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O novo serviço de envio de mensagens RCS está disponível na NOS, com a App Google Messages, para que possa tirar o máximo partido das funcionalidades de mensagens no seu equipamento Android:grinning:

Com a utilização do RCS passa a ser possível ter uma experiência interativa de troca de mensagens diretamente na App de mensagens do seu telemóvel. :wink:

O que é o RCS?

O RCS (Rich Communication Services) é a tecnologia que permite a utilização de funcionalidades avançadas durante a troca mensagens.

A nova geração de mensagens instantâneas, semelhante ao iMessage do iPhone, permite-lhe trocar não só mensagens como também elementos multimédia, como fotografias ou vídeo de alta-definição, e conversar em tempo real quando ligado a uma rede WiFi (sem custos adicionais) ou dados móveis. Permite-lhe ainda aceder a notificações de leitura ou quando um contacto está a escrever, funcionalidades que até agora só estavam disponíveis em aplicações como o WhatsApp ou Messenger do Facebook.

Depois de ativadas as funcionalidades RCS, a aplicação decide em cada momento entre o envio das suas mensagens via RCS ou SMS/MMS convencionais, garantindo que todas as mensagens são entregues, independentemente do destinatário ter ou não RCS.

 

Quais as principais vantagens?

O RCS abre assim um conjunto de funcionalidade adicionais às do SMS, com maior interação e multimédia, como:

  • Enviar imagens e vídeos em HD (até 105MB), sem ser via MMS;
  • Compatibilidade com GIFs e áudios (até 105MB);
  • Criar grupos de conversação;
  • Suportar mais de 160 caracteres por mensagem;
  • Utilização em WiFi;
  • Receber sinalização de escrita e recibos de leitura;

Como posso verificar/ativar?

Para ativar basta que a app de mensagens do seu equipamento tenha associado as comunicações RCS, clique em “Definições” seguida de “Funcionalidades de chat” e ative em “Ativar funcionalidades de chat” ou verifique se já se encontra ativo.

 

Para que possa usufruir desta funcionalidade é necessário que o equipamento esteja atualizado com a última versão do Android OS disponível.

 

Saiba mais sobre o funcionamento do RCS:

Em que equipamentos posso usar os RCS?

As comunicações RCS são compatíveis com um grupo selecionado de equipamentos com sistema operativo Android 5.0 ou superior, sendo da responsabilidade de cada fabricante a respetiva implementação.

 

Como posso utilizar os RCS?

Se tem um dispositivo Android OS compatível, pode ativar a funcionalidade RCS na App de mensagens em Definições > Funcionalidades Chat.

 

Com as funcionalidades chat (RCS) ativadas, consigo enviar mensagens a um destinatário com um telefone antigo?

Sim, mesmo que o destinatário tenha um telemóvel antigo sem a funcionalidade RCS, continua a poder enviar mensagem através de SMS ou MMS, garantindo assim que os seus contactos recebem sempre as mensagens.

 

Ativei as funcionalidades de chat, como posso desativar e optar pelo envio de SMS/MMS?

Para que possa voltar a enviar mensagens via SMS/MMS para todos os seus destinatários, basta que desative as funcionalidades de chat. Para isso aceda à app de mensagens, clique em “Definições” seguida de “Funcionalidades de chat”, carregue em “Ativar funcionalidades de chat” e selecione “Desligar”.

 

Ativei as funcionalidades de chat, consigo optar por enviar SMS/MMS para alguns destinatários?

Sim, mesmo com as funcionalidades de chat ativadas, pode optar por enviar SMS/MMS para destinatários à sua escolha. Abrindo uma conversa, abrindo as opções > Detalhes e selecione a opção que permite apenas enviar SMS/MMS convencionais para este contacto.

 

As funcionalidades RCS são da exclusiva responsabilidade da Google, pelo que a NOS não tem qualquer controlo sobre o funcionamento deste serviço.

