O título, obviamente, não diz tudo mas, numa breve pesquisa sobre o tema aqui no fórum apenas nestes últimos dias, verifiquei que é um assunto constante:
Eu, claro, não fujo à regra. Serviço contratado de 120Mgb, às vezes consigo uns 90Mgb, mas, nos últimos tempos, sobretudo a partir do final da tarde, dá-se o “arrastão”, oscila entre os 25 e 28Mgb. Já estou a estabelecer uma tabela de recordes, todos abaixo destes últimos valores.
Como qualquer outro cliente, já telefonei, já se efetuaram despistes, ligar /desligar, com cabo e sem cabo, reset, telefonema para aqui e para ali (quando há “sistema”, porque até a própria empresa parece estar a ter problemas...), e nada… NADA!
Já ouvi falar em muita coisa, pirataria, traffic shaping, sobrecarga de rede e na rede… E certo é, que, é coincidente com jogos de futebol que se realizam naquelas horas. Não me interessa! Até poderia ser O Forrojães de Corcuzelo a jogar uma final contra a melhor equipa do mundo. Isso não é nada comigo!
Eu pago Netflix, Amazon, HBO e PAGO as contas da NOS! E tenho uma velocidade contratada! Vão lá gozar com a manca!
Em fevereiro (vou repetir uma estória já aqui contada e deu azo a horas de “conversa fiada” com a NOS) deixei de ter rede e internet no telemóvel porque a antena que servia a área do meu local de trabalho simplesmente deixou de o fazer. Reclamei, reclamei, e reclamei, e telefonei, e fui à loja, e fui duas e três e quatro vezes… e chegaram a ter a lata de me dizerem que não podiam fazer nada (anda burro! - paga e não bufa… não, zurra!!). Enfim, devolveram-me dois meses de telemóvel, mas continuo a pagar mensalmente o telemóvel, juntamente com o resto da fatura dos serviços contratados (tv, internet, telefone...).
Para me adoçarem o “bico” aumentaram a velocidade de 100 para 120MGb, reduziram em 5 euros ao serviço mas (de boas intenções está a cadeia de Paços de Ferreira cheia...), com nova fidelização de 2 anos (tão amiguinhos que eles são).
Nos últimos meses, como referi anteriormente, a velocidade tem sido inconstante, agravando-se nas situações já aduzidas. E parece-me que não sou apenas eu o único com queixumes…
Hoje ficaram de me ligar, novamente, porque ontem o sistema também “não estava a conseguir”, para novo teste. E andamos nisto.
Sem desprimor para os moderadores, e colaboradores, e trabalhadores, e bajuladores da empresa, não venham por favor pedir para enviar mensagem privada com número de cliente porque já me adiantei ontem com o telefonema…. aliás várias vezes nos últimos tempos.
Tomem em atenção que isto é apenas um desabafo, é como cantar o fado, uma maneira de exaurir o meu descontentamento, pelo menos por uns minutos…
E descansem. Descansem, momentaneamente, porque não vou parar de reclamar.
Continua a haver “mais em NOS”… mais chatices, mais burlas, mais palheta para embrulhar a malta…
O que faz falta a esses mentirosos que obrigam os funcionários da empresa a ludibriar as pessoas, é que alguém lhes desse com um gato morto nas ventas até ele miar!
Pronto! Agora vou arranjar problemas com o PAN!
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Olá @Hugo Leite,
Lamentamos a situação que nos conta, não é a experiência que queremos dar aos nossos clientes.
Mas para o podermos analisar a situação, precisamos mesmo que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.
@Hugo Leite curiosamente passa-se o mesmo com o meu serviço, neste momento estou com uma velocidade de 7...seeeeeteeee mbps. A última teoria que ouvi tem a ver com a alegada escassez de serviço disponível face ao que é vendido ao consumidor, o que leva a este constante joguete por parte das operadoras, baixam a uns para dar a outros etc e tal...
