Header
Respondido

Homeassistant router banda larga Kanguru


Tenho um router com banda larga Kanguru e necessito aceder ao Homeassistant instalado na rede interna do router.

A rede interna LAN é 192.168.1.0

A rede externa GSM do router banda larga Kanguru é: 100.123.x.y (CGNAT)

O IP externo da NOS é: ******* (whatismyipaddress.com/pt/meu-ip)

O router banda larga Kanguru já tem o “Port Forwarding” configurado para o Homeassistant 192.168.1.x:8123

 

Podem fazer o reencaminhamento de portas do “IP externo da NOS” para o “router banda larga Kanguru” ou pode o “router banda larga Kanguru” ter ip publico na porta externa (ligação GSM) para se poder chegar da Internet ao Homeassistant?

Já contactei o apoio técnico 16990 e não entendem nada do que falo e mandam-me falar para o 16991 (PC Medic) !?!?!?

icon

Melhor resposta por CP001 19 September 2023, 20:39

Ver pergunta inicial

34 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

Realmente essas questões são de ambito demasiado técnico, não te vão conseguir ajudar. Tens o 16991 (0,45cents/minuto).

Realmente essas questões são de ambito demasiado técnico, não te vão conseguir ajudar. Tens o 16991 (0,45cents/minuto).

Obrigado, pela informação.

Posso ter entendido mal, mas essa PC Medic (16991) não é para problemas com computadores e “routers caseiros”? Fazem configurações no CGNAT ou Routers do Core da NOS ?

Reputação 7
Crachá +2

Realmente essas questões são de ambito demasiado técnico, não te vão conseguir ajudar. Tens o 16991 (0,45cents/minuto).

Obrigado, pela informação.

Posso ter entendido mal, mas essa PC Medic (16991) não é para problemas com computadores e “routers caseiros”? Fazem configurações no CGNAT ou Routers do Core da NOS ?

Á partida fazem tudo, mas não têm acesso aos dados da NOS. Ajudam-te nas configurações que queiras fazer

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Duarte N,

Agradecemos a sua mensagem.

Dados pessoais foram ocultos do seu comentário, para sua proteção e dos mesmos.
Relembramos que qualquer informação partilhada no Fórum NOS é publica e de livre acesso a qualquer utilizador, registado ou não.

@Guimas partilhou uma boa ajuda a esclarecer. Para questões relacionadas com configurações próprias e micro informática recomendamos o contacto com os nossos parceiros PCMedic.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Boa tarde @Duarte N,

Agradecemos a sua mensagem.

Dados pessoais foram ocultos do seu comentário, para sua proteção e dos mesmos.
Relembramos que qualquer informação partilhada no Fórum NOS é publica e de livre acesso a qualquer utilizador, registado ou não.

O  @Guimas partilhou uma boa ajuda a esclarecer. Para questões relacionadas com configurações próprias e micro informática recomendamos o contacto com os nossos parceiros PCMedic.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Boa tarde @João H. 

Parece que escrevo “chinês” e ninguém me percebe.

Não necessito de configurações de micro informática porque isso sou eu que faço e essa também é uma das componentes da minha área profissional para além de servidores e redes.

 

Esses senhores da PCMedic configuram portas do operador NOS para chegar ao meu router?

 

Realmente essas questões são de ambito demasiado técnico, não te vão conseguir ajudar. Tens o 16991 (0,45cents/minuto).

Obrigado, pela informação.

Posso ter entendido mal, mas essa PC Medic (16991) não é para problemas com computadores e “routers caseiros”? Fazem configurações no CGNAT ou Routers do Core da NOS ?

Á partida fazem tudo, mas não têm acesso aos dados da NOS. Ajudam-te nas configurações que queiras fazer

@Guimas o que pretendo é que configurem portas nos Routers Core da NOS para o meu router de banda larga ou que atribuam um ip publico na porta externa e o tirem do CGNAT. Achas que fazem isso?

Reputação 7
Crachá +2

Realmente essas questões são de ambito demasiado técnico, não te vão conseguir ajudar. Tens o 16991 (0,45cents/minuto).

Obrigado, pela informação.

Posso ter entendido mal, mas essa PC Medic (16991) não é para problemas com computadores e “routers caseiros”? Fazem configurações no CGNAT ou Routers do Core da NOS ?