O que achou desta nova funcionalidade de mensagens no seu telemóvel?  :grinning:

A informação que temos é aquela que disponibilizámos, @Tiago Ferreira

Qualquer questão que tenha, fale connosco. Estamos disponíveis para ajudar. 

Obrigado, 


A informação que temos é aquela que disponibilizámos, @Tiago Ferreira

Qualquer questão que tenha, fale connosco. Estamos disponíveis para ajudar. 

Obrigado, 

O facto de ser essa a informação que lhe transmitiram, não significa que esteja correta e seja verdadeira.


Boa tarde a todos, 

A funcionalidade RCS no IPhone não é da responsabilidade da NOS, pelo que não temos como intervir. Assim, é necessário que a Apple disponibilize tal funcionalidade aos operadores, uma vez que à semelhança do que acontece com RCS no Android, é uma funcionalidade disponibilizada pela Google sem intervenção da NOS.

Obrigado, 

Esta informação está errada e é grave ser dada por um membro da NÓS. O iPhone suporta rcs, mas mediante ativação do operador das carrier settings. Há imensos operadores europeus já com rcs, incluindo a Digi em Espanha. Cada operador tem que atualizar as carrier settings nos equipamentos, a semelhança do que acontece com SMS ou MMS (cada operador tem os seus pontos de acesso).

A NÓS, a semelhança dos restantes operadores tem que o fazer.

Em android é diferente já que na ausência de suporte do operador, a Google assume o rcs via Jibe, mas o primeiro post é precisamente sobre a NÓS suportar rcs, certo? Não mentiram, certo??


A informação que temos é aquela que disponibilizámos, @Tiago Ferreira

Qualquer questão que tenha, fale connosco. Estamos disponíveis para ajudar. 

Obrigado, 

Mas informação de onde??? Isto e completamente ridículo e não é verdade! Que amadorismo é este de termos um operador com este posicionamento oficial, em que tem que ser a Apple a disponibilizar o RCS!?? A Apple já o fez, agora os operadores tem que fazer a sua parte e ativar as carrier settings!! Isto e informação oficial da Apple e qualquer pessoa que perceba os mínimos de como funciona o serviço sabe.

 

por favor informem se internamente com equipas que saibam dar informações correctas antes de despejar desinformação aqui.


Inclusivamente já há vários operadores com comunicação oficial a indicar que vão suportar em novembro ou no final no ano, ou início do próximo. Informação dada pelo operador!! Não pela Apple que tem zero poder para ativar os serviços do operador.


Boa tarde a todos, 

A funcionalidade RCS no IPhone não é da responsabilidade da NOS, pelo que não temos como intervir. Assim, é necessário que a Apple disponibilize tal funcionalidade aos operadores, uma vez que à semelhança do que acontece com RCS no Android, é uma funcionalidade disponibilizada pela Google sem intervenção da NOS.

Obrigado, 

Viva @Mário P. 

Penso que esta informação não seja completamente verdade. Penso que a Apple não teria qualquer interesse em fazer um slow rollout de uma feature tão aguardada por muitos utilizadores europeus. Conhecendo a empresa como conheço, é difícil acreditar na afirmação que fez. Sendo que também é necessário fazer update às carries settings, alguma responsabilidade terá aqui a NOS.

Quanto à situação do Android, apenas não é necessária intervenção das operadoras caso o utilizador esteja a usar a aplicação da Google, a Google Messages, uma vez que caso a operadora não suporte o serviço, a Google disponibiliza o deles. As aplicações nativas de alguns Androids são dos fabricantes do equipamento que também customizam o sistema operativo. Penso que recentemente grande parte das fabricantes opta por incluir a app da Google por defeito. Não me parece por acaso que o banner deste post seja apenas o logo da aplicação da Google.

Cumprimentos!


Continuamos a espera de uma correção oficial da NÓS em relação a este tema. Aproveitei para contactar a Apple que (obviamente), confirma que a feature de suporte a RCS é da plena responsabilidade de cada operador lançar as carrier settings, já que no iOS18 a Apple está preparada para que o serviço funcione logo que os operadores façam a parte deles.

