Header

A constante velocidade de caracol da internet...


Reputação 3

O título, obviamente, não diz tudo mas, numa breve pesquisa sobre o tema aqui no fórum apenas nestes últimos dias, verifiquei que é um assunto constante:

https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/duvidas-sobre-a-lentidao-na-internet-14686

https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/router-4-0-com-servico-de-wifi-lento-14656

https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/internet-lenta-14642

https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/net-la-de-casa-14594

https://forum.nos.pt/gerir-produtos-e-servicos-18/rescisao-do-contrato-por-justa-causa-14643

https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/wifi-lenta-13790

https://forum.nos.pt/gerir-produtos-e-servicos-18/internet-quase-inexistente-em-toda-a-casa-13515

https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/intenet-abaixo-do-contratado-14629

https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/latencia-alta-nos-14620

https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/falhas-na-rede-wifi-constantes-14587

https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/wifi-com-quebras-e-lento-14558

https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/internet-wifi-lenta-e-com-pouca-cobertura-14513

 

 

Eu, claro, não fujo à regra. Serviço contratado de 120Mgb, às vezes consigo uns 90Mgb, mas, nos últimos tempos, sobretudo a partir do final da tarde, dá-se o “arrastão”, oscila entre os 25 e 28Mgb. Já estou a estabelecer uma tabela de recordes, todos abaixo destes últimos valores.

 

Como qualquer outro cliente, já telefonei, já se efetuaram despistes, ligar /desligar, com cabo e sem cabo, reset, telefonema para aqui e para ali (quando há “sistema”, porque até a própria empresa parece estar a ter problemas...), e nada… NADA!

 

Já ouvi falar em muita coisa, pirataria, traffic shaping, sobrecarga de rede e na rede… E certo é, que, é coincidente com jogos de futebol que se realizam naquelas horas. Não me interessa! Até poderia ser O Forrojães de Corcuzelo a jogar uma final contra a melhor equipa do mundo. Isso não é nada comigo!

Eu pago Netflix, Amazon, HBO e PAGO as contas da NOS! E tenho uma velocidade contratada! Vão lá gozar com a manca!

 

Em fevereiro (vou repetir uma estória já aqui contada e deu azo a horas de “conversa fiada” com a NOS) deixei de ter rede e internet no telemóvel porque a antena que servia a área do meu local de trabalho simplesmente deixou de o fazer. Reclamei, reclamei, e reclamei, e telefonei, e fui à loja, e fui duas e três e quatro vezes… e chegaram a ter a lata de me dizerem que não podiam fazer nada (anda burro! - paga e não bufa… não, zurra!!). Enfim, devolveram-me dois meses de telemóvel, mas continuo a pagar mensalmente o telemóvel, juntamente com o resto da fatura dos serviços contratados (tv, internet, telefone...).

 

Para me adoçarem o “bico” aumentaram a velocidade de 100 para 120MGb, reduziram em 5 euros ao serviço mas (de boas intenções está a cadeia de Paços de Ferreira cheia...), com nova fidelização de 2 anos (tão amiguinhos que eles são).

 

Nos últimos meses, como referi anteriormente, a velocidade tem sido inconstante, agravando-se nas situações já aduzidas. E parece-me que não sou apenas eu o único com queixumes…

Hoje ficaram de me ligar, novamente, porque ontem o sistema também “não estava a conseguir”, para novo teste. E andamos nisto.

 

Sem desprimor para os moderadores, e colaboradores, e trabalhadores, e bajuladores da empresa, não venham por favor pedir para enviar mensagem privada com número de cliente porque já me adiantei ontem com o telefonema…. aliás várias vezes nos últimos tempos.

 

Tomem em atenção que isto é apenas um desabafo, é como cantar o fado, uma maneira de exaurir o meu descontentamento, pelo menos por uns minutos…

 

E descansem. Descansem, momentaneamente, porque não vou parar de reclamar.

Continua a haver “mais em NOS”… mais chatices, mais burlas, mais palheta para embrulhar a malta…

O que faz falta a esses mentirosos que obrigam os funcionários da empresa a ludibriar as pessoas,  é que alguém lhes desse com um gato morto nas ventas até ele miar!

 

Pronto! Agora vou arranjar problemas com o PAN!


51 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

exato. Se tiver custos chamada peça para ligar de volta que eles fazem isso.

Reputação 7
Crachá +5

Compreendo e sou solidário com tudo o que dizem… mas, mais uma vez, é uma “batalha” perdida.