Á partida fazem tudo, mas não têm acesso aos dados da NOS. Ajudam-te nas configurações que queiras fazer

@Guimaso que pretendo é que configurem portas nos Routers Core da NOS para o meu router de banda larga ou que atribuam um ip publico na porta externa e o tirem do CGNAT. Achas que fazem isso?

Não faço ideia do que estás a falar, provavelmente não. Tens que lhes perguntar

Realmente essas questões são de ambito demasiado técnico, não te vão conseguir ajudar. Tens o 16991 (0,45cents/minuto).

Obrigado, pela informação.

Posso ter entendido mal, mas essa PC Medic (16991) não é para problemas com computadores e “routers caseiros”? Fazem configurações no CGNAT ou Routers do Core da NOS ?

Á partida fazem tudo, mas não têm acesso aos dados da NOS. Ajudam-te nas configurações que queiras fazer

@Guimaso que pretendo é que configurem portas nos Routers Core da NOS para o meu router de banda larga ou que atribuam um ip publico na porta externa e o tirem do CGNAT. Achas que fazem isso?

Não faço ideia do que estás a falar, provavelmente não. Tens que lhes perguntar

Obrigado @Guimas , não fazes ideia e eles certamente que também não.

Parece que vou ficar sem resposta,

Reputação 7
Crachá +1

Boa tarde @Duarte N,

Agradecemos a sua mensagem.

Dados pessoais foram ocultos do seu comentário, para sua proteção e dos mesmos.
Relembramos que qualquer informação partilhada no Fórum NOS é publica e de livre acesso a qualquer utilizador, registado ou não.

O  @Guimas partilhou uma boa ajuda a esclarecer. Para questões relacionadas com configurações próprias e micro informática recomendamos o contacto com os nossos parceiros PCMedic.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Boa tarde @João H. 

Parece que escrevo “chinês” e ninguém me percebe.

Não necessito de configurações de micro informática porque isso sou eu que faço e essa também é uma das componentes da minha área profissional para além de servidores e redes.

 

Esses senhores da PCMedic configuram portas do operador NOS para chegar ao meu router?

 

Claro que não, estas a falar com moderadores de um fórum, não com engenheiros informáticos XD 

pra isso é que a NOS fez uma parceria com uma empresa de informática. ligas pra lá, explicas, e eles logo te dizem se é possível ou não.

Mas se trabalhas com micro informática porque é que estás a usar o router da NOS em vez de um router próprio? os da nos tao todos limitados…. 

um bem haja 

Boa tarde @Duarte N,

Agradecemos a sua mensagem.

Dados pessoais foram ocultos do seu comentário, para sua proteção e dos mesmos.
Relembramos que qualquer informação partilhada no Fórum NOS é publica e de livre acesso a qualquer utilizador, registado ou não.

O  @Guimas partilhou uma boa ajuda a esclarecer. Para questões relacionadas com configurações próprias e micro informática recomendamos o contacto com os nossos parceiros PCMedic.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Boa tarde @João H. 

Parece que escrevo “chinês” e ninguém me percebe.

Não necessito de configurações de micro informática porque isso sou eu que faço e essa também é uma das componentes da minha área profissional para além de servidores e redes.

 

Esses senhores da PCMedic configuram portas do operador NOS para chegar ao meu router?

 

Claro que não, estas a falar com moderadores de um fórum, não com engenheiros informáticos XD 

pra isso é que a NOS fez uma parceria com uma empresa de informática. ligas pra lá, explicas, e eles logo te dizem se é possível ou não.

Mas se trabalhas com micro informática porque é que estás a usar o router da NOS em vez de um router próprio? os da nos tao todos limitados…. 

um bem haja 

Olá João H.

Obrigado pelo esclarecimento.

A questão de se usar um Router NOS “limitado” ou um Router topo de gama aqui é igual, pois a NOS no acesso banda larga coloca um endereço CGNAT da gama 100.64. 1.1 a 100.127. 254.254 na porta externa do router (porta WAN GSM). Isto significa que um IP público é partilhado por todos os routers que estiverem assignados ao endereçamento CGNAT de um segmento de rede.

