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O que é o Código de Validação da Portabilidade?


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O que é o Código de Validação da Portabilidade?

A partir de 11 de maio o processo de Portabilidade vai ter algumas alterações, com a criação do CVP, Código de Validação de Portabilidade. Neste tópico dizemos-lhe tudo o que precisa de saber sobre este tema.

O que é o Código de Validação da Portabilidade?
O Código de Validação da Portabilidade (CVP) é um mecanismo implementado no Regulamento da Portabilidade 257/2018.
  • É constituído por 12 dígitos alfa numéricos.
  • Identifica o titular no operador de origem nos pedidos de portabilidade.
  • Simplifica a validação do pedido da Portabilidade e tem como objetivo diminuir rejeições e atrasos na portabilidade.

É obrigatório usar o Código de Validação da Portabilidade no pedido de portabilidade?
Sim, a partir de 11 de maio o Código de Validação da Portabilidade passa a ser um dado obrigatório em todos os pedidos de portabilidade.

Quais as vantagens desta medida?
  • Otimiza recursos e simplifica a relação entre o novo e o antigo operador
  • Contribui para processos de portabilidade mais rápidos e seguros, diminuindo as rejeições e atrasos na portabilidade

Onde posso ver o meu Código de Validação Portabilidade?
Depende do serviço que tem e quer portar. Pode ver este código das seguintes formas:


SMS
Enviando um SMS para o número 1242 com o texto “CVP [Número de identificação fiscal]” Exemplo: CVP [123456789]



Linha de Atendimento Automático
Através do 1242, onde tem acesso às seguintes opções:



Área de Cliente
  1. Fazer login na Área de Cliente
  2. Selecionar a opção “Informação de Conta” e escolher “Dados de Conta



Saiba aqui tudo sobre a Portabilidade.

Ficou com dúvidas sobre o CVP? Partilhe connosco as suas perguntas. 🙂

50 Comentários

Bom dia, gostaria de saber como é possível consultar o código de validação de portabilidade referente ao números associados à fatura...
Boa tarde,
Como posso ter acesso ao CVP do meu cartão móvel ?
Cumprimentos
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Bem-vinda ao Fórum NOS @Catia Canelas,

Movemos a sua publicação para este tópico onde pode encontrar os passos de como obter o CVP (Código de Validação da Portabilidade). Desta forma garantimos a organização do Fórum NOS.
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Olá @Andreia Sofia Neves Marques, :)

O tópico que criou já existe no Fórum. Por isso, associámos os post ao tópico mais antigo e que também tem resposta à sua pergunta. Assim, garantimos a boa organização da comunidade.

Não aparece essa info na área de cliente!

Já n  existe essa info

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Tens os serviços registados? 

Onde se encontra a info do CVP na área de cliente?

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Bem-vindo ao Fórum NOS,@Joao Miguel Neves Gusmao Pires.

Movemos os seus comentários para uma publicação já existente, onde encontra os passos para ver o seu CVP num dos seguintes meios:

  • Área de Cliente
  • SMS
  • Linha de atendimento automático
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Onde se encontra a info do CVP na área de cliente?

Olá, 

Encontra se em "Informação da conta", "Dados da Conta" 

 

Cumprimentos 

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@Joao Miguel Neves Gusmao Pires Na Área de Cliente ou na Fatura também está.

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Já n  existe essa info

Claro que existe. Na sua Área de Cliente no separador Informação da Conta/Dados da Conta

 

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Uma uma das funcionalidades do CÓDIGO de PORTABILIDADE, seria a sua exigência para qualquer pedido de SUBSTITUIÇÃO de um cartão SIM. Desta forma, seria adicionada uma protecção EXTRA para evitar estes casos: https://pplware.sapo.pt/informacao/psp-alerta-sabe-o-que-e-o-sim-swapping/

 

Um dos métodos para clonagem se realizar é através de Engenharia Social. Nesse sentido é necessário que o cibercriminoso conheça os dados pessoais da vítima como o nome completo, número de telemóvel, documento de identificação ou outros dados pessoais. Desta forma pode tentar passar-se por outra pessoa e solicitar numa operadora a transferência de informações de um cartão SIM para outro novo.

I’ve tried everywhere to find my CVP - on the NOS App, on the Area de Cliente.  In the end I had to request a callback from the TV section of NOS (couldn’t find anywhere to email or message about the CVP other than the “paid” services).  I was transferred to the correct department and eventually got my CVP by text message.  The text message still insists that i can find the CVP in the App or in the Area de Cliente.

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@Kay Boia  In the client area under Account Information / Account Data, at the bottom of the page, you will see VIEW CVP. It is also possible to consult in your Invoice.

Hi Jose, I’ve looked and it isn’t there.  Also I don’t get an invoice I am “pay as you go” and top up each month.

 

Do You have that mobile service associated in your client area?
If so, you need to select "Gerir Serviço" under that service.
If You do not have this service associated in the Client Area, you will need to associate it first or try another way (store service)... ​​​​

 

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Hi Jose, I’ve looked and it isn’t there.  Also I don’t get an invoice I am “pay as you go” and top up each month.

 

Your service is probably not registered in your Client Area. Therefore, you must register. If your service is registered, then there may be a problem and you should then remove and re-register. Try it out.

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Hi @Kay Boia

Olá @Jose Rodrigues e @C24XXXX201

@Kay Boia, the community gave a good help. Could you find the CVP? We look forward to your feedback.

Thanks :blush:

Hi, the service is registered in the client area but I’m not going to bother as I’m moving to another provider.  Thank you all for your help.

By the way @Kay Boia, that is what the CVP is for... move to another.

Yes, that’s why I was trying to find it

 

@Kay Boia ,  just to kill my curiosity, did you try the web version (site for computer) of Area de Cliente?

Yes, I tried the web version (using Chrome) and the app - several times, quite frustrating!

Ok, thank You @Kay Boia . Enjoy your new provider, whaterver it is... :wink:

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