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Configurar regras de Port Forward no routercomo abrir ou encaminhar portas de rede WAN para equipamentos ligados na sua rede local LAN, permite ligar diretamente um equipamento ou programa à internet, sem ter que passar por uma firewall, na App NOS Net ou em nosnet.pt.

 

Neste artigo explicamos-lhe como configurar regras de Port Forward e redirecionar portas de rede em nosnet.pt
Saiba ainda como o fazer através App NOS Net:

 

É ainda assim preciso cuidado ao fazer a abertura, uma vez que existem vantagens e desvantagens ao utilizar esta funcionalidade. Um dos riscos da abertura de portas é abrir livremente o seu computador a possível malware, sem que este tenha de passar pela firewall do sistema.

 

Configurar regras de Port Forward

  1. Aceda a nosnet.pt, com os seus dados de acesso NOS ID, selecione “Port Forwarding” no menu lateral e, de seguida para configurar portas de rede, escolha “Criar regra”;

     

  2. Preencha a informação solicitada, ao escolher um equipamento, e escolha “Avançar” para criar regra de Port Forwarding;

     

  3. De seguida, escolha o serviço e selecione “Criar Regra” para concluir a configuração;

     

  4. Após conclusão, é redirecionado para a página “Port Forwarding” onde agora pode:
    • Criar uma nova regra, ao selecionar “Criar regra”, ou;
    • Editar uma regra, ao selecionar “Editar” uma das regras já criadas;

       

Caso tenha um Router Wi-Fi para configurar regras de Port Forwarding, siga os passos abaixo:

  1. Aceda a 192.168.1.1 (ligado por cabo de rede) e efetuar login. Os dados de acesso por defeito são: User: Home e Password: zonnet. De seguida escolha “Serviços”;
  2. Selecione “Firewall” e escolha “Encaminhamento de portas”. De seguida, selecione “Nova entrada”;
  3. Após a configuração pretendida escolha “Ok”;

 

 

Quer saber mais sobre Wi-Fi? Consulte as nossas dicas e conselhos:

 

 Saiba tudo sobre a App NOS Net e as funcionalidades em:

Beneficie de todas as vantagens associadas à gestão do serviço de internet em nos nosnet.pt ou na App NOS Net, disponível através do Google Play e da App Store

 

Caso tenha alguma dificuldade na abertura de portas, partilhe connosco. 😉

Então para quê que é aquele botão editar no lado direito?

 


Bom dia @Olaf

Agradecemos o seu comentário. 

A opção editar surge, e serve para que, caso tenha mais do que uma regra, escolha eliminar uma das regras. 😊

Se tiver alguma questão, fale connosco. Estamos disponíveis para ajudar. 

Obrigado


Obrigado pelo esclarecimento 


Boas, 

Usando a app ou a web para configurar o meu router, consigo configurar apenas 1 IP para a porta que pretendo, o problema é que tenho 2 Tomadas inteligentes TAPO, que ambas ( com ips diferentes) requerem a porta 554 aberta para comunicarem com a TP-link Cloud, e assim ficarem disponíveis para o acesso fora de casa.

Uma tomada/ip consigo, mas nao me  aceita outra regra com a mesma porta, nem varios Ips para a mesma porta. Como abro a porta 554 para ambos os Ips?

 

Obrigado


Estamos disponíveis para ajudar, @Olaf
Qualquer questão, partilhe-a connosco. 

Obrigado


Boa tarde @BRUNO LUÍS FONTOURA CORTINA, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 

Movemos o seu comentário para o artigo onde o tema já é abordado. 

Não temos conhecimento se é suposto ou não utilizar a mesma regra em diversos equipamentos, pelo que vamos endereçar. 

@marcolopes, sendo que tem um Router diferente esta dificuldade também ocorre? Pode, por favor, ajudar-nos?

Obrigado


Quanto ao 3.º ponto, infelizmente, não replicamos. Confirme-nos, por favor, que está a seguir os passos abaixo: 

  1. Criar a regra, de seguida selecionar sobre a mesma em “As suas regras”;
  2. Escolha “Alterar”;
  3. Edite a regra que escolheu e, para finalizar, selecione “Editar regra”;

Recordo que os testes que estamos a realizar é com o Router 5.0v2.

Muito obrigado

 

Discordo totalmente com o cenário de não ser possível CRIAR uma regra Port Forwarding com o DHCP desligado (Port Forwarding não deve depender do DHCP estar ligado ou não - são serviços totalmente distintos). Aliás, até a informação dada pelo UI é correcta neste aspecto:

Um IP FIXO é gerido pelo router, tal como um IP atribuido pelo DHCP (o serviço de atribuição automática de IP), pelo que, o DHCP não deve ser uma obrigação para a utilização do Port Forwarding.

