Skip to main content
Header

O novo serviço de envio de mensagens RCS está disponível na NOS, com a App Google Messages, para que possa tirar o máximo partido das funcionalidades de mensagens no seu equipamento Android:grinning:

Com a utilização do RCS passa a ser possível ter uma experiência interativa de troca de mensagens diretamente na App de mensagens do seu telemóvel. :wink:

O que é o RCS?

O RCS (Rich Communication Services) é a tecnologia que permite a utilização de funcionalidades avançadas durante a troca mensagens.

A nova geração de mensagens instantâneas, semelhante ao iMessage do iPhone, permite-lhe trocar não só mensagens como também elementos multimédia, como fotografias ou vídeo de alta-definição, e conversar em tempo real quando ligado a uma rede WiFi (sem custos adicionais) ou dados móveis. Permite-lhe ainda aceder a notificações de leitura ou quando um contacto está a escrever, funcionalidades que até agora só estavam disponíveis em aplicações como o WhatsApp ou Messenger do Facebook.

Depois de ativadas as funcionalidades RCS, a aplicação decide em cada momento entre o envio das suas mensagens via RCS ou SMS/MMS convencionais, garantindo que todas as mensagens são entregues, independentemente do destinatário ter ou não RCS.

Quais as principais vantagens?

O RCS abre assim um conjunto de funcionalidade adicionais às do SMS, com maior interação e multimédia, como:

• Enviar imagens e vídeos em HD (até 105MB), sem ser via MMS;
  • Compatibilidade com GIFs e áudios (até 105MB);
  • Criar grupos de conversação;
  • Suportar mais de 160 caracteres por mensagem;
  • Utilização em WiFi;
  • Receber sinalização de escrita e recibos de leitura;

Como posso verificar/ativar?

Para ativar basta que a app de mensagens do seu equipamento tenha associado as comunicações RCS, clique em “Definições” seguida de “Funcionalidades de chat” e ative em “Ativar funcionalidades de chat” ou verifique se já se encontra ativo.

Para que possa usufruir desta funcionalidade é necessário que o equipamento esteja atualizado com a última versão do Android OS disponível.

Saiba mais sobre o funcionamento do RCS:

Em que equipamentos posso usar os RCS?

As comunicações RCS são compatíveis com um grupo selecionado de equipamentos com sistema operativo Android 5.0 ou superior, sendo da responsabilidade de cada fabricante a respetiva implementação.

Como posso utilizar os RCS?

Se tem um dispositivo Android OS compatível, pode ativar a funcionalidade RCS na App de mensagens em Definições > Funcionalidades Chat.

Com as funcionalidades chat (RCS) ativadas, consigo enviar mensagens a um destinatário com um telefone antigo?

Sim, mesmo que o destinatário tenha um telemóvel antigo sem a funcionalidade RCS, continua a poder enviar mensagem através de SMS ou MMS, garantindo assim que os seus contactos recebem sempre as mensagens.

Ativei as funcionalidades de chat, como posso desativar e optar pelo envio de SMS/MMS?

Para que possa voltar a enviar mensagens via SMS/MMS para todos os seus destinatários, basta que desative as funcionalidades de chat. Para isso aceda à app de mensagens, clique em “Definições” seguida de “Funcionalidades de chat”, carregue em “Ativar funcionalidades de chat” e selecione “Desligar”.

Ativei as funcionalidades de chat, consigo optar por enviar SMS/MMS para alguns destinatários?

Sim, mesmo com as funcionalidades de chat ativadas, pode optar por enviar SMS/MMS para destinatários à sua escolha. Abrindo uma conversa, abrindo as opções > Detalhes e selecione a opção que permite apenas enviar SMS/MMS convencionais para este contacto.

As funcionalidades RCS são da exclusiva responsabilidade da Google, pelo que a NOS não tem qualquer controlo sobre o funcionamento deste serviço.

