Skip to main content
Header
Megabyte
September 14, 2020

Suporte IPv6

Esta não é a primeira vez que vejo uma questão deste género no fórum, mas parece que a NOS ainda opta por se manter desatualizada face à concorrência.

Atualmente, praticamente todas as operadoras nacionais fornecem aos seus clientes ligações IPv6 na Internet fixa - e até mesmo móvel - sendo que a NOS é a única que ainda se encontra parada no tempo.

Venho a receber promessas de que o suporte a IPv6 nativo iria chegar “em breve” - isto faz mais de 5 anos! Certamente, o IPv6 é algo que uma grande maioria dos clientes pode nem sequer utilizar ou necessitar, mas é um considerável avanço na implementação de tecnologias que, neste ponto, já nem podem ser consideradas “novas”…

A base é: a NOS está desatualizada. E a falta de IPv6 comprova isso.
Não existe justificação para tal quando todas as outras operadoras já o fornecem faz anos.

Faz alguns anos que verifiquei que a NOS estava a testar implementar o Tunnel de IPv6-over-IPv4,. mas isto durou apenas algumas semanas antes de ser totalmente desativado sem motivo aparente.

Portanto, questiono agora como resumo das dezenas de questões similares: quando é que a NOS vai realmente evoluir nas suas tecnologias e implementar de forma nativa o IPv6?

240 Comentários

Byte
December 4, 2021

boa noite, pelos vistos o ipv6 ainda está por chegar certo? e é se chegar..

Tiago Ferreira
Gigabyte
December 26, 2021

É UMA VERGONHA… DESDE 2012… PRATICAMENTE 10 ANOS A PROMETER ALGO QUE NÃO ACONTECE. SABEM O QUE ISTO ME FAZ LEMBRAR? O UPLOAD DE 100MB PARA OS CLIENTES DE INTERNET FIXA… UMA VERGONHA!!!

Tiago F.
Kilobyte
January 29, 2022

Sou Engenheiro da computação e utilizo a internet para trabalhar, estou com uma demanda acesso a servidores com apenas IPV6, e me deparei com o problema de não ter conexão a rede externamente, liguei ao suporte da NOS, e os técnicos totalmente despreparados, o primeiro não sabia se quer o que era IPV6 kkkkkkk, e o segundo me mandou ligar para o 16991, onde um parceiro iria configurar meu computador para acessar a rede e isso segundo ele tem custo de 41 centimos por minuto, kkkkkk uma vergonha não resolvem nada e em pleno 2022 não tem por defeito acesso a rede ipv6, preciso trabalhar e não posso por ter um serviço de internet de uma empresa ATRASADA no tempo, parece que a NOS vive em 2010.

Guimas
Super User
Super User
January 29, 2022

A NOS não usa sequer ipv6. O apoio tecnico não presta apoio nessas questões também por isso que é tudo remetido para a pcmedic. Para correção é 0,45cents/min

Mário P.
Gestor da comunidade
January 29, 2022

Bem-vindo ao Fórum @LucasMoraes

@Guimas e @LucasMoraes, movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema do IPV6 já é abordado. Assim, garantimos a boa organização do fórum como a informação. 

Assim que surjam novidades partilharemos, aqui, no Fórum NOS. 
Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Kilobyte
January 29, 2022

@Mário P. é triste ver uma empresa do tamanho da NOS, atrasada e escondendo os problemas que seus clientes passam! 

Mário P.
Gestor da comunidade
January 29, 2022

A NOS não se revê na atuação que descreve, @LucasMoraes

A sua observação está pública, à semelhança das diversas demonstrações de interesse no IPV6. Cabe à moderação organizar e manter a informação organizada na nossa comunidade. 
Se tiver alguma questão ou sugestão, por favor, partilhe connosco. 

Estamos aqui para ajudar.  

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Kilobyte
January 29, 2022

A NOS não se revê na atuação que descreve, @LucasMoraes

A sua observação está pública, à semelhança das diversas demonstrações de interesse no IPV6. Cabe à moderação organizar e manter a informação organizada na nossa comunidade. 
Se tiver alguma questão ou sugestão, por favor, partilhe connosco. 

Estamos aqui para ajudar.  

Então a Sugestão está feita, 2022 o Mundo sem disponibilidade ipv4, a demanda sobre o ipv6 é real e mundial, e tenho certeza que toda infraestrutura da NOS já trabalha com equipamentos compatíveis com Tal tecnologia, basta alguém tomar alguma atitude, porque esse problema impacta todos os clientes NOS.

Megabyte
March 24, 2022

Boa tarde, 

Alguma novidade sobre este tema? Para quando ipv6? 

Algum plano, expectativas? Seria importante o cliente saber qual o rumo que a NOS pensa em tomar.

Mário P.
Gestor da comunidade
March 24, 2022

Boa tarde @Bakuras
Agradecemos a manifestação de interesse. 

De momento, não temos novidades. Assim que existam partilharemos aqui no Fórum NOS. 
Obrigado.