Skip to main content
Header
June 28, 2026
Pergunta

Sinal de TV instável há um mês, sistema Arquivo/Restart TV anómalo há 2 anos

Desde Setembro de 2024 que o sistema Iris de Restart TV/Arquivo/Video-on-demand está anómalo e a situação mantém-se.

Não é possível controlar o video, ao avançar ou recuar perde-se imagem, fica pixelada e frequentemente o sistema para, surgindo erro ID 05.

Esta situação já foi reportada diversas vezes ao longo destes dois anos (anexo respectivas threads), seja neste fórum, telefonicamente e por reclamação formal. Em Dezembro de 2024 um colaborador da NOS indicava neste fórum que a solução estava para breve. Porém, nada se alterou em dois anos - pelo contrário, a situação degradou-se.

Mais grave, além do restart tv/Arquivo, agora a transmissão em directo também tem anomalias, onde em certas alturas do dia (especialmente por volta da hora de almoço e à noite - presumo que periodos em que mais utilizadores usem o serviço) a imagem constantemente para, fica “pixelizada” e no sistema de arquivo deixa de ser possível visualizar qualquer gravação com o sistema constantemente a sair e indicar erro ID 05. O sinal da box oscila de Muito bom para Mau. Isto afecta todas as boxes da residência e todas as TVs com sinal directo.

Esta situação ocorre sensivelmente desde o início de Junho. Já foi reportado telefonicamente, um técnico já se deslocou à residência e não encontrou anomalia na residência. Porém, este comportamento é diário, sendo impossível ver TV NOS, seja em tempo real, seja em restar tv seja no arquivo.

O serviço de televisão tornou-se decrépito, estando a pagar por um serviço que não funciona.

https://forum.nos.pt/televisao-nos-5/comportamento-anomalo-do-servico-restart-tv-da-iris-imagem-nao-avanca-46368 

https://forum.nos.pt/televisao-nos-5/servico-de-gravacoes-e-restart-tv-cada-vez-mais-anomalo-e-com-mais-falhas-49733 

https://forum.nos.pt/televisao-nos-5/ainda-a-saga-do-video-on-demand-com-anomalias-46767 

35 Comentários

Rafaela F.
Gestor da comunidade
July 13, 2026

Boa tarde ​@Marco Veloso,

Agradecemos o seu testemunho e lamentamos sinceramente a situação que nos descreve.

Estamos já analisar o sucedido por mensagem privada e vamos responder-lhe o mais breve que nos for possível.

Pedimos que, por favor, aguarde a nossa resposta através dessa via.

Obrigada

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das últimas novidades.
July 16, 2026

Informo que continuo a aguardar sem resolução do problema e sem resposta.

O sinal de TV continua degradado e anómalo, como tem ocorrido há mais de um mês e meio.

Adicionalmente ficámos sem qualquer sinal de internet em casa, o que impede a mim e à minha esposa de trabalhar em casa (no router não há sinal de UP ou DS e consequentemente de Internet, e sim, já foram feitas várias reinicializações e não temos telefone fixo). Estamos a ser lesados em vários níveis, bem como as nossas empresas.

Aconteceu exactamente o mesmo há uma semana atrás, foi reportado e a NOS nada promoveu para solucionar este problema, tendo o mesmo incidente grave voltado a acontecer.

Ainda têm o desplante de publicar um lucro de 259M€ em 2025, enquanto cobram aos clientes serviços que não funcionam durante meses ou anos (caso do video-on-demand).

É assombrosa a falta de qualidade deste serviço. Não sei que mais dizer, é escusado exigir que reponham os serviços contratados e pagos que é um grito que ninguém escuta na NOS.

Rafaela F.
Gestor da comunidade
July 16, 2026

Bom dia ​@Marco Veloso,

Agradecemos a sua mensagem. Lamentamos a situação.
Estamos a acompanhar este tema por mensagem privada, pelo que pedimos que aguarde uma resposta através dessa via, por favor.

Obrigada pela compreensão

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das últimas novidades.
July 18, 2026

Cara ​@Rafaela F. 