Dito isto, lista actualizada:

Problemas:

  1. EDITAR REGRA (opção) e REMOVER = UI fica minutos a processar (criar uma regra demora 1 segundo). Quando eventualmente retorna, o ecrã ainda apresenta o estado de EDIÇÃO com todas as regras. Um refresh mostra que a regra efectivamente foi removida.
  2. Não é possível alterar o PROTOCOLO de uma regra criada com um protocolo predefinido

BUGS:

  1. EDITAR REGRA (click em cima da regra) e alterar o IP e/ou outros dados da regra = UI fica minutos a processar (criar uma regra demora 1 segundo). Quando eventualmente retorna, a regra EDITADA é apresentada tal como antes da edição e uma tentativa de nova edição resulta em erro de “REGRA NÃO ENCONTRADA”. Efectivamente, a regra editada é REMOVIDA (um refresh do UI apresenta todas regras excepto a que foi editada)!


Boa tarde @marcolopes

Agradecemos o seu comentário.

No entanto, como referimos, a interface do utilizador (UI) que refere não é atualizada pelo que a informação que lá verifica não garantimos. 😥

Compreendemos que não concorde e lamentamos. No entanto, é necessário que o IP seja reconhecido pelo equipamento para a criação da regra desejada. São as características definidas.

Vamos endereçar a sua questão à equipa da NOS NET, relativamente a mensagem de erro quando tenta editar uma regra e ao atualizar a página, por exemplo, a regra desaparece. 

Assim que tenhamos resposta, partilharemos consigo. Agradecemos o cuidado e alerta. 
Muito obrigado!


Boa tarde @marcolopes

Agradecemos o seu comentário.

No entanto, como referimos, a interface do utilizador (UI) que refere não é atualizada pelo que a informação que lá verifica não garantimos. 😥
Muito obrigado!

 

@Mário P.

Qual interface UI?? TODAS as configurações são efectuadas através do UI NOS NET! https://cliente.nos.pt

Portanto, os problemas descritos foram encontrados no IU oficial, como é evidente (o UI local 192.168.1.1 NÃO permite qualquer configuração e foi usado apenas para provar que o NOS NET não está a apresentar as informações correctas no que toca aos CANAIS DE UPLOAD - foi um DEBUG bónus!)

 

BUG na EDIÇÃO de regras (não é possível editar regras!)

Criar uma regra fora do range DHCP - Processamento demora uns 20 segundos e resulta em ERRO
Criar uma regra no range DHCP - Processamento imediato! Regra criada.
EDITAR a regra (alterar o porto  de 80 para 8080)
Processamento durante… 1 minuto!
ERRO!
Ao EDITAR a regra que está no UI (click sobre a mesma) - ERRO!
A REGRA FOI REMOVIDA no processo de EDIÇÃO!

 


BUG no DESLIGAMENTO de regras (não é possível desligar regras!)

Nova regra criada! Processamento imediato!
DESLIGAR a REGRA - Processamento durante… 1 minuto!
ERRO!
Ao EDITAR a regra que está no UI (click sobre a mesma) - ERRO!
A regra foi REMOVIDA durante o processo de DESLIGAR

 


Não é possível criar regras sobre IPs ALOCADOS (com o DHCP desligado)

DESLIGAR o DHCP - Processo imediato!
DHCP Inactivo - Correcto
Criar uma regra sobre QUALQUER um dos IPs ALOCADOS…
ERRO! (ou seja, o utilizador tem de “presumir” que o DHCP necessita de estar ligado - o que não faz qualquer sentido!)

 


Boa tarde @marcolopes

Agradecemos o seu comentário.

No entanto, como referimos, a interface do utilizador (UI) que refere não é atualizada pelo que a informação que lá verifica não garantimos. 😥

Compreendemos que não concorde e lamentamos. No entanto, é necessário que o IP seja reconhecido pelo equipamento para a criação da regra desejada. São as características definidas.

Vamos endereçar a sua questão à equipa da NOS NET, relativamente a mensagem de erro quando tenta editar uma regra e ao atualizar a página, por exemplo, a regra desaparece. 

Assim que tenhamos resposta, partilharemos consigo. Agradecemos o cuidado e alerta. 
Muito obrigado!

Bom dia @marcolopes
Como indicado, sim, replicámos a dificuldade e endereçámos este tema à equipa que vai analisar o motivo e resolver. 
Muito obrigado pelo seu alerta e qualquer questão que tenha, fale connosco. Estamos disponíveis para ajudar. 😊


Boa tarde @BRUNO LUÍS FONTOURA CORTINA, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 

Movemos o seu comentário para o artigo onde o tema já é abordado. 

