Skip to main content
Header

6c1ac081-816b-4b80-a1a5-b5011ca9b3d9.png

O que é o Código de Validação da Portabilidade?

A partir de 11 de maio o processo de Portabilidade vai ter algumas alterações, com a criação do CVP, Código de Validação de Portabilidade. Neste tópico dizemos-lhe tudo o que precisa de saber sobre este tema.

O que é o Código de Validação da Portabilidade?
O Código de Validação da Portabilidade (CVP) é um mecanismo implementado no Regulamento da Portabilidade 257/2018.

• É constituído por 12 dígitos alfa numéricos.
  • Identifica o titular no operador de origem nos pedidos de portabilidade.
  • Simplifica a validação do pedido da Portabilidade e tem como objetivo diminuir rejeições e atrasos na portabilidade.

É obrigatório usar o Código de Validação da Portabilidade no pedido de portabilidade?
Sim, a partir de 11 de maio o Código de Validação da Portabilidade passa a ser um dado obrigatório em todos os pedidos de portabilidade.

Quais as vantagens desta medida?

• Otimiza recursos e simplifica a relação entre o novo e o antigo operador
  • Contribui para processos de portabilidade mais rápidos e seguros, diminuindo as rejeições e atrasos na portabilidade

Onde posso ver o meu Código de Validação Portabilidade?
Depende do serviço que tem e quer portar. Pode ver este código das seguintes formas:

143347af-b15c-40d4-a323-609245a00c8a.png

SMS

Enviando um SMS para o número 1242 com o texto “CVP aNúmero de identificação fiscal]” Exemplo: CVP 123456789]

ea6dd352-720e-4fb0-a499-7076e9e420b7.png

Linha de Atendimento Automático

Através do 1242, onde tem acesso às seguintes opções:

e78b52b8-8af9-4e83-8873-afc1de7a3b87.png

App e área de cliente my NOS

Para consultar o código de validação de portabilidade na app my NOS, siga a explicação abaixo:

1. Aceda à app my NOS e em “Menu” selecione “Gestão de Conta”;

2. Escolha “Ver serviços contratados”;

3. Em “Os seus serviços” selecione “Telemóvel”;
    Alternativamente, escolha “Telemóvel” no topo da página.

4. Por fim, escolha o número que pretende e consulta e, em CVP, selecione o ícone para deixar expor o código de validação de portabilidade.

Saiba mais em: 

Saiba aqui tudo sobre a Portabilidade.

Ficou com dúvidas sobre o CVP? Partilhe connosco as suas perguntas. 🙂

Já consegui. Forma mais fácil é enviar mensagem para o nº 1242 com o texto: “CVP nº contribuinte”

Tens os serviços registados? 

Onde se encontra a info do CVP na área de cliente?

Olá, 

Encontra se em "Informação da conta", "Dados da Conta" 

Cumprimentos 

Uma uma das funcionalidades do CÓDIGO de PORTABILIDADE, seria a sua exigência para qualquer pedido de SUBSTITUIÇÃO de um cartão SIM. Desta forma, seria adicionada uma protecção EXTRA para evitar estes casos: https://pplware.sapo.pt/informacao/psp-alerta-sabe-o-que-e-o-sim-swapping/

Um dos métodos para clonagem se realizar é através de Engenharia Social. Nesse sentido é necessário que o cibercriminoso conheça os dados pessoais da vítima como o nome completo, número de telemóvel, documento de identificação ou outros dados pessoais. Desta forma pode tentar passar-se por outra pessoa e solicitar numa operadora a transferência de informações de um cartão SIM para outro novo.

Bom dia. 

Peço desculpa pois foi confusão da minha parte. Pensava que se mantinha o mesmo cartão SIM e que apenas teria de aguardar pela efetivação da portabilidade. 

Assim sendo, o novo cartão SIM vem por correio postal e demora entre 3 a 5 dias. Deve chegar amanhã ou quarta. 

Mesmo assim não me parece de todo correto ficar sem serviço na anterior operadora enquanto não tenho o novo cartão. De qualquer das formas vou passar numa loja para ver a possibilidade de me darem uma segunda via do meu número pois supostamente já está vinculado à NOS.

Obrigado a ambos.

Boa semana.

Viva,

Obti o codigo CVP via SMS, no entanto a operadora nova indica que foram informados pela NOS que "CVP não corresponde" como é isto possivel?

Se possivel enviem-me sff msg privada com o codigo cvp.

