Skip to main content
Header

O novo serviço de envio de mensagens RCS está disponível na NOS, com a App Google Messages, para que possa tirar o máximo partido das funcionalidades de mensagens no seu equipamento Android:grinning:

Com a utilização do RCS passa a ser possível ter uma experiência interativa de troca de mensagens diretamente na App de mensagens do seu telemóvel. :wink:

O que é o RCS?

O RCS (Rich Communication Services) é a tecnologia que permite a utilização de funcionalidades avançadas durante a troca mensagens.

A nova geração de mensagens instantâneas, semelhante ao iMessage do iPhone, permite-lhe trocar não só mensagens como também elementos multimédia, como fotografias ou vídeo de alta-definição, e conversar em tempo real quando ligado a uma rede WiFi (sem custos adicionais) ou dados móveis. Permite-lhe ainda aceder a notificações de leitura ou quando um contacto está a escrever, funcionalidades que até agora só estavam disponíveis em aplicações como o WhatsApp ou Messenger do Facebook.

Depois de ativadas as funcionalidades RCS, a aplicação decide em cada momento entre o envio das suas mensagens via RCS ou SMS/MMS convencionais, garantindo que todas as mensagens são entregues, independentemente do destinatário ter ou não RCS.

Quais as principais vantagens?

O RCS abre assim um conjunto de funcionalidade adicionais às do SMS, com maior interação e multimédia, como:

• Enviar imagens e vídeos em HD (até 105MB), sem ser via MMS;
  • Compatibilidade com GIFs e áudios (até 105MB);
  • Criar grupos de conversação;
  • Suportar mais de 160 caracteres por mensagem;
  • Utilização em WiFi;
  • Receber sinalização de escrita e recibos de leitura;

Como posso verificar/ativar?

Para ativar basta que a app de mensagens do seu equipamento tenha associado as comunicações RCS, clique em “Definições” seguida de “Funcionalidades de chat” e ative em “Ativar funcionalidades de chat” ou verifique se já se encontra ativo.

Para que possa usufruir desta funcionalidade é necessário que o equipamento esteja atualizado com a última versão do Android OS disponível.

Saiba mais sobre o funcionamento do RCS:

Em que equipamentos posso usar os RCS?

As comunicações RCS são compatíveis com um grupo selecionado de equipamentos com sistema operativo Android 5.0 ou superior, sendo da responsabilidade de cada fabricante a respetiva implementação.

Como posso utilizar os RCS?

Se tem um dispositivo Android OS compatível, pode ativar a funcionalidade RCS na App de mensagens em Definições > Funcionalidades Chat.

Com as funcionalidades chat (RCS) ativadas, consigo enviar mensagens a um destinatário com um telefone antigo?

Sim, mesmo que o destinatário tenha um telemóvel antigo sem a funcionalidade RCS, continua a poder enviar mensagem através de SMS ou MMS, garantindo assim que os seus contactos recebem sempre as mensagens.

Ativei as funcionalidades de chat, como posso desativar e optar pelo envio de SMS/MMS?

Para que possa voltar a enviar mensagens via SMS/MMS para todos os seus destinatários, basta que desative as funcionalidades de chat. Para isso aceda à app de mensagens, clique em “Definições” seguida de “Funcionalidades de chat”, carregue em “Ativar funcionalidades de chat” e selecione “Desligar”.

Ativei as funcionalidades de chat, consigo optar por enviar SMS/MMS para alguns destinatários?

Sim, mesmo com as funcionalidades de chat ativadas, pode optar por enviar SMS/MMS para destinatários à sua escolha. Abrindo uma conversa, abrindo as opções > Detalhes e selecione a opção que permite apenas enviar SMS/MMS convencionais para este contacto.

As funcionalidades RCS são da exclusiva responsabilidade da Google, pelo que a NOS não tem qualquer controlo sobre o funcionamento deste serviço.

O que achou desta nova funcionalidade de mensagens no seu telemóvel?  :grinning:

Quando se pudera usar o RCS no IPhone?

Boa tarde, rcs ainda se mantém na wtf? E que vodafone vai desligar.

Boa tarde

De facto é um serviço da Google e também a Vodafone o mantém porque é fornecido pela Google.

O que a Vodafone descontinuará é o RCS nativo, que a NOS nunca teve.

@Mário P. Acabei de experimentar e não dá na mesma.

A Samsung disse que tenho tudo atualizado e que tem que ser a Nos a ativar o serviço. 

Boa tarde. Estou com o mesmo problema. Tenho dois serviços, NOS e Vodafone. Na Vodafone a APP para mensagens da Samsung funciona RCS, na NOS não. Se usar a APP da Google para mensagens funciona. 

Uma dica que pode ser útil. Equipamento dual sim é necessário activar a net do cartão que se quer usar o RCS. 

@Mário P. Acabei de experimentar e não dá na mesma.

A Samsung disse que tenho tudo atualizado e que tem que ser a Nos a ativar o serviço. 

Boa tarde. Estou com o mesmo problema. Tenho dois serviços, NOS e Vodafone. Na Vodafone a APP para mensagens da Samsung funciona RCS, na NOS não. Se usar a APP da Google para mensagens funciona. 

