Skip to main content
Header

O novo serviço de envio de mensagens RCS está disponível na NOS, com a App Google Messages, para que possa tirar o máximo partido das funcionalidades de mensagens no seu equipamento Android:grinning:

Com a utilização do RCS passa a ser possível ter uma experiência interativa de troca de mensagens diretamente na App de mensagens do seu telemóvel. :wink:

O que é o RCS?

O RCS (Rich Communication Services) é a tecnologia que permite a utilização de funcionalidades avançadas durante a troca mensagens.

A nova geração de mensagens instantâneas, semelhante ao iMessage do iPhone, permite-lhe trocar não só mensagens como também elementos multimédia, como fotografias ou vídeo de alta-definição, e conversar em tempo real quando ligado a uma rede WiFi (sem custos adicionais) ou dados móveis. Permite-lhe ainda aceder a notificações de leitura ou quando um contacto está a escrever, funcionalidades que até agora só estavam disponíveis em aplicações como o WhatsApp ou Messenger do Facebook.

Depois de ativadas as funcionalidades RCS, a aplicação decide em cada momento entre o envio das suas mensagens via RCS ou SMS/MMS convencionais, garantindo que todas as mensagens são entregues, independentemente do destinatário ter ou não RCS.

Quais as principais vantagens?

O RCS abre assim um conjunto de funcionalidade adicionais às do SMS, com maior interação e multimédia, como:

• Enviar imagens e vídeos em HD (até 105MB), sem ser via MMS;
  • Compatibilidade com GIFs e áudios (até 105MB);
  • Criar grupos de conversação;
  • Suportar mais de 160 caracteres por mensagem;
  • Utilização em WiFi;
  • Receber sinalização de escrita e recibos de leitura;

Como posso verificar/ativar?

Para ativar basta que a app de mensagens do seu equipamento tenha associado as comunicações RCS, clique em “Definições” seguida de “Funcionalidades de chat” e ative em “Ativar funcionalidades de chat” ou verifique se já se encontra ativo.

Para que possa usufruir desta funcionalidade é necessário que o equipamento esteja atualizado com a última versão do Android OS disponível.

Saiba mais sobre o funcionamento do RCS:

Em que equipamentos posso usar os RCS?

As comunicações RCS são compatíveis com um grupo selecionado de equipamentos com sistema operativo Android 5.0 ou superior, sendo da responsabilidade de cada fabricante a respetiva implementação.

Como posso utilizar os RCS?

Se tem um dispositivo Android OS compatível, pode ativar a funcionalidade RCS na App de mensagens em Definições > Funcionalidades Chat.

Com as funcionalidades chat (RCS) ativadas, consigo enviar mensagens a um destinatário com um telefone antigo?

Sim, mesmo que o destinatário tenha um telemóvel antigo sem a funcionalidade RCS, continua a poder enviar mensagem através de SMS ou MMS, garantindo assim que os seus contactos recebem sempre as mensagens.

Ativei as funcionalidades de chat, como posso desativar e optar pelo envio de SMS/MMS?

Para que possa voltar a enviar mensagens via SMS/MMS para todos os seus destinatários, basta que desative as funcionalidades de chat. Para isso aceda à app de mensagens, clique em “Definições” seguida de “Funcionalidades de chat”, carregue em “Ativar funcionalidades de chat” e selecione “Desligar”.

Ativei as funcionalidades de chat, consigo optar por enviar SMS/MMS para alguns destinatários?

Sim, mesmo com as funcionalidades de chat ativadas, pode optar por enviar SMS/MMS para destinatários à sua escolha. Abrindo uma conversa, abrindo as opções > Detalhes e selecione a opção que permite apenas enviar SMS/MMS convencionais para este contacto.

As funcionalidades RCS são da exclusiva responsabilidade da Google, pelo que a NOS não tem qualquer controlo sobre o funcionamento deste serviço.

O que achou desta nova funcionalidade de mensagens no seu telemóvel?  :grinning:

Duvido muito que a Apple permita isso sem necessidade de aquisição de algo por parte do operador.
Uma coisa é o que queremos, outra é o que é permitido fazer sem adquirir “coisas” pagas a terceiros.

