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Como escolher o melhor canal para minha rede Wi-Fi?


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As dificuldades no acesso à internet por Wi-fi poderão derivar de questões relacionadas com o canal a que a frequência de rede está associada. O congestionamento ou incompatibilidades poderão influenciar o desempenho do seu equipamento.

Neste tópico vamos ajudá-lo a selecionar o canal Auto, para um acesso correto e eficaz em ambas as frequências, de 2.4GHz e 5.0GHz, através do site aminhanet.nos.pt:blush:

Power Router e GiGA Router:

  1. Aceda ao site e insira os seus dados de acesso à Área de Cliente;

     

  2. Escolha o router que quer gerir;

     

  3. Pressione em "Wi-Fi" e selecione "Configuração Wi-Fi";

     

  4. Selecione a frequência, 2.4Ghz ou 5Ghz, que pretende alterar o canal e, de seguida, clique em “Configuração Avançada”;

     

  5. No caso de efetuar a alteração na frequência 2.4GHz, verifique qual o canal selecionado. Deverá selecionar sempre a opção Auto;

     

  6. Caso selecione a frequência 5.0 GHz, efetue o mesmo procedimento verificando qual o canal selecionado no modo Auto;

     

Verifica que o canal Auto está selecionado e as dificuldades de acesso ao serviço se mantêm?

Efetue uma otimização da sua rede wireless através da monotorização de rede Wi-Fi. Relembre como fazê-lo aqui.

Caso tenha alguma dificuldade partilhe connosco. Nós ajudamos! :hugging:


26 Comentários

Ola.

Tenho a aplicação Nos Net instalada no meu telemovel, mas depois de entrar, quando tento aceder ao router, que é um Power Router, não dá. Só aparece a mensagem “Não foi possivel estabelecer ligação ao router”. 

 

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Bem-vinda ao Fórum NOS, @Susete Sousa.

Tem os seus serviços associados na Área de Cliente?

Olá, sim tenho!

Não tenho nenhum registo pendente, até na app NOS onde deveria dar para fazer gestão de internet móvel,não me deixa fazer!

 

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Olá @Susete Sousa,

Para a conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.

Não consigo aceder nem ao aminhanet e nem ao app NOS Net. Como proceder?

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Não consigo aceder nem ao aminhanet e nem ao app NOS Net. Como proceder?

Boa noite, tem os seus serviços registados na sua Área de Cliente ? 

Sim, tenho! Inclusive antes de comentar, verifiquei os comentários e fui ver se tinha os serviços associados para então escrever aqui!

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Sim, tenho! Inclusive antes de comentar, verifiquei os comentários e fui ver se tinha os serviços associados para então escrever aqui!

ótimo, e qual é o Router que tem instalado ? 

Router wi-fi 4.0

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Router wi-fi 4.0


Nesse caso será mesmo por aqui aminhanet,nos.pt com as credenciais de entrada da Área de Cliente deve entrar através de um computador ligado por cabo ao Router e utilizar o navegador Google Chrome atualizado e limpo de cookies 

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Olá @ROBERTA RIGON e @Jose Rodrigues

@ROBERTA RIGON, o @Jose Rodrigues deu uma boa ajuda! Conseguiu?

Ficamos aguardar o seu feedback. 

Obrigada 

Olá @ROBERTA RIGON e @Jose Rodrigues

@ROBERTA RIGON, o @Jose Rodrigues deu uma boa ajuda! Conseguiu?

Ficamos aguardar o seu feedback. 

Obrigada 

Não consegui e nem irei tão cedo. Pois não tenho cabo para o fazer e ainda sim, recebo o erro “Ocorreu um erro - Serviço temporariamente indisponível. Por favor tente mais tarde.” na aminhanet,nos.pt !! @Jose Rodrigues  obrigada pela ajuda!

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Olá @ROBERTA RIGON,

Para a conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.

Boa noite, tenho o serviço UMA, net 120mb, power router, a Wi-Fi 2.4ghz está sempre com falhas, segui as vossas recomendações e continua igual, aparece a seguinte qualidade de sinal:

 

Vivo numa vivenda, não tenho nenhum outro aparelho emissor de Wi-Fi em casa. Redes que aparecem disponíveis, apenas a Wi-Fi do vizinho do lado. Também da NOS. Após seguir os vossos tutoriais alterei o ssdi para a rede 5ghz e esta funciona bem, a 2.4ghz continua assim, mas tenho os pcs que não apanham rede 5ghz por serem menos atuais as placas Wi-Fi.

Agradeço a vossa ajuda e/ou partilha de situações semelhantes.

Cumprimentos,

João Andrade

 

@João Lopes Andrade , aconselho a instalar uma aplicação do tipo da “Wi-Fi Analyzer e comparar os dados de qualidade dos canais com os do router NOS.

Apenas outro router na vizinhança e ter os canais todos a 20% ou menos… Há algo que não bate certo nos valores que mostra e a situação que descreve.

Monitorize também a intensidades e os canais em uso pelos dois routers.

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3% parece-me impossivel. tem que trocar o router.

Bom dia a todos, é verdade, parece impossível, ainda por cima numa zona com pouca densidade  habitacional. Já tentei instalar o Wi-Fi analyzer, mas não encontro nenhuma versão gratuita para iPhone. 
A app da NOS analisa a rede e dá a saturação por canais, onde apenas aparece a já referida rede do vizinho, com 1 ssdi normal e outro guest.

Acho estranho a rede estar saturada, será que alguma configuração no router influência isto?

Cumprimentos e obrigado a todos.

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Bem-vindo ao Fórum NOS, @João Lopes Andrade.

Para analisarmos a situação, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.

Olá,

Não consigo entrar no site, dá serviço temporariamente indisponível sempre...

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Crachá

Olá já reiniciaste o Router e tentaste de novo?

Sim, fica sempre como na foto. 

 

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Olá @carmsteixeira e @oTonyStark

@carmsteixeira, para que nos seja possível ajudar, pedimos que nos envie o seu número de cliente NOS ou o NIF do titular por mensagem privada, por favor. 

Obrigada 

@Ana P.  e estas velocidades de HOJE?

Já reclamei mas não adianta…..

 

 

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Olá @Elisabeta P

Pedimos que nos confirme o seu contacto e o melhor horário para lhe ligarmos por mensagem privada, por favor. 

Obrigada 

Não consigo aceder nem ao aminhanet e nem ao app NOS Net. Como proceder?

 

Não usem o chrome.

Usem o IE que fica mais facil.

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