Não temos conhecimento se é suposto ou não utilizar a mesma regra em diversos equipamentos, pelo que vamos endereçar. 

@marcolopes, sendo que tem um Router diferente esta dificuldade também ocorre? Pode, por favor, ajudar-nos?

Obrigado

Aguardo tambem algum tipo de analise e resposta por parte do departamento tecnico


Boa tarde @BRUNO LUÍS FONTOURA CORTINA

Estamos aqui para ajudar. 

No entanto, para o conseguirmos fazer, precisamos de compreender a que se refere, pelo que pedimos que nos detalhe a sua questão, por favor. 
Obrigado 


Boas, 

Usando a app ou a web para configurar o meu router, consigo configurar apenas 1 IP para a porta que pretendo, o problema é que tenho 2 Tomadas inteligentes TAPO, que ambas ( com ips diferentes) requerem a porta 554 aberta para comunicarem com a TP-link Cloud, e assim ficarem disponíveis para o acesso fora de casa.

Uma tomada/ip consigo, mas nao me  aceita outra regra com a mesma porta, nem varios Ips para a mesma porta. Como abro a porta 554 para ambos os Ips?

Obrigado

 

@Mário P.  confirmado.

É mais um BUG presente no ROUTER 5 v2 HFC (não é possível criar mais de uma regra com a mesma PORTA, ainda que definidas para equipamentos - IP - distintos)

Sendo o router do cliente outro modelo, diria que é um problema generalizado...


Muito obrigado pelo alerta, @marcolopes
Sim, a situação que relata já se encontra também em análise pela equipa NOS NET. 
Obrigado


Boa noite a todos, 

Agradecemos a partilha que, de certo, ajudará outros utilizadores. 

@Serafim Campos da Silva, confirme-nos, por favor, qual o router que tem instalado. É o Router 5.0 Sagem? 

Recordamos que a App NOS NET disponibiliza funcionalidades ou inibe-as, dependendo do equipamento que está instalado. Existem configurações que não estão disponibilizadas. 

@pmlourenco, não conseguirá aceder à firewall do Router, estando vedada, e sendo de exclusiva configuração da NOS. 

@marcolopes, compreendemos o que nos refere, no entanto, há configurações de microinformática, que pela natureza das mesmas, não são garantidas pelo fornecedor. Assim, ajudamos na medida dos possíveis e temos a parceria com a PCMedic que ajuda no âmbito das questões que refere e se a responsabilidade for da NOS o custo da chamada é creditado, após consulta de relatório emitido pelos mesmos. 

Quanto à impossibilidade de criar PortForward com range de IP diferente da default e por IP, já se encontra identificada e em fase de resolução no Router 5.0v2: 
 

Recordamos também que qualquer input que venha dos nossos clientes é bem-vindo e endereçado para que seja analisado. 

Muito obrigado

Sim é o primeiro.


Boa noite,

 

Qaundo tento fazer o encaminhamento de portas na app aminhanet.nos.pt dá erro e diz que não foi possivel salvar a configuraração.

O mesmo acontece para a DMZ.

Ja se trocou o router. 


Qual o Router? 


Bom dia. Quando tento criar ou editar regras de gestão de acessos, tanto na app como em nosnet.pt, dá sempre as mensagens “Ocorreu um erro ao tentar criar ou editar a sua regra de gestão de acessos. Por favor tente mais tarde” e “Serviço temporariamente indisponível. Tente mais tarde. Código de erro: 1009”. Isto acontece todos os dias e a todas as horas. Porquê?


Acho que vi algum lado que é geral e penso que foi dito aqui pelo @marcolopes 


Agradecemos o seu feedback, @Serafim Campos da Silva😊

Obrigado


Boa tarde a todos, 
Movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema já é abordado. Deste modo, garantimos a boa organização da informação. 

@zeluisg, o @Olaf fez uma questão pertinente. Diga-nos, por favor, qual o router que tem instalado. 

@Carlos M80, relativamente a mensagem de erro quando tenta editar uma regra e ao atualizar a página, por exemplo, a regra desaparece, endereçámos para que fosse verificada.
Obrigado


Bom dia. Quando tento criar ou editar regras de gestão de acessos, tanto na app como em nosnet.pt, dá sempre as mensagens “Ocorreu um erro ao tentar criar ou editar a sua regra de gestão de acessos. Por favor tente mais tarde” e “Serviço temporariamente indisponível. Tente mais tarde. Código de erro: 1009”. Isto acontece todos os dias e a todas as horas. Porquê?

 

Leia este tópico pois está tudo explicado aqui algumas publicações atrás…


@Carlos M80, o @marcolopes deu uma boa ajuda. 

Se tiver alguma questão, fale connosco. Estamos aqui par ajudar. 
Obrigado


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