Duvido muito que a Apple permita isso sem necessidade de aquisição de algo por parte do operador.
Uma coisa é o que queremos, outra é o que é permitido fazer sem adquirir “coisas” pagas a terceiros.

Não é verdade. Há imensos operadores na Europa (e todos nós eua) que desde ontem já suportam rcs no iPhone. Basicamente lançaram as carrier settings que permitiu isto. Em lado algum tens que adquirir algum equipamento. Com o iOS 18 passou a estar disponível. Não é o caso da NOS, que ainda não o fez. Espero que o façam asap.

Se comprares um iPhone 16 na NOS continua a não ter acesso a rcs. Nada a ver com a compra de equipamentos. Do lado da Apple tá feita a implementação. A ativação esta pendente de cada operador.

Não é verdade. Há imensos operadores na Europa (e todos nós eua) que desde ontem já suportam rcs no iPhone. Basicamente lançaram as carrier settings que permitiu isto. Em lado algum tens que adquirir algum equipamento. Com o iOS 18 passou a estar disponível. Não é o caso da NOS, que ainda não o fez. Espero que o façam asap.

Se comprares um iPhone 16 na NOS continua a não ter acesso a rcs. Nada a ver com a compra de equipamentos. Do lado da Apple tá feita a implementação. A ativação esta pendente de cada operador.

Ainda não captaste por isso é vens falar em aquisição de equipamentos, vulgo telemóveis.
Há RCS para Andoid, não há condições de disponibilizar para iOS porque será de certeza necessário adquiri algo à Apple para que depois se envie a as definições de operador. Mas tal apenas será possível enviar quando do lado do operador a coisa estiver a funcionar.
Não se carrega num botão e já está.

É uma funcionalidade que a NOS devia implementar o mais rápido que conseguisse.

Eu sei… por isso é que houve uma beta desde julho, para dar tempo de preparar e testar antes de ir live. Se tantos operadores o fizeram em pouco tempo, não entendo porquê é que a NÓS não o fez.

Boa tarde a todos,

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este artigo que aborda o mesmo tema.

Agradecemos as vossas mensagens e partilhas sobre este tema. O vosso testemunho é importante para nós.

De momento não temos novidades sobre este tema. Logo que surgirem serão partilhadas através desta via.

Fiquem atentos a todas as novidades aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

Eu sei… por isso é que houve uma beta desde julho, para dar tempo de preparar e testar antes de ir live. Se tantos operadores o fizeram em pouco tempo, não entendo porquê é que a NÓS não o fez.

Se testou e não se queixou até agora, acho que o tom de conversa podia ser mais amigável. Não passou assim tanto tempo desde que o problema foi exposto à equipa do forum, tenhamos alguma paciência!

É claro que a NOS poderia ter preparado a implementação desta tecnologia para iOS nos últimos meses, mas não o fez, assim como, acredito eu, as outras operadoras portuguesas. O mais produtivo é utilizar os canais oficiais para expressar o nosso interesse no RCS, em vez desta discussão que não irá em nada acelerar o processo...

Exactamente. Daí ter usado os canais oficiais para reportar este “atraso” e necessidade.

espero que a mensagem chegue a quem de direito para que está feature seja implementada asap.

tive confirmação de  um operador nacional que afirma que irá lançar este update muito em breve.

A NOS irá disponibilizar com a maior brevidade possível.

O MEO irá disponibilizar com a maior brevidade possível.

A Vodafone irá disponibilizar com a maior brevidade possível.

A arte de responder não respondendo.

Ainda a DIGI vai disponibilizar isso primeiro que os 3 incumbentes 🤣

Mas a NOS referiu já disponibilizar com brevidade?

Mas a NOS referiu já disponibilizar com brevidade?

Penso que a equipa do forum desconhecia que feature iria ser lançada nos iPhones. Não temos mais informação que isso. É aguardar que a chain of command works!

Espero que a equipa do fórum reporte isto as engenharias e que disponibilizem o update asap.

Boas,

Com a chegada do iOS 18 aos dispositivos iPhone já será possível utilizar o iMessage com dispositivos Android, porém a funcionalidade de RCS ainda não é suportada por nenhuma operadora em Portugal, pelo que questiono se a NOS já tem alguma nota informativa sobre quando ficará disponível este serviço?

Cumprimentos.

