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O novo serviço de envio de mensagens RCS está disponível na NOS, com a App Google Messages, para que possa tirar o máximo partido das funcionalidades de mensagens no seu equipamento Android:grinning:

Com a utilização do RCS passa a ser possível ter uma experiência interativa de troca de mensagens diretamente na App de mensagens do seu telemóvel. :wink:

O que é o RCS?

O RCS (Rich Communication Services) é a tecnologia que permite a utilização de funcionalidades avançadas durante a troca mensagens.

A nova geração de mensagens instantâneas, semelhante ao iMessage do iPhone, permite-lhe trocar não só mensagens como também elementos multimédia, como fotografias ou vídeo de alta-definição, e conversar em tempo real quando ligado a uma rede WiFi (sem custos adicionais) ou dados móveis. Permite-lhe ainda aceder a notificações de leitura ou quando um contacto está a escrever, funcionalidades que até agora só estavam disponíveis em aplicações como o WhatsApp ou Messenger do Facebook.

Depois de ativadas as funcionalidades RCS, a aplicação decide em cada momento entre o envio das suas mensagens via RCS ou SMS/MMS convencionais, garantindo que todas as mensagens são entregues, independentemente do destinatário ter ou não RCS.

 

Quais as principais vantagens?

O RCS abre assim um conjunto de funcionalidade adicionais às do SMS, com maior interação e multimédia, como:

  • Enviar imagens e vídeos em HD (até 105MB), sem ser via MMS;
  • Compatibilidade com GIFs e áudios (até 105MB);
  • Criar grupos de conversação;
  • Suportar mais de 160 caracteres por mensagem;
  • Utilização em WiFi;
  • Receber sinalização de escrita e recibos de leitura;

Como posso verificar/ativar?

Para ativar basta que a app de mensagens do seu equipamento tenha associado as comunicações RCS, clique em “Definições” seguida de “Funcionalidades de chat” e ative em “Ativar funcionalidades de chat” ou verifique se já se encontra ativo.

 

Para que possa usufruir desta funcionalidade é necessário que o equipamento esteja atualizado com a última versão do Android OS disponível.

 

Saiba mais sobre o funcionamento do RCS:

Em que equipamentos posso usar os RCS?

As comunicações RCS são compatíveis com um grupo selecionado de equipamentos com sistema operativo Android 5.0 ou superior, sendo da responsabilidade de cada fabricante a respetiva implementação.

 

Como posso utilizar os RCS?

Se tem um dispositivo Android OS compatível, pode ativar a funcionalidade RCS na App de mensagens em Definições > Funcionalidades Chat.

 

Com as funcionalidades chat (RCS) ativadas, consigo enviar mensagens a um destinatário com um telefone antigo?

Sim, mesmo que o destinatário tenha um telemóvel antigo sem a funcionalidade RCS, continua a poder enviar mensagem através de SMS ou MMS, garantindo assim que os seus contactos recebem sempre as mensagens.

 

Ativei as funcionalidades de chat, como posso desativar e optar pelo envio de SMS/MMS?

Para que possa voltar a enviar mensagens via SMS/MMS para todos os seus destinatários, basta que desative as funcionalidades de chat. Para isso aceda à app de mensagens, clique em “Definições” seguida de “Funcionalidades de chat”, carregue em “Ativar funcionalidades de chat” e selecione “Desligar”.

 

Ativei as funcionalidades de chat, consigo optar por enviar SMS/MMS para alguns destinatários?

Sim, mesmo com as funcionalidades de chat ativadas, pode optar por enviar SMS/MMS para destinatários à sua escolha. Abrindo uma conversa, abrindo as opções > Detalhes e selecione a opção que permite apenas enviar SMS/MMS convencionais para este contacto.

 

As funcionalidades RCS são da exclusiva responsabilidade da Google, pelo que a NOS não tem qualquer controlo sobre o funcionamento deste serviço.

O que achou desta nova funcionalidade de mensagens no seu telemóvel?  :grinning:

Quando se pudera usar o RCS no IPhone?


Boa noite ​@Mário P. e ​@João H. 

Gostava de saber se têm alguma novidade face a isto. Reitero a informação de que não é necessário efetuar quaisquer alterações nos vossos servidores, bastando indicar no carrier bundle os servidores da Jibe.

Por forma a simplificar-vos o trabalho, decidi meter mãos à obra e explorar a fundo esta questão, nomeadamente o que compõe um carrier bundle, assim como o que é necessário adicionar para ter RCS.