Assim a única forma de fazer uma comunicação de um IP publico (Internet) para o router é fazer o que se chama de mapeamento de portas e isso é feito no Router/Firewall em que o CGNAT é configurado.

 

Melhores cumprimentos.

 

Boa tarde,

 

Esta questão tem surgido várias vezes nos últimos dois anos e a NOS tem esclarecido que quem pretende funcionalidades como o port forwarding nos tarifários de internet móvel deve pedir pela linha técnica o perfil 151 (se ainda estiver disponível).

 

Este perfil (se ainda estiver disponível para ativação) atribui um IP público à internet do utilizador. O perfil 151 apenas se liga à rede em 4G. Não é compatível com 5G - esta é a grande desvantagem.

 

@Duarte N verifique mais informações sobre este assunto nestas páginas. Em todas estas páginas é reportado este problema e a única solução do lado da NOS é o perfil 151.

 

Boa tarde,

 

Esta questão tem surgido várias vezes nos últimos dois anos e a NOS tem esclarecido que quem pretende funcionalidades como o port forwarding nos tarifários de internet móvel deve pedir pela linha técnica o perfil 151 (se ainda estiver disponível).

 

Este perfil (se ainda estiver disponível para ativação) atribui um IP público à internet do utilizador. O perfil 151 apenas se liga à rede em 4G. Não é compatível com 5G - esta é a grande desvantagem.

 

@Duarte N verifique mais informações sobre este assunto nestas páginas. Em todas estas páginas é reportado este problema e a única solução do lado da NOS é o perfil 151.

 

Boa tarde,

 

Esta questão tem surgido várias vezes nos últimos dois anos e a NOS tem esclarecido que quem pretende funcionalidades como o port forwarding nos tarifários de internet móvel deve pedir pela linha técnica o perfil 151 (se ainda estiver disponível).

 

Este perfil (se ainda estiver disponível para ativação) atribui um IP público à internet do utilizador. O perfil 151 apenas se liga à rede em 4G. Não é compatível com 5G - esta é a grande desvantagem.

 

@Duarte N verifique mais informações sobre este assunto nestas páginas. Em todas estas páginas é reportado este problema e a única solução do lado da NOS é o perfil 151.

 

Boa noite,

CP001 muito obrigado pela informação.

Vou verificar com a linha técnica.

Bem haja.

Reputação 7
Crachá +5

Bom dia,

Agradecemos a sua partilha sobre este tema @CP001.

Partilhe o seu testemunho com a comunidade @Duarte N. A sua partilha poderá ajudar outros utilizadores.

Obrigado

Tenho um router com banda larga Kanguru e necessito aceder ao Homeassistant instalado na rede interna do router.

A rede interna LAN é 192.168.1.0

A rede externa GSM do router banda larga Kanguru é: 100.123.x.y (CGNAT)

O IP externo da NOS é: ******* (whatismyipaddress.com/pt/meu-ip)

O router banda larga Kanguru já tem o “Port Forwarding” configurado para o Homeassistant 192.168.1.x:8123

Podem fazer o reencaminhamento de portas do “IP externo da NOS” para o “router banda larga Kanguru” ou pode o “router banda larga Kanguru” ter ip publico na porta externa (ligação GSM) para se poder chegar da Internet ao Homeassistant?

Já contactei o apoio técnico 16990 e não entendem nada do que falo e mandam-me falar para o 16991 (PC Medic) !?!?!?

@Guimas a “Melhor Resposta” foi a do @CP001.
 

Boa noite.

Tenho um kangaru que nos ultimos meses não tem ip publico. Só ip privado.

Não posso utilizar o DDNS.

Telefonei para a PCmedic que não entendem o que eu pretendo apesar de ser um serviço tecnico pago ao minuto …

Telefonei para  NOS linha tecnica que tambem é pago, mas mais em conta, e ainda entendem menos sobre o que é perfil 151, ip publico e DDNS etc…

Alguem tem um contacto para onde eu posso pedir uma solução. Aceito que ficarei apensas com 4G.

Muito grato e cumprimentos.

SamCaro

 

 

Reputação 7
Crachá +2

A nos recomenda a pcmedic mesmo

Boa noite.

Tenho um kangaru que nos ultimos meses não tem ip publico. Só ip privado.

Não posso utilizar o DDNS.

