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Como configurar regras de Port Forward no Router em nosnet.pt


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Configurar regras de Port Forward no routercomo abrir ou encaminhar portas de rede WAN para equipamentos ligados na sua rede local LAN, permite ligar diretamente um equipamento ou programa à internet, sem ter que passar por uma firewall, na App NOS Net ou em nosnet.pt.

 

Neste artigo explicamos-lhe como configurar regras de Port Forward e redirecionar portas de rede em nosnet.pt
Saiba ainda como o fazer através App NOS Net:

 

É ainda assim preciso cuidado ao fazer a abertura, uma vez que existem vantagens e desvantagens ao utilizar esta funcionalidade. Um dos riscos da abertura de portas é abrir livremente o seu computador a possível malware, sem que este tenha de passar pela firewall do sistema.

 

Configurar regras de Port Forward

  1. Aceda a nosnet.pt, com os seus dados de acesso NOS ID, selecione “Port Forwarding” no menu lateral e, de seguida para configurar portas de rede, escolha “Criar regra”;

     

  2. Preencha a informação solicitada, ao escolher um equipamento, e escolha “Avançar” para criar regra de Port Forwarding;

     

  3. De seguida, escolha o serviço e selecione “Criar Regra” para concluir a configuração;

     

  4. Após conclusão, é redirecionado para a página “Port Forwarding” onde agora pode:
    • Criar uma nova regra, ao selecionar “Criar regra”, ou;
    • Editar uma regra, ao selecionar “Editar” uma das regras já criadas;

       

Caso tenha um Router Wi-Fi para configurar regras de Port Forwarding, siga os passos abaixo:

  1. Aceda a 192.168.1.1 (ligado por cabo de rede) e efetuar login. Os dados de acesso por defeito são: User: Home e Password: zonnet. De seguida escolha “Serviços”;
  2. Selecione “Firewall” e escolha “Encaminhamento de portas”. De seguida, selecione “Nova entrada”;
  3. Após a configuração pretendida escolha “Ok”;

 

 

Quer saber mais sobre Wi-Fi? Consulte as nossas dicas e conselhos:

 

 Saiba tudo sobre a App NOS Net e as funcionalidades em:

Beneficie de todas as vantagens associadas à gestão do serviço de internet em nos nosnet.pt ou na App NOS Net, disponível através do Google Play e da App Store

 

Caso tenha alguma dificuldade na abertura de portas, partilhe connosco. 😉


593 Comentários

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Então para quê que é aquele botão editar no lado direito?

 

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Bom dia @Olaf

Agradecemos o seu comentário. 

A opção editar surge, e serve para que, caso tenha mais do que uma regra, escolha eliminar uma das regras. 😊

Se tiver alguma questão, fale connosco. Estamos disponíveis para ajudar. 

Obrigado

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Obrigado pelo esclarecimento 

Boas, 

Usando a app ou a web para configurar o meu router, consigo configurar apenas 1 IP para a porta que pretendo, o problema é que tenho 2 Tomadas inteligentes TAPO, que ambas ( com ips diferentes) requerem a porta 554 aberta para comunicarem com a TP-link Cloud, e assim ficarem disponíveis para o acesso fora de casa.

Uma tomada/ip consigo, mas nao me  aceita outra regra com a mesma porta, nem varios Ips para a mesma porta. Como abro a porta 554 para ambos os Ips?

 

Obrigado

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Estamos disponíveis para ajudar, @Olaf
Qualquer questão, partilhe-a connosco. 

Obrigado

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Boa tarde @BRUNO LUÍS FONTOURA CORTINA, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 

Movemos o seu comentário para o artigo onde o tema já é abordado. 

Não temos conhecimento se é suposto ou não utilizar a mesma regra em diversos equipamentos, pelo que vamos endereçar. 

@marcolopes, sendo que tem um Router diferente esta dificuldade também ocorre? Pode, por favor, ajudar-nos?

Obrigado

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Quanto ao 3.º ponto, infelizmente, não replicamos. Confirme-nos, por favor, que está a seguir os passos abaixo: 

  1. Criar a regra, de seguida selecionar sobre a mesma em “As suas regras”;
  2. Escolha “Alterar”;
  3. Edite a regra que escolheu e, para finalizar, selecione “Editar regra”;

Recordo que os testes que estamos a realizar é com o Router 5.0v2.

Muito obrigado

 

Discordo totalmente com o cenário de não ser possível CRIAR uma regra Port Forwarding com o DHCP desligado (Port Forwarding não deve depender do DHCP estar ligado ou não - são serviços totalmente distintos). Aliás, até a informação dada pelo UI é correcta neste aspecto:

Um IP FIXO é gerido pelo router, tal como um IP atribuido pelo DHCP (o serviço de atribuição automática de IP), pelo que, o DHCP não deve ser uma obrigação para a utilização do Port Forwarding.

