Skip to main content
Header
Destaque

RCS disponível na NOS – Conheça o novo serviço de mensagens

Este tópico ajudou-o a encontrar uma resposta à sua pergunta?
47% acharam o tópico útil
Mostre a primeira mensagem

275 Comentários

RGarrido03
  • Kilobyte
  • 20 comentários
  • 30 de outubro de 2024
Mário P. escreveu:

Bom dia a todos, 

Reiteramos a informação partilhada anteriormente. 
No entanto, e após partilharmos o vosso feedback, é reforçado de que a NOS não fornece o serviço RCS, a título de exemplo, os clientes que têm terminal Android ativaram a funcionalidade RCS na App Massagens da Google, que é quem fornece esse serviço, onde a NOS não teve nenhum envolvimento na disponibilização do serviço em equipamentos Android.

Assim, a Apple tem tanto poder para ativar o RCS no iPhone como teve a Google para o ativar no Android. Não sendo um serviço atualmente disponível pelo operador, estamos a falar de um serviço OTT tal como o iMessage. 

Obrigado, 

Bom dia @Mário P.,

Obrigado pela disponibilidade em interessarem-se neste assunto. Entendo que a NOS não tem de implementar o RCS de raiz, uma vez que o público alvo (até agora Android) o tinha nativamente e, portanto, não seria rentável estar a reinventar a roda..

No entanto, não é necessário que o façam agora para o iOS. À semelhança de outras operadoras internacionais, podem simplesmente atualizar as carrier settings, indicando os servidores da Jibe como sendo o vosso servidor de RCS. A Jibe é a plataforma da Google responsável pela implementação do RCS na app da Google, e a sua API está aberta a todas as operadoras.

Penso que seria a solução ideal para tod@s, já que, para os clientes, isso significaria RCS em todos os dispositivos, e, para a NOS, evitaria tempo e gastos desnecessários a implementar uma solução RCS que no fundo já existe e é o standard mundial.

Cumprimentos,

Rúben Garrido

• Kilobyte
  • 59 comentários
  • 30 de outubro de 2024
RGarrido03 escreveu:
Mário P. escreveu:

Bom dia a todos, 

Reiteramos a informação partilhada anteriormente. 
No entanto, e após partilharmos o vosso feedback, é reforçado de que a NOS não fornece o serviço RCS, a título de exemplo, os clientes que têm terminal Android ativaram a funcionalidade RCS na App Massagens da Google, que é quem fornece esse serviço, onde a NOS não teve nenhum envolvimento na disponibilização do serviço em equipamentos Android.

Assim, a Apple tem tanto poder para ativar o RCS no iPhone como teve a Google para o ativar no Android. Não sendo um serviço atualmente disponível pelo operador, estamos a falar de um serviço OTT tal como o iMessage. 

Obrigado, 

Bom dia @Mário P.,

Obrigado pela disponibilidade em interessarem-se neste assunto. Entendo que a NOS não tem de implementar o RCS de raiz, uma vez que o público alvo (até agora Android) o tinha nativamente e, portanto, não seria rentável estar a reinventar a roda..

No entanto, não é necessário que o façam agora para o iOS. À semelhança de outras operadoras internacionais, podem simplesmente atualizar as carrier settings, indicando os servidores da Jibe como sendo o vosso servidor de RCS. A Jibe é a plataforma da Google responsável pela implementação do RCS na app da Google, e a sua API está aberta a todas as operadoras.

Penso que seria a solução ideal para tod@s, já que, para os clientes, isso significaria RCS em todos os dispositivos, e, para a NOS, evitaria tempo e gastos desnecessários a implementar uma solução RCS que no fundo já existe e é o standard mundial.

Cumprimentos,

Rúben Garrido

exacto… basta atualizar as carrier settings. Nao e nada de outro mundo. A vodafone Germany ou a AT&T por exemplo não suportam RCS nativamente e usavam Jibe. E ambos têm RCS no iPhone desde o dia 1 do iOS 18.

Era bom se algum engenheiro ou equipa de produto da NOS visse este post para perceber o quão simples pode ser isto, e o quão aguardado o rcs é. Quanto a mim a feature mais útil no iOS 18 em Portugal.

• Kilobyte
  • 10 comentários
  • 2 de novembro de 2024

Considerando que tem de haver também integração do chat messages da Huawei, não me parece de todo possível universalizar o RCS através de uma empresa americana. Se verdadeiramente queremos um RCS universal é preciso que os operadores tenham os seus servidores.

• Kilobyte
  • 59 comentários
  • 2 de novembro de 2024
12241899 escreveu:

Considerando que tem de haver também integração do chat messages da Huawei, não me parece de todo possível universalizar o RCS através de uma empresa americana. Se verdadeiramente queremos um RCS universal é preciso que os operadores tenham os seus servidores.