Não sei se é assim mesmo, mas que soa bem, isso soa. Neste momento, estou seriamente a ponderar cancelar o contrato, antes do período de fidelização, por justa causa, por incomprimento do mesmo pelo provedor do serviço... Honestamente é uma falta de respeito por quem trabalha para pagar um serviço que deixa cada vez mais a desejar.
Também lamento... não era esta a imagem que gostaria que o meu serviço mostrásse... mas infelizmente é ista experiência que a NOS tem para muitos clientes... Só não vou colocar um emoji porque não há um que se adeque ao que me vai na cabeça... ou antes, nos intestinos...?
E para quem ficou de ligar para verificar o problema por volta das 6 da tarde... se calhar trabalham a partir da Colômbia ou da Venezuela…
Também lamento... não era esta a imagem que gostaria que o meu serviço mostrásse... mas infelizmente é ista experiência que a NOS tem para muitos clientes... Só não vou colocar um emoji porque não há um que se adeque ao que me vai na cabeça... ou antes, nos intestinos...?
E para quem ficou de ligar para verificar o problema por volta das 6 da tarde... se calhar trabalham a partir da Colômbia ou da Venezuela…
Pelo problema que descreve e pela experiência que eu tenho já com os serviços, eu mandaria assim 3 palpites que quase de certeza não errarei.
1. O seu serviço trata se de HFC (cabo com nome de fibra)
2. Isso arrastar se em horas de jogos, cheira quase de certeza a Traffic Shapping agressivo.
3. Ou, a ser um serviço HFC, pode haver um congestionamento, e como a rede é partilhada, em certas horas o serviço sobrecarrega é todos os clientes ligados no TPA, levam no corpo.
Eu, para seu bem, desejo ter errado nos 3 palpites.
Se algum, é qualquer um deles estiver correcto, então não há solução, pois o traffic Shapping é uma postura já velhinha, o congestionamento, idem, e o serviço HFC (cabo com nome de fibra), já devia nem existir é ter passado a FTTH.
O FTTH da NOS é top, um serviço de excelência que não fica em nada a dever à concorrência, é só fica a ganhar em ter a sua rede toda com esta tecnologia.
Reiniciem o router e vejam se volta ao normal. Deve ser hfc pelos 15 de upload. Mesmo assim isto acontece tb em ftth. Degradação nos sinais faz com que isto aconteça e por vezes o operador só tem noção depois de alguém reportar.
Reiniciem o router e vejam se volta ao normal. Deve ser hfc pelos 15 de upload. Mesmo assim isto acontece tb em ftth. Degradação nos sinais faz com que isto aconteça e por vezes o operador só tem noção depois de alguém reportar.
O serviço em FTTH não tem Traffic Shapping. Se há problemas na velocidade, na sua maioria são resolvidos. Já no HFC, basta uma pesquisa pelo Google para perceber o quão mau ele é, em todos os aspectos.
Talvez possamos contar pelos dedos das mãos as zonas onde não há qualquer dificuldade de velocidade ou congestionamento na rede HFC.
Mostre onde tirou a ideia que o ftth não tem traffic shapping ou que hfc é mau ..
Eu sei que é ftth. Reiniciar já resultou mas, sobretudo nas últimas semanas já não adianta nada.
"Reset" idem... E, se pela continuidade de reclamações que fiz apenas insistem em fazer uma despistagem através do sistema (e que faz com que as velocidades voltem à normalidade), sem que nunca tenham proposto a vinda de um técnico... Cheira-me a modelação do tráfego e propositada diminuição da velocidade.
Mas apenas deduzo... Tudo "alegadamente", porque não tenho conhecimentos o suficiente para dizer que tenho a certeza.
Certezas... só mesmo sobre o pagamento das faturas e sobre a péssima qualidade do serviço... que se encontra na mesma...
Bem-vinda ao Fórum NOS, @LuaFonseca.
Para a conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.
É com enorme regozijo que lhe apresento a NOS, @LuaFonseca ! A NOS tem as portas escancaradas para que assine e se fidelize durante o tempo que eles considerem necessário! Não podem é garantir que o serviço é sempre bom… nem assim assim. Aliás, apenas se pode garantir dores de cabeça… sem analgésicos incluídos.
