Skip to main content
Header
Pergunta

mensagem computador parece estar configurado, mas o dispositivo ou recurso (servidor DNS) não está a responder


  • Kilobyte
  • 9 comentários

Olá veio um técnico da NOS trocar o meu router e a partir daí passei a ter dificuldades em entrar em alguns sites. Fiz um diagnóstico à rede Windows e aparece a  mensagem “O computador estar configurado, mas o dispositivo ou recurso (servidor DNS) não está a responder. Já liguei para a linha de apoio mas não resolveram nada. Alguém tem uma sugestão para este problema.

Este tópico ajudou-o a encontrar uma resposta à sua pergunta?

20 Comentários

Jose Rodrigues
Super User
Forum|alt.badge.img+5
  • Super User
  • 21966 comentários
  • 13 de outubro de 2022
jo.vi escreveu:

Olá veio um técnico da NOS trocar o meu router e a partir daí passei a ter dificuldades em entrar em alguns sites. Fiz um diagnóstico à rede Windows e aparece a  mensagem “O computador estar configurado, mas o dispositivo ou recurso (servidor DNS) não está a responder. Já liguei para a linha de apoio mas não resolveram nada. Alguém tem uma sugestão para este problema.

Boa noite, talvez consiga resolver fazendo uma restauração do sistema para uma data anterior.


Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 12277 comentários
  • 13 de outubro de 2022

A linha de apoio não ajuda nisso. Isso é algo informático.

Veja as definições de dns se está tudo em automático, ou tente as dns da google. Tem aqui um link a explicar: https://tecnoblog.net/responde/como-usar-o-dns-do-google/


  • Autor
  • Kilobyte
  • 9 comentários
  • 13 de outubro de 2022

Vou tentar obrigado.Mas esta  mensagem aparece em vários computadores que tenho ligados cá em casa por cabo 


  • Autor
  • Kilobyte
  • 9 comentários
  • 13 de outubro de 2022

Já  vi e está tudo automático. Mas dá para mudar para as dns da Google no router da NOS?


Jose Rodrigues
Super User
Forum|alt.badge.img+5
  • Super User
  • 21966 comentários
  • 13 de outubro de 2022
jo.vi escreveu:

Vou tentar obrigado.Mas esta  mensagem aparece em vários computadores que tenho ligados cá em casa por cabo 

Nesse caso não vale a pena restaurar o sistema, como passou a acontecer com todos os computadores, o problema é outro.

 


Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 12277 comentários
  • 13 de outubro de 2022

Se acontece em vários pcs é estranho. Qual o router?

Não percebendo muito .. será algo relacionado com o novo ip atribuido? Caso o seja, deixe o router desligado da corrente e volte a ligar no dia seguinte.


Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 30065 comentários
  • 15 de outubro de 2022

Boa tarde @jo.vi

A comunidade deu uma boa ajuda. 

Diga-nos, por favor, se já consegue aceder aos site. 

Obrigado


  • Autor
  • Kilobyte
  • 9 comentários
  • 15 de outubro de 2022

Continua o mesmo problema aparece  esta mensagem em todos os computadores que ligo por cabo. E não é  só num site. Se fizer um speedtest a velocidade é  rápida. Mas quando tento aceder a alguns sites torna se lenta. E quando faço um diagnóstico à rede aparece esta mensagem. É de salientar que isto só começou a acontecer quando  me vieram substituir o router na semana passada. E o problema é que os sites que estão lentos são os que uso para trabalhar na escola. O que me obriga a utilizar  um hotspot da escola para conseguir trabalhar. Estou descontente e vou esperar pelo fim do período de fidelização para mudar 

 


Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 30065 comentários
  • 15 de outubro de 2022

Boa noite @jo.vi
Muito obrigado pelo feedback. 
Diga-nos, por favor, se tem algum repetidor instalado e emparelhado com o Router. 
Obrigado


  • Autor
  • Kilobyte
  • 9 comentários
  • 15 de outubro de 2022

Tinha um powerline. Mas já o desliguei e já  testei tudo novamente.reniciei o router. E dá o mesmo erro. Fui experimentar o computador na casa de um vizinho que tem NOs e aí  não dá  erro. Convém salientar que só dá a mensagem acima quando estou ligado por cabo. Por Wi-Fi já não acontece. O problema é que o computador onde trabalho é uma torre que não tem Wi-Fi.


Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 12277 comentários
  • 15 de outubro de 2022

Desligue o powerline e faça reset de fábrica ao router. ( não o tipico desligar).

De resto desligue o router durante a noite para mudar o ip.

Se nada resultar, fale com um informático se conseguir.


Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 4190 comentários
  • 15 de outubro de 2022

Mas em qualquer porta do Router? 
Tem 4 portas já tentou mais do que uma? 


  • Autor
  • Kilobyte
  • 9 comentários
  • 15 de outubro de 2022

Sim em qualquer porta do router. Vou tentar fazer o que o Guimas está a sugerir.


Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 30065 comentários
  • 16 de outubro de 2022

Ficamos a aguardar o seu feedback, @jo.vi

Diga-nos, por favor, se a solução sugerida pelo @Guimas o ajudou. 
Obrigado


  • Autor
  • Kilobyte
  • 9 comentários
  • 16 de outubro de 2022

Infelizmente, não. Desliguei o router toda a noite. E quando o voltei a ligar,  liguei outro computador por cabo e dá a mesma mensagem. O que não acontece se for por Wi-Fi. Não sei se não será um problema no router.


Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 30065 comentários
  • 16 de outubro de 2022

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum, @jo.vi
Vamos endereçar este tema à equipa que o pode ajudar e contactar. 
Ficamos a aguardar a sua mensagem. 

Muito obrigado


  • Autor
  • Kilobyte
  • 9 comentários
  • 23 de outubro de 2022

Fiz o que me pediram enviei uma mensagem  privada à vários dias. Pensei que entrassem em contacto comigo depois de ter enviado o número de cliente. Continuo com os mesmos problemas. Não consigo aceder a vários sites. Neste momento estou a utilizar um hotspot para poder trabalhar.

 


João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 30045 comentários
  • 24 de outubro de 2022

Boa tarde @jo.vi,

Pedimos desculpa pela demora na nossa intervenção.

Respondemos à sua mensagem privada.

Obrigado 


  • Kilobyte
  • 4 comentários
  • 17 de janeiro de 2023

Boa tarde,

 

Tenho exactamente o mesmo problema que este utilizador.

Deixo de conseguir navegar e aparecem erros de DNS.

Se forçar o DNS manualmente para o da google 8.8.8.8 consigo navegar sem qualquer problema.

Este problema começou á cerca de 3 meses quando troquei para Giga e substitui os plume pelos super extender.


João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 30045 comentários
  • 17 de janeiro de 2023

Boa tarde @nunoss,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado