Skip to main content
Header

Serviço de gravações e restart tv cada vez mais anómalo e com mais falhas

Boa tarde,

Os serviços de gravações e restart TV estão cada vez menos usáveis no sistema Iris, com aumento de falhas. Ao invés de as anteriores e longas falhas serem corrigidas e o serviço melhorado, aparentam surgir cada vez mais falhas. 

Entre estas falhas e anomalias destaco:

• Gravações de programas que falham o início ou fim do programa. Por exemplo, há filmes que a gravação começa a meio do filme, ou, se começa no momento certo termina a meio do filme. Filmes de 2h por vezes apenas têm 50 minutos de gravação;
  • Programas que todas as semanas são transmitidos na mesma hora e dia, mas a gravação nunca inicia no momento certo, muitas vezes iniciando vários minutos depois do programa ter iniciado emissão;
  • Gravações de programas com 40-50 minutos com apenas 10 segundos (!);
  • Ao fazer pausa num video, após 10-15 segundos a emissão retoma automaticamente sem ninguém usar o comando;
  • Ao fazer pausa num video, após alguns minutos a emissão pára, se retomarmos o video a emissão volta ao inicio;
  • Video de uma gravação bloqueia frequentemente, sendo necessário ou a) recuar o video (“rewind”)  e retomar, ou b) parar e reiniciar a gravação do inicio;

Estas anomalias juntam-se à falha maior identificada em Setembro/Outubro de 2024, não sendo possível na box Iris controlar  a progressão do video (avançar ou recuar), pois a imagem não avança e o relógio salta longos periodos, ficando depois a imagem ou “pixelizada” ou numa ponto completamente distinto do video. Recordo que a equipa deste fórum indicou em Dezembro que o problema estava em resolução e brevemente resolvido. Passaram 10 meses e o problema não foi resolvido, pior, agravaou-se.

Recordo que antes desta anomalia, decorreram outros 6 meses de anomalias no inicio dos videos que, devido à publicidade forçada, estes ficavam sem audio (pelo menos esta anomalia foi solucionada).

É incompreensível esta falta de qualidade dos serviços, bem como é incompreensível o tempo para a sua resolução. O sistema Iris e o serviços de gravação e restart tv já foram excelentes serviços, responsivos e funcionais, até a NOS ter tentado forçar publicidade no inicio dos programas. Actualmente a experiência é francamente deplorável e negativa. Como justificam este serviço de fraca qualidade?

Escusam de sugerir a mudança para a UMA. Se um serviço está anómalo, deve ser reparado (seja problema de software ou hardware), não é sugerirem ao cliente para pagar mais e ter outro serviço. Se não conseguem solucionar o problema, então migrem todos os clientes para o serviço UMA sem qualquer custo para  cliente, uma vez que a falha é da NOS e não uma escolha do cliente. 

O problema é claramente do lado da NOS, não do cliente. Boxes já foram substituidas mantendo os mesmos comportamentos. Familiares e vizinhos com serviço Iris relatam mesmos comportamentos.

Cumprimentos,
Marco Veloso

33 Comentários

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • August 20, 2025

Boa tarde ​@Marco Veloso

Existem inúmeros relatos no tópico em baixo, no entanto eu não tenho problemas. 

Sugiro que use a funcionalidade que assegura um processo de diagnóstico e despiste inteligente. 

Partilhe feedback com a comunidade. 

Obrigado.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • August 20, 2025

Boa tarde ​@Marco Veloso,

Agradecemos a sua mensagem e testemunho e lamentamos a situação.

Pedimos que, ao verificar incoerência entre horários do guia e gravações, partilhe connosco mais detalhes, para que possamos endereçar e acompanhar o tema de forma a que seja corrigido.

Obrigado

Bom dia,

Como recomendado, realizei o teste de despitagem através da app diversas vezes.

O teste indicou que detectou constrangimentos. Após alguns minutos indicou que deveria estar resolvido. No entanto o problema persistia. Novo teste, mesmo comportamento. O teste foi repetido 5 vezes.

Adicionalmente, em alguns canais verifica-se na box que o sinal apresenta uma qualidade de “mau”, situação que decorre há vários meses

Os comportamentos anómalos persistem, tal como decorrem há meses, reportados por mim, por vizinhos locais, bem como outros utilizadores deste fórum.

Reforço que dois técnicos já se deslocaram a esta habitação - bem como de outro vizinho com os mesmos compeortamentos e queixas - ligaram directamente a box ao posto exterior (na rua), passando por cima da infraestrutura interna da habitação, e confirmaram que o sinal exterior já não apresentava sinal de qualidade, logo não sendo um problema do lado do cliente mas sim da NOS - da infraestrutura de distribuição do sinal. Os técnicos indicaram que nada podiam fazer na habitação do cliente, teria ser outra equipa exterior, apenas podendo reportar a situação.

