As velocidades por Wi-Fi rondam os 280Mb de download.
Mas de facto, no Router 5.0 existe uma dificuldade com o modo bridge ativo, onde o tráfego de download é limitado a 100Mbps.
Só espero que a NOS faça uma actualização de firmeware, isto porque o Router fica muito limitado em ligação LAN.
vai aqui muita confusão…. é possivel ter ligações gigabit com cabos cat5, são os equipamentos terminais ou seja placa de rede do pc e switch, que determinam se é possivel estabelecer a ligação em 1000,100 ou 10 mbit. os cabos do tipo cat5,cat5e,cat6,cat6e, cat7 e cat8 são diferentes no que diz respeito aos “escudos” que tem na sua estrutura interna para evitar interferencias, como é obvio um cabo cat6 é mais resistente a interferencia que um cat5, e por isso muito mais provavel que estabeleça a ligação no modo gigabit(1000). Se o led na placa de rede for de cor verde (1000) se for laranja (100).
E já agora os dois terminais que estabelecem a ligação tem de ser capazes de estabelecer a ligação gigabit.
Já descobri! Router não é Gigabit!!
Boa noite, lá venho eu contribuir para as dúvidas continuarem.
Hoje viveram me instalar router 5.0, tenho bridge desligado!!!
Uso cabo 5e amarelo fornecido e:
- ligo ao portátil e ao desktop, 1000mbs
- ligo ao meu tp-link Archer C20 usado como access point, 100mbs.…
Boas Festas.
Fonte:
https://www.tp-link.com/us/home-networking/wifi-router/archer-c20/
Boa noite,
Estive a ler este tópico e gostaria de saber se existe alguma limitação de velocidade no GIGA Router 5.0 (v1) quando ligado em modo bridge. Isto porque desejo melhorar a receção do sinal wi-fi em todo o apartamento através da aquisição de um outro router ligado em modo bridge.
Obrigado.
Alterei a velocidade contratada de 200/20 para 500/100, tenho o Router 5 v1 em bridge com o meu router Asus, atinjo o total da velocidade contratada.
Desde que uses um cabo de rede que permita essa velocidade não há problema.
Max Speed at 100 meters...
Category | Shielding | Max Transmission Speed (at 100 meters) | Max Bandwidth |
Cat 3 | Unshielded | 10 Mbps | 16 MHz |
Cat 5 | Unshielded | 10/100 Mbps | 100 MHz |
Cat 5e | Unshielded | 1,000 Mbps / 1 Gbps | 100 MHz |
Cat 6 | Shielded or Unshielded | 1,000 Mbps / 1 Gbps | 250 MHz |
Cat 6a | Shielded | 10,000 Mbps / 10 Gbps | 500 MHz |
Cat 7 | Shielded | 10,000 Mbps / 10 Gbps | 600 MHz |
Cat 7a | Shielded | 10,000 Mbps/10 Gbps | 1,000Mhz |
Enquanto que por Wi-Fi tenho velocidades na ordem dos 280MB.
Vai se lá saber porquê..?
E os cabos, sao Cat5e/Cat6?
Todas as portas do router sao Gigabit?
Mas quando montaram o Router na casa do cliente essas indicações sobre os cabos terem de ser 5e ou 6 não deviam ter sido transmitidas ao cliente ? Se é uma condição para que as velocidades contratadas sejam atingíveis não deveria ser uma obrigatoriedade de quem vende o serviço, instalar o equipamento e também os cabos que permitem ao cliente dispor da velocidade expectável ? Parece-me uma aberração irem instalar um serviço com 400 Mb de download e depois o cliente andar a perguntar no Fórum ou noutro lugar como é que vai poder ter disponível o serviço que contratou.
Tempos houve em que os equipamentos vinham com cabos de rede a acompanhar... sera que ainda acontece? Ou o cliente que se desenrasque?
Porque um equipamento com portas Gigabit vir acompanhado de cabos Cat5... sinceramente...
Reparei, durante varias pesquisas no forum NOS, que existe, ou existia, uma limitação de velocidade de trafego quando é usado o modo bridge:
Hoje existem tres modelos do GiGa Router (a.k.a. Router WiFi 5.0):
https://www.nos.pt/particulares/ajuda/equipamentos-servicos/internet/internet-fixa/Pages/fibra/giga-router.aspx
Atualmente, algum dos tres modelos (no link) tem limitação no modo bridge (no upload ou download)?
Boa tarde
Movemos o seu comentário para o artigo sobre
Deste modo, garantimos a boa organização do Fórum.
Não temos conhecimento de que nos equipamento designados Giga Router exista limitação de trafego em modo bridge. Essa dificuldade só ocorre no Router Wi-Fi que ainda se encontra em fase de resolução.
Obrigado
Podem por favor confirmar se efectivamente temos esta limitação quando o router é configurado em modo bridge?
Obrigado.
Boas
Sou cliente piloto, vieram instalar o modem ou router ou lá que nome lhe deem, 5.0.
A partir daí, é tem sido uma constante decrepitude do serviço de internet, com velocidades baixas, interrupções e falhas de acesso, só retomadas depois de ligar e o técnico "registar " o modem, que, pelos vistos, não consegue registar-se quando há uma falha de acesso.