Obrigado

Boa noite, esse código está na sua fatura NOS: Informação
Código de validação da portabilidade
Por alteração do regulamento da portabilidade, o(s) seu(s)
número(s) passa(m) a ter um código de validação da portabilidade
(CVP). Para mais informações ligue 1242

Olá @Nijs,

Consulte o seu código CVP através da Área de Cliente.

Para consultar esta informação, só precisa de se registar, associar o seu telemóvel e seguir estes passos:

• Entre em http://cliente.nos.pt
  • Escolha o seu serviço de telemóvel na coluna do lado esquerdo
  • Selecione “Ver CVP” que vai aparecer do lado direito da página

Esperamos que ajude. Se precisar de mais informações, estamos disponíveis por aqui.
    Obrigada

Se tiver 2 números de telemóvel na minha conta NOS o CVP é o mesmo para os dois ou cada um tem o seu código de validação da portabilidade? 

diferente

Boa noite,

Como faço para consultar o Código de Validação de Portabilidade?

​​​​​Por chamada para o 16100 não consigo, nem pela aplicação. 

Boa noite, o código está na última página da sua fatura ou,  na sua área de cliente, clique em telefone 

CVP

Código de validação da portabilidade.

Ver CVP

Para mais informações ligue 1242

Boa tarde, caso não encontre o código seguindo as sugestões sugeridas no Tópico abaixo, ligue 1242.

Boa tarde @ClienteDados,

Sugiro que use um dos procedimentos mencionados no tópico em baixo.

Boa sorte

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @ClienteDados,

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico onde a mesma questão já se encontra esclarecida.

Alternativamente pode ligar para o Através do 1242opção 4, para consulta do código CVP.

Diga-nos, por favor, se conseguiu.

Obrigado

Hello @Mohammed jarif khan labib,

You can learn how to consult the CVP code in my NOS through our article.

Thank you

Area de Cliente > Gerir Serviço > Telemovel > Informação da conta > Dados da conta >> Código de Validação de Portabilidade > Ver CVP

ja fiz isso e nao aparece a OPÇAO de ver cvp

Olá @Amanda Augusta da Silva,

Precisa de consultar o seu código CVP?

Pode ver essa informação através da Área de Cliente.

Faça desta forma:

1. Entre em http://cliente.nos.pt
  2. Escolha o telemóvel que pretende consultar (na coluna do lado esquerdo)
  3. Clique em “Ver CVP”

Esperamos ter ajudado. Caso continue sem conseguir aceder à informação, diga-nos como está a fazer, por favor.

Obrigada

@Amanda Augusta da Silva,

Tem o seu serviço associado à sua Área de Cliente? Poderá ser essa razão pela qual não lhe aparece a opção para consultar o CVP.

Caso não tenha ainda associado o serviço em questão, clique em “Registar serviços” e siga os passos que lhe forem surgindo.

Se já tem o serviço registado, envie-nos uma mensagem privada com o seu número de cliente, através do perfil do @Fórum, para podermos ajudar.

Obrigada

Já consegui.

Obrigado

Olá @RAÚL MONTEIRO e @Jose Rodrigues

Desde já, lamentamos a demora na nossa resposta. :sweat:
Ficamos contentes por saber que a comunidade deu uma boa ajuda e que a sua situação já se encontra resolvida. :blush:

Caso tenha mais alguma dúvida ou sugestão, partilhe connosco. 

Obrigada 

Gostava de obter CVP. Mais informo que é impossível encontrar na APP e na factura também não se encontra. Até agora não consegui contacto via telefone, através do número corporate e nas lojas não têm acesso à minha conta. O que devo fazer? 

Bom dia, gostaria de saber como é possível consultar o código de validação de portabilidade referente ao números associados à fatura...
Boa tarde,

Como posso ter acesso ao CVP do meu cartão móvel ?

Cumprimentos
Bem-vinda ao Fórum NOS @Catia Canelas,

Movemos a sua publicação para este tópico onde pode encontrar os passos de como obter o CVP (Código de Validação da Portabilidade). Desta forma garantimos a organização do Fórum NOS.
Olá @Andreia Sofia Neves Marques, :)

O tópico que criou já existe no Fórum. Por isso, associámos os post ao tópico mais antigo e que também tem resposta à sua pergunta. Assim, garantimos a boa organização da comunidade.

Não aparece essa info na área de cliente!

Já n  existe essa info

Comentário