Existem assim dois problemas do lado da NOS (e não do cliente):

1. O sinal é distribuido com fraca potência/qualidade, problema de instraestrutura de distribuição, como mostra o facto de diferentes clientes reportarem a mesma situação;
  2. O sistema Iris funciona de forma anómala desde meados de 2024, depois da NOS inserir modificações;

Relembro que esta situação já foi reportada diversas vezes e há bastante tempo e no entanto o comportamento anómola e sinal fraco mantém-se.

Urge solucionarem o problema com brevidade (reforço que o sistema não tem funcionado correctamente desde meados de 2024) e formas de compensar os clientes por esta falta de qualidade do serviço.

Cumprimentos

Bom dia,

Sobre gravações realizadas fora do tempo (ou iniciando quando a meio do programa, sem incluiro inicio, ou terminando a meio do programa, sem incluir o fim) ou com menos tempo do programa, alguns exemplos:

• Daily Show, na RTP3, de 3F a 6F pelas 20h, vários episódios tinham apenas 10 segundos, enquanto o programa tem 30+ minutos;
  • Vários filmes da saga Piratas das Caraíbas, do canal Star, ou a gravação iniciava após 30 minutos do filme já estar a imitir ou a gravação terminava 40 minutos antes do fim terminar;
  • Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de, na SIC Noticias, emitido aos sábados com início entre 00h08 - 00h10 nunca antes ou depois, mas é comum gravações iniciarem às 23h50 ou, pior, às 00h20, cortando o inicio do programa.

Cumprimentos

Boa noite,

Novos exemplos de gravações incorrcetas ou anómalas:

• Domingo 24, maioria dos episódios da série a Teoria do Big Bang, das 11h às 14h iniciam a meio e não incluem o fim;
  • 4F 20, episódio 13 da temporada 4 do Ghosts, o episódio começa apenas ao minuto 5m50s da gravação, bloqueia ao minuto 6m20s e não é possível ver mais. Permite avançar rapidamente, mas seja qual for o ponto que se faça play a emissão não avança.

Verifico que muitas gravações iniciam no momento do intervalo (desse episódio ou no intervalo do programa anterior).

Cumprimentos

Boa noite,

Novo exemplo de gravação sem sentido: NAX Movies dia 25, deveria transmitir entre as 19h27 e 21h10 o filme “Pompeia”. Surge na gravação o filme “Sei que fizeste no verão passado”, filme que na programação não surge nem antes nem depois, não se compreende porque é gravado um filme completamente distinto, agravado por o filme começar a meio na gravação, perdendo-se o principio e não estando completo na gravação.

Cumprimentos

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • August 26, 2025

Agradecemos a sua colaboração.

Reportámos a situação referente ao filme “Pompeia”, à série ‘A Teoria do Big Bang’ e ‘Ghosts’.

Em relação ao filme ‘Piratas das Caraíbas’ e o programa ‘Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de Dizer’ indique-nos, por favor, a data e hora da emissão em que essa situação ocorre.

Obrigado,

Em relação ao filme ‘Piratas das Caraíbas’ e o programa ‘Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de Dizer’ indique-nos, por favor, a data e hora da emissão em que essa situação ocorre.

Boa tarde,

Os programas ‘Piratas das Caraíbas’ e  ‘Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de Dizer’ já foram removidos do arquivo, pelo que não consigo indicar a data e hora.

Posso adiantar que o programa ‘Critério do Dauphiné’, na Eurosport1, do dia 17 de Jun permite visualizar mas não permite avançar rapidamente (fast forward) em qualquer velocidade, dando erro e saindo.

Mais grave: mais e mais quando acesso a programas do arquivo, ou quando tento ver um programa dos últimos 7 dias surge erro com ID05 e não permite a visualização.

Adicionalmente, o próprio sinal em directo é interrompido pontualmente, nas boxes e nas TVs por alguns segundos. Hoje, até já interrompeu o acesso à Internet e Telefone fixo, passando de segundos a minutos, várias vezes. Contactei linha de apoio (por telemóvel, telefone fixo sem sinal), nunca falei com uma operadora, apenas uma gravação que indicou que foram identificados constrangimentos na minha zona. Porém, isto não é um evento casuístico ou pontual, tem ocorrido frequentemente. Deixam de ser constrangimentos pontuais e passam a ser o comportamentos normais no meu serviço.