As informações relativas ao RCS encontram-se no ficheiro carrier.plist, dentro do bundle Optimus_pt.bundle, que, por sua vez, se encontra dentro do ficheiro Optimus_pt_iPhone.ipcc.

Pegando como exemplo a Vodafone Germany, que utiliza os servidores da Jibe para fornecer o RCS, vemos que, em carrier.plist, existe uma entrada de dicionário chamada RCS, onde temos a definição do toggle, bem como do servidor (key ServerURL, value config.rcs.mnc002.mcc262.jibecloud.net), como mostra a imagem a seguir:

Ora, no caso da NOS, apenas precisam de repetir o processo, mas alterar o URL para o mnc e mcc correspondentes (003 e 268, respetivamente, já que o PLMN da NOS é o 268 3). Ou seja, o nosso ServerURL é config.rcs.mnc003.mcc268.jibecloud.net.

Resumindo, em código e no formato desejado do bundle (Plist), a configuração ficaria da seguinte forma:

<key>RCS</key>
<dict>
<key>ShowRCSSwitch</key>
<true/>
<key>EnableRCSByDefault</key>
<true/>
<key>ProvisioningData</key>
<dict>
<key>ServerURL</key>
<string>config.rcs.mnc003.mcc268.jibecloud.net</string>
</dict>
</dict>

E em formato visual, da seguinte forma:

É tão simples quanto isto. Como veem, eu editei o carrier bundle, porém não o posso “instalar” no meu iPhone, já que os bundles são obrigatoriamente signed e, portanto, só a NOS é que possui a chave para o fazer. Tenho pena, senão demostrava-vos diretamente a funcionar :)

Por favor, considerem adicionar esta funcionalidade. Como conseguem perceber, são 5 minutos, nem isso, e tornar-se-iam mais uma vez os pioneiros em Portugal, assim como foram com o 5G+, o VoWiFi, etc.

Quaisquer esclarecimentos ou ajuda que necessitem, podem entrar em contacto comigo, que me encontro totalmente disponível. Aliás, se precisarem de um beta tester para isto ou mais alguma coisita, é só dizer :)

Obrigado,
Rúben

PS: Aproveitem que estão a mexer no bundle, e alterem a prop WifiCallingAllowedInRoaming para true, para podermos usar o Wi-Fi Calling em países fora da UE e assim não pagar roaming 😉 este verão estive na Tunísia e, mesmo conectado ao Wi-Fi, nunca tive Wi-Fi Calling (mesmo tendo todas as condições reunidas), penso que a razão seja isto.


Boa tarde, rcs ainda se mantém na wtf? E que vodafone vai desligar.

Boa tarde

 

De facto é um serviço da Google e também a Vodafone o mantém porque é fornecido pela Google.

O que a Vodafone descontinuará é o RCS nativo, que a NOS nunca teve.


Bom dia ​@Mário P.,

Como está? Gostaria de saber se tem alguma novidade face ao RCS, nomeadamente a sua implementação no carrier bundle. Sei que é necessário aguardar pela Apple para assinar e distribuir os novos bundles, tenho noção que o tempo para tal acontecer não é algo que a NOS tenha total controlo.

Aliás, esta pergunta vem também um bocado relacionada com o 5G+. Acredito que a NOS tem todo o interesse em fazer os iPhones suportarem esta tecnologia, através da ativação no carrier bundle, pelo que isto me leva a questionar: estão ambas as funcionalidades implementadas no novo bundle, e resta agora aguardar pela Apple para o lançar? Ou ainda não terminaram a implementação?

Entre hoje e amanhã o iOS 18.3 deve ser lançado de forma estável, que incluirá o bundle atual na beta, que permanece inalterado.
A beta do 18.4 será, portanto, lançada entre amanhã e depois de amanhã, e na certa que deverá incluir novos bundles (isto por mera intuição de betas anteriores, não tenho qualquer confirmação oficial). Será que o Mário poderia tentar averiguar se a NOS terá o seu bundle atualizado com 5G+ e/ou RCS na próxima beta e se está tudo pronto para ser distribuído, por favor?

Muito obrigado :) 


Boa tarde, ​@RGarrido03

Não temos nenhuma informação adicional que possamos partilhar. O assunto encontra-se endereçado e em acompanhamento. 

Assim que existam novidades, partilharemos, aqui. 

Obrigado, 

Boa tarde ​@Mário P. 