 

estamos todos a aguardar uma posição oficial sobre isto.


Acho que já percebi a questão. O RCS é um serviço da operadora mas muitas em vez de o alojarem nos seus servidores subcontrataram à Google os mesmos. Tivemos inclusive uma operadora cá que em Março do ano passado anunciou ir deixar de ter os seus servidores para passar para a Google. Ora o que a Apple diz é que não vai prestar os mesmos serviços que a Google sendo apenas produtora de terminais o que obriga as operadoras a ter os seus próprios servidores.

A questão é então qual o estímulo que as operadoras têm para terem uma despesa com algo que depois não lhes traz rendimento, uma vez tem um custo zero por definição para o utilizador.

E aqui entra muito o sistema de valores e visão de futuro da operadora. O sistema de valores pois servidores próprios permitem reduzir tráfegos internacionais e assegurar a autonomia do país e porque permite aos seus clientes uma experiência de conversação de alta qualidade sem necessidade de registo e partilha de dados com empresas desnecessariamente. Visão de futuro porque o assegurar de comunicações via internet como o RCS e as vídeo chamadas 5G permite a redução de custos com a existência de múltiplas tecnologias em simultâneo no futuro (exemplo disto é a recente eliminação do 3G, que reduz custos com a existência de múltiplas tecnologias).

Penso que as nossas operadoras deveriam questionar-se porque em Espanha todas as operadoras têm os seus servidores e fornecem RCS (como se pode ver no site da Apple) mas cá as nossas operadoras não consideram vantajoso. Será apenas por dimensão de mercado?


Acho que já percebi a questão. O RCS é um serviço da operadora mas muitas em vez de o alojarem nos seus servidores subcontrataram à Google os mesmos. Tivemos inclusive uma operadora cá que em Março do ano passado anunciou ir deixar de ter os seus servidores para passar para a Google. Ora o que a Apple diz é que não vai prestar os mesmos serviços que a Google sendo apenas produtora de terminais o que obriga as operadoras a ter os seus próprios servidores.

A questão é então qual o estímulo que as operadoras têm para terem uma despesa com algo que depois não lhes traz rendimento, uma vez tem um custo zero por definição para o utilizador.

E aqui entra muito o sistema de valores e visão de futuro da operadora. O sistema de valores pois servidores próprios permitem reduzir tráfegos internacionais e assegurar a autonomia do país e porque permite aos seus clientes uma experiência de conversação de alta qualidade sem necessidade de registo e partilha de dados com empresas desnecessariamente. Visão de futuro porque o assegurar de comunicações via internet como o RCS e as vídeo chamadas 5G permite a redução de custos com a existência de múltiplas tecnologias em simultâneo no futuro (exemplo disto é a recente eliminação do 3G, que reduz custos com a existência de múltiplas tecnologias).

Penso que as nossas operadoras deveriam questionar-se porque em Espanha todas as operadoras têm os seus servidores e fornecem RCS (como se pode ver no site da Apple) mas cá as nossas operadoras não consideram vantajoso. Será apenas por dimensão de mercado?

Independentemente de usarem o jibe do Google ou não, não impede de ser suportado no iPhone. A AT&T ou a vodafone Germany usam jibe e não tem servidores próprios de RCS, contudo suportam rcs no iPhone porque atualizaram as carrier settings e disponibilizam esse serviço. 
Quanto ao retorno no investimento é simples: o primeiro operador a ter rcs em Portugal  no iPhone vai ganhar clientes porque há imensa procura por rcs. A Digi em Espanha suporta rcs. Se a Digi suportar em Portugal, ou qualquer outro operador, eu e outra manada de clientes saltam (até porque os tarifários são iguais em qualquer operador, por isso o que distingue cada um é a capacidade de inovar como por exemplo na disponibilização do rcs). Se preferirem não suportar, ficam pra trás.

 

mas de certeza que quando o primeiro suportar, os outros vão atrás.


