Skip to main content
Header
Byte
September 26, 2023

ISP NOS utiliza CGNAT?

Bom dia,

Estava a pensar contratar a NOS para o serviço de internet em casa, mas gostaria de saber se a NOS utiliza CGNAT ou não? Alguem me pode responder a esta pregunta? Estou a procura de ISP em Portugal que não utilize CGNAT dai a minha pergunta.
Caso a NOS utilize CGNAT, é possivel contratar o serviço sem ter CGNAT, se si, qual o valor que temos que adicionar mensalmente?

Obrigado

132 Comentários

Kilobyte
January 30, 2024

Portanto não tem como aceder ao ftp fora da rede domestica?

...

Kilobyte
March 3, 2024

Bom dia a todos, 

Para esclarecer, a NOS pode recorrer à utilização do CGNAT em algumas ofertas de internet fixa residenciais, sejam elas Fibra ou Satélite. 
Obrigado

Acho que a questão que se segue a este esclarecimento é saber se a NOS, caso seja necessário, atribui um IP publico aos clientes que o peçam.
Hoje em dia ter um servidor doméstico não é algo assim tão raro. Estamos na idade das casas inteligentes, por exemplo, e um Home Assistant sem acesso remoto fica capado de boa parte das suas funcionalidades.

Falei com o apoio da NOS agora há pouco, uma vez que o meu reencaminhamento de portas deixou de funcionar de um dia para o outro (aparentemente ativaram o CGNAT no meu serviço), mas a ajuda dada fica aquém do mínimo.
Uma diz-me para ir à app NOS Net, que no caso do meu router permite apenas consultar e não abrir portas como ela dizia fazer. Outro diz-me para ligar para a PC Medic. Ora, eu contratei foi a NOS, não a PC Medic. A PC Medic, para quem já trabalhei a dar o apoio que agora me dizem para lhes pedir, sabe configurar o router, mas isso também eu sei. 

Guimas
Super User
Super User
March 3, 2024

O apoio técnico em nada te dá apoio relativamente a ips. Para configuração de portas é te dado sempre a hipótese de ligares á pcmedic.

Kilobyte
March 3, 2024

O apoio técnico em nada te dá apoio relativamente a ips. Para configuração de portas é te dado sempre a hipótese de ligares á pcmedic.

E a PC Medic tem autonomia para mudar o meu IP de CGNAT para IP Publico? Ou pelo menos para abrir as portas do CGNAT da NOS?
Porque é só isso que preciso. No meu router não precisam mexer. E quando trabalhei com eles (é certo que já foi já uns anos), isso eles não tinham autonomia para fazer.

Olaf
Super User
Super User
March 3, 2024

Penso que não possam, se a NOS utiliza em algumas ofertas faz sentido que a gestão seja deles e não pretendam alterar 

Kilobyte
March 3, 2024

Penso que não possam, se a NOS utiliza em algumas ofertas faz sentido que a gestão seja deles e não pretendam alterar 

Exacto, pelo que não faz qualquer sentido estarem-me a dizer para falar com a PC Medic.

Agora a questão é: eu tinha no meu serviço a possibilidade de reencaminhamento de portas, e estava a funcionar lindamente até meados de dezembro. De repente sem qualquer aviso deixa de funcionar. 

Ora, eu não mudei de tarifário nem fiquei a pagar menos do que antes. Porque raio é que passei a ter pior serviço?

A solução tem sempre de vir da NOS, já que foram eles a criar o problema. E dizerem-me para ir a uma APP que não funciona com o router que eles me atribuíram, ou a ligar (e pagar) a uma empresa externa que não tem autonomia para fazer o que precisa ser feito não é solução, é passar para o cliente a responsabilidade de um problema que eles causaram.

Querem alterar as coisas quando terminar a fidelização? Óptimo, força nisso. Cá estarei para decidir se quero continuar a ser cliente.

Fazerem-no a meio de um contrato é que não.

Mário P.
Gestor da comunidade
March 3, 2024

Boa tarde @nunopicado

Lamentamos a situação. Não temos conhecimento de que existam dificuldades no encaminhamento de portos.

Diga-nos, por favor, qual o Router que tem instalado.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Kilobyte
March 3, 2024

Boa tarde @nunopicado

Lamentamos a situação. Não temos conhecimento de que existam dificuldades no encaminhamento de portos.

Diga-nos, por favor, qual  o Router que tem instalado.

Obrigado

O meu router pessoal é o Asus RT-AX55, mas mesmo repondo o de origem da NOS, o Hitron GVE-39321, está a falhar.
O meu IP publico é diferente daquele que o router reconhece como IP WAN, fazendo crer que a NOS aplicou CGNAT ao meu serviço.

João H.
Gestor da comunidade
March 6, 2024

Boa noite,

Agradecemos o seu testemunho @nunopicado.

Para uma ajuda personalizada em questões de micro-informática, recomendamos o contacto com os nossos parceiros informáticos, a pcmedic, através do 16991.

Saiba mais através do site NOS.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Kilobyte
March 6, 2024

Boa noite,

Agradecemos o seu testemunho @nunopicado.

Para uma ajuda personalizada em questões de micro-informática, recomendamos o contacto com os nossos parceiros informáticos, a pcmedic, através do 16991.

Saiba mais através do site NOS.

Obrigado

Boa noite João.
Aproveito a oportunidade para agradecer a imensa ajuda que está a dar.
Demorar 3 dias para dizer a um cliente para ligar para a PC Medic depois do cliente dizer que já trabalhou com a PC Medic e o caso nada tem a ver com eles, é de valor. Dizer para ligar para uma empresa externa para resolver um problema causado pela NOS internamente, é preciso coragem.

Caro amigo, eu não fiz contrato com a PC Medic. Fiz contrato com a NOS. A NOS mudou as regras do jogo a meio do contrato, durante a fidelização. A PC Medic não vai fazer o milagre de reconfigurar os servidores da NOS, ou vai? A PC Medic tem autonomia para remover o CGNAT dos clientes? Algo me diz que não. Fazemos assim, ligam vocês para a PC Medic, perguntam como resolver, e depois deles vos dizerem, e com razão, que não têm nada a ver com o assunto, vocês falam com a vossa equipa interna para resolver o problema do VOSSO cliente que eles próprios criaram. Pode ser assim?

Mas não há problema algum, está tudo na maior paz.
Maio termina a fidelização, pelo que um dia destes um ou uma colega estará a ligar com aquela conversinha de “por apenas mais uns euros fica com um serviço fantástico, mantendo a mesma nódoa de tvbox com 10 anos, o mesmo router que precisa ser reiniciado dia sim, dia não, e uma internet que agora já não funciona para nenhum utilizador que queira mais do que aceder às redes sociais, e ficando mais 24 meses fidelizado”.

Nessa altura, a minha resposta será dada.
Talvez não fosse pior deixarem em sistema que é melhor não ligar...