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Giga Router 5.0 limitado em modo Bridge


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Já tenho o Router 5.0 em minha casa com um tarifário de 400Mb.
As velocidades por Wi-Fi rondam os 280Mb de download.
Mas de facto, no Router 5.0 existe uma dificuldade com o modo bridge ativo, onde o tráfego de download é limitado a 100Mbps.
Só espero que a NOS faça uma actualização de firmeware, isto porque o Router fica muito limitado em ligação LAN.

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Já tenho o Router 5.0 em minha casa com um tarifário de 400Mb.
As velocidades por Wi-Fi rondam os 280Mb de download.
Mas de facto, no Router 5.0 existe uma dificuldade com o modo bridge ativo, onde o tráfego de download é limitado a 100Mbps.
Só espero que a NOS faça uma actualização de firmeware, isto porque o Router fica muito limitado em ligação LAN.

Vejamos se compreendi, tem um tarifário de 400Mb. de download, mas como tem o Router 5.0 o mesmo limita-lhe a velocidade a 100Mb. é isso ?
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Sim, ligado com um cabo LAN a velocidade do Router só dá 100Mb...
Enquanto que por Wi-Fi tenho velocidades na ordem dos 280MB.
Vai se lá saber porquê..?
O equipamento ligado ao router esta preparado para redes Gigabit? Ou apenas para 10/100?
E os cabos, sao Cat5e/Cat6?
Todas as portas do router sao Gigabit?
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O Pc está preparado para rede Gigabit!
Os cabos são Cat5.
Penso que no minimo deveriam ser Cat5e!
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Os cabos de Cat5 não dão mais de 100mb. Tens mesmo de arranjar uns 5e ou 6.
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Os cabos de Cat5 não dão mais de 100mb. Tens mesmo de arranjar uns 5e ou 6.
Mas quando montaram o Router na casa do cliente essas indicações sobre os cabos terem de ser 5e ou 6 não deviam ter sido transmitidas ao cliente ? Se é uma condição para que as velocidades contratadas sejam atingíveis não deveria ser uma obrigatoriedade de quem vende o serviço, instalar o equipamento e também os cabos que permitem ao cliente dispor da velocidade expectável ? Parece-me uma aberração irem instalar um serviço com 400 Mb de download e depois o cliente andar a perguntar no Fórum ou noutro lugar como é que vai poder ter disponível o serviço que contratou.
Depende...
Tempos houve em que os equipamentos vinham com cabos de rede a acompanhar... sera que ainda acontece? Ou o cliente que se desenrasque?
Porque um equipamento com portas Gigabit vir acompanhado de cabos Cat5... sinceramente...
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Já tenho o Router 5.0 em minha casa com um tarifário de 400Mb.
As velocidades por Wi-Fi rondam os 280Mb de download.
Mas de facto, no Router 5.0 existe uma dificuldade com o modo bridge ativo, onde o tráfego de download é limitado a 100Mbps.
Só espero que a NOS faça uma actualização de firmeware, isto porque o Router fica muito limitado em ligação LAN.

Boas o modo bridge é para ligar outro router, é isso que quer fazer?
Por exemplo a minha placa de rede do portatil é de 10/100 e as velocidades não passa dos 95Mb, no PC atinge 420Mb sempre com cabos Cat5e
Boa noite,

Por acaso hoje estive numa loja da NOS, e por curiosidade mexi no router, e estranhei que nenhuma das portas LAN traseiras, era amarela (não é essa a indicação visual de ser uma porta 1GB? Ou seja se ligar outro router a ele para fazer Bridge, esse outro router vai ficar limitado a 100mb.

Penso eu de que... Ou estarei errado, ou já houve alterações físicas nas porta LAN a esse nível das cores?

Cumprimentos
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Já tive o ROUTE 4 com um cabo e sincronizava a 1Gbit, já tive OUTRO ROUTER 4 com o mesmo cabo e sincronizava a 100, ou a 1Gbit e depois fazia novo handshake para 100Mbits...

Afinal o cabo era CAT 5... com um ROUTER 4 dava-se bem (durante mais de 1 ano!!!) e com outro não!

Antes de ver o cabo, deitei as culpas para tudo! Router? Placa de rede??? Drivers??? Afinal era o cabo… (afinal, sempre funcionou, não me passou pela cabeça ver o tipo do cabo!)

Veja sempre a velocidade a que a ligação foi estabelecida!
 

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Esta situação está resolvida? já existiu algum update ao firmware que permita o uso da porta de bridge a 1Gb?? Obrigado

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Desde que uses um cabo de rede que permita essa velocidade não há problema. 

Boa noite,

Penso que não será dos cabos. Eu contratei recentemente, devido a mudança de casa, um aumento para 20/200 mbps e também tenho comportamentos estranhos em equipamentos de rede extra-NOS.