Tem uma rede 5G que, quando seleccionada, pouco tempo depois já nao está activa - Os dispositivos acabam por procurar a outra rede.
Enfim, nesta altura que era importante ter, pelo menos, o acesso normal, estou sujeito a ter cortes e consequências muito negativas, porque eu e restante família estamos em regime de teletrabalho.
Então, quando me propus como piloto, não era para ter estes problemas, acreditei que seria para dar informacao de retorno, pensei eu, de algo com potencialidades superiores. Parece que não.
Estou muito preocupado, porque nada garante que estas situações estejam rsolvidas, aliás, nem os "técnicos " que atendem as minhas chamadas entendem o que se passa.
Não sei se tive azar ou se mais alguém está a passar um mau bocado, como eu!
Até agora, ninguém me contactou nem informou qual o meu papel…
JLopes
Ser piloto é isso mesmo.
Fui piloto do ROUTER 4 durante quase 2 anos, e foi um CALVÁRIO, que continuou por mais 1 ano e meio, até que a NOS finalmente admitiu que o Router 4 “CONGELA” tal como provei por A+B: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/o-power-router-4-0-deixa-de-responder-a-todos-os-servicos-14191
Mas enquanto era “Piloto” não podia reclamar destes factos!!! Tive de me “remover” do programa pilotos para depois, como utilizador “normal” constatar que tais BUGS fazem parte do produto e não foram NEM serão (na minha opinião) resolvidos.
Presumo que esteja como piloto do NOVO ROUTER 5 (tem LEDS na parte frontal com indicações, tal como o Router 3, aka “ZON HUB” tem? - se sim, é o novo projecto de hardware da NOS).
Mais uma vez, ser piloto é isso mesmo… a única solução é sair do programa e tentar que a NOS lhe reponha o hardware anterior… eu candidatei-me a PILOTO do NOVO ROUTER 5, mas a NOS acabou por voltar atrás na adesão que já estava confirmada, e ainda bem… depois do que passei com o Router 4, e tendo o ROUTER 5 mais ou menos estável, acho que não me volto a meter noutra!!
Olá
Gostaria de uma atualização deste assunto.
Estou a pensar em adquirir um novo router (provavelmente ASUS) que irá ficar ligado na porta 4 do GigaRouter em modo bridge.
Mas não valerá de nada se não passar dos 100.
Tenho uma velocidade contratada de 400; consigo agora velocidades máx de 350mbps; pelo que preciso que a porta 4 “debite” mais dos que os 100mbps.
O firmware que está instalado é o seguinte:
Está a porta ainda limitada ou já não?
Obrigado pela ajuda que me poderão dar.
Boa noite,
Penso que não será dos cabos. Eu contratei recentemente, devido a mudança de casa, um aumento para 20/200 mbps e também tenho comportamentos estranhos em equipamentos de rede extra-NOS.
A instalação é a seguinte: giga router 5.0 ligado em bastidor no qual estão disponibilizados terminais para vários pontos de rede na casa. A ligação entre os terminais e o giga router é feita por um switch 10/100 (Fast Ethernet) não gerenciável.
O que está acontecer é o seguinte:
. Ligação directa router a computador - speed test 200 mbps
. Ligação de computador a ponto de rede ligado directo do terminal ao router - speed test 200 mbps
. Ligação de computador a ponto de rede através do switch (sinal disponibilizado do router para o switch e distribuído daí pelos terminais) - speed test 50 mbps
. Ligação de AP da TP-Link 40/400 através de ponto de rede alimentado directo do router - speed test wireless 30 a 40 mbps (com bridge activa)
Tudo testado com vários cabos diferentes e com resultados muito consistentes.
Nos ports no modem também aparece, no caso do switch e AP, um led amarelo que me parece indicar uma negociação de velocidade baixa. Se for um computador a ligar não aparece nada.
No fundo o que posso concluir é que o Giga Router negoceia ¼ da largura de banda disponível para todo o equipamento que não seja um terminal, nomeadamente o switch e o AP, mas quando está ligado directamente a um computador negoceia a ligação a 100%.
Isto é bastante coerente com a redução 400 para 100 identificada pela Sofia83.
Liguei para o apoio técnico e só me souberam dizer que o modem estava bem e que o problema teria de estar nos outros equipamentos. Isto apesar do comportamento ocorrer em dois equipamentos distintos e de a única justificação para a “anomalia” é que se na ligação directa ao computador a largura de banda aparece, então está tudo bem com o equipamento.
O pior é que têm razão! Não há nenhuma avaria mas sim um bloqueio, a meu ver abusivo, do equipamento fornecido.
Vou ter de testar com outro switch e quando o comportamento for igual volto o ligar para o apoio cliente mas para pedir o cancelamento do contrato.
Se alguém tiver algum feedback útil, que o partilhe!
À data de hoje (Abril/2021), posso dizer que recebi o Giga Router da NOS, que configurei em modo bridge a um router Asus e que obtenho deste os 200Mbps contratados.
