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Esta não é a primeira vez que vejo uma questão deste género no fórum, mas parece que a NOS ainda opta por se manter desatualizada face à concorrência.

Atualmente, praticamente todas as operadoras nacionais fornecem aos seus clientes ligações IPv6 na Internet fixa - e até mesmo móvel - sendo que a NOS é a única que ainda se encontra parada no tempo.

 

Venho a receber promessas de que o suporte a IPv6 nativo iria chegar “em breve” - isto faz mais de 5 anos! Certamente, o IPv6 é algo que uma grande maioria dos clientes pode nem sequer utilizar ou necessitar, mas é um considerável avanço na implementação de tecnologias que, neste ponto, já nem podem ser consideradas “novas”…

A base é: a NOS está desatualizada. E a falta de IPv6 comprova isso.
Não existe justificação para tal quando todas as outras operadoras já o fornecem faz anos.
 

Faz alguns anos que verifiquei que a NOS estava a testar implementar o Tunnel de IPv6-over-IPv4,. mas isto durou apenas algumas semanas antes de ser totalmente desativado sem motivo aparente.

 

Portanto, questiono agora como resumo das dezenas de questões similares: quando é que a NOS vai realmente evoluir nas suas tecnologias e implementar de forma nativa o IPv6?

Deixo configuração para o router TP-LINK ER7206.
Router NOS em modo Bridge porta 4.

Do lado da WAN
Internet
Tipo de conexão com a Internet: Dynamic IP (SLAAC/DHCPv6)

Avançado
Obter endereço IPv6: DHCPv6
Delegação de prefixo: Habilitar
Tamanho da delegação de prefixo: 60
Endereço DNS Use os seguintes endereços DNS
DNS primário: 2606:4700:4700:0:0:0:0:64
DNS secundário: 2606:4700:4700:0:0:0:0:6400

Do lado da LAN
LAN (VLAN): 1
Tipo atribuído: SLAAC+Stateless DHCP
Prefixo: Obter da delegação de prefixo
WAN de delegação de prefixo IPv6: WAN
ID do prefixo IPv6: 15
Endereço DNS: DNS manual
DNS primário: 2606:4700:4700:0:0:0:0:64
DNS secundário: 2606:4700:4700:0:0:0:0:6400

 

 


Agradecemos a vossa partilha com a comunidade e interesse em ter o IPV6. 
De momento, não temos novidades mas, claro, que assim que tenhamos novidades partilharemos convosco. 😊

Muito obrigado


Descobri hoje que já estou a receber alocações IPv6 na porta 4 em bridge mode, à qual tenho ligada uma Unifi Dream Machine SE como único router da casa.
 

Nada a apontar do ponto de vista técnico. Foi apenas meter o PD /60 para a LAN pretendida e voilá.

 

Apenas uma questão, o prefixo indicado na pagina nosnet.pt, não corresponde à que vejo na Dream Machine.  Na pagina nosnet tenho um prefixo 2a01:16:8072:1df0 e na LAN em causa tenho 2a01:16:8070:1df0.

Eu suponho que a porta 4 em bridge mode esteja a ter outra alocação distinta da do router da NOS, à semelhança do IPv4, confirma-se?   É que não há forma de confirmar isso na pagina do router.

 

Por outro lado, agora que vim a este forum, e com base na resposta do Mario P. acima, entendo que o rollout de IPv6 ainda está em testes, e que pode ser removido ou alterado a qualquer momento. É assim, ou isto já está para ficar?

 


Boa noite @hangas,

A sua questão já foi abordada e respondida aqui.

Obrigado


@hangas, de momento, não temos informação adicional a partilhar quanto ao IPV6. 😥

Lamentamos não conseguir ajudar. 

Obrigado

 


Tenho um “Router Wi-Fi 5.0” (Modelo HW: CHITA-Hub5) há dois dias em substituição do router anterior, com mais de 10 anos, que estava a funcionar mal.