 

A instalação é a seguinte: giga router 5.0 ligado em bastidor no qual estão disponibilizados terminais para vários pontos de rede na casa. A ligação entre os terminais e o giga router é feita por um switch 10/100 (Fast Ethernet) não gerenciável.

 

O que está acontecer é o seguinte:

. Ligação directa router a computador - speed test 200 mbps

. Ligação de computador a ponto de rede ligado directo do terminal ao router - speed test 200 mbps

. Ligação de computador a ponto de rede através do switch (sinal disponibilizado do router para o switch e distribuído daí pelos terminais) - speed test  50 mbps

. Ligação de AP da TP-Link 40/400 através de ponto de rede alimentado directo do router - speed test wireless 30 a 40 mbps (com bridge activa)

 

Tudo testado com vários cabos diferentes e com resultados muito consistentes.

Nos ports no modem também aparece, no caso do switch e AP,  um led amarelo que me parece indicar uma negociação de velocidade baixa. Se for um computador a ligar não aparece nada.

 

No fundo o que posso concluir é que o Giga Router negoceia ¼ da largura de banda disponível para todo o equipamento que não seja um terminal, nomeadamente o switch e o AP, mas quando está ligado directamente a um computador negoceia a ligação a 100%.

 

Isto é bastante coerente com a redução 400 para 100 identificada pela Sofia83.

 

Liguei para o apoio técnico e só me souberam dizer que o modem estava bem e que o problema teria de estar nos outros equipamentos. Isto apesar do comportamento ocorrer em dois equipamentos distintos e de a única justificação para a “anomalia” é que se na ligação directa ao computador a largura de banda aparece, então está tudo bem com o equipamento.

 

O pior é que têm razão! Não há nenhuma avaria mas sim um bloqueio, a meu ver abusivo, do equipamento fornecido.

 

Vou ter de testar com outro switch e quando o comportamento for igual volto o ligar para o apoio cliente mas para pedir o cancelamento do contrato.

 

Se alguém tiver algum feedback útil, que o partilhe!

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O NOVO firmware (de HOJE) não resolve?

 

Boa noite,

 

Lamento a incorrecção mas na verdade o meu equipamento é o Power Router 4.0 e não o Giga Router 5.0.

Não sei até que ponto isso altera substancialmente o que indiquei antes, penso que em nada fora ter sido ligeiramente fora do tópico desta discussão, mas de facto foi um erro. Pode é diminuir a correlação entre os casos.

 

Não sei se haverá alguma actualização prevista para o Power Router 4.0.

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Boa noite,

 

Lamento a incorrecção mas na verdade o meu equipamento é o Power Router 4.0 e não o Giga Router 5.0.

Não sei até que ponto isso altera substancialmente o que indiquei antes, penso que em nada fora ter sido ligeiramente fora do tópico desta discussão, mas de facto foi um erro. Pode é diminuir a correlação entre os casos.

 

Não sei se haverá alguma actualização prevista para o Power Router 4.0.

 

Pois… talvez abrir um tópico “Router 4 limitado em modo bridge” e tentar ver se outros utilizadores o conseguem ajudar… São equipamentos distintos, com firmware distinto, e portanto nada a ver com o tópico.

Certo.

Já aberto o novo tópico. No entanto parece-me que o “problema” será semelhante.

 

Obrigado pelo feedback!

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O apoio técnico só vê a ligação direta e se essa está ok, então esqueça tem que ser falado com a pcmedic que é o que eles dizem. Não tenho conhecimentos sobre isto tho sry

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Esta questão já está resolvida?

vai aqui muita confusão…. é possivel ter ligações gigabit com cabos cat5, são os equipamentos terminais ou seja placa de rede do pc e switch, que determinam se é possivel estabelecer a ligação em 1000,100 ou 10 mbit. os cabos do tipo cat5,cat5e,cat6,cat6e, cat7 e cat8 são diferentes no que diz respeito aos “escudos” que tem na sua estrutura interna para evitar interferencias, como é obvio um cabo cat6 é mais resistente a interferencia que um cat5, e por isso muito mais provavel que estabeleça a ligação no modo gigabit(1000). Se o led na placa de rede for de cor verde (1000) se for laranja (100).

E já agora os dois terminais que estabelecem a ligação tem de ser capazes de estabelecer a ligação gigabit.

 

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O que é que o CABO tem a ver com a velocidade da porta BRIDGE estar limitada a 100Mbits?

 

Presumo que seja uma limitação de firmware. Não estamos aqui a falar de uma limitação relativa à cablagem! Como aqui foi dita, parece que o router apenas “negoceia” uma velocidade de ¼ da velocidade NET disponível?