Reforço que há mais de ano e meio que não tenho acesso ao serviços de televisão, seja directo, seja através da box nas gravações ou restart tv, com qualidade e sem falhas.

E acrescento que resido no centro de Coimbra, um grande centro urbano, local onde a infraestrutura deveria estar mais que consolidada.

Estou bastante desagradado com a baixa qualidade do serviço que me está a ser fornecido, especialmente pela duração destas anomalias. Neste momento, não poderei recomendar estes serviços da NOS a nenhum potencial cliente.

Solicito que solucionem com a máxima brevidade estas anomalias e compensem os clientes. Já decorreu tempo mais que suficiente desde meados de 2024 para identificarem as causas e implementarem soluções, seja de hardware ou de software.

Cumprimentos

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • August 28, 2025

Boa noite, ​@Marco Veloso 

Lamentamos pelo transtorno causado.

Vamos trabalhar para resolver a situação com a maior brevidade possível.

Obrigado pela sua compreensão. 

• Autor
  • September 1, 2025

Boa noite,

Recebi ontem SMS da NOS a indicar que os serviços estavam restabelecidos.

Porém, todas as anomalias relatadas se mantêm, sem qualquer alteração.

Identifico outro comportamento anómalo: se pausar uma emissão está irá após algum tempo desligar a emissão e sair. Se voltar a iniciar esse mesmo programa ele não regressa ao ponto onde pausei, mas volta ao início. 

Por exemplo, se estiver a ver uma programa de 30 minutos e após 20 minutos pausar, ao fim de 10 minutos em pausa (completando 30 no total) o programa desliga. É como mesmo estando em pausa, o programa continua a transmitir. Aliás, quando se faz play, o tempo salta para a frente e só depois regressa ao ponto onde estava pausado.

Cumprimentos

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 3, 2025

Obrigado por nos passar essa informação, já temos conhecimento da situação e neste momento estamos a identificar a causa para resolver o mais rápido possível. 
Obrigado, 

• Autor
  • September 3, 2025

Obrigado por nos passar essa informação, já temos conhecimento da situação e neste momento estamos a identificar a causa para resolver o mais rápido possível. 
Obrigado, 

Caro ​@Mário P. ,

Obrigado pela mensagem.

Recordo que há 8 meses atrás, no tópico 

respondeu-me exactamente o mesmo, citando

“(...) a situação encontra-se identificada e em fase de resolução”.

Na altura era identicado que já se conhecia a causa e já estava em fase de resolução. Em mensagens sucessivas nesse tópico foi repetido o mesmo, solicitando aos clientes para aguardarem com brevidade. 

Decorreram 8 meses, além do problema não estar solucionado, tem-se agravado, e a mensagem continua a ser a mesma?

Sim, o problema tem que estar identificado porque eu o reporto há pelo menos 10 meses, por vários meios. E tenho feito o que me é instruído: aguardado. Já passou tempo suficiente para este problema estar solucionado.

A NOS nada mais tem a indicar aos clientes por esta flagrante falha de qualidade do serviços tão alargada no tempo? Nem uma contextualização do que está a suceder há mais de um ano, nem um prazo de resolução realista, nem uma proposta de compensação aos clientes? 

Cumprimentos

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 3, 2025

Compreendemos, ​@Marco Veloso 
Reiteramos, no entanto, a informação prestada. 

Em alternativa, sugerimos que pondere renegociar as condições do contrato e experimente a box UMA ao invés da box IRIS, uma vez que, pelos seus comentários, preza estas funcionalidades gratuitas. 
Caso pretenda a nossa ajuda quanto ao contacto sugerido, por favor, fale connosco.

Obrigado,

• Autor
  • September 4, 2025

Caro ​@Mário P. ,

Obrigado pela mensagem.

Eu renegociei o contrato em Fevereiro deste ano, tendo especificamente mencionado nas várias comunicações as falhas do sistema Iris e afirmando que só me manteria cliente NOS se o sistema estivesse funcional. Na altura foi-me garantido que o sistema estaria totalmente funcional e sem falhas. Tal não aconteceu/acontece, a NOS não cumpriu o prometido nem o contrato.

A NOS deveria garantir a qualidade dos seus serviços e não pressionar os clientes (senti essa pressão tanto neste fórum como através de chamadas de marketing) a migrarem para serviços mais caros devido à falta de qualidade dos serviços actuais.