Peço desde já desculpa pela insistência, sei que vocês no fundo apenas dão a cara e têm de nos aturar, e não têm poder de decisão internamente.

Mas seria possível tentar obter uma resposta um bocadinho menos genérica, por favor? Penso que nós, clientes, apenas queremos saber em que estado é que isto vai.

Agradeço imenso a atenção.
Rúben Garrido


@Mário P. Acabei de experimentar e não dá na mesma.

A Samsung disse que tenho tudo atualizado e que tem que ser a Nos a ativar o serviço. 

Boa tarde. Estou com o mesmo problema. Tenho dois serviços, NOS e Vodafone. Na Vodafone a APP para mensagens da Samsung funciona RCS, na NOS não. Se usar a APP da Google para mensagens funciona. 

Uma dica que pode ser útil. Equipamento dual sim é necessário activar a net do cartão que se quer usar o RCS. 

 


@Mário P. Acabei de experimentar e não dá na mesma.

A Samsung disse que tenho tudo atualizado e que tem que ser a Nos a ativar o serviço. 

Boa tarde. Estou com o mesmo problema. Tenho dois serviços, NOS e Vodafone. Na Vodafone a APP para mensagens da Samsung funciona RCS, na NOS não. Se usar a APP da Google para mensagens funciona. 

Uma dica que pode ser útil. Equipamento dual sim é necessário activar a net do cartão que se quer usar o RCS. 

 

Embora o equipamento seja dual sim só estou a usar um cartão. Tenho dois Samsung Galaxy Note 10, um com cartão Vodafone e outro NOS. Só funciona no da Vodafone

A funcionalidade RCS está activa na rede, pelo que acho que necessita de configurar o seu equipamento. Lembro que precisa estar a usar a Internet do cartão que quer usar o RCS. 

 


Esta feature passou a ser suportada pelo iPhone, mas ainda não é possível usa-la com a os serviços da NOS. Este tópico está a ser abordado nesta thread

 

PS.: comentário informativo


Você não percebeu… 


Recordamos que o género de funcionalidades que refere não são do âmbito da NOS, pelo que sugerimos que verifique o site da Apple, @Afcnf1984.

Obrigado,


@tmdbts, bom dia. 
Vamos endereçar a sua questão. Não temos conhecimento de que tal funcionalidade esteja disponível, no entanto, caso tenhamos feedback partilharemos. 
Obrigado pela partilha. 


Mas eu tenho NOS e tenho serviço de chamada em espera… funciona muitas vezes.

 

quanto ao RCS, espero que este fórum sirva pelo menos para dar visibilidade desta falha na NOS.

Tens a certeza que funciona? Eu pago-te um almoço se me apresentares 1 número NOS que consigas desativar/ativar o serviço de chamada em espera no iPhone.

No iOS 17 - menu Definições / Telefone / Chamada em Espera

No iOS 18 - menu Definições / Aplicações / Telefone / Chamada em Espera

E depois diz-me se conseguiste desativar o serviço.

Vai-te aparecer a mensagem “Não foi possível guardar a definição para chamada em espera.”

Eu não disse que o serviço de chamada em espera não funciona, porque no meu número também funciona, mas se quiseres por algum motivo desativar o serviço não consegues!

Depois dá a sensação que ficou desativo, mas se saíres desse menu e voltares ao menu Chamada em espera, reparas que continua ativo.

Este problema acontece com todos os números NOS em equipamentos iPhone. Este problema só não acontece em equipamentos Android.

E só a NOS não resolve este problema desde 2021, na Vodafone e na MEO isto não acontece

Foi aberto tópico sobre esse tema

 


Boa tarde a todos, 

A funcionalidade RCS no IPhone não é da responsabilidade da NOS, pelo que não temos como intervir. Assim, é necessário que a Apple disponibilize tal funcionalidade aos operadores, uma vez que à semelhança do que acontece com RCS no Android, é uma funcionalidade disponibilizada pela Google sem intervenção da NOS.

Obrigado, 

Viva @Mário P. 

Penso que esta informação não seja completamente verdade. Penso que a Apple não teria qualquer interesse em fazer um slow rollout de uma feature tão aguardada por muitos utilizadores europeus. Conhecendo a empresa como conheço, é difícil acreditar na afirmação que fez. Sendo que também é necessário fazer update às carries settings, alguma responsabilidade terá aqui a NOS.

