Esta não é a primeira vez que vejo uma questão deste género no fórum, mas parece que a NOS ainda opta por se manter desatualizada face à concorrência.
Atualmente, praticamente todas as operadoras nacionais fornecem aos seus clientes ligações IPv6 na Internet fixa - e até mesmo móvel - sendo que a NOS é a única que ainda se encontra parada no tempo.
Venho a receber promessas de que o suporte a IPv6 nativo iria chegar “em breve” - isto faz mais de 5 anos! Certamente, o IPv6 é algo que uma grande maioria dos clientes pode nem sequer utilizar ou necessitar, mas é um considerável avanço na implementação de tecnologias que, neste ponto, já nem podem ser consideradas “novas”…
A base é: a NOS está desatualizada. E a falta de IPv6 comprova isso. Não existe justificação para tal quando todas as outras operadoras já o fornecem faz anos.
Faz alguns anos que verifiquei que a NOS estava a testar implementar o Tunnel de IPv6-over-IPv4,. mas isto durou apenas algumas semanas antes de ser totalmente desativado sem motivo aparente.
Portanto, questiono agora como resumo das dezenas de questões similares: quando é que a NOS vai realmente evoluir nas suas tecnologias e implementar de forma nativa o IPv6?
Página 4 / 9
O ipv6 como se sabe não está implementado na NOS. Ligar para o apoio é perda de tempo, dado que como vê nem sabe do que falam nem o ivp6 é algo a ativar. Irá ser algo automático.
Pode ser algo automático quando estiver implementado de forma geral. Mas nada impede a nos de o ativar se assim o quiser, e existem clientes que o possuem.
Perda de tempo é não dizer nada e "deixar andar", na esperança que um dia ele apareça.
Isto do ipv6 já devia estar operacional. A NOS anda a perder tempo com desculpas em vez de resolver este tipo de assuntos.
Boa tarde,
Agradecemos a sua mensagem e interesse sobre este tema @DracoTCanelas.
Os testemunhos da comunidade são importantes para nós, para que possamos continuar a prestar o melhor serviço aos nossos clientes.
Fique atento a novidades sobre este tema aqui, no Fórum NOS. Logo que surjam novidades serão partilhadas por esta via.
Obrigado
O ipv6 como se sabe não está implementado na NOS. Ligar para o apoio é perda de tempo, dado que como vê nem sabe do que falam nem o ivp6 é algo a ativar. Irá ser algo automático.
Pode ser algo automático quando estiver implementado de forma geral. Mas nada impede a nos de o ativar se assim o quiser, e existem clientes que o possuem.
Perda de tempo é não dizer nada e "deixar andar", na esperança que um dia ele apareça.
Isto do ipv6 já devia estar operacional. A NOS anda a perder tempo com desculpas em vez de resolver este tipo de assuntos.
Este “atraso” ainda só vai em 5 anos, não faltará muito para serem IPv6(anos)
IPV6 já está em fase de testes pelos Pilotos NOS faz algum tempo, deverá ser implementado para os clientes a seu tempo e quando tiver estabilidade.
IPV6 já está em fase de testes pelos Pilotos NOS faz algum tempo, deverá ser implementado para os clientes a seu tempo e quando tiver estabilidade.
Resta saber em que década será isso, 5 anos para testar IPv6 já deve dar tempo.
Quando existam novidades partilharemos, @EuSó. Agradecemos a demonstração de interesse. Obrigado
Pelos vistos já tenho ipv6 em casa
Pelos vistos já tenho ipv6 em casa
Então és um felizardo, porque eu aqui na zona de Lisboa ainda não tenho ipv6
Pelos vistos já tenho ipv6 em casa
Então és um felizardo, porque eu aqui na zona de Lisboa ainda não tenho ipv6
Alguém tinha que ser o único cliente da NOS com IPv6.
Alguém tinha que ser o único cliente da NOS com IPv6.
Pelos vistos, sorte a dele
Pelos vistos já tenho ipv6 em casa
Router novo não?
que equipamento é que tens instalado e em que zona é que estas?
um bem haja
Boa tarde,
Agradecemos a sua mensagem e interesse sobre este tema @DracoTCanelas.
Os testemunhos da comunidade são importantes para nós, para que possamos continuar a prestar o melhor serviço aos nossos clientes.
Fique atento a novidades sobre este tema aqui, no Fórum NOS. Logo que surjam novidades serão partilhadas por esta via.
Obrigado
E 4 meses depois, algo de novo?
Com tantos a queixarem-se do mesmo, (aqui mais um) onde está essa funcionalidade IPv6 ativa?
A ser verdade que dão valor a prestar um melhor serviço, não está a ser demonstrado, é alias o invés, estão-se a ficar para trás.
Aguardemos até um dia, ou não.
Boa tarde @HUGO QUINTINO, Quando tivermos novidades para fornecer quanto ao fornecimento do IPV6 informaremos aqui. Obrigado
Estamos em 2023, e neste momento a NOS é a única operadora nacional sem IPv6 por padrão para os clientes.
Parabéns NOS por manteres os clientes os anos 2000
Estamos em 2023, e neste momento a NOS é a única operadora nacional sem IPv6 por padrão para os clientes.
Parabéns NOS por manteres os clientes os anos 2000
Concordo. Eu já tenho o novo giga router Wi-Fi 6.0 e nem com o novo router tenho ipv6. É uma vergonha
Gostaria de fazer uma solicitação simples e rápida para a NOS, com benefícios adicionais para os jogadores online. Seria ótimo se a empresa ativasse o IPv6 em sua rede fixa e móvel, e também fornecesse suporte para SMS por Wi-Fi.
