não estou a exagerar) ando nesta luta com a NOS desde 2021, e no último ano, 2023 a NOS deu-me resposta às últimas 3 reclamações no livro de reclamações online de que esta anomalia já era do conhecimento da mesma e que a resolução para este problema estaria prevista com data do 1º trimestre de 2024,
Resposta da NOS a 8 de Novembro de 2023
No entanto a 27 de Junho de 2024 voltei a reclamar com a NOS pois o prazo que me informaram teria terminado ao qual a mesma me dá esta ridícula resposta:
Resposta da NOS a 27 de Junho de 2024
Contudo, tudo isto é totalmente mentira, pois até mesmo as informações que a NOS fornece se fossem realmente verdade, nós entramos no menu de chamada em espera:
No iOS 17 - menu Definições / Telefone / Chamada em Espera
Poderemos verificar que o próprio iPhone muda para a rede 3G, então se a NOS diz que esta funcionalidade apenas está ativa quando o terminal está registado em 2G/3G então se o iPhone nesse momento se regista na rede 3G então deveríamos conseguir desativar/ativar o serviço de chamada em espera.
No entanto este problema como disse, é um problema da rede NOS, pois não acontece com a Vodafone e pelo que sei na MEO também não, no entanto a NOS tem vindo a ignorar esta situação, já me fez ir à loja de assistência técnica na Avenida da República por 2 vezes, para fazer testes aos meus iPhones, até que na última vez fiz questão de que eles fizessem testes com os próprios iPhones de teste que eles têm em loja e só ai se confirmou que o problema não era só meu, então só depois mais tarde a NOS assumiu que era um problema de rede.
Contudo até à data de hoje, tenho sido o único a bater o pé, a reclamar sem parar, e a enfrentar a NOS, e até já fiz questão de encaminhar esta situação para a ANACOM com um e-mail interno e que espero brevemente obter uma resposta.
Isto é uma autêntica vergonha, a operadora sabe do problema, reconhece o problema, faz promessas (talvez só para calar o cliente) e depois quando sabe que não pode mais continuar a mentir ao cliente, informa agora recentemente que não tem previsão de quando esta situação estará resolvida. E mais ainda me sugeriram que caso eu pretendesse sair da operadora que compreenderiam.
Bom dia a todos, Pedimos desculpa pela demora na nossa resposta. Estamos a trabalhar juntamente com a Apple para resolver a situação para que esta limitação seja corrigida na próxima atualização do iPhone. Obrigado,
Bom dia a todos, Pedimos desculpa pela demora na nossa resposta. Estamos a trabalhar juntamente com a Apple para resolver a situação para que esta limitação seja corrigida na próxima atualização do iPhone. Obrigado,
No entanto, assim que tenhamos confirmação partilharemos.
Obrigado
Quando recebeste a informação poderias ter questionado e terias partilhado a informação com mais detalhes, do que agora responder que não sabes em qual versão. Se for só na versão iOS 19 seria a maior vergonha para a NOS adiar mais 1 ano um problema, quando estão com esta anomalia desde 2021.
Pedimos desculpa pela demora na nossa resposta. Estamos a trabalhar juntamente com a Apple para resolver a situação para que esta limitação seja corrigida na próxima atualização do iPhone.
Saiu uma nova atualização hoje iOS 18.1.1 mas infelizmente continua tudo igual. Espero que a NOS corrija este problema que existe desde 2021 na próxima versão 18.2 que sairá 9 de Dezembro.
Saiu uma nova atualização hoje iOS 18.2 mas infelizmente continua tudo igual.
Uma vergonha, a NOS diz que está a trabalhar em conjunto com a Apple para resolver esta situação, mas já saíram as versões 18.2.1, 18.3, e hoje saiu a 18.3.1 e continuamos na mesma situação.
Apos analise detalhada sobre o comportamento dos Iphones na gestão de chamadas em espera verificamos que de facto, após updates, os equipamentos terminais não estão a ter o comportamento esperado. Já endereçamos o tema junto da APPLE para tentar obter esclarecimentos e possível correção, sendo que este se encontra em análise por ambas as partes.
De momento a gestão do serviço poderá ser feita do por USSD, digitando *43# para ativar, #43# para desativar e *#43# para consulta, no próprio terminal.
Assim que tenhamos mais informações do lado do fornecedor sobre a resolução, partilhamos com todos através desta via.
Apos analise detalhada sobre o comportamento dos Iphones na gestão de chamadas em espera verificamos que de facto, após updates, os equipamentos terminais não estão a ter o comportamento esperado. Já endereçamos o tema junto da APPLE para tentar obter esclarecimentos e possível correção, sendo que este se encontra em análise por ambas as partes.
De momento a gestão do serviço poderá ser feita do por USSD, digitando *43# para ativar, #43# para desativar e *#43# para consulta, no próprio terminal.
Assim que tenhamos mais informações do lado do fornecedor sobre a resolução, partilhamos com todos através desta via.
Você levou tantos dias para me responder uma coisa dessas? Enfim.
Você sugere a gestão do serviço através de comandos GSM que também não funcionam? É que caso você não esteja informado, eu já testei todas as possíveis hipóteses de ativação/desativação do serviço de chamada em espera na rede NOS e nenhuma delas funciona.
Desde 2021 que eu reporto e reclamo junto da NOS, Provedoria e Departamento Técnico esta avaria, e até hoje NADA…
Caso você não tenha testado corretamente essa sua sugestão, eu dou-lhe uma dica. Faça num equipamento o comando #43# para desativar o serviço, e você irá obter a confirmação de que o serviço foi desativo com sucesso, mas logo a seguir você faça o comando *#43# para consultar o estado do serviço de chamada em espera, e você irá confirmar que o estado é ATIVO. Portanto a desativação é meramente falsa.