 

Anteriormente eu tinha um túnel IPv6-over-IPv4 configurado que me dava IPv6 na minha rede. O problema é que o novo router não permite que o túnel funcione pois não responde a pings (ICMP) da internet o que não permite ativar o túnel.

 

Já que a NOS ainda não disponibiliza IPv6 nas suas redes (o que é absolutamente ridículo) como é que eu faço para que o router responda aos pings para o túnel funcionar e ter IPv6 na minha rede?

 

Não ter IPv6 na minha rede local complica muito o meu trabalho.


Boa tarde @PedroMC,

Agradecemos o seu testemunho.

Para questões relacionadas com micro informática e configurações próprias, sugerimos o contacto com a nossa linha especializada, parceria com a pcmedic, através do 16991.
Consulte mais informações aqui.

Obrigado


Para questões relacionadas com micro informática e configurações próprias, sugerimos o contacto com a nossa linha especializada, parceria com a pcmedic, através do 16991.

 

Depois de mais de uma hora e quatro ou cinco pessoas do apoio técnico a não conseguirem resolver os problemas que estou a ter com o router fui encaminhado para o pcmedic e foi completamente inútil.

 

Foi tudo um desperdício de tempo e vamos que valor vai aparecer na fatura. Estou com muita vontade em exigir que anulem esses valores pois é o dever da NOS em garantir que o serviço que prestam funciona e uma mudança de router (o anterior depois de mais de 10 anos de serviço começou a dar problemas) não deve causar uma degradação do serviço.


Para questões relacionadas com micro informática e configurações próprias, sugerimos o contacto com a nossa linha especializada, parceria com a pcmedic, através do 16991.

 

Depois de mais de uma hora e quatro ou cinco pessoas do apoio técnico a não conseguirem resolver os problemas que estou a ter com o router fui encaminhado para o pcmedic e foi completamente inútil.

 

Foi tudo um desperdício de tempo e vamos que valor vai aparecer na fatura. Estou com muita vontade em exigir que anulem esses valores pois é o dever da NOS em garantir que o serviço que prestam funciona e uma mudança de router (o anterior depois de mais de 10 anos de serviço começou a dar problemas) não deve causar uma degradação do serviço.

A questão é que o serviço de internet contratado estão a prestar certo? nada a fazer ai.

normalmente o melhor pra utilizadores avançados ou que precisem de fazer configs extra é comprares um router próprio com as características que precisas e ligar em modo bridge ao router da nos…

um bem haja 

 


Foi tudo um desperdício de tempo e vamos que valor vai aparecer na fatura. Estou com muita vontade em exigir que anulem esses valores pois é o dever da NOS em garantir que o serviço que prestam funciona e uma mudança de router (o anterior depois de mais de 10 anos de serviço começou a dar problemas) não deve causar uma degradação do serviço.

A questão é que o serviço de internet contratado estão a prestar certo? nada a fazer ai.

 

Não. O que a NOS está a prestar não é o serviço de internet. Meia internet não é a internet. Bloquearem certos protocolos com a desculpa de segurança não é o “serviço de internet contratado”.

 

normalmente o melhor pra utilizadores avançados ou que precisem de fazer configs extra é comprares um router próprio com as características que precisas e ligar em modo bridge ao router da nos…

um bem haja

 

Não estou a exigir nada de novo ou avançado. Apenas quero as funcionalidades que já tinha com o router anterior, um router com mais de dez anos.

 

Estou a ver que a solução não é um router novo mas uma outra operadora que preste um serviço de internet digo desse nome e não goze com os clientes ao sugerir um serviço pago de assistência técnica externa para por a funcionar o serviço que a NOS devia presta em primeiro lugar.


Foi tudo um desperdício de tempo e vamos que valor vai aparecer na fatura. Estou com muita vontade em exigir que anulem esses valores pois é o dever da NOS em garantir que o serviço que prestam funciona e uma mudança de router (o anterior depois de mais de 10 anos de serviço começou a dar problemas) não deve causar uma degradação do serviço.

A questão é que o serviço de internet contratado estão a prestar certo? nada a fazer ai.