Os huawei não tem Google messages? A app se mensagens deles não suporta rcs? Huawei e sempre meio complicado por causa das proibições todas que tem.

• Kilobyte
  • 10 comentários
  • 2 de novembro de 2024

A Huawei usa a sua APP de mensagens e não pode ter nada da Google. E o seu sistema operativo vai agora deixar mesmo de ter base Android 

• Kilobyte
  • 59 comentários
  • 2 de novembro de 2024
12241899 escreveu:

A Huawei usa a sua APP de mensagens e não pode ter nada da Google. E o seu sistema operativo vai agora deixar mesmo de ter base Android 

pois, terão que arranjar alternativa. Na China já usam rcs, por isso deve haver alguma app que possam usar.

• Kilobyte
  • 10 comentários
  • 2 de novembro de 2024

É um serviço de operador... A APP deles dá para RCS... É a mesma coisa que o iPhone...

• Kilobyte
  • 10 comentários
  • 6 de novembro de 2024

A propósito do anúncio da NOS anunciar ser a primeira rede com 5G standalone, no seguimento deste assunto, e reconhecendo não perceber totalmente o assunto, questiono: de que me serve ter 5G standalone se tenho de ter 2G para manter comunicação escrita com outros números por não assegurarem comunicação escrita no formato RCS para todos os clientes?

• Byte
  • 1 comentário
  • 12 de novembro de 2024

Boa tarde,

Gostaria de saber para quando está previsto o serviços de mensagens RCS nos iPhones, visto esta forma de envio de mensagens estar disponível a partir do iOS 18 e já estar disponível há algum tempo para os sistemas Android.

Atualizei ontem o meu iPhone 16 Pro Max para a versão iOS 18.2 beta 4, verifiquei que houve uma atualização da versão da Operadora para a versão NOS 61.0, mas que a opção RCS ainda não está disponível. Para quando este serviço?

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29440 comentários
  • 12 de novembro de 2024

Boa tarde, @cmfm2204

Movemos o seu comentário para o tópico onde o tema já é abordado como, também, esclarecido. Deste modo, garantimos a boa organização da informação. 
Obrigado, 

• Kilobyte
  • 11 comentários
  • 13 de novembro de 2024

Viva @Mário P. ,

A apple não tenciona disponibilizar o serviço que a Google disponibiliza de implementação desta tecnologia, daí ter mencionado que a disponibilização do serviço ter de ser implementado pelas operadoras. A opção de utilização do serviço a nível de sistema operativo não dispensa a sua implementação posterior nas infraestruturas. A implementação e disponibilização do uso publico da tecnologia por parte da Google tem outros objetivos que não vale a pena discutir neste tópico.

Neste sentido pergunto se a NOS tenciona disponibilizar a feature, seja com implementação própria ou por serviços de terceiros, num futuro proximo.

A implementação por parte da NOS poderá trazer vantagens e seguranças aos seus utilizadores quer no funcionamento e estabilidade da tecnologia quer na segurança de dados que não passam por serviços de terceiros.

Continuação de uma boa semana.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29440 comentários
  • 13 de novembro de 2024

Bom dia, @tmdbts

Agradecemos o seu comentário. Compreendemos o que nos foi indicado neste tópico, bem como a informação adicional que se encontra no site da Apple. 

Assim, endereçámos a situação internamente para que fosse apreciada para que, por conseguinte, nos fosse possível esclarecer quanto à situação. A NOS não fornece o serviço RCS, sendo uma funcionalidade Apple que depende de desenvolvimentos dos operadores caberia à mesma contactá-los para que fossem reunidos esforços para tal ser implementando, como por exemplo, o iMessage, funcionalidade que não depende também dos operadores, desenvolvida e fornecida diretamente pela Apple. 

Obrigado,

• Kilobyte
  • 11 comentários
  • 13 de novembro de 2024
Mário P. escreveu:

A NOS não fornece o serviço RCS, sendo uma funcionalidade Apple que depende de desenvolvimentos dos operadores caberia à mesma contactá-los para que fossem reunidos esforços para tal ser implementando, como por exemplo, o iMessage, funcionalidade que não depende também dos operadores, desenvolvida e fornecida diretamente pela Apple. 

Apesar das semelhanças em termos das tecnologias utilizadas no RCS e iMessage, a meu ver não podemos comparar as duas da maneira que referiu. RCS é um standard enquanto o iMessage é um serviço único da apple. O iMessage corre apenas nos servidores próprios da Apple e no que sei, não é necessária qualquer intervenção por parte das operadoras para utilizar esta funcionalidade. Qualquer dispositivo Apple que tenha uma conta Apple associada pode utilizar iMessage com o email que esta associado ao Apple ID. O mesmo não acontece com o protocolo RCS, onde as comunicações são identificadas e associadas pelo número de telemóvel dado pela operadora.