Recomendo que testem com cabos de rede (como alguns fizeram, não é uma crítica, mas o reforço de uma recomendação) para poderem verificar devidamente a velocidade máxima que podem obter.
Boa noite,
Penso que não será dos cabos. Eu contratei recentemente, devido a mudança de casa, um aumento para 20/200 mbps e também tenho comportamentos estranhos em equipamentos de rede extra-NOS.
A instalação é a seguinte: giga router 5.0 ligado em bastidor no qual estão disponibilizados terminais para vários pontos de rede na casa. A ligação entre os terminais e o giga router é feita por um switch 10/100 (Fast Ethernet) não gerenciável.
O que está acontecer é o seguinte:
. Ligação directa router a computador - speed test 200 mbps
. Ligação de computador a ponto de rede ligado directo do terminal ao router - speed test 200 mbps
. Ligação de computador a ponto de rede através do switch (sinal disponibilizado do router para o switch e distribuído daí pelos terminais) - speed test 50 mbps
. Ligação de AP da TP-Link 40/400 através de ponto de rede alimentado directo do router - speed test wireless 30 a 40 mbps (com bridge activa)
Tudo testado com vários cabos diferentes e com resultados muito consistentes.
Nos ports no modem também aparece, no caso do switch e AP, um led amarelo que me parece indicar uma negociação de velocidade baixa. Se for um computador a ligar não aparece nada.
No fundo o que posso concluir é que o Giga Router negoceia ¼ da largura de banda disponível para todo o equipamento que não seja um terminal, nomeadamente o switch e o AP, mas quando está ligado directamente a um computador negoceia a ligação a 100%.
Isto é bastante coerente com a redução 400 para 100 identificada pela Sofia83.
Liguei para o apoio técnico e só me souberam dizer que o modem estava bem e que o problema teria de estar nos outros equipamentos. Isto apesar do comportamento ocorrer em dois equipamentos distintos e de a única justificação para a “anomalia” é que se na ligação directa ao computador a largura de banda aparece, então está tudo bem com o equipamento.
O pior é que têm razão! Não há nenhuma avaria mas sim um bloqueio, a meu ver abusivo, do equipamento fornecido.
Vou ter de testar com outro switch e quando o comportamento for igual volto o ligar para o apoio cliente mas para pedir o cancelamento do contrato.
Se alguém tiver algum feedback útil, que o partilhe!
hoje também andei a verificar todos os cabos e todos são cat 5e. Tenho o router 5.0 com ligação em bridge na porta lan 4, a um outro router. e a velocidade obtida é de 95mbps , isto com 500mbps contratados.
É uma vergonha. Pago mais para ter a melhor internet possível porque trabalho online, para depois trabalhar a 1/5 da velocidade contratada...
Boa noite,
Estive a ler este tópico e gostaria de saber se existe alguma limitação de velocidade no GIGA Router 5.0 (v1) quando ligado em modo bridge. Isto porque desejo melhorar a receção do sinal wi-fi em todo o apartamento através da aquisição de um outro router ligado em modo bridge.
Obrigado.
hoje também andei a verificar todos os cabos e todos são cat 5e. Tenho o router 5.0 com ligação em bridge na porta lan 4, a um outro router. e a velocidade obtida é de 95mbps , isto com 500mbps contratados.
É uma vergonha. Pago mais para ter a melhor internet possível porque trabalho online, para depois trabalhar a 1/5 da velocidade contratada...
Bem… pior que ter apenas 1/5 da velocidade de download, é ter apenas 1/10 (um DÉCIMO!) da velocidade de UPLOAD da verdadeira fibra FTTH!
As velocidades por Wi-Fi rondam os 280Mb de download.
Mas de facto, no Router 5.0 existe uma dificuldade com o modo bridge ativo, onde o tráfego de download é limitado a 100Mbps.
Só espero que a NOS faça uma actualização de firmeware, isto porque o Router fica muito limitado em ligação LAN.
Vejamos se compreendi, tem um tarifário de 400Mb. de download, mas como tem o Router 5.0 o mesmo limita-lhe a velocidade a 100Mb. é isso ?
Os cabos são Cat5.
Já descobri! Router não é Gigabit!!
Boa noite, lá venho eu contribuir para as dúvidas continuarem.
Hoje viveram me instalar router 5.0, tenho bridge desligado!!!
Uso cabo 5e amarelo fornecido e:
- ligo ao portátil e ao desktop, 1000mbs
- ligo ao meu tp-link Archer C20 usado como access point, 100mbs.…
Boas Festas.
Já descobri! Router não é Gigabit!!
Boa noite, lá venho eu contribuir para as dúvidas continuarem.
Hoje viveram me instalar router 5.0, tenho bridge desligado!!!
Uso cabo 5e amarelo fornecido e:
- ligo ao portátil e ao desktop, 1000mbs
- ligo ao meu tp-link Archer C20 usado como access point, 100mbs.…
Boas Festas.
Não percebi… O TP-LINK ARCHER C20 não é gigabit?
O que tem isso a ver com o facto do ROUTER da NOS estar, aparentemente, limitado a 100Mbits no modo BRIDGE?
Comentário
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