Skip to main content
Header

O novo serviço de envio de mensagens RCS está disponível na NOS, com a App Google Messages, para que possa tirar o máximo partido das funcionalidades de mensagens no seu equipamento Android:grinning:

Com a utilização do RCS passa a ser possível ter uma experiência interativa de troca de mensagens diretamente na App de mensagens do seu telemóvel. :wink:

O que é o RCS?

O RCS (Rich Communication Services) é a tecnologia que permite a utilização de funcionalidades avançadas durante a troca mensagens.

A nova geração de mensagens instantâneas, semelhante ao iMessage do iPhone, permite-lhe trocar não só mensagens como também elementos multimédia, como fotografias ou vídeo de alta-definição, e conversar em tempo real quando ligado a uma rede WiFi (sem custos adicionais) ou dados móveis. Permite-lhe ainda aceder a notificações de leitura ou quando um contacto está a escrever, funcionalidades que até agora só estavam disponíveis em aplicações como o WhatsApp ou Messenger do Facebook.

Depois de ativadas as funcionalidades RCS, a aplicação decide em cada momento entre o envio das suas mensagens via RCS ou SMS/MMS convencionais, garantindo que todas as mensagens são entregues, independentemente do destinatário ter ou não RCS.

Quais as principais vantagens?

O RCS abre assim um conjunto de funcionalidade adicionais às do SMS, com maior interação e multimédia, como:

• Enviar imagens e vídeos em HD (até 105MB), sem ser via MMS;
  • Compatibilidade com GIFs e áudios (até 105MB);
  • Criar grupos de conversação;
  • Suportar mais de 160 caracteres por mensagem;
  • Utilização em WiFi;
  • Receber sinalização de escrita e recibos de leitura;

Como posso verificar/ativar?

Para ativar basta que a app de mensagens do seu equipamento tenha associado as comunicações RCS, clique em “Definições” seguida de “Funcionalidades de chat” e ative em “Ativar funcionalidades de chat” ou verifique se já se encontra ativo.

Para que possa usufruir desta funcionalidade é necessário que o equipamento esteja atualizado com a última versão do Android OS disponível.

Saiba mais sobre o funcionamento do RCS:

Em que equipamentos posso usar os RCS?

As comunicações RCS são compatíveis com um grupo selecionado de equipamentos com sistema operativo Android 5.0 ou superior, sendo da responsabilidade de cada fabricante a respetiva implementação.

Como posso utilizar os RCS?

Se tem um dispositivo Android OS compatível, pode ativar a funcionalidade RCS na App de mensagens em Definições > Funcionalidades Chat.

Com as funcionalidades chat (RCS) ativadas, consigo enviar mensagens a um destinatário com um telefone antigo?

Sim, mesmo que o destinatário tenha um telemóvel antigo sem a funcionalidade RCS, continua a poder enviar mensagem através de SMS ou MMS, garantindo assim que os seus contactos recebem sempre as mensagens.

Ativei as funcionalidades de chat, como posso desativar e optar pelo envio de SMS/MMS?

Para que possa voltar a enviar mensagens via SMS/MMS para todos os seus destinatários, basta que desative as funcionalidades de chat. Para isso aceda à app de mensagens, clique em “Definições” seguida de “Funcionalidades de chat”, carregue em “Ativar funcionalidades de chat” e selecione “Desligar”.

Ativei as funcionalidades de chat, consigo optar por enviar SMS/MMS para alguns destinatários?

Sim, mesmo com as funcionalidades de chat ativadas, pode optar por enviar SMS/MMS para destinatários à sua escolha. Abrindo uma conversa, abrindo as opções > Detalhes e selecione a opção que permite apenas enviar SMS/MMS convencionais para este contacto.

As funcionalidades RCS são da exclusiva responsabilidade da Google, pelo que a NOS não tem qualquer controlo sobre o funcionamento deste serviço.

O que achou desta nova funcionalidade de mensagens no seu telemóvel?  :grinning:

Bom dia a todos, 

Reiteramos a informação partilhada anteriormente. 
No entanto, e após partilharmos o vosso feedback, é reforçado de que a NOS não fornece o serviço RCS, a título de exemplo, os clientes que têm terminal Android ativaram a funcionalidade RCS na App Massagens da Google, que é quem fornece esse serviço, onde a NOS não teve nenhum envolvimento na disponibilização do serviço em equipamentos Android.

Assim, a Apple tem tanto poder para ativar o RCS no iPhone como teve a Google para o ativar no Android. Não sendo um serviço atualmente disponível pelo operador, estamos a falar de um serviço OTT tal como o iMessage. 

Obrigado, 

Bom dia @Mário P.,

Obrigado pela disponibilidade em interessarem-se neste assunto. Entendo que a NOS não tem de implementar o RCS de raiz, uma vez que o público alvo (até agora Android) o tinha nativamente e, portanto, não seria rentável estar a reinventar a roda..