Alguns comentários para reflexão:

- a Google não fornece RCS para iPhones nos clientes da sua operadora, o Google-Fi. Só isto chega para lhe dar a ideia que a sua sugestão de que a utilização de serviços desta companhia não impede a implementação de RCS em iPhones não é de todo linear;

- sou Android e uso preferencialmente RCS e dou-lhe um conselho: arranje melhores razões para mudar de operador. Apesar da maioria das pessoas usar Android em Portugal quase ninguém usa o RCS e muitos nem o têm ativado. Os que têm preferem concentrar os seus contactos numa outra APP que permite também videochamadas, ao contrário do RCS. Ou seja, vai continuar a usar múltiplas apps.

- reafirmo que a NOS deve assegurar o serviço por uma questão de visão. Posso deixar outros dois exemplos: em Portugal os idosos usam muito os SMS por situações relacionadas com a saúde, pelo que para alguns se torna confuso ter múltipla apps. Beneficiariam assim de melhor serviço nesta área; para os jovens as atuais apps que funcionam em diferentes sistemas operativos são portas de entrada para o consumo de redes sociais sem preparação para os seus impactos. A existência de ferramentas como o RCS e chamadas 5G permite afastá-los dos algoritmos limitadores, de contactos de desconhecidos e outras formas de pressão que os afastam da realidade.


A questão é então qual o estímulo que as operadoras têm para terem uma despesa com algo que depois não lhes traz rendimento, uma vez tem um custo zero por definição para o utilizador.

Apesar das gerações de maior idade ainda usarem o serviço SMS, as novas gerações não contratam uma operadora para ter como serviço primário SMS e ou serviços de chamadas de voz. Estas novas gerações consomem mais dados moveis que claramente não é um prejuízo para a empresa. A tecnologia RCS utiliza a internet para fazer as suas comunicações, é este o estimulo para a operadora. Não vejo as novas gerações a comunicar por SMS.

 

E aqui entra muito o sistema de valores e visão de futuro da operadora. O sistema de valores pois servidores próprios permitem reduzir tráfegos internacionais e assegurar a autonomia do país e porque permite aos seus clientes uma experiência de conversação de alta qualidade sem necessidade de registo e partilha de dados com empresas desnecessariamente. Visão de futuro porque o assegurar de comunicações via internet como o RCS e as vídeo chamadas 5G permite a redução de custos com a existência de múltiplas tecnologias em simultâneo no futuro (exemplo disto é a recente eliminação do 3G, que reduz custos com a existência de múltiplas tecnologias).

O 3G já cumpriu o seu propósito. Desde 2004 surgiram novas tecnologias que são melhores e possivelmente mais baratas de operar uma vez que de certeza que foi um critério para o desenvolvimento das novas tecnologias. O 3G é o que se chama de technical debt, não tem sentido continuar a existir. Eventualmente podemos ver o mesmo com o SMS e tradicionais chamadas de voz, apesar de achar que esta ultima seja mais difícil de acontecer ou de acontecer tão rápido como para o serviço SMS.


A questão é então qual o estímulo que as operadoras têm para terem uma despesa com algo que depois não lhes traz rendimento, uma vez tem um custo zero por definição para o utilizador.

Apesar das gerações de maior idade ainda usarem o serviço SMS, as novas gerações não contratam uma operadora para ter como serviço primário SMS e ou serviços de chamadas de voz. Estas novas gerações consomem mais dados moveis que claramente não é um prejuízo para a empresa. A tecnologia RCS utiliza a internet para fazer as suas comunicações, é este o estimulo para a operadora. Não vejo as novas gerações a comunicar por SMS.

 

E aqui entra muito o sistema de valores e visão de futuro da operadora. O sistema de valores pois servidores próprios permitem reduzir tráfegos internacionais e assegurar a autonomia do país e porque permite aos seus clientes uma experiência de conversação de alta qualidade sem necessidade de registo e partilha de dados com empresas desnecessariamente. Visão de futuro porque o assegurar de comunicações via internet como o RCS e as vídeo chamadas 5G permite a redução de custos com a existência de múltiplas tecnologias em simultâneo no futuro (exemplo disto é a recente eliminação do 3G, que reduz custos com a existência de múltiplas tecnologias).