• Kilobyte
  • 10 comentários
  • 13 de novembro de 2024
Mário P. escreveu:

Bom dia, @tmdbts

Agradecemos o seu comentário. Compreendemos o que nos foi indicado neste tópico, bem como a informação adicional que se encontra no site da Apple. 

Assim, endereçámos a situação internamente para que fosse apreciada para que, por conseguinte, nos fosse possível esclarecer quanto à situação. A NOS não fornece o serviço RCS, sendo uma funcionalidade Apple que depende de desenvolvimentos dos operadores caberia à mesma contactá-los para que fossem reunidos esforços para tal ser implementando, como por exemplo, o iMessage, funcionalidade que não depende também dos operadores, desenvolvida e fornecida diretamente pela Apple. 

Obrigado,

Caro Mário,

Eu aceito que a empresa não queira fornecer o serviço aos clientes. É uma tecnologia que não quer fornecer, e que os seus clientes têm acesso apenas porque a Google facilita o mesmo. Eu percebo isto e posso assim, se tal me for relevante mudar para uma empresa que providencie o serviço.

Agora dizer que o acesso é responsabilidade de outras empresas dá um ar de desconhecimento do que é e vamos ter varias pessoas a tentar explicar de n maneiras, e sinceramente transmite que a NOS é uma empresa que percebe pouco das tecnologias que opera, situação essa que me leva realmente a reflectir sobre se não devo mudar, já que isto é associado a inúmeras fragilidades na prestação de serviços.

É fundamental que neste chat seja transmitida informação adequada e que não dê impressão de incompetência e desconhecimento do seu negócio como parece estar a suceder. Ou como provavelmente é a realidade. Sei que transmite o que lhe é dito, mas o que lhe é dito é de francamente fraco para uma empresa que tenta angariar novos clientes pela competência técnica.

• Kilobyte
  • 59 comentários
  • 13 de novembro de 2024

A DIGI já confirmou que vai ter RCS no iPhone no mês de dezembro.

alguma expectativa na NOS? Se para além de mais baratos também são os primeiros a oferecer serviços inovadores, não sei o que nos prende a NÓS.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29286 comentários
  • 14 de novembro de 2024

Boa tarde a todos,

Agradecemos os vossos testemunhos e partilha.

Logo que tenhamos novidades sobre o tema, partilhamos aqui.

Fiquem atentos a todas as novidades aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

• Kilobyte
  • 59 comentários
  • 14 de novembro de 2024
João H. escreveu:

Boa tarde a todos,

Agradecemos os vossos testemunhos e partilha.

Logo que tenhamos novidades sobre o tema, partilhamos aqui.

Fiquem atentos a todas as novidades aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

Não entendo muito bem a opacidade da NOS, como diz o outro. Mas ok. Portabilidade seja feita para quem é transparente.

• Kilobyte
  • 59 comentários
  • 7 de janeiro de 2025

Alguma novidade sobre isso? Será que a NÓS pode dar alguma indicação se vão disponibilizar rcs no iPhone ou não? Há outros operadores que já garantiram estar a trabalhar nesta feature….

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29440 comentários
  • 8 de janeiro de 2025

Bom dia, ​@RuiMJ

De momento, não temos novidades. Assim que existam partilharemos. 
Obrigado,

RGarrido03
  • Kilobyte
  • 20 comentários
  • 16 de janeiro de 2025

Boa noite ​@Mário P. e ​@João H. 

Gostava de saber se têm alguma novidade face a isto. Reitero a informação de que não é necessário efetuar quaisquer alterações nos vossos servidores, bastando indicar no carrier bundle os servidores da Jibe.

Por forma a simplificar-vos o trabalho, decidi meter mãos à obra e explorar a fundo esta questão, nomeadamente o que compõe um carrier bundle, assim como o que é necessário adicionar para ter RCS.

As informações relativas ao RCS encontram-se no ficheiro carrier.plist, dentro do bundle Optimus_pt.bundle, que, por sua vez, se encontra dentro do ficheiro Optimus_pt_iPhone.ipcc.

Pegando como exemplo a Vodafone Germany, que utiliza os servidores da Jibe para fornecer o RCS, vemos que, em carrier.plist, existe uma entrada de dicionário chamada RCS, onde temos a definição do toggle, bem como do servidor (key ServerURL, value config.rcs.mnc002.mcc262.jibecloud.net), como mostra a imagem a seguir:

Ora, no caso da NOS, apenas precisam de repetir o processo, mas alterar o URL para o mnc e mcc correspondentes (003 e 268, respetivamente, já que o PLMN da NOS é o 268 3). Ou seja, o nosso ServerURL é config.rcs.mnc003.mcc268.jibecloud.net.