Uma dica que pode ser útil. Equipamento dual sim é necessário activar a net do cartão que se quer usar o RCS. 

Embora o equipamento seja dual sim só estou a usar um cartão. Tenho dois Samsung Galaxy Note 10, um com cartão Vodafone e outro NOS. Só funciona no da Vodafone

A funcionalidade RCS está activa na rede, pelo que acho que necessita de configurar o seu equipamento. Lembro que precisa estar a usar a Internet do cartão que quer usar o RCS. 

Esta feature passou a ser suportada pelo iPhone, mas ainda não é possível usa-la com a os serviços da NOS. Este tópico está a ser abordado nesta thread

PS.: comentário informativo

Você não percebeu… 

Recordamos que o género de funcionalidades que refere não são do âmbito da NOS, pelo que sugerimos que verifique o site da Apple, @Afcnf1984.

Obrigado,

@tmdbts, bom dia. 
Vamos endereçar a sua questão. Não temos conhecimento de que tal funcionalidade esteja disponível, no entanto, caso tenhamos feedback partilharemos. 
Obrigado pela partilha. 

Mas eu tenho NOS e tenho serviço de chamada em espera… funciona muitas vezes.

quanto ao RCS, espero que este fórum sirva pelo menos para dar visibilidade desta falha na NOS.

Tens a certeza que funciona? Eu pago-te um almoço se me apresentares 1 número NOS que consigas desativar/ativar o serviço de chamada em espera no iPhone.

No iOS 17 - menu Definições / Telefone / Chamada em Espera

No iOS 18 - menu Definições / Aplicações / Telefone / Chamada em Espera

E depois diz-me se conseguiste desativar o serviço.

Vai-te aparecer a mensagem “Não foi possível guardar a definição para chamada em espera.”

Eu não disse que o serviço de chamada em espera não funciona, porque no meu número também funciona, mas se quiseres por algum motivo desativar o serviço não consegues!

Depois dá a sensação que ficou desativo, mas se saíres desse menu e voltares ao menu Chamada em espera, reparas que continua ativo.

Este problema acontece com todos os números NOS em equipamentos iPhone. Este problema só não acontece em equipamentos Android.

E só a NOS não resolve este problema desde 2021, na Vodafone e na MEO isto não acontece

Foi aberto tópico sobre esse tema

Boa tarde a todos, 

A funcionalidade RCS no IPhone não é da responsabilidade da NOS, pelo que não temos como intervir. Assim, é necessário que a Apple disponibilize tal funcionalidade aos operadores, uma vez que à semelhança do que acontece com RCS no Android, é uma funcionalidade disponibilizada pela Google sem intervenção da NOS.

Obrigado, 

Viva @Mário P. 

Penso que esta informação não seja completamente verdade. Penso que a Apple não teria qualquer interesse em fazer um slow rollout de uma feature tão aguardada por muitos utilizadores europeus. Conhecendo a empresa como conheço, é difícil acreditar na afirmação que fez. Sendo que também é necessário fazer update às carries settings, alguma responsabilidade terá aqui a NOS.

Quanto à situação do Android, apenas não é necessária intervenção das operadoras caso o utilizador esteja a usar a aplicação da Google, a Google Messages, uma vez que caso a operadora não suporte o serviço, a Google disponibiliza o deles. As aplicações nativas de alguns Androids são dos fabricantes do equipamento que também customizam o sistema operativo. Penso que recentemente grande parte das fabricantes opta por incluir a app da Google por defeito. Não me parece por acaso que o banner deste post seja apenas o logo da aplicação da Google.

Cumprimentos!

Bom dia a todos, 

Reiteramos a informação partilhada anteriormente. 
No entanto, e após partilharmos o vosso feedback, é reforçado de que a NOS não fornece o serviço RCS, a título de exemplo, os clientes que têm terminal Android ativaram a funcionalidade RCS na App Massagens da Google, que é quem fornece esse serviço, onde a NOS não teve nenhum envolvimento na disponibilização do serviço em equipamentos Android.

Assim, a Apple tem tanto poder para ativar o RCS no iPhone como teve a Google para o ativar no Android. Não sendo um serviço atualmente disponível pelo operador, estamos a falar de um serviço OTT tal como o iMessage. 

Obrigado, 

Bom dia @Mário P.,

Obrigado pela disponibilidade em interessarem-se neste assunto. Entendo que a NOS não tem de implementar o RCS de raiz, uma vez que o público alvo (até agora Android) o tinha nativamente e, portanto, não seria rentável estar a reinventar a roda..

No entanto, não é necessário que o façam agora para o iOS. À semelhança de outras operadoras internacionais, podem simplesmente atualizar as carrier settings, indicando os servidores da Jibe como sendo o vosso servidor de RCS. A Jibe é a plataforma da Google responsável pela implementação do RCS na app da Google, e a sua API está aberta a todas as operadoras.

Penso que seria a solução ideal para tod@s, já que, para os clientes, isso significaria RCS em todos os dispositivos, e, para a NOS, evitaria tempo e gastos desnecessários a implementar uma solução RCS que no fundo já existe e é o standard mundial.

