Skip to main content
Header
Byte
September 26, 2023

ISP NOS utiliza CGNAT?

Bom dia,

Estava a pensar contratar a NOS para o serviço de internet em casa, mas gostaria de saber se a NOS utiliza CGNAT ou não? Alguem me pode responder a esta pregunta? Estou a procura de ISP em Portugal que não utilize CGNAT dai a minha pergunta.
Caso a NOS utilize CGNAT, é possivel contratar o serviço sem ter CGNAT, se si, qual o valor que temos que adicionar mensalmente?

Obrigado

132 Comentários

CP001
October 26, 2023

Boa noite,

Como foi dito pelo @Bruno Aleixo e pelo @Jorge C, é uma situação já conhecida na rede móvel NOS, para a qual chegou a existir uma solução em 4G (limitada ao 4G). Não sabemos se essa solução ainda existe:

Deixou de haver possibilidade de acesso ao Kanguru a partir do exterior porque a NOS, descontinuou o IP Público na rede móvel.

Venho sugerir ao staff @João H. ou @Mário P. que, se possível, agrupem todos os tópicos sobre este assunto num único

https://forum.nos.pt/internet%2Dnos%2D4/kanguru%2Dxl%2Dvpn

https://forum.nos.pt/internet%2Dnos%2D4/cartao%2Dkanguru%2Dnao%2Dpermite%2Daceder%2Dao%2Dewelink%2Dnem%2Das%2Dcamaras%2Dde%2Dvigilancia%2D35449
https://forum.nos.pt/internet%2Dnos%2D4/mudou%2Do%2Dtipo%2Dde%2Dendereco%2Datribuido%2Dquando%2Dligar%2Da%2Drede%2Dnos%2Dimpede%2Da%2Dutilizacao%2Dde%2Dddns%2D28993

https://forum.nos.pt/internet%2Dnos%2D4/banda%2Dlarga%2Dip%2Datribuido%2Dbogon%2D29014

https://forum.nos.pt/internet%2Dnos%2D4/desbloqueio%2Dde%2Dportas%2Dtcp%2D29821

https://forum.nos.pt/internet%2Dnos%2D4/homeassistant%2Drouter%2Dbanda%2Dlarga%2Dkanguru%2D40243?postid=296138#post296138

Mário P.
Gestor da comunidade
October 26, 2023

Bom dia a todos, 

Movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema é também abordado. Deste modo, garantimos a boa organização da informação. 

@CP001 e @Augmented , ainda estamos a confirmar a informação, pelo que assim que tenhamos novidades partilharemos. 

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
CP001
October 26, 2023

Boa tarde @Mário P. 

Este artigo está relacionado com uma questão mais abrangente, o CGNAT na rede fixa. Os artigos que deixei antes têm todos relação com o CGNAT na rede móvel

Resumindo todas as seguintes afirmações são equivalentes e têm uma única causa - a NOS e muitos operadores europeus optaram por fazer CGNAT na rede móvel, o que implica:

• Port forwarding não funciona na rede móvel
  • Portas TCP bloqueadas
  • VPN inacessível na rede móvel
  • Home assistant não comunica com o exterior
  • Câmaras de vigilância não funcionam na rede móvel
  • Kanguru não comunica com o exterior
  • IP público partilhado atribuído na rede móvel
  • DDNS não funciona na rede móvel
  • IP privado atribuído 100.x.x.x na rede móvel (classe Bogon)
  • Falta de IPv6 na rede móvel e CGNAT em IPv4

Sugiro que o staff crie um artigo oficial da NOS sobre este assunto, se possível, e adicione à área de Ajuda no site. Sugiro ainda que a NOS disponibilize a possibilidade de alguns clientes, a título excecional e a seu pedido, passarem a ter IP público atribuído na rede móvel 5G desativando o CGNAT.

Mário P.
Gestor da comunidade
October 27, 2023

Bom dia @CP001

Compreendemos o que refere e agradecemos a sua sugestão quanto à criação de artigo quanto ao CGNAT.

No entanto, e para esclarecer, apesar da questão que originou este tópico ter que ver com o serviço fixo, trata-se da mesma tecnologia que pode ou não ser aplicável em ambos os serviços, ou seja, fixo ou móvel. Estamos a confirmar a informação e para questões de resposta e esclarecimento, simplifica ao estarem no mesmo tópico para que sejam notificados da resposta.

Muito obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
CP001
January 2, 2024

Bom dia a todos, 

Movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema é também abordado. Deste modo, garantimos a boa organização da informação. 

@CP001 e @Augmented , ainda estamos a confirmar a informação, pelo que assim que tenhamos novidades partilharemos. 

Obrigado

Boa noite,

Existem novidades quanto a este tema?

Mário P.
Gestor da comunidade
January 3, 2024

Pedimos desculpa pela demora no feedback, @CP001. 😥

Não. Assim que tenhamos feedback, partilharemos. 

Obrigado

Mário P.
Gestor da comunidade
January 3, 2024

Bom dia a todos, 

Para esclarecer, a NOS pode recorrer à utilização do CGNAT em algumas ofertas de internet fixa residenciais, sejam elas Fibra ou Satélite. 
Obrigado

Byte
January 26, 2024

Bom dia a todos, 

Para esclarecer, a NOS pode recorrer à utilização do CGNAT em algumas ofertas de internet fixa residenciais, sejam elas Fibra ou Satélite. 
Obrigado

Boa tarde. Como posso proceder para a desativação da CGNAT? Pois tenho o meu tipo de NAT em moderado e não vejo nenhuma configuração que possa mudar e gostaria de tê-la em aberto. 

Guimas
Super User
Super User
January 26, 2024

Bom dia a todos, 

Obrigado

Boa tarde. Como posso proceder para a desativação da CGNAT? Pois tenho o meu tipo de NAT em moderado e não vejo nenhuma configuração que possa mudar e gostaria de tê-la em aberto. 

Não consegues mudar

João H.
Gestor da comunidade
January 27, 2024

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @Samfndz.

O @Guimas partilhou uma boa ajuda a esclarecer.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.