Resumindo, em código e no formato desejado do bundle (Plist), a configuração ficaria da seguinte forma:

<key>RCS</key>
<dict>
	<key>ShowRCSSwitch</key>
	<true/>
	<key>EnableRCSByDefault</key>
	<true/>
	<key>ProvisioningData</key>
	<dict>
		<key>ServerURL</key>
		<string>config.rcs.mnc003.mcc268.jibecloud.net</string>
	</dict>
</dict>

E em formato visual, da seguinte forma:

É tão simples quanto isto. Como veem, eu editei o carrier bundle, porém não o posso “instalar” no meu iPhone, já que os bundles são obrigatoriamente signed e, portanto, só a NOS é que possui a chave para o fazer. Tenho pena, senão demostrava-vos diretamente a funcionar :)

Por favor, considerem adicionar esta funcionalidade. Como conseguem perceber, são 5 minutos, nem isso, e tornar-se-iam mais uma vez os pioneiros em Portugal, assim como foram com o 5G+, o VoWiFi, etc.

Quaisquer esclarecimentos ou ajuda que necessitem, podem entrar em contacto comigo, que me encontro totalmente disponível. Aliás, se precisarem de um beta tester para isto ou mais alguma coisita, é só dizer :)

Obrigado,
Rúben

PS: Aproveitem que estão a mexer no bundle, e alterem a prop WifiCallingAllowedInRoaming para true, para podermos usar o Wi-Fi Calling em países fora da UE e assim não pagar roaming 😉 este verão estive na Tunísia e, mesmo conectado ao Wi-Fi, nunca tive Wi-Fi Calling (mesmo tendo todas as condições reunidas), penso que a razão seja isto.

• Kilobyte
  • 18 comentários
  • 16 de janeiro de 2025

@RGarrido03, não me parece que seja a dificuldade em implementar, mas sim o interesse.

Do ponto de vista da empresa, porque lançar uma funcionalidade à qual depois tens de dar apoio e garantir que funciona, quando já há outras empresas, como apple e google, que já fornecem algo similar e pelo qual não tens de te responsabilizar? ….

Parece-me que seja uma questão de negócio e não tecnologica… 

• Kilobyte
  • 59 comentários
  • 16 de janeiro de 2025
Nuno dos Reis escreveu:

@RGarrido03, não me parece que seja a dificuldade em implementar, mas sim o interesse.

Do ponto de vista da empresa, porque lançar uma funcionalidade à qual depois tens de dar apoio e garantir que funciona, quando já há outras empresas, como apple e google, que já fornecem algo similar e pelo qual não tens de te responsabilizar? ….

Acredita que o primeiro operador a ter rcs no iPhone vai ganhar muitos clientes. Há imensa gente ansiosa com rcs no iPhone. Eu sou um deles. Assim que algum operador lançar, salto logo do barco para esse. A DIGI confirmou me estar a trabalhar nisso para lançar ainda em janeiro. Vamos ver.

poder ter rcs num iPhone significa nunca mais teres que enviar SMS, já que pra androids envias sempre rcs e pra iPhones iMessage. E poder finalmente apagar a porcaria do WhatsApp é algo cada vez mais desejado por muita gente.

RGarrido03
  • Kilobyte
  • 20 comentários
  • 16 de janeiro de 2025
Nuno dos Reis escreveu:

Eu até consigo entender esse ponto de vista, porém a verdade é que o cliente RCS é a aplicação de mensagens do iOS e o servidor é a Jibe, logo tanto a Apple como a Google é que têm responsabilidade direta sobre o seu funcionamento, não a NOS.

@Mário P. Reitero que gostaria que, por favor, vissem a minha mensagem acima nesta página, sobre como o implementar. Repito, é rápido, sem custos e sem responsabilidades :)

• Kilobyte
  • 18 comentários
  • 16 de janeiro de 2025
RGarrido03 escreveu:
Nuno dos Reis escreveu:

Eu até consigo entender esse ponto de vista, porém a verdade é que o cliente RCS é a aplicação de mensagens do iOS e o servidor é a Jibe, logo tanto a Apple como a Google é que têm responsabilidade direta sobre o seu funcionamento, não a NOS.

@Mário P. Reitero que gostaria que, por favor, vissem a minha mensagem acima nesta página, sobre como o implementar. Repito, é rápido, sem custos e sem responsabilidades :)

é verdade, mas o cliente comum que não tem esse conhecimento vai sempre ver qualquer serviço que use através do ISP como sendo responsabilidade do ISP, ou seja, não funciona, vao ligar pra linha de apoio, reclamar, consumir recursos e perder dinheiro à empresa… 

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29440 comentários
  • 18 de janeiro de 2025

Bom dia, ​@RGarrido03 

Ainda não temos novidades que possamos fornecer. No entanto, quando as tenhamos partilharemos. 
Obrigado, 

Comentário