Se não têm alternativas, resta pagar por um serviço muito inferior ao que é oferecido por outros operadores. E não vale a pena “esperar muito”, porque quem é cliente HFC sabe que espera há ANOS a fio por DOCSIS 3.1 que viria resolver tudo e mais alguma coisa, o que não aconteceu...

Pode acontecer até ao final deste ano.

Reputação 7
Crachá +2

Compreendo e sou solidário com tudo o que dizem… mas, mais uma vez, é uma “batalha” perdida.

Se não têm alternativas, resta pagar por um serviço muito inferior ao que é oferecido por outros operadores. E não vale a pena “esperar muito”, porque quem é cliente HFC sabe que espera há ANOS a fio por DOCSIS 3.1 que viria resolver tudo e mais alguma coisa, o que não aconteceu...

Pode acontecer até ao final deste ano.

:joy::joy::joy::joy:

Reputação 7
Crachá +5

Compreendo e sou solidário com tudo o que dizem… mas, mais uma vez, é uma “batalha” perdida.

Se não têm alternativas, resta pagar por um serviço muito inferior ao que é oferecido por outros operadores. E não vale a pena “esperar muito”, porque quem é cliente HFC sabe que espera há ANOS a fio por DOCSIS 3.1 que viria resolver tudo e mais alguma coisa, o que não aconteceu...

Pode acontecer até ao final deste ano.

:joy::joy::joy::joy:

Não estava prometido que aconteceria antes do final do ano passado ?

Reputação 7
Crachá +2

Compreendo e sou solidário com tudo o que dizem… mas, mais uma vez, é uma “batalha” perdida.

Se não têm alternativas, resta pagar por um serviço muito inferior ao que é oferecido por outros operadores. E não vale a pena “esperar muito”, porque quem é cliente HFC sabe que espera há ANOS a fio por DOCSIS 3.1 que viria resolver tudo e mais alguma coisa, o que não aconteceu...

Pode acontecer até ao final deste ano.

:joy::joy::joy::joy:

Não estava prometido que aconteceria antes do final do ano passado ?

 

 

Reputação 3

Mais uma vez boa tarde.

Relativamente ao assunto que me trouxe aqui, encetei novamente esforços para ver solucionadas as questões relacionadas com o meu problema de rede e atendendo a que, apesar de terem ficado de me ligar não o fizeram.

Então, muito simpaticamente, fizeram-me uma proposta de alteração do meu serviço, passar de 120 Mb para 200Mb bem assim como trocar a box Iris por uma box UMA v3. Fidelização por mais 24 meses e mais 2.05€ na fatura.

Não me pareceu muito descabida a proposta até porque há muito tempo que aguardava para trocar a minha box que é muito lenta. Contudo, voltei a referir que não me adiantava de muito ao aumentarem para 200 Mb se a rede quer com cabo quer WiFi não atingisse esses valores.

Garantiram-me que uma equipa especializada me iria contactar para esse efeito pois através do “sistema” não conseguiam melhorar.

48 horas depois já estava um técnico lá em casa a efetuar a troca da box. Foi impecável e rápido.

Depois de o técnico sair recebi um mail relativo à instalação. Consultei também a minha área de cliente e lá estava a referência aos 200 Mb. No entanto, mais uma vez, e até porque entendi a lentidão só a abrir o meu mail, resolvi efetuar os testes de despistagem no netmede. Resultado: o mesmo de sempre, quer com wifi quer com cabo. Mais uma vez agravando-se a partir do final da tarde.

Começo a ficar verdadeiramente irritado! Será que não há respeito??? Estão todos a gozar comigo?

 

Bom, resolvi procurar informação sobre os routers, em particular o meu (apesar de não ter tido muito tempo para o efeito...). Tenho um router wifi já com uns anos, uma versão do Router wi-fi com led único da NOS. Como não sou expert na matéria, nem para lá caminho, apenas consegui aduzir que este router não tem capacidade para atingir essa velocidade, sobretudo em wifi. O problema é que não chega nem a metade por cabo, e continua a não passar dos 30 e poucos Mb por wifi em horas que não sejam a partir do final da tarde (aí continua a descer para os 12-14Mb).

 

Questões:

1 - Alguém sabe as reais capacidades deste router?

2 - Se a NOS me vende um serviço de 200Mb, e se sabe que equipamentos tenho, não terá que me fornecer um equipamento que, de facto, esteja preparado para isso?

 

Sei que este martírio vai continuar… acho que a curto prazo terei mais do que razões suficientes para  poder de uma vez por todas denunciar o meu contrato com a NOS. Estou mesmo farto de palhaçadas!

 

P.S. sem qualquer desprimor para os palhaços… só não tenho é vontade de rir.