O 3G já cumpriu o seu propósito. Desde 2004 surgiram novas tecnologias que são melhores e possivelmente mais baratas de operar uma vez que de certeza que foi um critério para o desenvolvimento das novas tecnologias. O 3G é o que se chama de technical debt, não tem sentido continuar a existir. Eventualmente podemos ver o mesmo com o SMS e tradicionais chamadas de voz, apesar de achar que esta ultima seja mais difícil de acontecer ou de acontecer tão rápido como para o serviço SMS.

Sim, mais valia descontinuar o SMS, garantindo sempre ligação de dados a todos os utilizadores apenas para rcs (mesmo pacotes sem internet incluído), que qualquer equipamento já suporta, para permitir RCS, do que manter a infra estrutura para manter os SMS e mms em funcionamento, que já ninguém usa.


@RuiMJ Não é assim tão linear


@RuiMJ Não é assim tão linear

Eu sei, é só whishful thinking. Um dia havemos de lá chegar. Mas de facto já ninguém usa SMS, como tal a aposta no rcs como futuro pode ser o factor diferenciador entre operadores. Espero que não fiquem pra trás em relação aos operadores lá fora (em Espanha já todos suportam rcs no iPhone).


Eu regularmente recebo SMS, com lembretes de agendamentos, ou para usar a chave móvel digital, ou outros sistemas de dupla autenticação. É tudo menos um serviço ultrapassado...


Eu regularmente recebo SMS, com lembretes de agendamentos, ou para usar a chave móvel digital, ou outros sistemas de dupla autenticação. É tudo menos um serviço ultrapassado...

Todos esses serviços automáticos são facílimos de ser substituídos por RCS. Aliás não hajam dúvidas que o rcs vai substituir o SMS e MMS. Claro que vai demorar tempo mas foi desenvolvido com esse intuito. As redes 2G serão desmanteladas, as 3G já estão a ser. Toda a gente vai ter uma ligação a rede móvel e capacidade de receber e enviar rcs esteja onde esteja, com qualquer telemóvel.


Os testers de rede móvel da Digi estão a reportar que já suportam RCS no iPhone. Épico!!! Um operador que ainda nem lançou a oferta comercial (vão lançar antes de 30 de novembro), já suporta a tecnologia. Entretanto na NÓS pelos vistos nem sabem o que é e acham que é a Apple que tem que o implementar. Não acordem não.


Os testers de rede móvel da Digi estão a reportar que já suportam RCS no iPhone. Épico!!! Um operador que ainda nem lançou a oferta comercial (vão lançar antes de 30 de novembro), já suporta a tecnologia. Entretanto na NÓS pelos vistos nem sabem o que é e acham que é a Apple que tem que o implementar. Não acordem não.

Mas tu acreditas que a NOS não sabe o que é o RCS? Os operadores que atendem no apoio ao cliente, podem até não saber, mas quem está em cargos superiores sabe muito bem do que se trata, mas claro que mandam os operadores dizer que a culpa é da Apple para que a NOS fique bem vista perante os seus clientes, mas quando uma operadora lançar o serviço, as restantes vão todas atrás, é só uma questão de tempo.

No entanto na NOS as coisas, nem sempre se resolvem. Eu já reportei um problema com o serviço de Chamada de Espera nos equipamentos Apple e a NOS até hoje é o ÚNICO operador que não resolve o problema, então o cliente fica impedido de gerir o serviço, se entender que quer desativar o serviço no seu equipamento através do menu Definições:

No iOS 17 - menu Definições / Telefone / Chamada em Espera

No iOS 18 - menu Definições / Aplicações / Telefone / Chamada em Espera

Quanto se tenta desativar o serviço, recebemos um popup a dizer “Não foi possível guardar a definição para chamada em espera.”