Quanto à situação do Android, apenas não é necessária intervenção das operadoras caso o utilizador esteja a usar a aplicação da Google, a Google Messages, uma vez que caso a operadora não suporte o serviço, a Google disponibiliza o deles. As aplicações nativas de alguns Androids são dos fabricantes do equipamento que também customizam o sistema operativo. Penso que recentemente grande parte das fabricantes opta por incluir a app da Google por defeito. Não me parece por acaso que o banner deste post seja apenas o logo da aplicação da Google.

Cumprimentos!


Bom dia a todos, 

Reiteramos a informação partilhada anteriormente. 
No entanto, e após partilharmos o vosso feedback, é reforçado de que a NOS não fornece o serviço RCS, a título de exemplo, os clientes que têm terminal Android ativaram a funcionalidade RCS na App Massagens da Google, que é quem fornece esse serviço, onde a NOS não teve nenhum envolvimento na disponibilização do serviço em equipamentos Android.

Assim, a Apple tem tanto poder para ativar o RCS no iPhone como teve a Google para o ativar no Android. Não sendo um serviço atualmente disponível pelo operador, estamos a falar de um serviço OTT tal como o iMessage. 

Obrigado, 

Bom dia @Mário P.,

 

Obrigado pela disponibilidade em interessarem-se neste assunto. Entendo que a NOS não tem de implementar o RCS de raiz, uma vez que o público alvo (até agora Android) o tinha nativamente e, portanto, não seria rentável estar a reinventar a roda..

No entanto, não é necessário que o façam agora para o iOS. À semelhança de outras operadoras internacionais, podem simplesmente atualizar as carrier settings, indicando os servidores da Jibe como sendo o vosso servidor de RCS. A Jibe é a plataforma da Google responsável pela implementação do RCS na app da Google, e a sua API está aberta a todas as operadoras.

Penso que seria a solução ideal para tod@s, já que, para os clientes, isso significaria RCS em todos os dispositivos, e, para a NOS, evitaria tempo e gastos desnecessários a implementar uma solução RCS que no fundo já existe e é o standard mundial.

 

Cumprimentos,

Rúben Garrido


Bom dia a todos, 

Reiteramos a informação partilhada anteriormente. 
No entanto, e após partilharmos o vosso feedback, é reforçado de que a NOS não fornece o serviço RCS, a título de exemplo, os clientes que têm terminal Android ativaram a funcionalidade RCS na App Massagens da Google, que é quem fornece esse serviço, onde a NOS não teve nenhum envolvimento na disponibilização do serviço em equipamentos Android.

Assim, a Apple tem tanto poder para ativar o RCS no iPhone como teve a Google para o ativar no Android. Não sendo um serviço atualmente disponível pelo operador, estamos a falar de um serviço OTT tal como o iMessage. 

Obrigado, 

Bom dia @Mário P.,

 

Obrigado pela disponibilidade em interessarem-se neste assunto. Entendo que a NOS não tem de implementar o RCS de raiz, uma vez que o público alvo (até agora Android) o tinha nativamente e, portanto, não seria rentável estar a reinventar a roda..

No entanto, não é necessário que o façam agora para o iOS. À semelhança de outras operadoras internacionais, podem simplesmente atualizar as carrier settings, indicando os servidores da Jibe como sendo o vosso servidor de RCS. A Jibe é a plataforma da Google responsável pela implementação do RCS na app da Google, e a sua API está aberta a todas as operadoras.

Penso que seria a solução ideal para tod@s, já que, para os clientes, isso significaria RCS em todos os dispositivos, e, para a NOS, evitaria tempo e gastos desnecessários a implementar uma solução RCS que no fundo já existe e é o standard mundial.

 

Cumprimentos,

Rúben Garrido


exacto… basta atualizar as carrier settings. Nao e nada de outro mundo. A vodafone Germany ou a AT&T por exemplo não suportam RCS nativamente e usavam Jibe. E ambos têm RCS no iPhone desde o dia 1 do iOS 18.

 

Era bom se algum engenheiro ou equipa de produto da NOS visse este post para perceber o quão simples pode ser isto, e o quão aguardado o rcs é. Quanto a mim a feature mais útil no iOS 18 em Portugal.