Para conseguirem ajudar, mande uma mensagem privada com o seu número de cliente… mas também não se pode garantir que ajudam…
Se lhe disserem que ligam a determinada hora… não acredite. Vão ligar-lhe em horário de trabalho para que lhes diga que não está junto do equipamento. E então… vai ter que telefonar novamente quando chegar a casa. Se tiver sorte, pode ser que a atendam e lhe digam pela enésima vez que não verificam nenhuma falha no serviço.
É aí que começam as dores de cabeça, porque o procedimento vai repetir-se indefinidamente. Repõem-lhe a velocidade, mas ela vai continuar a desaparecer quando menos esperar.
E, entretanto chega a fatura para pagamento… e tem que a pagar. Mas vai recordar-se da quantidade de vezes que tentou fazer um download, ou ver um streaming no youtube, e não conseguiu… e também vai lembrar-se da quantidade de telefonemas que fez e as horas que “perdeu” no patati-patata, e da música que lhe deram (literalmente, música!). E vai hesitar na hora de pagar, e talvez caia na tentação de telefonar-lhes a reclamar antes de o fazer… mas vai ter que pagar de qualquer das formas ou então “Pumba!”, lá lhe cobram 2 euros e meio pelo atraso. Ou então simplesmente cortam-lhe o serviço! E vai pagar a fidelização até ao fim.
Eu fui um cliente Bragatel, daí passou a ZON e depois a NOS. Já tenho muitos anos a virar frangos com esta empresa. Contudo, não foi sempre mau. A situação agravou-se nos últimos anos. A NOS não tem respeito nem consideração quer pelos clientes atuais e muito menos pelos antigos. Por exemplo, produtos de nova geração são apenas oferecidos aos novos clientes, que podem ou não manter-se com a operadora após o término do período de fidelização. Se um cliente, com quase 20 anos de serviço, quiser ter acesso um equipamento mais recente, tem que pagar as vaquinhas ao dono. Bem, pode haver sempre uma migalhinha ou um rebuçadinho, pequenino… mas lá vai mais um período de fidelização.
Reparem no Fórum. Bem sei que serve para colocar questões. Mas se repararem, é um chorrilho de reclamações de pessoas que estão pelos cabelos com os serviços que prestam. E, entre reclamações, para a coisa não parecer feia, lá vêm as respostas “chapa” dos moderadores (e atenção, como já referi, eu respeito quem trabalha e sei que eles estarão a dar o seu melhor), ou os anúncios das merdavilhosas ofertas que a NOS tem para os seus clientes.
Por favor, não me venham dizer que só estou aqui para reclamar ou denegrir de forma reiterada a NOS.
Eu poderia fazer exatamente o oposto. Ainda tenho alguma “cramalheira” para utilizar um português muito razoável para passar o tempo a fazer elogios à operadora… fosse esse o caso.
Mas não é!
Mostre onde tirou a ideia que o ftth não tem traffic shapping ou que hfc é mau ..
Eu ainda sei aquilo que tenho. Acredite se quiser, se não quiser, ganhamos o mesmo.
Cumprimentos
Mas sabe aquilo que os outros têm para comentar? É que eu tenho acesso e informação. Se não, não comentava a contrariar a info que postou.
E o problema da velocidade de wifi é que é considerado aciam de 10% aceitável, que é o caso, embora se perceba pelos valores que realmente tem ali qq problema. Mas a situação na NOS já alterou relativamente a isto. Hugo leite experimente novamente falar com eles.
Mas sabe aquilo que os outros têm para comentar? É que eu tenho acesso e informação. Se não, não comentava a contrariar a info que postou.
E o problema da velocidade de wifi é que é considerado aciam de 10% aceitável, que é o caso, embora se perceba pelos valores que realmente tem ali qq problema. Mas a situação na NOS já alterou relativamente a isto. Hugo leite experimente novamente falar com eles.