Telefonei para a PCmedic que não entendem o que eu pretendo apesar de ser um serviço tecnico pago ao minuto …

Telefonei para  NOS linha tecnica que tambem é pago, mas mais em conta, e ainda entendem menos sobre o que é perfil 151, ip publico e DDNS etc…

Alguem tem um contacto para onde eu posso pedir uma solução. Aceito que ficarei apensas com 4G.

Muito grato e cumprimentos.

SamCaro

 

 

Bom dia, 

 

Sugiro que peça ao assistente técnico para reportar o assunto internamente. Desconheço se o perfil 151 ainda é uma possibilidade ao fim dos dois anos que passaram. Foi há dois anos que a NOS resolveu retirar o IP público na rede móvel

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde, @SamCaro 

O @Guimas  e o @CP001 deram boas dicas. Pedimos, por favor, que fale com os serviços técnicos e nos dê feedback se ficou resolvido. 

Obrigado

 

Boa noite.

Tenho um kangaru que nos ultimos meses não tem ip publico. Só ip privado.

Não posso utilizar o DDNS.

Telefonei para a PCmedic que não entendem o que eu pretendo apesar de ser um serviço tecnico pago ao minuto …

Telefonei para  NOS linha tecnica que tambem é pago, mas mais em conta, e ainda entendem menos sobre o que é perfil 151, ip publico e DDNS etc…

Alguem tem um contacto para onde eu posso pedir uma solução. Aceito que ficarei apensas com 4G.

Muito grato e cumprimentos.

SamCaro

 

 

Boa noite.

A PCmedic não faz configurações de Routers.

Eu, após ligar uma das vezes para o 16990 (não me recordo é a sequência no IVR - Sistema de Atendimento) acertei no departamento.
Estas foram as tentativas que fiz com vários menus e já em desespero por não entenderem ao que me referia:

 

Só mais uma importante  nota.

Quando consegui falar com a pessoa que entendeu o que eu pretendia o atendimento foi de excelência profissional, pois após ser feita a configuração no sistema da NOS o router obteve o IP Público e ainda recebi uma SMS que dizia:
“NOS: Se precisar de ajuda com o seu servico responda gratis a esta SMS com a palavra APOIO de 2a a 6a das 10 as 22h. Valido por 30 dias. Obrigado”
 

Chegando aos técnicos, eles são excepcionais e o serviço até nos dá apoio gratuito durante 30 dias.

Pena foi ter apanhado um “stress” danado com  o atendimento.

 

Reputação 7
Crachá +5

Bom dia, @Duarte N.

Agradecemos a sua mensagem e partilha. O seu testemunho é importante para nós para que possamos continuar a melhorar.

Se surgirem mais questões, por favor, partilhe connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Bom dia.

À 5º tentativa  para o 16990 apanhei um excelente assistente que sabia dos ips e CGNAT etc...e  me recomendou que telefonasse novamente no dia seguinte até as 20h e pedisse para ligarem à linha tenica especializada. Neste departamento são muitos prestaveis e entendiam do perfil 151 e do ip publico  no 4 G etc....

Pouco depois recebi uma mensagem: O seu pedido ficou registado com o numero INxxxxxxxxxx e sera resolvido ate ao dia 20/nov. Acompanhe o estado na Area de Cliente ou App NOS, em nos.pt/pedidos. Mais info ligue 16100.

Muito obrigado a todos pela disponibilidade  e informações. .

CP001, João H. , Duarte N , Guimas  .

SamCaro

 

 

 

Ainda é possível obter IP público numa ligação de internet móvel?

Eu tinha isso a funcionar ha uns anos para uma solução CCTV. Entretanto passei para um sistema cloud e deixar de precisar aceder directamente ao meu router. 

Como é de perceber, agora estava a voltar a uma solução na qual necessitava de aceder directamente  ao router (para estabelecer uma ligação VPN) mas pare que estou a chocar com o problema de partilha de IP.

 

Ainda há maneira de obter um IP público que me permita ter acesso a portas que preciso?

 

Boa noite, 

 

Confirmo que é possível. Está a ser discutido aqui

 

Pode, contudo, não ser possível o acesso ao 5G caso ative o IP Público...

Obg. Vou seguir la.

Comentário