 

Reputação 7
Crachá +5

@Hugo Leite  Sendo assim já temos 3 versões da UMA v1, v2 e v3

Reputação 6
Crachá

Olá,

Que eu saiba a UMA só disponibilizou a versão v1 e v2. Não existe uma v3, que eu tenha conhecimento pelo menos.

Quanto à internet, @Hugo Leite, qual é o Router que tem agora?
 

Reputação 7
Crachá +1

Olá,

Que eu saiba a UMA só disponibilizou a versão v1 e v2. Não existe uma v3, que eu tenha conhecimento pelo menos.

Quanto à internet, @Hugo Leite, qual é o Router que tem agora?
 

A box UMA V2 está a ser testada no momento, é mesmo muito recente e para já é muito pouco comercializada, devido aos diversos bugs. Mas já se sabe o design da V3. 

Reputação 6
Crachá

Olá @Diogo S.,

Sim, compreendo No entanto, ainda só existe conhecimento de um novo design da v3 então. Ainda não se fala de comercialização.

Reputação 3

O técnico disse-me que era a versão mais recente… talvez tenha entendido mal mas o que ouvi foi isso, uma v3. Logo vou verificar se na box ou na caixa existe alguma indicação. Na minha área de cliente também só refere

Box Ultra HD 4K

 

 

Reputação 6
Crachá

Não será Box 3.0 Ultra HD? Essa denominação é a correta da box UMA, mas não é nenhuma v3.

Reputação 7
Crachá +1

Olá @Diogo S.,

Sim, compreendo No entanto, ainda só existe conhecimento de um novo design da v3 então. Ainda não se fala de comercialização.

Sim, ainda está longe da V3 ser comercializada. 

Reputação 3

Será então isso.

Reitero as questões que coloquei relativamente ao router. Alguém me poderia elucidar sobre o que expus?

Reputação 6
Crachá

@Hugo Leite, qual é o seu Router? As velocidades que viu foram através de cabo ou wi-fi?

Reputação 3

É um destes.

Só não diz “ZON”, nem “NOS”.

As velocidades foram medidas quer por cabo quer por wifi, esta última a centímetros do router.

Reputação 6
Crachá

Qual é a cor que está no painel frontal? Em torno do botão do meio?

Reputação 3

É como esta da imagem, preta.

Reputação 6
Crachá

Não a cor do Router, mas sim do botão. Se carregar nesse botão qual a cor da luz que pisca?

Reputação 3

Não tem nenhum botão. É apenas uma luz. Para reiniciar o router é necessário desligá-lo da corrente. Aí sim, essa luz inicialmente pisca em rosa e quando estabelece a ligação fica permanentemente em azul. 

Reputação 6
Crachá

Obrigada. Desligue e volte a logar novamente o Router da corrente elétrica. Depois disso, assim que a luz fixar no azul teste novamente.

Reputação 3

Camarada... não deves ter lido todo o detalhe do que já escrevi... Esse procedimento já conheço... de "ginjeira"... 

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Hugo Leite

A comunidade deu uma boa ajuda! @Hugo Leite, para que nos seja possível verificar o que se passa com o seu Router pedimos que, por favor, nos indique o seu número de cliente NOS ou NIF do titular, por mensagem privada. 
 

Obrigada 

Reputação 7
Crachá +2

O router é capaz, o problema é de fora, da própria velocidade que está a chegar ao router. O teste de velocidade por cabo deveria ser 200mb. Convém fazer um teste de velocidade no site da NOS, pegar no id do teste e manda por msg privada a um dos moderadores.

Reputação 3

Os testes de velocidade no site da NOS são tão confiáveis como a resolução dos problemas? É que os da ANACOM parecem-me ser confiáveis também. Já aqui os disponibilizei, bem assim como já estive várias vezes ao telefone com os “técnicos” da NOS a fazer essas medições. E nada se resolveu.

 

Também enviei mensagem privada com os dados solicitados à menina moderadora… mas não obtive qualquer resposta.

 

O problema mantém-se, ontem nem Netflix nem nada. Continua, por cabo, a dar valores na ordem dos 94/95 (quando deveria ser 200) e por wifi, colado ao router, entre 15 e 35.

 

A NOS não quer saber. Já me deveriam ter contactado na semana passada ou no fim de semana.

Hoje farei a última tentativa de contacto logo que me encontrar em casa. Se não me resolverem o problema vou denunciar o contrato. Tenho gravadas cerca de 20 medições das últimas semanas, antes e depois do “upgrade” com mais 24 meses de fidelização, todas sempre abaixo de metade do contratado.

 

Estou farto de aldrabões e trafulhas.

Comentário