No entanto, não é necessário que o façam agora para o iOS. À semelhança de outras operadoras internacionais, podem simplesmente atualizar as carrier settings, indicando os servidores da Jibe como sendo o vosso servidor de RCS. A Jibe é a plataforma da Google responsável pela implementação do RCS na app da Google, e a sua API está aberta a todas as operadoras.

Penso que seria a solução ideal para tod@s, já que, para os clientes, isso significaria RCS em todos os dispositivos, e, para a NOS, evitaria tempo e gastos desnecessários a implementar uma solução RCS que no fundo já existe e é o standard mundial.

Cumprimentos,

Rúben Garrido

Bom dia a todos, 

Reiteramos a informação partilhada anteriormente. 
No entanto, e após partilharmos o vosso feedback, é reforçado de que a NOS não fornece o serviço RCS, a título de exemplo, os clientes que têm terminal Android ativaram a funcionalidade RCS na App Massagens da Google, que é quem fornece esse serviço, onde a NOS não teve nenhum envolvimento na disponibilização do serviço em equipamentos Android.

Assim, a Apple tem tanto poder para ativar o RCS no iPhone como teve a Google para o ativar no Android. Não sendo um serviço atualmente disponível pelo operador, estamos a falar de um serviço OTT tal como o iMessage. 

Obrigado, 

Bom dia @Mário P.,

Obrigado pela disponibilidade em interessarem-se neste assunto. Entendo que a NOS não tem de implementar o RCS de raiz, uma vez que o público alvo (até agora Android) o tinha nativamente e, portanto, não seria rentável estar a reinventar a roda..

No entanto, não é necessário que o façam agora para o iOS. À semelhança de outras operadoras internacionais, podem simplesmente atualizar as carrier settings, indicando os servidores da Jibe como sendo o vosso servidor de RCS. A Jibe é a plataforma da Google responsável pela implementação do RCS na app da Google, e a sua API está aberta a todas as operadoras.

Penso que seria a solução ideal para tod@s, já que, para os clientes, isso significaria RCS em todos os dispositivos, e, para a NOS, evitaria tempo e gastos desnecessários a implementar uma solução RCS que no fundo já existe e é o standard mundial.

Cumprimentos,

Rúben Garrido

exacto… basta atualizar as carrier settings. Nao e nada de outro mundo. A vodafone Germany ou a AT&T por exemplo não suportam RCS nativamente e usavam Jibe. E ambos têm RCS no iPhone desde o dia 1 do iOS 18.

Era bom se algum engenheiro ou equipa de produto da NOS visse este post para perceber o quão simples pode ser isto, e o quão aguardado o rcs é. Quanto a mim a feature mais útil no iOS 18 em Portugal.

Considerando que tem de haver também integração do chat messages da Huawei, não me parece de todo possível universalizar o RCS através de uma empresa americana. Se verdadeiramente queremos um RCS universal é preciso que os operadores tenham os seus servidores.

Considerando que tem de haver também integração do chat messages da Huawei, não me parece de todo possível universalizar o RCS através de uma empresa americana. Se verdadeiramente queremos um RCS universal é preciso que os operadores tenham os seus servidores.

Os huawei não tem Google messages? A app se mensagens deles não suporta rcs? Huawei e sempre meio complicado por causa das proibições todas que tem.

A Huawei usa a sua APP de mensagens e não pode ter nada da Google. E o seu sistema operativo vai agora deixar mesmo de ter base Android 

A Huawei usa a sua APP de mensagens e não pode ter nada da Google. E o seu sistema operativo vai agora deixar mesmo de ter base Android 

pois, terão que arranjar alternativa. Na China já usam rcs, por isso deve haver alguma app que possam usar.

É um serviço de operador... A APP deles dá para RCS... É a mesma coisa que o iPhone...

A propósito do anúncio da NOS anunciar ser a primeira rede com 5G standalone, no seguimento deste assunto, e reconhecendo não perceber totalmente o assunto, questiono: de que me serve ter 5G standalone se tenho de ter 2G para manter comunicação escrita com outros números por não assegurarem comunicação escrita no formato RCS para todos os clientes?

Boa tarde,

Gostaria de saber para quando está previsto o serviços de mensagens RCS nos iPhones, visto esta forma de envio de mensagens estar disponível a partir do iOS 18 e já estar disponível há algum tempo para os sistemas Android.

Atualizei ontem o meu iPhone 16 Pro Max para a versão iOS 18.2 beta 4, verifiquei que houve uma atualização da versão da Operadora para a versão NOS 61.0, mas que a opção RCS ainda não está disponível. Para quando este serviço?

