Neste artigo explicamos-lhe o que pode ser considerado Spam para que possa estar mais atento e tomar as medidas que achar necessárias minimizando o seu efeito.
O Spam é o ato de envio de comunicações de voz, SMS, email ou dados não solicitados e de modo indiscriminado. Distingue-se como uma atividade economicamente viável, sendo que tem custo operacional baixo e em alguns casos podem até ser cobrados valores aos clientes, através de SMS recebidas.
O que pode fazer para minimizar o efeito destas mensagens?
- Caso receba um SMS, Email ou uma mensagem instantânea no seu telemóvel, a informar que ganhou um prémio e a pedir os seus dados, deve questionar sempre a veracidade desse conteúdo.
Confirme com a entidade ou pessoa que lhe enviou a mensagem, se a mesma é verdadeira. - Sugerimos que não responda a mensagens que não tenha solicitado, mesmo que seja com STOP. Deve procurar meios alternativos ou contactar a NOS, para esclarecimentos.
- Nunca partilhe os seus dados pessoais, como passwords, códigos PIN ou nomes de utilizador em websites, nem envie emails e mensagens com essa informação, mesmo que lhe tenha sido pedido.
- Se tiver dúvidas em relação a um pedido que lhe tenha sido feito por email, SMS ou mensagem instantânea, deve contactar a entidade que lhe enviou ou que está mencionada nesse pedido. Se a mensagem que recebeu tiver anexos, números de telefone ou links, sugerimos que não os selecione até saber do que realmente se trata.
- Caso tenha menores em casa, certifique-se de que não aceitam pedidos de informação caso recebam mensagens de desconhecidos.
- Esteja atento a mensagens de voz ou vídeo agressivas ou ofensivas que estejam a ser enviadas a menores, com impacto no seu comportamento.
- Guarde e faça um registo de comunicações indesejadas, que mais tarde podem ser necessárias para apresentar queixa.
- Começam a surgir serviços de localização cuja divulgação é feita por mensagens? Assegure-se de que a aceitação desses serviços é feita conhecendo todas as condições e implicações, e adote cuidados adicionais em caso de menores.
- Se estiver a receber mensagens não solicitadas ou indesejadas, deve contactar a NOS e reportar a situação.
Cuidados a ter quando recebe mensagens instantâneas?
- Nunca deve partilhar informação confidencial ou pessoal, como códigos PIN, passwords, nomes de utilizador, números de telemóvel, moradas ou contas bancárias.
- Evite utilizar logins automáticos, o melhor é escrever os seus dados sempre que precisa de entrar num site ou aplicação.
- Tenha alguma precaução e cuidado quando aceitar novos contactos, com especial atenção à utilização destas ferramentas por parte de menores, bem como ao uso de linguagem ou imagens inapropriadas ou ofensivas.
- Quando utiliza fóruns, prefira sempre os que forem moderados.
- Não deve aceitar links para sites sugeridos, pois podem ser uma porta de entrada de vírus ou de conteúdos inapropriados.
Esperamos ter ajudado a esclarecer questões sobre Spam.
Se precisar de mais informações, partilhe connosco para o ajudar.