Contudo, é de lamentar que a NOS seja o único operador nacional que tenha este problema com equipamentos Apple, já que nas restantes operadoras incluindo a DIGI que têm a mesma tecnologia VoLTE atualmente, este problema não se verifica.
Em resumo, a NOS nada fez para resolver este assunto, pois desde 2022 depois de muita insistência minha a NOS reconheceu o problema e disse aquilo que você me está a responder hoje dia 10 de março de 2025, que já endereçaram o tema junto da Apple para tentar resolver o problema e 3 anos se passaram e até hoje NADA e os moderadores da NOS, em vez de terem se certificado se as sugestões aqui deixadas realmente funcionam, preferem as sugerir sem as testar se forma intensa.
Lamentável a vossa resposta, mas infelizmente a sua sugestão também não funciona na rede da NOS, portanto o problema não é dos equipamentos da Apple, mas sim da rede da NOS, se não, não funcionaria na Vodafone, na DIGI e na MEO.
Estamos a partilhar feedback sobre o acompanhamento do tema e agradecemos novamente a sua partilha.
Pela informação que temos, a gestão através de USSD encontra-se a funcionar, pelo que agradecemos o seu testemunho.
Conforme partilhado, estamos a acompanhar este tema junto da APPLE para tentar obter esclarecimentos e possível correção, sendo que este se encontra em análise por ambas as partes.
Logo que tenhamos mais informações, serão partilhadas através desta via.
Informo que depois muita luta a reclamar junto da NOS desde 2021 este problema que existia na rede NOS, mas que a operadora só reconheceu em 2022, eu com muita insistência, muita dor de cabeça, muitas reclamações e aberturas de INC’s junto do departamento técnico, departamento de engenharia e provedoria, onde tantos funcionários me diziam que a culpa era dos meus iPhones e que deveria entrar em contacto com a Apple, me terem feito troca do meu cartão nanoSIM e nunca havia solução, finalmente hoje com o lançamento da atualização iOS 18.3.2 a impossibilidade de ativar/desativar o Serviço de Chamada em Espera na NOS ficou finalmente resolvido.
Neste momento já é possível ativar/desativar o Serviço de Chamada em Espera da seguinte forma:
Por USSD, basta digitar *43# para ativar, #43# para desativar e *#43# para consulta, no próprio terminal.
ou através do próprio equipamento:
Estamos a acompanhar este tema internamente. Enviámos-lhe uma mensagem privada, de forma a que possa partilhar os dados necessários connosco para análise da situação.
Estamos a acompanhar este tema internamente. Enviámos-lhe uma mensagem privada, de forma a que possa partilhar os dados necessários connosco para análise da situação.
Relativamente à dificuldade mencionada com a impossibilidade de ativar/desativar o Serviço de Chamada em Espera nos iPhones, em que esta dificuldade abrange todos os clientes com equipamentos Apple iPhone, a situação atualmente é a seguinte:
Confirmo que neste momento essa dificuldade se encontra ultrapassada, sendo que neste momento na versão iOS 18.4 já se encontra corretamente a funcionar, mas.. e como sempre, existe sempre um mas, existe uma forma desta dificuldade voltar a surgir com o Serviço de Chamada em Espera.
Conforme vos comuniquei recentemente relativamente à Mudança de rede 4G/5G para EDGE e que até à data ainda não existe resposta da vossa parte, quando existe a mudança de rede de 4G/5G para EDGE, a impossibilidade de ativar/desativar o Serviço de Chamada em Espera volta a surgir. Enquanto os iPhones estiverem com NOS EDGE deixa de ser possível ativar/desativar o Serviço de Chamada em Espera, e mesmo quando a rede volta para NOS 4G/5G, a função de ativar/desativar o Serviço de Chamada em Espera não se restabelece.
Só existe uma forma de restabelecer a função de ativar/desativar o Serviço de Chamada em Espera, que é colocando o iPhone em Modo de voo, uns segundos após desligamos o Modo de voo e quando a rede NOS se restabelece em 4G/5G a opção de ativar/desativar o Serviço de Chamada em Espera, volta a funcionar corretamente, mas não podemos nos encontrar dentro dos menus de Mostrar o meu número ou Reencaminhamento.
Portanto é de extrema urgência que a NOS perceba o motivo deste comportamento Mudança de rede 4G/5G para EDGE quando acedemos ao menu Definições / Aplicações / Telefone / Mostrar o meu número (iOS 18) e/ou também a opção de Reencaminhamento, em que a rede da NOS nos equipamentos iPhone muda de 4G/5G para EDGE.
Já enviei mensagem privada @João H. com o meu número de telemóvel NOS.
Muito obrigado pela partilha detalhada da situação @Tiago Ferreira.
Endereçámos esta informação junto da equipa NOS especializada que se encontra a analisar este tema.
Logo que surjam novidades, partilhamos através desta via.
Obrigado
Comentário
Chatbot FAB 6.5
Assistente Virtual do Fórum NOS
Olá, eu sou o Assistente Virtual do Fórum NOS
As respostas obtidas na utilização desta ferramenta podem conter imprecisões ou estar incompletas, por isso não substituem aconselhamento através dos canais habituais da NOS. Recomendo que não partilhe dados pessoais durante a utilização.
Limpar histórico
Saiba mais sobre os Termos de Utilização do Assistente Virtual da NOS e partilhe a sua opinião
Enter your E-mail address. We'll send you an e-mail with instructions to reset your password.
A analisar o ficheiro em busca de vírus
Lamentamos, mas ainda estamos a analisar o conteúdo deste ficheiro, a fim de nos certificarmos de que o mesmo é seguro para descarregar. Agradecemos que tentes de novo dentro de poucos minutos.