Boa tarde, @cmfm2204

Movemos o seu comentário para o tópico onde o tema já é abordado como, também, esclarecido. Deste modo, garantimos a boa organização da informação. 
Obrigado, 

Viva @Mário P. ,

A apple não tenciona disponibilizar o serviço que a Google disponibiliza de implementação desta tecnologia, daí ter mencionado que a disponibilização do serviço ter de ser implementado pelas operadoras. A opção de utilização do serviço a nível de sistema operativo não dispensa a sua implementação posterior nas infraestruturas. A implementação e disponibilização do uso publico da tecnologia por parte da Google tem outros objetivos que não vale a pena discutir neste tópico.

Neste sentido pergunto se a NOS tenciona disponibilizar a feature, seja com implementação própria ou por serviços de terceiros, num futuro proximo.

A implementação por parte da NOS poderá trazer vantagens e seguranças aos seus utilizadores quer no funcionamento e estabilidade da tecnologia quer na segurança de dados que não passam por serviços de terceiros.

Continuação de uma boa semana.

Bom dia, @tmdbts

Agradecemos o seu comentário. Compreendemos o que nos foi indicado neste tópico, bem como a informação adicional que se encontra no site da Apple. 

Assim, endereçámos a situação internamente para que fosse apreciada para que, por conseguinte, nos fosse possível esclarecer quanto à situação. A NOS não fornece o serviço RCS, sendo uma funcionalidade Apple que depende de desenvolvimentos dos operadores caberia à mesma contactá-los para que fossem reunidos esforços para tal ser implementando, como por exemplo, o iMessage, funcionalidade que não depende também dos operadores, desenvolvida e fornecida diretamente pela Apple. 

Obrigado,

A NOS não fornece o serviço RCS, sendo uma funcionalidade Apple que depende de desenvolvimentos dos operadores caberia à mesma contactá-los para que fossem reunidos esforços para tal ser implementando, como por exemplo, o iMessage, funcionalidade que não depende também dos operadores, desenvolvida e fornecida diretamente pela Apple. 

Apesar das semelhanças em termos das tecnologias utilizadas no RCS e iMessage, a meu ver não podemos comparar as duas da maneira que referiu. RCS é um standard enquanto o iMessage é um serviço único da apple. O iMessage corre apenas nos servidores próprios da Apple e no que sei, não é necessária qualquer intervenção por parte das operadoras para utilizar esta funcionalidade. Qualquer dispositivo Apple que tenha uma conta Apple associada pode utilizar iMessage com o email que esta associado ao Apple ID. O mesmo não acontece com o protocolo RCS, onde as comunicações são identificadas e associadas pelo número de telemóvel dado pela operadora.

Bom dia, @tmdbts

Agradecemos o seu comentário. Compreendemos o que nos foi indicado neste tópico, bem como a informação adicional que se encontra no site da Apple. 

Assim, endereçámos a situação internamente para que fosse apreciada para que, por conseguinte, nos fosse possível esclarecer quanto à situação. A NOS não fornece o serviço RCS, sendo uma funcionalidade Apple que depende de desenvolvimentos dos operadores caberia à mesma contactá-los para que fossem reunidos esforços para tal ser implementando, como por exemplo, o iMessage, funcionalidade que não depende também dos operadores, desenvolvida e fornecida diretamente pela Apple. 

Obrigado,

Caro Mário,

Eu aceito que a empresa não queira fornecer o serviço aos clientes. É uma tecnologia que não quer fornecer, e que os seus clientes têm acesso apenas porque a Google facilita o mesmo. Eu percebo isto e posso assim, se tal me for relevante mudar para uma empresa que providencie o serviço.

Agora dizer que o acesso é responsabilidade de outras empresas dá um ar de desconhecimento do que é e vamos ter varias pessoas a tentar explicar de n maneiras, e sinceramente transmite que a NOS é uma empresa que percebe pouco das tecnologias que opera, situação essa que me leva realmente a reflectir sobre se não devo mudar, já que isto é associado a inúmeras fragilidades na prestação de serviços.

É fundamental que neste chat seja transmitida informação adequada e que não dê impressão de incompetência e desconhecimento do seu negócio como parece estar a suceder. Ou como provavelmente é a realidade. Sei que transmite o que lhe é dito, mas o que lhe é dito é de francamente fraco para uma empresa que tenta angariar novos clientes pela competência técnica.

A DIGI já confirmou que vai ter RCS no iPhone no mês de dezembro.

alguma expectativa na NOS? Se para além de mais baratos também são os primeiros a oferecer serviços inovadores, não sei o que nos prende a NÓS.

Boa tarde a todos,

Agradecemos os vossos testemunhos e partilha.

Logo que tenhamos novidades sobre o tema, partilhamos aqui.

Fiquem atentos a todas as novidades aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

Boa tarde a todos,

Agradecemos os vossos testemunhos e partilha.

Logo que tenhamos novidades sobre o tema, partilhamos aqui.

Fiquem atentos a todas as novidades aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

Não entendo muito bem a opacidade da NOS, como diz o outro. Mas ok. Portabilidade seja feita para quem é transparente.

Comentário