Endereçámos o seu comentário como exemplo, sim, ​@RGarrido03
No entanto, a situação está em análise pela equipa responsável. Se surgirem novidades, partilharemos. Vamos lembrar-nos caso exista um piloto e adicioná-lo ao grupo de Piloto de Telemóvel, aqui, no Fórum NOS. 
Obrigado, 


Endereçámos o seu comentário como exemplo, sim, ​@RGarrido03
No entanto, a situação está em análise pela equipa responsável. Se surgirem novidades, partilharemos. Vamos lembrar-nos caso exista um piloto e adicioná-lo ao grupo de Piloto de Telemóvel, aqui, no Fórum NOS. 
Obrigado, 

Muito obrigado ​@Mário P. , esta sim é uma boa resposta, que vai de acordo com os valores de inovação que a NOS tem. Um bom fim de semana.


Endereçámos o seu comentário como exemplo, sim, ​@RGarrido03
No entanto, a situação está em análise pela equipa responsável. Se surgirem novidades, partilharemos. Vamos lembrar-nos caso exista um piloto e adicioná-lo ao grupo de Piloto de Telemóvel, aqui, no Fórum NOS. 
Obrigado, 

Muito obrigado ​@Mário P. , esta sim é uma boa resposta, que vai de acordo com os valores de inovação que a NOS tem. Um bom fim de semana.

Espero que isto seja um primeiro passo para que a NÓS/Woo avance com o RCS no iPhone. Muito mais importante que VoLTE ou VoWifi na minha opinião, já que permite finalmente comunicações nativas com qualidade substituindo virtualmente o SMS para todos os utilizadores NOS (já que entre iPhones existe iMessage, e para android iríamos sempre usar rcs). 


Boa tarde ​@RGarrido03,

Agradecemos a sua mensagem.

Este tema está a ser acompanhado internamente, pelo que não existe informação técnica interna que possamos avançar, de momento.

Por favor, fale connosco se surgir alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado



mas é possível apenas confirmar em como se esta a trabalhar no desenvolvimento do rcs na NOS para o iPhone? Podemos contar com isso para breve?


Aproveito para deixar aqui a lista de operadores europeus que já suportam rcs no iPhone, de acordo com o site da Apple:

 

Alemanha

• Deutsche Telekom

• Vodafone

• O2

• França

• Orange

• SFR

• Bouygues Telecom

• Free Mobile

• Itália

• TIM

• Vodafone Italia

• WindTre

• Espanha

• Movistar

• Vodafone Espanha

• Orange Espanha

• Yoigo

• Reino Unido

• EE

• O2

• Vodafone UK

• Three

• Países Baixos

• KPN

• T-Mobile (nas redes onde o RCS está ativo)

• VodafoneZiggo

 

pra quando a NÓS?


Meio ano depois, não há novidades sobre RCS nos iPhones. Lançaram 5G+, mas não se sabe quando estará disponível nos iPhones. Nem sei porque continuam a vender iPhones na vossa loja online, tendo em conta que se limitam a oferecer o serviço mais básico possível. Ainda bem que a minha fidelização está a terminar…


18.4 public beta ainda sem RCS da NOS (nem 5G SA). Daqui a pouco vai pra um ano de atraso em relação aos operadores espanhóis já aqui ao lado. Não se percebe.


Boa tarde ​@Mário P.

Como está? Lamento mais uma vez estar a chateá-lo com isto, mas seria possível, por favor, dizer se existe alguma novidade no que toca à implementação do RCS no iOS?

Eu voluntario-me e encontro-me à disposição para dar beta testing ou até mesmo ajudar na implementação, se quiserem. Podem entrar em contacto comigo por mensagem privada :)

Relembro que basta indicar os servidores da jibe. Por exemplo, agora na beta do iOS 18.4, a Orange em França adicionou suporte, e indicaram igualmente os servidores da Jibe respetivos:

Gostaria que pudessem olhar para isto, por favor. Sei que têm planos para outras coisas maiores, e eu compreendo perfeitamente, mas isto é apenas 5 minutos, não é trabalho nenhum. No entanto, e caso exista outro impedimento, por favor esclareçam, nem que seja de forma privada.

Agradecia imenso se não desse uma resposta genérica, Mário :)

Obrigado!
Rúben


Já tentaste falar com a google?


Olá @Patricia1997@Pedro Rios  e @Hélder Jose B Santos:grinning:

Primeiramente, gostaríamos de dar as boas-vindas ao @Hélder Jose B Santos.

@Patricia1997, pedimos desculpa pela demora na nossa resposta. :disappointed_relieved: Diga-nos, por favor, se a situação ainda se mantém. 

@Hélder Jose B Santos o @Pedro Rios deu uma boa ajuda. :grinning:

Muito obrigado


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