 

Não. O que a NOS está a prestar não é o serviço de internet. Meia internet não é a internet. Bloquearem certos protocolos com a desculpa de segurança não é o “serviço de internet contratado”.

 

normalmente o melhor pra utilizadores avançados ou que precisem de fazer configs extra é comprares um router próprio com as características que precisas e ligar em modo bridge ao router da nos…

um bem haja

 

Não estou a exigir nada de novo ou avançado. Apenas quero as funcionalidades que já tinha com o router anterior, um router com mais de dez anos.

 

Estou a ver que a solução não é um router novo mas uma outra operadora que preste um serviço de internet digo desse nome e não goze com os clientes ao sugerir um serviço pago de assistência técnica externa para por a funcionar o serviço que a NOS devia presta em primeiro lugar.

No contrato apenas constam velocidades e equipamento, não constam funcionalidades. Por isso sim, está a ser servido… 

O que estás a dizer é avançado sim, utilizadores vulgares só querem saber se têm internet por wi-fi e se dá pra ver netflix. Pings, protocolos, funionalidades, isso tudo é utilziação avançada. 

um bem haja 


No contrato apenas constam velocidades e equipamento, não constam funcionalidades. Por isso sim, está a ser servido…

Errado. Acesso à internet é acesso à internet. Não é acesso às partes da internet que a NOS se acha no interesse de fornecer. Eu contratei um serviço de acesso à internet. Eu não contratei um serviço de acesso aos netflix, aos facebooks e outro que tais.


Epá, só hoje confirmei que a NOS não suporta IPv6 (como tinha o router em bridge pensei que fosse alguma falha de configuração, mas não, não tem mesmo suporte).

Isto é, para não me alongar nas palavras, uma falha gravíssima. A óptica disto é muito má. A administração sabe/está a par disto?


Epá, só hoje confirmei que a NOS não suporta IPv6 (como tinha o router em bridge pensei que fosse alguma falha de configuração, mas não, não tem mesmo suporte).

Isto é, para não me alongar nas palavras, uma falha gravíssima. A óptica disto é muito má. A administração sabe/está a par disto?

Já se sabe á anos. Está em testes ainda


Já se sabe á anos. Está em testes ainda

Em testes ainda? Só se for a direção de tecnologia.


Bom dia,

Assim que existam novidades sobrea disponibilização do IPV6 partilharemos, @Pedro MS 

Obrigado


Bom dia,

durante esta semana perdi a conectividade IPV6 na porta em modo bridge.

Alguém confirma?

Cumprimentos,


Bom dia,

durante esta semana perdi a conectividade IPV6 na porta em modo bridge.

Alguém confirma?

Cumprimentos,

 

Bom dia @Julio ,

A minha ligação em IPV6 em modo bridge mantém-se.

Obrigado


Boa tarde @Julio,

Agradecemos a sua mensagem e ajuda do @Jorge C.

Sugerimos que teste novamente e, caso a situação persista, faça um reset ao router.

Obrigado


Boa tarde João H.

reset efetuado mas continuo sem conectividade IPV6.

Obrigado


Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho @Julio. Vamos ajudar a analisar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com o seu número de cliente NOS;

Obrigado


Caro João H.

enviado.

Obrigado


Boas,
alguém sabe o Prefix Delegation Size da NOS?

Obrigado


Boas,
alguém sabe o Prefix Delegation Size da NOS?

Obrigado

 

Boa tarde @Julio,

Oficialmente não existe IPV6 na NOS.

O tamanho padrão do Prefix Delegation pode variar consoante a política de configuração da rede. Normalmente, são utilizados tamanhos como /56 ou /64 para redes residenciais e pequenas empresas. Em alguns casos, os fornecedores de serviços podem disponibilizar Prefix Delegation com tamanhos superiores, como /48, para clientes empresariais.

Obrigado


Na minha zona, o IPV6 já foi “libertado” à algumas semanas atrás.

 

P.S. Por motivos de segurança, metade da numeraçao foi apagada.


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