O que achou desta nova funcionalidade de mensagens no seu telemóvel?  :grinning:

Eu sou utilizador da Apple, mas quem é que lançou funcionalidade? Foi a Apple quem é que tem de garantir que existe compatibilidade com os operadores? Parece ser quem desenvolveu a funcionalidade.  

Eu sou utilizador da Apple, mas quem é que lançou funcionalidade? Foi a Apple quem é que tem de garantir que existe compatibilidade com os operadores? Parece ser quem desenvolveu a funcionalidade.  

Existe culpa de parte a parte. Do lado dos operadoras móveis, tem que haver alterações na rede, para que aceitem as configurações dos terminais dos fabricantes, do lado dos fabricantes, têm que disponibilizar os serviços. Portanto ambas têm que andar de braços dados, no entanto quando não existe muito interesse, um dos lados falha.

A Apple foi forçada a disponibilizar o RCS por obrigatoriedade da UE, e então a Apple aceitou e disponibilizou tal função no iOS 18, mas agora é preciso as operadoras se reajustarem nas suas redes.

No entanto a NOS tem vários problemas por corrigir na sua rede para que pelo menos duas coisas funcionem. O RCS é um deles, pois agora do lado do fabricante já se encontra disponível, e se a NOS adicionou e ajustou a sua rede para equipamentos Android, o mesmo terá que o fazer para equipamentos Apple, pois são sistemas operativos distintos, tal e qual como o serviço de chamada em espera, a NOS já tem este problema na rede desde 2021 e até hoje assobia para o lado, mas basta trocar o cartão SIM para um equipamento Android e já é possível escolher se queremos ou não o serviço de chamada em espera ativo/desativo.

Mas este problema é mais ridículo, pois na Vodafone e na MEO pelo menos relativamente ao serviço de chamada em espera, este problema nem existe atualmente, mas a NOS é a única que continua assobiar para o lado.

Em resumo, se antes era a Apple que se negava a disponibilizar o serviço, agora são as operadoras que têm que reajustar as suas redes para que os serviços dos equipamentos funcionem nas redes nacionais.

Mas eu tenho NOS e tenho serviço de chamada em espera… funciona muitas vezes.

quanto ao RCS, espero que este fórum sirva pelo menos para dar visibilidade desta falha na NOS.

Mas da NOS? se foi a apple que apenas permitiu isso no iOS 18 que foi lançado nem há uma semana.. 

Nenhum operador português tem ainda essa funcionalidade, segundo o site da própria Apple: Wireless carrier support and features for iPhone in Europe - Apple Support

Mas da NOS? se foi a apple que apenas permitiu isso no iOS 18 que foi lançado nem há uma semana.. 

Já está disponível em beta desde julho. Em julho já haviam vários operadores a suportar. Tiveram desde julho para se preparar para o lançamento oficial.

Veja quantos operadores têm… e quantos existem com serviços NOS… 

Note-se que sou utilizador Apple, esta funcionalidade é também requerida por mim… Mas estarem a escrever como se fosse algo exclusivamente da NOS.. e antes que comecem com coisas não, não sou defensor da NOS. 

Veja quantos operadores têm… e quantos existem com serviços NOS… 

Note-se que sou utilizador Apple, esta funcionalidade é também requerida por mim… Mas estarem a escrever como se fosse algo exclusivamente da NOS.. e antes que comecem com coisas não, não sou defensor da NOS. 

Eu sou cliente NOS, logo é natural que me queixa na NOS. Conheço outro pessoal que se queixa junto do seu operador. Sim, a NÓS podia ter inovado e lançado o serviço primeiro, ja que tantos outros operadores europeus o fizeram. Não o fez, mas ao menos que não demorem para o fazer.

quanto ao RCS, espero que este fórum sirva pelo menos para dar visibilidade desta falha na NOS.