 

Só quem tem o ROUTER 5 em BRIDGE (com cabo CAT5e ou superior) com um pacote de 200Mbits ou superior é que pode confirmar isto!

O que é que o CABO tem a ver com a velocidade da porta BRIDGE estar limitada a 100Mbits?

 

Presumo que seja uma limitação de firmware. Não estamos aqui a falar de uma limitação relativa à cablagem! Como aqui foi dita, parece que o router apenas “negoceia” uma velocidade de ¼ da velocidade NET disponível?

 

Só quem tem o ROUTER 5 em BRIDGE (com cabo CAT5e ou superior) com um pacote de 200Mbits ou superior é que pode confirmar isto!

Quem é q falou em cabos terem a ver com bridge estar limitada a 100 Mbits? e para responder á ultima pergunta … Só quem tem  ROUTER 5 em BRIDGE ligado por um qualquer cabo ethernet a um SWITCH OU PC com placa de rede Gigabit é q pode confirmar. Cabos não determinam a velocidade de ligação

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O que é que o CABO tem a ver com a velocidade da porta BRIDGE estar limitada a 100Mbits?

 

Presumo que seja uma limitação de firmware. Não estamos aqui a falar de uma limitação relativa à cablagem! Como aqui foi dita, parece que o router apenas “negoceia” uma velocidade de ¼ da velocidade NET disponível?

 

Só quem tem o ROUTER 5 em BRIDGE (com cabo CAT5e ou superior) com um pacote de 200Mbits ou superior é que pode confirmar isto!

Quem é q falou em cabos terem a ver com bridge estar limitada a 100 Mbits? e para responder á ultima pergunta … Só quem tem  ROUTER 5 em BRIDGE ligado por um qualquer cabo ethernet a um SWITCH OU PC com placa de rede Gigabit é q pode confirmar. Cabos não determinam a velocidade de ligação

 

Cabos não determinam a velocidade da ligação?

Homessa!

Eu reformulo: CABOS PODEM LIMITAR a velocidade de ligação entre o ROUTER e equipamentos ligados por CABO de rede! Parece bem?

Não me diga que a CATegoria dos cabos não interfere na velocidade máxima a que os equipamentos de rede podem estar sincronizados!!!

Boa noite,

Penso que não será dos cabos. Eu contratei recentemente, devido a mudança de casa, um aumento para 20/200 mbps e também tenho comportamentos estranhos em equipamentos de rede extra-NOS.

 

A instalação é a seguinte: giga router 5.0 ligado em bastidor no qual estão disponibilizados terminais para vários pontos de rede na casa. A ligação entre os terminais e o giga router é feita por um switch 10/100 (Fast Ethernet) não gerenciável.

 

O que está acontecer é o seguinte:

. Ligação directa router a computador - speed test 200 mbps

. Ligação de computador a ponto de rede ligado directo do terminal ao router - speed test 200 mbps

. Ligação de computador a ponto de rede através do switch (sinal disponibilizado do router para o switch e distribuído daí pelos terminais) - speed test  50 mbps

. Ligação de AP da TP-Link 40/400 através de ponto de rede alimentado directo do router - speed test wireless 30 a 40 mbps (com bridge activa)

 

Tudo testado com vários cabos diferentes e com resultados muito consistentes.

Nos ports no modem também aparece, no caso do switch e AP,  um led amarelo que me parece indicar uma negociação de velocidade baixa. Se for um computador a ligar não aparece nada.

 

No fundo o que posso concluir é que o Giga Router negoceia ¼ da largura de banda disponível para todo o equipamento que não seja um terminal, nomeadamente o switch e o AP, mas quando está ligado directamente a um computador negoceia a ligação a 100%.

 

Isto é bastante coerente com a redução 400 para 100 identificada pela Sofia83.

 

Liguei para o apoio técnico e só me souberam dizer que o modem estava bem e que o problema teria de estar nos outros equipamentos. Isto apesar do comportamento ocorrer em dois equipamentos distintos e de a única justificação para a “anomalia” é que se na ligação directa ao computador a largura de banda aparece, então está tudo bem com o equipamento.

 

O pior é que têm razão! Não há nenhuma avaria mas sim um bloqueio, a meu ver abusivo, do equipamento fornecido.

 

Vou ter de testar com outro switch e quando o comportamento for igual volto o ligar para o apoio cliente mas para pedir o cancelamento do contrato.

 

Se alguém tiver algum feedback útil, que o partilhe!

hoje também andei a verificar todos os cabos e todos são cat 5e. Tenho o router 5.0 com ligação em bridge na porta lan 4, a um outro router. e a velocidade obtida é de 95mbps , isto com 500mbps contratados.

É uma vergonha. Pago mais para ter a melhor internet possível porque trabalho online, para depois trabalhar a 1/5 da velocidade contratada...

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