Skip to main content
Header

Alerta para Clientes da NOS que Viajam para Fora da Zona Europeia

Olá a todos,

Gostaria de partilhar a minha experiência recente com a operadora NOS e alertar os viajantes que utilizam cartões SIM da NOS sobre os cuidados que devem ter ao viajar para fora da Zona Europeia. O objetivo aqui é evitar surpresas desagradáveis, como cobranças inesperadas.

Durante uma viagem a Cabo Verde, recebi uma mensagem da NOS a informar que tinha atingido o plafond dos dados móveis e que poderia adicionar mais dados ao responder "SIM". Após responder, percebi que continuava sem conseguir utilizar os dados móveis. Isso deixou-me desconfiado, pois todas as minhas ligações à internet eram feitas através de redes fixas ou hotspots locais. Como medida de precaução, bloqueei o meu cartão SIM da NOS e passei a utilizar um cartão local apenas para chamadas e SMS. Mantive os dados móveis da NOS desativados durante toda a viagem. Tentei, sem sucesso, de explicar a situação a NOS o que me custou 125 euros.
Um pedido de esclarecimento da situação não esclareceu muito mais doque a responsabilidade é do utilizador para certificar que o roaming esta configurado como desejado. 

Para evitar situações semelhantes, recomendo as seguintes etapas para quem viaja fora da Zona Europeia:

Desative a Função Roaming: Antes de deixar o último aeroporto na Zona Euro, verifique e desative a função de roaming no seu dispositivo, caso esteja ativada. Isso evita que o seu dispositivo se conecte automaticamente a redes móveis no exterior, o que pode resultar em cobranças inesperadas.

Retire o Cartão SIM da NOS: Retirar fisicamente o cartão SIM da NOS é uma medida eficaz. Armazene-o num lugar seguro até retornar à Zona Euro. Com o cartão fora do dispositivo, garante que não estará sujeito a tarifas de roaming acidentais.

Recoloque o Cartão SIM da NOS: Quando estiver de volta à Zona Euro, coloque o cartão SIM da NOS de volta e reative o roaming, se necessário. Assim, poderá retomar a utilização dos serviços sem preocupações com cobranças no exterior.

Cuidado com a Configuração: Lembre-se de que alguns dispositivos podem ter configurações que permitem o uso de serviços sem que os dados móveis estejam habilitados explicitamente. Portanto, é prudente garantir que todas as funções associadas a dados móveis estão realmente desativadas.

Seguindo estes passos, poderá evitar cobranças indesejadas e viajar com mais tranquilidade.

Espero que a minha experiência e estas dicas ajudem outros utilizadores da NOS. Se alguém tiver dúvidas ou quiser partilhar as suas próprias experiências, sintam-se à vontade para comentar!

Abraços!

1 Comentário

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 30729 comentários
  • 12 de abril de 2025

Obrigado por partilhar a sua experiência e fornecer dicas  que na sua opinião podem evitar custos enquanto se encontra fora do Espaço Económico Europeu, ​@novonaNOS 

Gostaríamos de indicar que é aconselhável que verifique a existência de acordo de Roaming celebrado entre a NOS e as tarifas de alguns dos operadores do país de destino. Esta informação encontra-se disponível no site NOS.

Assim, sugerimos que consultem sempre os preços das comunicações do país para onde vão viajar, assim estão sempre informados de todas as comunicações que venham a realizar. Em todo o caso, alguns minutos depois de chegar ao seu país destino, recebe sempre uma mensagem dos preços das comunicações em vigor, caso não tenha desativo este serviço.

Quanto ao NET Roaming, é também necessário confirmar se o País em causa permite a ativação do produto.  Saiba mais em: 

Obrigado, 

Comentário