Ao ativar o IPv6, teríamos uma série de vantagens para os jogadores online. Uma delas é a redução do ping, que é o tempo de resposta entre o dispositivo do jogador e o servidor do jogo. Com o IPv6, o tráfego de dados seria roteado de forma mais direta, evitando intermediários desnecessários, como o NAT. Isso resultaria em uma latência mais baixa e em um ping mais estável, proporcionando uma experiência de jogo mais suave e responsiva.
Outra vantagem do IPv6 é a eliminação da necessidade de usar o NAT em grande escala. O NAT é uma técnica usada para compartilhar um único endereço IP público entre vários dispositivos em uma rede local. Com o IPv6, cada dispositivo pode ter seu próprio endereço IP público, eliminando a necessidade de traduzir endereços e aliviar a carga nos roteadores da NOS. Isso resultaria em um processamento mais eficiente dos pacotes de dados e uma conexão mais rápida e estável para todos os usuários.
Podemos observar o exemplo da operadora Vivo no Brasil, que já implementou o IPv6 em sua rede móvel e fixa. Com essa mudança, eles puderam oferecer uma experiência aprimorada para os jogadores onlie reduzindo a latência e o ping em seus jogos. Isso foi possível graças à rota direta dos dados, sem passar por traduções complexas e intermediários adicionais.
Agradeço a atenção de todos e conto com seu apoio!
Nos ja tem o ipv6 ativado em toda a sua infra sites/Servidores de speedtest mais nada para a parte dos clientes? Qual e a dificuldade de ativar? se nao tivessem o ipv6 a funcionar ate se entendia mas agora… eles ja tem ipv6 so falta ativar nos equipamentos que entregam o serviço ao cliente
E algo que se faz em 1 semana com uma equipa de redes a trabalhar na ativaçao em todos os equipamentos olt’s etc entao…. e falta de vontade mesmo
Boa tarde @luisbaker,
Ficamos contentes que estejam atentos. De momento, não temos novidades mas assim que exista, quanto ao fornecimento do IPV6 informaremos aqui.
Obrigado
Agradecemos a sua sugestão, @luisbaker. Movemos o seu comentário para o artigo onde abordou o tema IPv6.
Assim garantimos a boa organização da informação. A sua sugestão foi endereçada, internamente, à equipa de internet. Obrigado
Quando vai ser disponibilizado o IPv6 para clientes com o Router Wi-Fi?
Recentemente, em casa de um amigo, confirmei que o Giga Router (no caso o 5 v3, para FTTH) já disponibiliza IPv6.
No entanto, o IPv6 ainda não está disponível para clientes com o Router Wi-Fi. Não vejo motivo para estes clientes ficarem esquecidos. A NOS devia trabalhar em implementar o IPv6 para todos os clientes. O Firmware do Router Wi-Fi também parece esquecido, precisava de mais atenção.
@Mário P. desculpe lhe que diga mas esse vosso discurso que já se tornou repetitivo há vários anos, já começa a ser ridículo, pois vocês já respondem o mesmo há mais de 4 anos. Vocês só passam uma imagem de desleixe e de desagrado duma empresa que se diz inovadora.
Que vergonha!!!
Para já não há nenhuma implementação. Podes ver alguns casos isolados como teste.
O router v3 vai acabar por parar de ser utilizado. Não há razão para colocar mais updates.
Não sabia que existiam pilotos com ipv6 no Router Wi-Fi.
O router já tem uns anos, e já só é oferecido num dos pacotes da NOS. Apesar disso a NOS com cerca de 1,5 milhões de clientes com internet fixa, ainda deve ter umas boas dezenas, ou centenas de milhares de instalações com o Router Wi-Fi. O caso do ipV6 nem exige um upgrade de firmware, imagino. Pelo que percebi o Zon Hub sempre suportou o stack ipv6, mas está desativado. Se ativarem acredito que vai ser feito sem upgrade ao firmware.
Num futuro upgrade de firmware podiam remover coisas que já não são utilizadas, como os serviços do captive portal da antiga NOS Wi-Fi Fon, e penso que a sub-net para as boxes também já não é utilizada. Há erros constantes destas subnets no log do meu Router Wi-Fi.
Que não vão haver mais updates até acredito. O último foi em 2016, pouco depois da fusão da ZON com a Optimus, e a criação da NOS. A parceira da Zon para os firmwares na altura era a Jungo, mas acredito que a parceria já não exista. Possivelmente poderá ter dificultado novas versões, mas isto sou eu a especular. Apesar de tudo o router não é instável, mas precisa de alguma atenção.
Lamentamos, @Tiago Ferreira.
Mas de momento não temos novidade, pelo que nos cabe informar em conformidade. Se tiver alguma questão, por favor, partilhe-a.
Obrigado!
Bom dia @isplitter e @Guimas, Movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema já é abordado e esclarecido. Assim, garantimos a boa organização da informação. Quando existam novidades partilharemos, aqui, convosco.
Enter your E-mail address. We'll send you an e-mail with instructions to reset your password.
A analisar o ficheiro em busca de vírus
Lamentamos, mas ainda estamos a analisar o conteúdo deste ficheiro, a fim de nos certificarmos de que o mesmo é seguro para descarregar. Agradecemos que tentes de novo dentro de poucos minutos.