Dito isto, lista actualizada:

Problemas:

  1. EDITAR REGRA (opção) e REMOVER = UI fica minutos a processar (criar uma regra demora 1 segundo). Quando eventualmente retorna, o ecrã ainda apresenta o estado de EDIÇÃO com todas as regras. Um refresh mostra que a regra efectivamente foi removida.
  2. Não é possível alterar o PROTOCOLO de uma regra criada com um protocolo predefinido

BUGS:

  1. EDITAR REGRA (click em cima da regra) e alterar o IP e/ou outros dados da regra = UI fica minutos a processar (criar uma regra demora 1 segundo). Quando eventualmente retorna, a regra EDITADA é apresentada tal como antes da edição e uma tentativa de nova edição resulta em erro de “REGRA NÃO ENCONTRADA”. Efectivamente, a regra editada é REMOVIDA (um refresh do UI apresenta todas regras excepto a que foi editada)!

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Boa tarde @marcolopes

Agradecemos o seu comentário.

No entanto, como referimos, a interface do utilizador (UI) que refere não é atualizada pelo que a informação que lá verifica não garantimos. 😥

Compreendemos que não concorde e lamentamos. No entanto, é necessário que o IP seja reconhecido pelo equipamento para a criação da regra desejada. São as características definidas.

Vamos endereçar a sua questão à equipa da NOS NET, relativamente a mensagem de erro quando tenta editar uma regra e ao atualizar a página, por exemplo, a regra desaparece. 

Assim que tenhamos resposta, partilharemos consigo. Agradecemos o cuidado e alerta. 
Muito obrigado!

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Boa tarde @marcolopes

Agradecemos o seu comentário.

No entanto, como referimos, a interface do utilizador (UI) que refere não é atualizada pelo que a informação que lá verifica não garantimos. 😥
Muito obrigado!

 

@Mário P.

Qual interface UI?? TODAS as configurações são efectuadas através do UI NOS NET! https://cliente.nos.pt

Portanto, os problemas descritos foram encontrados no IU oficial, como é evidente (o UI local 192.168.1.1 NÃO permite qualquer configuração e foi usado apenas para provar que o NOS NET não está a apresentar as informações correctas no que toca aos CANAIS DE UPLOAD - foi um DEBUG bónus!)

 

BUG na EDIÇÃO de regras (não é possível editar regras!)

Criar uma regra fora do range DHCP - Processamento demora uns 20 segundos e resulta em ERRO
Criar uma regra no range DHCP - Processamento imediato! Regra criada.
EDITAR a regra (alterar o porto  de 80 para 8080)
Processamento durante… 1 minuto!
ERRO!
Ao EDITAR a regra que está no UI (click sobre a mesma) - ERRO!
A REGRA FOI REMOVIDA no processo de EDIÇÃO!

 

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BUG no DESLIGAMENTO de regras (não é possível desligar regras!)

Nova regra criada! Processamento imediato!
DESLIGAR a REGRA - Processamento durante… 1 minuto!
ERRO!
Ao EDITAR a regra que está no UI (click sobre a mesma) - ERRO!
A regra foi REMOVIDA durante o processo de DESLIGAR

 

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Não é possível criar regras sobre IPs ALOCADOS (com o DHCP desligado)

DESLIGAR o DHCP - Processo imediato!
DHCP Inactivo - Correcto
Criar uma regra sobre QUALQUER um dos IPs ALOCADOS…
ERRO! (ou seja, o utilizador tem de “presumir” que o DHCP necessita de estar ligado - o que não faz qualquer sentido!)

 

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Boa tarde @marcolopes

Agradecemos o seu comentário.

No entanto, como referimos, a interface do utilizador (UI) que refere não é atualizada pelo que a informação que lá verifica não garantimos. 😥

Compreendemos que não concorde e lamentamos. No entanto, é necessário que o IP seja reconhecido pelo equipamento para a criação da regra desejada. São as características definidas.

Vamos endereçar a sua questão à equipa da NOS NET, relativamente a mensagem de erro quando tenta editar uma regra e ao atualizar a página, por exemplo, a regra desaparece. 

Assim que tenhamos resposta, partilharemos consigo. Agradecemos o cuidado e alerta. 
Muito obrigado!

Bom dia @marcolopes
Como indicado, sim, replicámos a dificuldade e endereçámos este tema à equipa que vai analisar o motivo e resolver. 
Muito obrigado pelo seu alerta e qualquer questão que tenha, fale connosco. Estamos disponíveis para ajudar. 😊

Boa tarde @BRUNO LUÍS FONTOURA CORTINA, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 

Movemos o seu comentário para o artigo onde o tema já é abordado. 