Tens a certeza que funciona? Eu pago-te um almoço se me apresentares 1 número NOS que consigas desativar/ativar o serviço de chamada em espera no iPhone.

No iOS 17 - menu Definições / Telefone / Chamada em Espera

No iOS 18 - menu Definições / Aplicações / Telefone / Chamada em Espera

E depois diz-me se conseguiste desativar o serviço.

Vai-te aparecer a mensagem “Não foi possível guardar a definição para chamada em espera.”

Eu não disse que o serviço de chamada em espera não funciona, porque no meu número também funciona, mas se quiseres por algum motivo desativar o serviço não consegues!

Depois dá a sensação que ficou desativo, mas se saíres desse menu e voltares ao menu Chamada em espera, reparas que continua ativo.

Este problema acontece com todos os números NOS em equipamentos iPhone. Este problema só não acontece em equipamentos Android.

E só a NOS não resolve este problema desde 2021, na Vodafone e na MEO isto não acontece

Tens a certeza que funciona? Eu pago-te um almoço se me apresentares 1 número NOS que consigas desativar/ativar o serviço de chamada em espera no iPhone.

Vai-te aparecer a mensagem “Não foi possível guardar a definição para chamada em espera.”

Eu não disse que o serviço de chamada em espera não funciona, porque no meu número também funciona, mas se quiseres por algum motivo desativar o serviço não consegues!

Depois dá a sensação que ficou desativo, mas se saíres desse menu e voltares ao menu Chamada em espera, reparas que continua ativo.

Este problema acontece com todos os números NOS em equipamentos iPhone. Este problema só não acontece em equipamentos Android.

E só a NOS não resolve este problema desde 2021, na Vodafone e na MEO isto não acontece

Agora tenta desativar e vê se consegues 😏

Bom dia a todos, 

Ainda não temos resposta que possamos partilhar, pelo que agradecemos a vossa compreensão. 
Obrigado,

Bem, relativamente à questão da chamada em espera parece que temos de abrir mais um tópico...

Foi aberto tópico sobre esse tema

Bom dia a todos, 

Ainda não temos resposta que possamos partilhar, pelo que agradecemos a vossa compreensão. 
Obrigado,

Já há alguma novidade sobre o rcs na NOS no iPhone?

Boa tarde @RuiMJ,

Agradecemos a sua mensagem.

De momento não temos novidades sobre este tema. Logo que surjam novidades serão partilhadas através das via habituais.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Existe culpa de parte a parte. Do lado dos operadoras móveis, tem que haver alterações na rede, para que aceitem as configurações dos terminais dos fabricantes, do lado dos fabricantes, têm que disponibilizar os serviços. Portanto ambas têm que andar de braços dados, no entanto quando não existe muito interesse, um dos lados falha.

A Apple foi forçada a disponibilizar o RCS por obrigatoriedade da UE, e então a Apple aceitou e disponibilizou tal função no iOS 18, mas agora é preciso as operadoras se reajustarem nas suas redes.

No entanto a NOS tem vários problemas por corrigir na sua rede para que pelo menos duas coisas funcionem. O RCS é um deles, pois agora do lado do fabricante já se encontra disponível, e se a NOS adicionou e ajustou a sua rede para equipamentos Android, o mesmo terá que o fazer para equipamentos Apple, pois são sistemas operativos distintos, tal e qual como o serviço de chamada em espera, a NOS já tem este problema na rede desde 2021 e até hoje assobia para o lado, mas basta trocar o cartão SIM para um equipamento Android e já é possível escolher se queremos ou não o serviço de chamada em espera ativo/desativo.

Mas este problema é mais ridículo, pois na Vodafone e na MEO pelo menos relativamente ao serviço de chamada em espera, este problema nem existe atualmente, mas a NOS é a única que continua assobiar para o lado.

Em resumo, se antes era a Apple que se negava a disponibilizar o serviço, agora são as operadoras que têm que reajustar as suas redes para que os serviços dos equipamentos funcionem nas redes nacionais.