Como já disse, é tal como você diz muitas coisas, eu afirmo que FTTH não tem Traffic Shapping. Eu respeito a sua opinião ou aquilo que diz saber, eu também afirmo aquilo que experiencio. Eu não verifico nenhum Traffic Shapping no meu serviço, que é FTTH. Agora se me disser que é aplicado a certas zonas ou algo do género, aí então eu já me calo e assumo ter errado.
Mostre onde tirou a ideia que o ftth não tem traffic shapping ou que hfc é mau ..
O FTTH pode ter TS, evidentemente! Mas porque haveria? Só se o consumidor estiver a violar a PUA! Por isso é que existe uma POLÍTICA de UTILIZAÇÃO ACEITÁVEL…
Já em redes congestionadas, como é o HFC em “certas zonas” (eu NUNCA sofro de TS na minha zona! não está saturada...) a NOS tem fama de aplicar o TS a seu bel prazer. É um facto. Basta pesquisar e verificar a quantidade de pessoas que se queixam.
A empresa A cria um automóvel que atinge velocidades de 200 KM HORA, practicamente em todas as estradas (sejam SUBIDAS e DESCIDAS!)
A empresa B cria um automóvel que atinge velocidades de 200 KM HORA, mas a VELOCIDADE nas SUBIDAS está SUJEITA a VALIDAÇÃO TÉCNICA!!! (ou seja, depende das estradas da zona de residência). O que NÃO é dito é a quantidade de estradas existentes onde o veículo consegue atingir os 200KM nas subidas - que será uma muito pequena parte da rede de estradas - e que, em todas as outras estradas o veículo só consegue atingir 20KM/hora!
Ah, e os automóveis custam o mesmo!
O problema de certos operadores é que possuem um backbone (espinha dorsal, tipo uma espinha de bacalhau) de onde sai o acesso de cada cliente. Vamos supor que a capacidade desse backbone é de 10 ligações, cada ligação com uma largura de banda 100Mbps. Imaginem o que acontece se a operadora fazer render esse backbone e ligar aí 100 clientes.
Se numa dada altura 50 clientes lembrarem-se, à mesma hora, de ver um vídeo a 1080p, com uma media de 8 Mbps são 400Mbps a passarem pelo backbone. Sobram 600Mbps para os restantes 50 clientes, cada um com uma media 12 Mbps se tentarem usar a rede a 100%.
Pensem nisto e tirem as vossas ilações ...
Em cima, antes de reiniciar. Em baixo, imediatamente depois.
Basicamente o mesmo. Experimenta fazer um teste numa hora tipo de vazio, em que há menos gente a requisitar a rede, tipo as 24 horas ou mesmo 1 hora da manhã. E usa outros velocimetros tipo https://beta.speedtest.net/pt
Compreendo e sou solidário com tudo o que dizem… mas, mais uma vez, é uma “batalha” perdida.
Se não têm alternativas, resta pagar por um serviço muito inferior ao que é oferecido por outros operadores. E não vale a pena “esperar muito”, porque quem é cliente HFC sabe que espera há ANOS a fio por DOCSIS 3.1 que viria resolver tudo e mais alguma coisa, o que não aconteceu...
@marcolopes Penso o mesmo. Se houver alternativa é mudar para a concorrência. As operadores existem pelos clientes, se não houver um mínimo de respeito eles vão-se embora e provavelmente nunca mais voltam...
O melhor também a fazer é fazer estes testes com operador em linha e não vir publicar no forum.
O melhor também a fazer é fazer estes testes com operador em linha e não vir publicar no forum.
Como assim? Não percebi...
O melhor também a fazer é fazer estes testes com operador em linha e não vir publicar no forum.
Parece-me que o @Guimas se referiu a que o ideal é que os testes de velocidade sejam feitos com o acompanhamento do apoio tecnico 16990 apoio tecnico opção 3 chamada gratuita da rede NOS fixa ou móvel.
