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Não consegue utilizar o seu telemóvel em roaming? Saiba aqui o que fazer


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56 Comentários

  • Kilobyte
  • 10 comentários
  • 7 de dezembro de 2024

Meo? Claro que não...  e está na minha conta da nos?


Mário P.
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  • Gestor da comunidade
  • 30259 comentários
  • 8 de dezembro de 2024

@Pedroooliv, boa tarde. 
Reinicie, por favor, o equipamento e confirme se o equipamento tem a função, nas definições, de Roaming está ativa. 
Obrigado,


  • Kilobyte
  • 10 comentários
  • 9 de dezembro de 2024

@Mário P. Fiz isso 4x... já deu para fazee chamadas, mas dados: nada...


Mário P.
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  • Gestor da comunidade
  • 30259 comentários
  • 9 de dezembro de 2024

@Pedroooliv, bom dia. 
Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de contribuinte para o ​perfil @Fórum
Obrigado, 


  • Kilobyte
  • 4 comentários
  • 11 de abril de 2025

Olá a todos,

Gostaria de partilhar a minha experiência recente com a operadora NOS e alertar os viajantes que utilizam cartões SIM da NOS sobre os cuidados que devem ter ao viajar para fora da Zona Europeia. O objetivo aqui é evitar surpresas desagradáveis, como cobranças inesperadas.

Durante uma viagem a Cabo Verde, recebi uma mensagem da NOS informando que tinha atingido o plafond dos dados móveis e que poderia adicionar mais dados ao responder "SIM". Depois de responder à mensagem, percebi que ainda não conseguia utilizar os dados móveis. Isso gerou desconfiança, uma vez que todas as minhas ligações à internet eram feitas através de redes fixas ou hotspots locais.

Como precaução, decidi bloquear o meu cartão SIM da NOS e comecei a utilizar um cartão local apenas para chamadas e SMS. Mantive os dados móveis da NOS desativados durante toda a viagem. Tentei, sem sucesso, explicar a situação à NOS, o que resultou numa cobrança de 125 euros. Um pedido de esclarecimento não trouxe mais entendimento, limitando-se a afirmar que a responsabilidade de certificar se o roaming está configurado corretamente é do utilizador.

Para evitar situações semelhantes, recomendo as seguintes etapas para quem viaja fora da Zona Europeia:

  1. Desative a Função Roaming: Antes de deixar o último aeroporto na Zona Euro, verifique e desative a função de roaming no seu dispositivo, caso esteja ativada. Isso evita que o seu dispositivo se conecte automaticamente a redes móveis no exterior, o que pode resultar em cobranças inesperadas.

  2. Retire o Cartão SIM da NOS: Retirar fisicamente o cartão SIM da NOS é uma medida eficaz. Armazene-o num lugar seguro até retornar à Zona Euro. Com o cartão fora do dispositivo, garante que não estará sujeito a tarifas de roaming acidentais.

  3. Recoloque o Cartão SIM da NOS: Quando estiver de volta à Zona Euro, coloque o cartão SIM da NOS de volta e reative o roaming, se necessário. Assim, poderá retomar a utilização dos serviços sem preocupações com cobranças no exterior.

  4. Cuidado com a Configuração: Lembre-se de que alguns dispositivos podem ter configurações que permitem o uso de serviços sem que os dados móveis estejam habilitados explicitamente. Portanto, é prudente garantir que todas as funções associadas a dados móveis estão realmente desativadas.

Seguindo estes passos, poderá evitar cobranças indesejadas e viajar com mais tranquilidade.

Espero que a minha experiência e estas dicas ajudem outros utilizadores da NOS. Se alguém tiver dúvidas ou quiser partilhar as suas próprias experiências, sintam-se à vontade para comentar!

Abraços!


Mário P.
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  • Gestor da comunidade
  • 30259 comentários
  • 12 de abril de 2025

Agradecemos a sua partilha, ​@novonaNOS 

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