Esta situação já está assim desde 2021, eu reportei tanta vez e sabem o que a NOS me dizia? Primeiro que era culpa da Apple, que a Apple é que não disponibilizava o serviço para a NOS, depois como não pegou, que era culpa do meu equipamento que precisava levá-lo a uma assistência técnica, mas depois de muita insistência, muita reclamação, a NOS por fim admitiu o problema. Deu-me prazos que foi alargando o último era que este problema ficaria resolvido no primeiro trimestre de 2024, o prazo terminou, voltei a insistir com a NOS e sabem o que a NOS me informou agora?

Que não tem previsão de quando este problema na rede ficará resolvido! Looooll, e assim anda a NOS que depois diz nas publicidades de marketing que é uma rede que aguenta com o Emanuel looooooolll. Na publicidade eles são bem engraçados, mas no que toca em resolver problemas técnicos, é o que se vê.


Bom dia a todos, 

Reiteramos a informação partilhada anteriormente. 
No entanto, e após partilharmos o vosso feedback, é reforçado de que a NOS não fornece o serviço RCS, a título de exemplo, os clientes que têm terminal Android ativaram a funcionalidade RCS na App Massagens da Google, que é quem fornece esse serviço, onde a NOS não teve nenhum envolvimento na disponibilização do serviço em equipamentos Android.

Assim, a Apple tem tanto poder para ativar o RCS no iPhone como teve a Google para o ativar no Android. Não sendo um serviço atualmente disponível pelo operador, estamos a falar de um serviço OTT tal como o iMessage. 

Obrigado, 


Bom dia,

 

Obrigado pelo esclarecimento Mário. E o Apple já esclareceu que não vai fornecer serviços de OTT, devendo os operadores resolver a situação nos seus próprios servidores. Surgem então três questões para a NOS: 1 - está a planear autonomizar-se dos servidores da Google para assegurar este serviço a todos os seus clientes? Se não: 2 - já informou a Google para activar o serviço para iPhones? Se não, 3 - a NOS vai fazer algo para que os seus clientes com iPhone tenham RCS?

 

Considerando a importância do serviço nas várias perspectivas já transmitidas aqui por alguns poucos clientes, penso que estas perguntas requerem respostas.

 

Se as puder colocar agradecemos.


Bom dia a todos, 

Reiteramos a informação partilhada anteriormente. 
No entanto, e após partilharmos o vosso feedback, é reforçado de que a NOS não fornece o serviço RCS, a título de exemplo, os clientes que têm terminal Android ativaram a funcionalidade RCS na App Massagens da Google, que é quem fornece esse serviço, onde a NOS não teve nenhum envolvimento na disponibilização do serviço em equipamentos Android.

Assim, a Apple tem tanto poder para ativar o RCS no iPhone como teve a Google para o ativar no Android. Não sendo um serviço atualmente disponível pelo operador, estamos a falar de um serviço OTT tal como o iMessage. 

Obrigado, 

@Mário P. no iOS funciona de maneira diferente. É preciso que seja o próprio operador a  ativar segundo a Apple, porque é uma função que a Apple lançou mas gerida pelo próprio operador (quando o operador opta por ter essa funcionalidade).

 

https://support.apple.com/en-us/104972

RCS is a carrier-provided service. When your device connects to your cellular network, it communicates with your carrier and their partners to set up RCS. User identifiers are exchanged for your carrier and their partners to authenticate your device and provide a connection. 

To use RCS, you need iOS 18 and a text-messaging plan from a carrier that supports RCS on iPhone. Contact your wireless carrier for more information.

To turn RCS on or off, go to Settings > Apps > Messages > RCS Messaging.

Learn whether your carrier supports RCS messaging on iPhone

 

 

E eu clico no site da Apple e consigo ver que há operadores na Europa que já suportam RCS no iPhone e outros que ainda não suportam, como é o o caso da NOS.