O melhor também a fazer é fazer estes testes com operador em linha e não vir publicar no forum.
Como assim? Não percebi...
O @Guimas referiu-se a que os testes de velocidade sejam feitos com a participação do apoio tecnico. Acho eu.
Fiz este apanhado há umas semanas para responder aos recorrentes problemas relatados em tópicos deste género…
COMO testar as velocidades CONTRATADAS de INTERNET FIXA CABO/FIBRA (100/10, 200/20, etc)
Antes de mais, certifique-se que a sua velocidade CONTRATADA é aquele que PENSA que é!!!
a) Aceda à sua área de CLIENTE NOS: https://cliente.nos.pt (se ainda não tiver acesso, faça o registo e adicione o seu serviço) b) Aceda a RESUMO -> OS MEUS SERVIÇOS -> INTERNET FIXA, e verifique as velocidades (ex: 120 Mbps / 10 Mbps) NOTA: Caso as velocidades apresentadas não estejam de acordo com o que foi "contratado", aceda à opção INFORMAÇÃO de CONTA -> DOCUMENTOS, e verifique o COMPROVATIVO de VENDA mais recente. Pode ter uma surpresa! (principalmente nas velocidades de UPLOAD, uma vez que a NOS publicita 100Mbits nos pacotes com o ROUTER 5 - REDE CABO HFC - mas apenas suporta 20Mbits de UPLOAD no máximo! Se lhe foram garantidos 100Mbits de UPLOAD, reclame!)
A forma mais fiável de testar as velocidades contratadas é através de uma ligação FÍSICA ao ROUTER!
1) LIGUE O ROUTER a UM COMPUTADOR EQUIPADO COM UMA PLACA DE REDE de 1Gbit, através de CABO DE REDE CAT5e ou superior! NOTA: Placas de rede de 100Mbits OU placas de rede de 1Gbit + CABOS de REDE CAT5 ou inferiores, resultam ou podem resultar em velocidades máximas de 100Mbits!!!
2) Aceda a um dos seguintes sites e execute o teste de velocidade: a) Através do site da Ookla: https://www.speedtest.net b) Através do site da ANACOM: https://netmede.pt c) Através do site da NOS: https://www.nos.pt/ particulares/internet/internet-fixa/Paginas/teste-de-velocidades_App.aspx
Não tem um equipamento com PLACA de REDE (ou a placa de rede não tem velocidades de 1Gbit)?
1) COLOQUE-SE PERTO DO ROUTER e LIGUE um equipamento (ex: telemóvel) através da rede WiFi 5Ghz DO ROUTER! a) Se tiver um ROUTER 3 (Router WiFi) ou inferior, estará ligado a uma rede 2.4Ghz. Neste caso, NÃO IRÁ OBTER velocidades muito superiores a 30Mbits!!! b) Se tiver um ROUTER 4 (Power Router) ou superior (ex: Giga Router) pode estar ligado a qualquer uma das redes (dependendo do equipamento ligado) NOTA: Não ligue o equipamento a OUTRAS redes que não a do ROUTER, uma vez que os EXTENDERS reduzem a velocidade WiFi practicamente pela METADE!
Como se certificar que está ligado a uma rede 5Ghz? a) Configure as REDES WiFi 2.4Ghz e 5Ghz do seu router com SSIDs distintos (ex: wifi_casa e wifi_casa_5) b) Verifique que o equipamento se ligou à rede 5Ghz. Caso o equipamento não esteja ligado à rede 5Ghz, force a ligação através do SSID correcto.
A velocidade dos testes fica aquém da velocidade contratada? a) Se fez o teste de velocidade por CABO, prove que o fez através de uma ligação física de 1Gbit (ou 100Mbits para velocidades contratadas até 100Mbits) e reclame! b) Se fez o teste de velocidade por WiFi, prove que o fez através de uma ligação WiFi 5Ghz JUNTO AO ROUTER (o teste pode ser influenciado pela DISTÂNCIA dos equipamentos e dos OBSTÁCULOS existentes)
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