A Apple não foi forçada pela UE a introduzir o RCS. Se alguém colocou pressão foi a China e a Google. De qualquer modo a funcionalidade já se encontrava disponível em operadoras de outros países quando saiu publicamente o iOS 18 porque ao contrário das operadoras em Portugal eles estudam o mercado atempadamente e preparam-se com as versões beta da firmware do iOS, como por exemplo em Espanha onde algumas operadoras introduziram a funcionalidade em julho/agosto durante o beta testing do iOS 18.0.

Gostaria que a funcionalidade do RCS fosse obrigatória pela UE, deste modo não só as fabricantes ficariam sujeitas mas também as operadoras, se é pra meter pressão nas operadoras em Portugal é ficar sentado e esperar, porque ninguém pode fazer nada, nem a ANACOM que se está nas tintas.

Já é tema quente no Zwame. Esperemos que os operadores se despachem a ter esta implementação asap. O primeiro operador a ter rcs ganha 3 clientes novos aqui de casa.

https://forum.zwame.pt/threads/rcs-no-iphone.1083970/

Já é tema quente no Zwame. Esperemos que os operadores se despachem a ter esta implementação asap. O primeiro operador a ter rcs ganha 3 clientes novos aqui de casa.

Boa tarde @RuiMJ,

Aparentemente nessa espécie de fórum indicam que é “tema quente” aqui no fórum oficial.

Na minha opinião, essa “causa” não irá mudar o timing em que a Apple alterará os carrier settings.

Caso tenha mais questões partilhe com a comunidade.

Obrigado.

Boa tarde @RuiMJ,

Aparentemente nessa espécie de fórum indicam que é “tema quente” aqui no fórum oficial.

Na minha opinião, essa “causa” não irá mudar o timing em que a Apple alterará os carrier settings.

Obrigado.

Não e a Apple que altera as carrier settings. Sao os operadores.

Boa tarde @RuiMJ,

Obrigado.

Não e a Apple que altera as carrier settings. Sao os operadores.

Certo! Boa sorte na sua “cruzada” 😊

Obrigado.

Alguma previsão já para a NÓS permitir rcs no iPhone, a semelhança do que permite no iPhone?

@RuiMJ, bom dia. 
De momento, não temos novidades mas assim que tenhamos partilharemos. 
Obrigado, 

Boa tarde a todos, 

A funcionalidade RCS no IPhone não é da responsabilidade da NOS, pelo que não temos como intervir. Assim, é necessário que a Apple disponibilize tal funcionalidade aos operadores, uma vez que à semelhança do que acontece com RCS no Android, é uma funcionalidade disponibilizada pela Google sem intervenção da NOS.

Obrigado, 

Boa tarde a todos, 

A funcionalidade RCS no IPhone não é da responsabilidade da NOS, pelo que não temos como intervir. Assim, é necessário que a Apple disponibilize tal funcionalidade aos operadores, uma vez que à semelhança do que acontece com RCS no Android, é uma funcionalidade disponibilizada pela Google sem intervenção da NOS.

Obrigado, 

Totalmente mentira. A NOS pede-te para transmitires essa informação, quando funcionários da Apple amigos amigos nos EUA, já me disseram que as operadoras têm que disponibilizar essa tecnologia nas suas redes de acordo com o que foi implementado no iOS 18.

Da mesma forma como durante quase 2 anos a NOS me dizia que o problema da ativação/desativação do Serviço de Chamada Espera nos iPhones é da responsabilidade da Apple, e só o ano passado é que reconheceram que existe uma incompatibilidade na rede da NOS com o iOS e que será corrigido no futuro, mas até hoje nada.

Portanto @Mário P. não tente mandar areia para os olhos dos clientes, só para que eles se calem e culpem a fabricante Apple para que a NOS fique bem vista perante todas estas situações.

Comentário