Já é tópico até no reddit

https://www.reddit.com/r/portugal/s/zJrdpU5ihM

Também gostaria de saber. Instalei o iOS 18 no meu iPhone 15 Pro Max e a função não está disponível. Mais uma vez os clientes Apple são discriminados perante a operadora, visto que o serviço RCS já está disponível para clientes Android.

@Tiago Ferreira, bom dia. 
Agradecemos a manifestação de interesse. De momento, ainda não temos novidades, assim que tenhamos feedback, partilharemos. 
Obrigado,

@Tiago Ferreira, bom dia. 
Agradecemos a manifestação de interesse. De momento, ainda não temos novidades, assim que tenhamos feedback, partilharemos. 
Obrigado,

Mais do mesmo!!!

@Tiago Ferreira, lamentamos que as nossas respostas não vão de encontro com a sua expectativa. 

No entanto, e conforme indicado, endereçámos a situação, pelo que assim que tenhamos resposta partilharemos. 

Muito obrigado pela cooperação e qualquer questão adicional, por favor, exponha-a. 

Também gostaria de saber. Instalei o iOS 18 no meu iPhone 15 Pro Max e a função não está disponível. Mais uma vez os clientes Apple são discriminados perante a operadora, visto que o serviço RCS já está disponível para clientes Android.

Isto é a gozar certo? O RCS é da google querias que os android não tivessem??? Culpa a apple porque só agora por ordem da UE teve de colocar a compatibilidade 

Isto é a gozar certo? O RCS é da google querias que os android não tivessem??? Culpa a apple porque só agora por ordem da UE teve de colocar a compatibilidade 

O RCS é da google? Desde quando? Se me disseres que a google contribuiu para o desenvolvimento do RCS, isso eu acredito. Mas até “ser da google” vai um loooongo caminho.

O RCS é da google? Desde quando? Se me disseres que a google contribuiu para o desenvolvimento do RCS, isso eu acredito. Mas até “ser da google” vai um loooongo caminho.

Parece que a patente é da Google: https://patents.google.com/patent/US10264413B1/pt

A patente é da google rapaz

A malta da apple está frustada por não ter chat RCS e agora culpa a NOS? Comprassem um android em vez de alimentar a apple cujos compradores compram por estar na moda em vez de por ter tecnologias de ponta.

Acesso rápido à ultima tecnologia têm de ter um Samsung, principalmente nas redes móveis. Apple talvez chegue… um dia. Quando lhes apetecer ou forem obrigados… 

A malta da apple está frustada por não ter chat RCS e agora culpa a NOS? Comprassem um android em vez de alimentar a apple cujos compradores compram por estar na moda em vez de por ter tecnologias de ponta.

Acesso rápido à ultima tecnologia têm de ter um Samsung, principalmente nas redes móveis. Apple talvez chegue… um dia. Quando lhes apetecer ou forem obrigados… 

A malta da Apple está frustrada? Apenas até antes do lançamento do iOS 18 muitos criticavam a Apple porque não disponibilizava o serviço RCS, agora que já lançou o iOS 18 e que é compatível com o serviço, as operadoras em Portugal não são compatíveis com iOS.

Então a culpa é de quem agora? Do pápa?

Mas nem vamos falar de incompatibilidades, pois a NOS para os clientes iOS nem possibilita ativar/desativar o Serviço de Chamada em Espera através dos seus equipamentos, só o permite em clientes Android, e não tem nada haver com falta de atualização da Apple, pois este problema só existe na rede NOS, já que na Vodafone e na MEO funciona corretamente.

Outro serviço é o Live Voicemail a NOS também não o disponibiliza, portanto mais um serviço que a Apple já disponibilizou no iOS 17 e a NOS assobiou para o lado.

O problema dos operadores nacionais é que o que importa é vender equipamentos, mas se depois as redes são totalmente compatíveis com os equipamentos dos fabricantes isso já não importa, mas quando saem novos modelos iPhone, as operadoras vão logo a correr disponibilizar as pré-preservas antes do seu lançamento, então é porque na realidade dá dinheiro às operadoras.

E depois temos aqui os moderadores a repetir sempre o mesmo aos clientes, e certos clientes Android indignados e a defender a NOS ou a culpar a Apple como se tudo dependesse da Apple.

Comentário