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Neste artigo explicamos-lhe o que pode ser considerado Spam para que possa estar mais atento e tomar as medidas que achar necessárias minimizando o seu efeito.

O Spam é o ato de envio de comunicações de voz, SMS, email ou dados não solicitados e de modo indiscriminado. Distingue-se como uma atividade economicamente viável, sendo que tem custo operacional baixo e em alguns casos podem até ser cobrados valores aos clientes, através de SMS recebidas.

 

O que pode fazer para minimizar o efeito destas mensagens?

  • Caso receba um SMS, Email ou uma mensagem instantânea no seu telemóvel, a informar que ganhou um prémio e a pedir os seus dados, deve questionar sempre a veracidade desse conteúdo.
    Confirme com a entidade ou pessoa que lhe enviou a mensagem, se a mesma é verdadeira.
  • Sugerimos que não responda a mensagens que não tenha solicitado, mesmo que seja com STOP. Deve procurar meios alternativos ou contactar a NOS, para esclarecimentos.
  • Nunca partilhe os seus dados pessoais, como passwords, códigos PIN ou nomes de utilizador em websites, nem envie emails e mensagens com essa informação, mesmo que lhe tenha sido pedido.
  • Se tiver dúvidas em relação a um pedido que lhe tenha sido feito por email, SMS ou mensagem instantânea, deve contactar a entidade que lhe enviou ou que está mencionada nesse pedido. Se a mensagem que recebeu tiver anexos, números de telefone ou links, sugerimos que não os selecione até saber do que realmente se trata.
  • Caso tenha menores em casa, certifique-se de que não aceitam pedidos de informação caso recebam mensagens de desconhecidos.
  • Esteja atento a mensagens de voz ou vídeo agressivas ou ofensivas que estejam a ser enviadas a menores, com impacto no seu comportamento.
  • Guarde e faça um registo de comunicações indesejadas, que mais tarde podem ser necessárias para apresentar queixa.
  • Começam a surgir serviços de localização cuja divulgação é feita por mensagens? Assegure-se de que a aceitação desses serviços é feita conhecendo todas as condições e implicações, e adote cuidados adicionais em caso de menores.
  • Se estiver a receber mensagens não solicitadas ou indesejadas, deve contactar a NOS e reportar a situação.

 

Cuidados a ter quando recebe mensagens instantâneas?

  • Nunca deve partilhar informação confidencial ou pessoal, como códigos PIN, passwords, nomes de utilizador, números de telemóvel, moradas ou contas bancárias.
  • Evite utilizar logins automáticos, o melhor é escrever os seus dados sempre que precisa de entrar num site ou aplicação.
  • Tenha alguma precaução e cuidado quando aceitar novos contactos, com especial atenção à utilização destas ferramentas por parte de menores, bem como ao uso de linguagem ou imagens inapropriadas ou ofensivas.
  • Quando utiliza fóruns, prefira sempre os que forem moderados.
  • Não deve aceitar links para sites sugeridos, pois podem ser uma porta de entrada de vírus ou de conteúdos inapropriados.

 

Esperamos ter ajudado a esclarecer questões sobre Spam. :blush:

Se precisar de mais informações, partilhe connosco para o ajudar.

Boa tarde ​@mefsantos,

Agradecemos a sua mensagem e partilha.

Os testemunhos da comunidade são importantes para nós e, como tal, analisadas internamente pelas equipas responsáveis.

Partilhe connosco caso surja algum ou tema ou recomendação.

Obrigado

 


Boa tarde. 

Escrevo em tom de desespero para que a NOS tome a iniciativa de alterar a forma de pedidos de contactos através dos plugins que vários ISPs usam - o SPAM a que se referem tem sido feito pela NOS...

 

O que começou por ser um pequeno inconveniente (quando usado para partidas) tornou-se um monstro que mudou a forma como lido com chamadas recebidas de números desconhecidos - REJEITO TODAS! 

Para contexto, o plugin a que me refiro, permite a qualquer pessoa inserir um nome e um número no website e a NOS simplesmente faz uma chamada directamente para esse contacto sem validar se foi o próprio a iniciar o pedido. Pior: faz uma chamada (ou mais por pedido) o que leva a potenciais tardes a receber chamadas se o “brincalhão” assim o desejar. 

Assumindo que se trata de uma prestação de serviço, e a NOS paga por cada utilização do plugin, é do próprio interesse que esses pedidos sejam fidedignos e validados antes de serem iniciados. 

Sugiro uma abordagem simples: um OTP / Token de autenticação, uma mensagem à qual a pessoa deve responder afirmativamente, um CAPTCHA… qualquer mecanismos básico de autenticação serve para, pelo menos, atenuar este assédio que, à custa da utilização de um serviço externo, acaba por ser imputado à NOS.

Arriscando-me a encostar demasiado a teorias conspirativas (mas não descabidas) até diria que é do interesse do prestador que seja feito o maior número de chamadas possíveis por dia, por hora, por minuto.... Para isso basta aceder a qualquer DUMP de contactos portugueses e deixar um script a correr ad aeternum. 

 

Não peço uma resposta a esta mensagem, peço que façam qualquer coisa para resolver este problema que, vos garanto, é um transtorno para muitos dos vossos clientes, e apenas resulta numa quebra de confiança do cliente.

 

Agradeço desde já a atenção.


Boa tarde @Johnny Brown,

Agradecemos a sua mensagem e partilha com a comunidade.

Sugerimos que bloqueie o número através das definições do seu telemóvel.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


Recentemente, recebiu varios chamadas de número 912 314 599. E marcado como “Spam Suspeito” mas me molesta muito e causa muitos interupções de o meu dia. Como renunciar este número e bloquear-o completamente?

Obrigado


Para que todos saibam, esta foi a resposta ao meu problema "Agradecemos a sua mensagem.
Não existe forma de cancelar a receção de mensagens de números expecificos.
Caso surja alguma outra questão, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar."


Boa tarde @CCandido,

Lamentamos o transtorno. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com o seu número de cliente NOS.

Obrigado


Bom dia,

 

a Nós entregou-me um número de telefone reciclado que não pára de receber mensagens da Igreja Universal (Templo Maior). São 2 por semana, todas as semanas. Como não tem número associado, não consigo bloquear.

Agora, como é que faço para bloquear?


Olá @Jorge Sá,

O @Diogo S. deu uma boa ajuda.

Atualmente os telemóveis permitem bloquear contactos, para não receba chamadas ou SMS desses mesmos números.

Obrigada


Olá @Jorge Sá,

É possível bloquear diretamente no seu telemóvel qualquer número. 


Estou a receber sms de números estrangeiros?: dizendo que tenho uma mensagem de voz e clicar num link.

O que fazer para terminar esta situação?


Olá @BrunoJPereira,

O que pode fazer é bloquear esses números diretamente no seu telemóvel.


E como denunciar ao operador quando recebemos spam de números de telemóvel pessoais com links?


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