Não quero que acompanhem a situação, exijo que a resolvem. Já passaram 8 semanas.

A “mensagem privada” demora dias a responder e não dá resposta ou esclarecimentos, apenas indica que devo contactar se o problema persistir. É importante que outros clientes tenham conhecimento desta situação.

E não estão a acompanhar porque não sabem o que está a suceder:  recebi SMS na 6F a indicar que o problema estava resolvido, mas nada alterou, os mesmo problemas no sinal de TV em todas as TV e boxes, sem acesso a video-on-demand, sem acesso a restar TV, falhas pontuais de internet

Aconteceu o mesmo há uma semana, a NOS a indicar que estava resolvido de acordo com o sistema, quando claramente não estava - tanto que demoram mais uma semana para supostamente “resolver” algo que já estava aparentemente resolvido - comportamento que já aconteceu no passado e se verificou que é o próprio sistema a fechar automaticamente pedido pendentes. Qualidade acima de tudo. Se for este o caso - o sistema ter fechado automaticamente sem o problema estar resolvido - é no mínimo risível. Friso: há um histórico de o sistema indicar problemas resolvidos quando não estavam.

Adicionalmente, os meus vizinhos continuam igualmente com o mesmo problema comum, sendo claro que é um problema externo e não na residência de cada um de nós

Mais, hoje já foi mais uma vez reportada à linha técnica, que confirma que verificam problemas de rede (?) e esta insiste em enviar um técnica cá a casa, novamente. Após vários técnicos que nada encontraram, sabendo que várias pessoas da mesma rua partilham o mesmo problema, sabendo antemão que tem ocorrido um problema externo, insistem em enviar técnicos a casa de cada cliente - sim porque os vizinhos também já reportaram e estão com agendamento de técnicos. O que parece mais provável: o problema externo que decorre há semanas e registado como resolvido afinal não estar resolvido, ou existir um problema em todas as cases dos clientes desta rua? E a cereja: pretendiam enviar técnicos ao domingo, dia de descanso e família, e tendo que esperar toda a tarde por um possível técnico, como toda a situação não fosse já desconfortável e a causar imenso transtorno. 

Estou para lá de saturado de quase 2 meses de falhas constantes de serviços, estranhos entrarem e sujarem a minha casa, pedir ao meu empregador dispensa de serviços em vários dias para estar em cada até 5h à espera de um eventual técnico - que num dos casos nem apareceu.É abismal os meus recursos gastos neste processo, especialmente o tempo. Se contabilizar os tempos em chamadas, em escrita e a aguardar técnicos, ultrapasso um dezena de horas. E não contabilizo a continuada frustração de querer ver algo na TV, nas gravações e ficar frustrado porque o sistema não permite. Estou a pagar duplamente por um serviço que não funcionamento, tanto financeiramente como com o meu tempo.

8 semanas que o problema persiste. Eu e a minha família estamos impossibilitados de ver TV sem anomalias, aceder a gravações, usar restar TV, e a internet falha pontualmente. Faltam-me os adjectivos para descrever esta situação.

E nunca a NOS teve uma palavra de cuidado para mim como cliente a ser maltratado por esta situação, a apresentar uma compensação devido por esta situação e propor uma substituição do equipamento técnico por outros mais capazes, como indicado por um dos técnicos. Apenas lamentam a situação...

João H.
Gestor da comunidade
July 20, 2026

BOa tarde ​@Marco Veloso,

Lamentamos a situação e transtorno causado.

Os testemunhos da comunidade são importantes para nós, para que possamos continuar a melhorar e, como tal, analisadas internamente pelas equipas NOS responsáveis.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
July 20, 2026

Caro ​@João H. 

Acabei de receber SMS da NOS a indicar que o problema foi resolvido, não será necessário enviar um técnico.

Ligo TV, ligo boxes: a situação mantém-se, sinal TV com anomalia. Inacreditável…

E continuo a aguardar que me indiquem como serei compensado. Apesar de ter solicitado uma dezena de vezes por vários canais, a NOS deliberadamente nunca se pronunciou, procurando evitar qualquer responsabilidade por esta situação precária de completa falha de serviço.