Cumprimentos,

Rúben Garrido

Bom dia a todos, 

Reiteramos a informação partilhada anteriormente. 
No entanto, e após partilharmos o vosso feedback, é reforçado de que a NOS não fornece o serviço RCS, a título de exemplo, os clientes que têm terminal Android ativaram a funcionalidade RCS na App Massagens da Google, que é quem fornece esse serviço, onde a NOS não teve nenhum envolvimento na disponibilização do serviço em equipamentos Android.

Assim, a Apple tem tanto poder para ativar o RCS no iPhone como teve a Google para o ativar no Android. Não sendo um serviço atualmente disponível pelo operador, estamos a falar de um serviço OTT tal como o iMessage. 

Obrigado, 

Bom dia @Mário P.,

Obrigado pela disponibilidade em interessarem-se neste assunto. Entendo que a NOS não tem de implementar o RCS de raiz, uma vez que o público alvo (até agora Android) o tinha nativamente e, portanto, não seria rentável estar a reinventar a roda..

No entanto, não é necessário que o façam agora para o iOS. À semelhança de outras operadoras internacionais, podem simplesmente atualizar as carrier settings, indicando os servidores da Jibe como sendo o vosso servidor de RCS. A Jibe é a plataforma da Google responsável pela implementação do RCS na app da Google, e a sua API está aberta a todas as operadoras.

Penso que seria a solução ideal para tod@s, já que, para os clientes, isso significaria RCS em todos os dispositivos, e, para a NOS, evitaria tempo e gastos desnecessários a implementar uma solução RCS que no fundo já existe e é o standard mundial.

Cumprimentos,

Rúben Garrido

exacto… basta atualizar as carrier settings. Nao e nada de outro mundo. A vodafone Germany ou a AT&T por exemplo não suportam RCS nativamente e usavam Jibe. E ambos têm RCS no iPhone desde o dia 1 do iOS 18.

Era bom se algum engenheiro ou equipa de produto da NOS visse este post para perceber o quão simples pode ser isto, e o quão aguardado o rcs é. Quanto a mim a feature mais útil no iOS 18 em Portugal.

Já tentaste falar com a google?

Olá @Patricia1997@Pedro Rios  e @Hélder Jose B Santos:grinning:

Primeiramente, gostaríamos de dar as boas-vindas ao @Hélder Jose B Santos.

@Patricia1997, pedimos desculpa pela demora na nossa resposta. :disappointed_relieved: Diga-nos, por favor, se a situação ainda se mantém. 

@Hélder Jose B Santos o @Pedro Rios deu uma boa ajuda. :grinning:

Muito obrigado

Bom dia @dmclm

A ativação/desativação dos RCS faz-se nas definições de mensagens, na opção RCS ou Serviço de chat, dependendo do modelo.

O RCS é da exclusiva responsabilidade da Google, sendo que a NOS não tem qualquer controlo sobre o funcionamento do serviço, pelo que sugerimos que aceda a support.google.com/messages

Obrigado

Boa tarde @Nuno Cabral

O @CP001 deu uma excelente sugestão e ajuda. 
Diga-nos, por favor, se ajudou. Aguardamos o seu feedback. 
Obrigado

Bom dia, @ALEF SILVA.

Respondemos à sua mensagem privada. Consulte, por favor, a caixa de mensagens.

Estamos aqui para ajudar, caso surjam mais questões.

Obrigado

Recordo que o Fórum NOS tem como objetivo diário criar um espaço harmonioso, de entreajuda entre toda a nossa comunidade, de informação e dinamização entre todos os utilizadores.

Caso o artigo que partilhei anteriormente não tenha sido suficientemente esclarecedor para o @Afcnf1984, continuo disponível para ajudar 😊

Obrigado.

Boa tarde,

O iOS18 vai ser lançado para a semana. Veremos que a NOS vai disponibilizar o RCS para quem tem equipamentos iPhone...

Boa tarde,

Agradecemos vosso testemunho e partilhas @Jorge C,  @tmdbts e @LinoNunes.

Fiquem atentos a todas as novidades aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

Se já é suportado no Android, o suporte já existe. Têm é que lançar as carrier settings para o iPhone.

Android é uma coisa, Apple é outra

Claro que é… é um serviço do operador! Tal como serviço de voicemail, SMS, mms, serviço de voz.

sei bem do que falo neste aspecto porque é o meu âmbito profissional.

Ativação de RCS no iPhone não está disponível só porque há sms chamadas e mms na rede.

São coisas diferentes.

Apesar da tecnologia ser a mesma podem diferir implementação. Infelizmente, a nós falhou na sua adoção atempada. Resta-nos pedir atenção para este ponto e celeridade na sua resolução.

A titulo de curiosidade, noto alguma frustração nos comentário, outras operadoras nacionais já possuem suporte a este feature?

Também gostaria de saber, uma vez que cabe agora às operadoras ativar o serviço.

É uma funcionalidade que a NOS devia implementar o mais rápido que conseguisse.

Comentário