Header
Destaque

Power Router: Separação de Bandas WiFi


Reputação 7
Crachá +6
  • Gestor da comunidade
  • 12822 comentários

 

https://uploads-eu-west-1.insided.com/nos-pt/attachment/d5f652f0-5f49-454e-be65-bca6101a44ce.png

O Power Router (Router Wi-Fi 4.0) é um dos equipamentos da NOS mais adquiridos pelos nossos clientes e, por representar uma das diversas evoluções tecnológicas adotadas, decidimos melhorar a configuração do seu Router, para que possa usufruir do seu serviço da melhor forma. :blush:

 

O que vamos fazer?

Recebeu um SMS e/ou e-mail a indicar que vamos separar as bandas do seu Router.

Como sabe, o Power Router apresenta duas bandas de frequências: a 2,4GHz e a 5 GHz.  Estas frequências são dedicadas à propagação de rede sem fios e distinguem-se pelo alcance e pela velocidade.  

A banda 2,4 GHz é utilizada, maioritariamente, pelos equipamentos domésticos, ou seja, com o crescimento de equipamentos sem fios, qualquer um que se conecte com o seu router, pode interferir na experiência de utilização da sua internet, devido ao elevado número de aparelhos ligados em simultâneo. No entanto, nós temos a solução para isso! :sunglasses:

De maneira a salvaguardar o seu uso, separámos proactivamente a banda 2,4GHz e a 5GHz, que anteriormente eram configuradas por si. Sendo a banda 5GHz mais recente, com pouca utilização e como tal com menos concorrência no espectro, o tipo de emissão que apresenta tem como principal objetivo a possibilidade de valores de WiFi bastante superiores perto do equipamento.

Na sua utilização do dia a dia, tem uma rede para estar junto do router e atingir velocidades bastante superiores através da banda 5GHz, e para longe do router teria uma experiência idêntica à atual através da banda 2,4GHz que apresenta um alcance superior.


Assim, o seu Power Router vai passar a ter redes WiFi com dois nomes distintos:

  • A Rede Wi-Fi que mantém o nome definido anteriormente;
  • E outra Rede Wi-Fi com um novo nome, em que é adicionado o sufixo “-5”;
  • Se estiver mais afastado do Router deve escolher a rede anteriormente definida, caso contrário deve optar pela nova rede Wi-Fi com o sufixo “-5”, para obter maiores velocidades de internet;
  • Ambas as redes possuem a mesma password, isto é, a que utiliza para se ligar à rede 2,4GHz é a mesma para se ligar à rede 5GHz.

Esta alteração vai ajudá-lo a perceber qual é a rede Wi-Fi a que está ligado e a optar pela melhor rede Wi-Fi. :hugging:

Está com dificuldades em ligar os seus equipamentos à nova rede wifi? Nós ajudámos. :wink:
Saiba como configurar o seu smartphone ou PC sem mais demoras. 

 

E porque juntar o útil ao agradável é o nosso forte, pode ainda escolher o melhor canal para a sua rede WiFi, em ambas as bandas e alterá-lo de acordo com a melhor qualidade de utilização.

Gostou desta novidade? Partilhe connosco. :hugging:

Caso verifique dificuldades em aceder à sua internet WiFi ou pretenda mais informações sobre os Routers que disponibilizamos para si? Saiba todas as informações que necessita aqui.


30 Comentários

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @Luis Miguel Melo, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 

@Luis Miguel Melo e @atcrs, movemos os vossos comentários para o artigo onde explicamos a separação das redes, 2.4GHz e 5GHz. 

Deste modo, garantimos a boa organização do Fórum NOS. A rede 2.4GHz visa propagar o alcance e a rede 5GHz a velocidade por wireless. 

Obrigado

Como faço para alterar a password 

Reputação 7
Crachá +1

Como faço para alterar a password 

é só aceder a nosnet.pt com as credenciais da área de cliente, escolhe wi-fi do lado esquerdo, depois escolhe a rede que quer gerir e voilá.

um bem haja  

Reputação 7
Crachá

Boa noite @Luis Miguel Melo , verifique o que assinou e veja o que está nos limites inferiores do serviço. Se estiver nesses limites nada pode fazer, se estiver abaixo faça um dossier com várias medições em várias alturas e pode ver as suas opções. O Wi-Fi a 2,4 sofre muito porque está sempre muito saturado, mas como escrevi tudo tem a ver com o que assinou.

O WIFI não tem limites definidos, apenas medições por cabo são consideradas.

E infelizmente tendo contratados os mesmos 500Mbps o WIFI mesmo com o router WIFI6 não chega perto. 😕

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @miriam roa, seja bem-vinda ao Fórum NOS. 

O @Bruno Aleixo deu uma boa ajuda. 
No entanto, se pretender, pode consultar e modificar a password do seu router, diretamente, na App NOS. Saiba como em: 

Obrigado

Comentário