Não temos conhecimento se é suposto ou não utilizar a mesma regra em diversos equipamentos, pelo que vamos endereçar. 

@marcolopes, sendo que tem um Router diferente esta dificuldade também ocorre? Pode, por favor, ajudar-nos?

Obrigado

Aguardo tambem algum tipo de analise e resposta por parte do departamento tecnico

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Boa tarde @BRUNO LUÍS FONTOURA CORTINA

Estamos aqui para ajudar. 

No entanto, para o conseguirmos fazer, precisamos de compreender a que se refere, pelo que pedimos que nos detalhe a sua questão, por favor. 
Obrigado 

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Boas, 

Usando a app ou a web para configurar o meu router, consigo configurar apenas 1 IP para a porta que pretendo, o problema é que tenho 2 Tomadas inteligentes TAPO, que ambas ( com ips diferentes) requerem a porta 554 aberta para comunicarem com a TP-link Cloud, e assim ficarem disponíveis para o acesso fora de casa.

Uma tomada/ip consigo, mas nao me  aceita outra regra com a mesma porta, nem varios Ips para a mesma porta. Como abro a porta 554 para ambos os Ips?

Obrigado

 

@Mário P.  confirmado.

É mais um BUG presente no ROUTER 5 v2 HFC (não é possível criar mais de uma regra com a mesma PORTA, ainda que definidas para equipamentos - IP - distintos)

Sendo o router do cliente outro modelo, diria que é um problema generalizado...

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Muito obrigado pelo alerta, @marcolopes
Sim, a situação que relata já se encontra também em análise pela equipa NOS NET. 
Obrigado

Boa noite a todos, 

Agradecemos a partilha que, de certo, ajudará outros utilizadores. 

@Serafim Campos da Silva, confirme-nos, por favor, qual o router que tem instalado. É o Router 5.0 Sagem? 

Recordamos que a App NOS NET disponibiliza funcionalidades ou inibe-as, dependendo do equipamento que está instalado. Existem configurações que não estão disponibilizadas. 

@pmlourenco, não conseguirá aceder à firewall do Router, estando vedada, e sendo de exclusiva configuração da NOS. 

@marcolopes, compreendemos o que nos refere, no entanto, há configurações de microinformática, que pela natureza das mesmas, não são garantidas pelo fornecedor. Assim, ajudamos na medida dos possíveis e temos a parceria com a PCMedic que ajuda no âmbito das questões que refere e se a responsabilidade for da NOS o custo da chamada é creditado, após consulta de relatório emitido pelos mesmos. 

Quanto à impossibilidade de criar PortForward com range de IP diferente da default e por IP, já se encontra identificada e em fase de resolução no Router 5.0v2: 
 

Recordamos também que qualquer input que venha dos nossos clientes é bem-vindo e endereçado para que seja analisado. 

Muito obrigado

Sim é o primeiro.

Boa noite,

 

Qaundo tento fazer o encaminhamento de portas na app aminhanet.nos.pt dá erro e diz que não foi possivel salvar a configuraração.

O mesmo acontece para a DMZ.

Ja se trocou o router. 

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Qual o Router? 

Bom dia. Quando tento criar ou editar regras de gestão de acessos, tanto na app como em nosnet.pt, dá sempre as mensagens “Ocorreu um erro ao tentar criar ou editar a sua regra de gestão de acessos. Por favor tente mais tarde” e “Serviço temporariamente indisponível. Tente mais tarde. Código de erro: 1009”. Isto acontece todos os dias e a todas as horas. Porquê?

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Acho que vi algum lado que é geral e penso que foi dito aqui pelo @marcolopes 

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Agradecemos o seu feedback, @Serafim Campos da Silva😊

Obrigado

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Boa tarde a todos, 
Movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema já é abordado. Deste modo, garantimos a boa organização da informação. 

@zeluisg, o @Olaf fez uma questão pertinente. Diga-nos, por favor, qual o router que tem instalado. 

@Carlos M80, relativamente a mensagem de erro quando tenta editar uma regra e ao atualizar a página, por exemplo, a regra desaparece, endereçámos para que fosse verificada.
Obrigado

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Bom dia. Quando tento criar ou editar regras de gestão de acessos, tanto na app como em nosnet.pt, dá sempre as mensagens “Ocorreu um erro ao tentar criar ou editar a sua regra de gestão de acessos. Por favor tente mais tarde” e “Serviço temporariamente indisponível. Tente mais tarde. Código de erro: 1009”. Isto acontece todos os dias e a todas as horas. Porquê?

 

Leia este tópico pois está tudo explicado aqui algumas publicações atrás…

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@Carlos M80, o @marcolopes deu uma boa ajuda. 

Se tiver alguma questão, fale connosco. Estamos aqui par ajudar. 
Obrigado

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