 

Lista oficial da Apple 

https://support.apple.com/pt-pt/108048

NOS

  • 5G

  • eSIM

  • FaceTime pela rede móvel

  • LTE

  • Hotspot pessoal

  • Visual Voicemail

  • VoLTE5

  • Chamadas por Wi-Fi

 

Na lista no site da Apple há vários operadores com RCS, exemplo de um operador francês que tem RCS:

 

SFR

  • 5G

  • Advanced Mobile Location (AML)

  • FaceTime pela rede móvel

  • LTE

  • Hotspot pessoal

  • Serviço de mensagens RCS

  • Desbloqueio

  • Visual Voicemail

  • VoLTE5

  • Chamadas por Wi-Fi

 

Já agora: porque não tem a NOS como outros operadores 

  • Advanced Mobile Location (AML)

  • Em países e operadoras que suportam o padrão Advanced Mobile Location (AML), o iPhone tenta automaticamente enviar a localização do dispositivo para operadores dos serviços de urgência através de AML.

É daquelas funcionalidades que fazem falta


Eu já não sei se é a NOS que não sabe como funcionam os serviços ou se é a comunicação do fórum que fala sem conhecimento de causa.

 

basta ver a comunicação oficial da Apple que refere que a ativação do Rcs está dependente do operador. Aliás basta perceber como funciona o rcs para saber isso. É como dizer que o SMS funcionar no iPhone depende da Apple. Não, o iPhone suporta SMS, mas o operador tem que obviamente ter o serviço ativo e suportar o serviço. Igual com o RCS. Depois vem com a confusão do android que suporta rcs via operador ou via Google para operadores que não suportam, mas isso nada tem a ver com o caso. A NOS abriu este post neste fórum oficial com a informação que já suporta RCS. Portanto não é o Google, é a NOS que afirma já ter o serviço. Afinal este post e esta comunicação é mentira? Ou a NOS suporta rcs e pode ativar no iPhone via carrier settings? É que as respostas nem assumem que a NOS não suporta rcs ao contrário do que afirmam neste post, nem assumem que não o vão ativar via carrier settings. Portanto não há qualquer resposta coerente até ao momento.


NOS abriu este post neste fórum oficial com a informação que já suporta RCS.Portanto não é o Google, é a NOS que afirma já ter o serviço. Afinal este post e esta comunicação é mentira?

Suporta RCS via app Google Messages diz o post aqui no fórum oficial


NOS abriu este post neste fórum oficial com a informação que já suporta RCS.Portanto não é o Google, é a NOS que afirma já ter o serviço. Afinal este post e esta comunicação é mentira?

Suporta RCS via app Google Messages diz o post aqui no fórum oficial

Tal como qualquer operador no mundo inteiro… não é o operador que suporta, é a aplicação em si. Uma coisa é o operador suportar RCS, outra coisa é não suportar e por isso o Google usar jibe para “simular” o serviço. Se a NOS afinal não suporta rcs, mais valia não porém post sobre isso a dizer que suportam.


NOS abriu este post neste fórum oficial com a informação que já suporta RCS.Portanto não é o Google, é a NOS que afirma já ter o serviço. Afinal este post e esta comunicação é mentira?

Suporta RCS via app Google Messages diz o post aqui no fórum oficial

Tal como qualquer operador no mundo inteiro… não é o operador que suporta, é a aplicação em si. Uma coisa é o operador suportar RCS, outra coisa é não suportar e por isso o Google usar jibe para “simular” o serviço. Se a NOS afinal não suporta rcs, mais valia não porém post sobre isso a dizer que suportam.

Certíssimo mas é isso que eu estou a dizer e que está na primeira página deste tópico.

 

A NOS suporta RCS via app Google Messages em Android, é o que diz lá. É uma forma de dizer que não suporta nativamente mas é possível usar na app Google Messages.

 

Há o caso da Vodafone, por exemplo, em que tinham RCS nativo e depois deixaram de suportar no Android e passaram a publicitar esta app da Google https://www.samsung.com/pt/support/mobile-devices/o-que-significa-o-fim-do-rcs-da-vodafone-para-o-meu-dispositivo-galaxy/


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