João H.
Gestor da comunidade
July 20, 2026

Agradecemos o seu testemunho ​@Marco Veloso e lamentamos a situação.

Recebemos a sua mensagem privada e estamos a acompanhar este tema. Contamos ser breves na resposta.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
July 21, 2026

Caro ​@João H. 

O serviço está ainda pior. Em várias alturas do dia as boxes não têm acesso ao arquivo, não é possível avançar ou recuar a transmissão - e sim, já reiniciar, repus parâmetros, etc.

Apesar de ter recebido 3 notificações nas últimas semanas que a anomalia estava resolvida, além de se manter, agrava-se. É incompreensível.

Há dois meses que não é possível ver televisão continuadamente ou usar a internet continuadamente.

Há semanas que os agentes da NOS - especialmente neste fórum - indicam que vão responder com brevidade e as respostas nunca sucedem ou quando sucedem não contêm qualquer informação.

Desisti de telefonar para o suporte técnico. Após dezenas de chamadas o resultado é o mesmo: reiniciar box, repor parâmetros, agendar um técnico (a nova moda foi realizar agendamento de técnico para dias depois serem cancelados indicando que o problema é exterior ou já foi resolvido).

Tenham a decência de imediatamente solucionarem o problema que se arrasta desde final de Maio, compensarem o cliente e, como prometido, actualizarem sem custo os equipamentos.

E reforço que no ano passado a NOS prometeu em várias chamadas com departamentos de retenção que em poucas semanas seria contactado para actualizarem o meu pacote para UMA sem custos. Nunca mais fui contactado, nunca essa actualização ocorreu. Novamente, mostra o funcionamento da empresa a que estou sujeito.

July 27, 2026

Boa tarde,

Situação de anomalias na TV mantém-se. Apesar de as equipas externas indicarem constantemente que já resolveram o problema, eu e os meus vizinhos continuamos com anomalias - agora o arquivo fica indisponível, bem como o guia, e não é possível qualquer controlo de emissão (avançar, recuar, aceder a um programa anterior).

A NOS continua a enviar técnicos às casa, quando o problema é exterior. Ontem, às 9h um técnico foi enviado ao meu vizinho. Após 1h reportou problema no exterior - situação que supostamente já estava resolvida, aliás, já foi reportada resolvida pelo menos 4 vezes e no entanto mantém-se. Novamente.

Fui contactado pela NOS, monitorizaram os sinais durante o fim-de-semana. Solução: tenho que migrar para UMA que não há sinal suficiente para Iris.
Mas um detalhe: a NOS quer que eu migre para UMA, mas eu, o cliente, apesar de estar a ser lesado há dois meses, tem que passar a pagar mais 5€/mensais. No mínimo risível.

Obviamente recusei ter que pagar mais para ter um serviço que já pago a funcionar. Alternativa proposta: enviar novo técnico a casa - penso que o 5.º. Questiono se tal resolve a situação - resposta: não.

Ao invés de reconhecer falta de qualidade e incapacidade de fornecer serviço de qualidade que está a penalizar os clientes, a NOS insiste em forçar os clientes a pagarem mais. Faltam-me adjectivos para este comportamento.

Adicionalmente, ninguém na NOS sequer menciona alguma forma de compensar o cliente que há dois meses está impossibilitado de ver o serviço  TV continuadamente.

Vou aguardar a vinda de novo técnico, mais uma hora de serviço que terei que pedir dispensa, e preparar o pedido de rescisão uma vez que a NOS não resolve o problema e exige pagamento adicional ao cliente.

Rafaela F.
Gestor da comunidade
July 28, 2026

Bom dia ​@Marco Veloso,

Agradecemos a sua mensagem e testemunho sobre este tema.

Uma vez que a situação se encontra em acompanhamento pelas equipas NOS responsáveis, pedimos que, por favor, aguarde a resolução.

Após a visita do técnico, partilhe connosco o seu feedback. Queremos ajudar.

Obrigada