Prefiro manter-me no sistema Iris. No entanto se a NOS verifica que não consegue fornecer um sistema Iris funcional e com qualidade com abrevidade, deve ser a NOS a propor ao cliente para migrar para o sistema UMA sem custos, uma vez que é uma falha e iniciativa da instituição, não um pedido do cliente. Não é correcto ser o cliente a ter de promover essa migração, ter de tomar a iniciativa de contactos e ter de pagar pela mesma, se a falha é da NOS.

Assim, estou disponível a migrarem o meu sistema e equipamentos (que inclui 2 boxes) para o sistema UMA, mantendo todas a condições que possuo há vários anos, sem encarecer a mensalidade nem afetar o período de fidelização. Contactem-me com brevidade para formalizar o processo e procederem à instalação.

Cumprimentos

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 4, 2025

Agradecemos o seu testemunho. Vamos ajudar a analisar a encontrar a melhor solução.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF.

Obrigado

• Autor
  • September 4, 2025

Bom dia ​@João H. ,

Obrigado pela mensagem. Já remeti por mensagem privada para ​@Fórum os meus dados.

Obrigado

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 4, 2025

Agradecemos o seu testemunho ​@Marco Veloso.

Recebemos a sua mensagem privada e vamos responder-lhe logo que possível.

Obrigado

• September 7, 2025

Eu confimo o que muitos já mencionaram aqui, há meses que o andar para trás ou para a frente a velocidades maiores que a 4 não sincroniza a imagem e torna-se difícil saber onde estamos (há um ano ou mais não era assim).

Mas este nem era o maior dos problemas, o pior são os  congelamentos da box a que obrigam a um power off/power on, o facto de que ao ligar, se não mudar o canal manualmente, tudo o resto tem problemas e, desde há umas semanas, o constante congelar de uns 20-30s múltiplas vezes ao ver uma gravação automática. E o resto da rede está ok (via meus routers já que o da nos nunca prestou claro), por isso só pode ser mesmo das gravações ou box IRIS. Esta box devia ser substituída gratuitamente visto já não aguentar, está "velha".

A próxima nem será a UMA sequer (OS proprietário de novo vai ser mais uma fonte de probemas futuros) mas a android box, mas se der chatices o melhor é mudar de ISP de imediato pois os reclames de "aqui há cobertura móvel" não passa de uma falácia. 

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 7, 2025

Agradecemos a sua sugestão, ​@VCL 

De momento, a alteração de equipamento por um modelo diferente está associado a condições contratuais. 
Obrigado,

• Autor
  • September 9, 2025

Boa tarde,

Como actualização, fui contactado pelo departamento de contratos da NOS. Infelizmente, a proposta apresentada seria migrar para o sistema UMA, mas encarecendo a mensalidade 5€.

Não sendo um pedido do cliente e sendo a própria NOS a propor a migração para ultrapassar as anomalias do sistema Iris, discordo que o cliente tenha que acarretar com custos adicionais para usufruir de um sistema com qualidade. Caso fosse sido iniciativa do cliente voluntariamente alterar o sistema, concordo que este pague pelo novo sistema, mas não é o caso.

Recusei a proposta, discordando ter que pagar mais para um sistema estar funcional. Supostamente ficou registada a minha posição para num futuro ser analisado e ser contactado SE existirem propostas mais adequadas ao que o cliente expôs, ou seja, sem qualquer garantia de algo acontecer, é apenas um registo de intenções.

Entretanto, susbstitem as anomalias constantes do sistema Iris.

Cumprimentos

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 9, 2025

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem ​@Marco Veloso e lamentamos que a oferta apresentada não tenha ido de encontro com as expectativas.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

• Autor
  • September 18, 2025

Bom dia, 

Reporto mais anomalias de gravações / restart TV:

• RTP3, Daily Show, T30 episódios 98 e 99 nos dias 12 e 12 de setembro pelas 01h00, programa deveria ter 40 minutos, apenas surgem 16 segundos em ambos os casos;
  • Nat Geo Wild, The incredible Dr Pol, T23 E6, programa deveria ter 50 minutos, apenas surgem 17 minutos que correspondem a outro programa;
  • Star Comedy, American Dad, T12 episódios 19 e 20 de 08 de julho, apenas são gravados os últimos 5-6 minutos de cada episódio (duração normal ~22 minutos).

Cumprimentos

• Autor
  • September 20, 2025

Boa noite,

Novas falhas nas gravações detectadas:

• Star, 06/07, Piratas das Caraibas: Homens mortos não contam histórias; não contém a parte final do filme, cerca de 15-20 minutos;
  • Star Comedy, 16/09, Simpsons T34 E03, episódio deveria ter 23 minutos, apenas tem 17 minutos, faltando os últimos 5 minutos.

Como podem observar pelo histórico que tenho relatado, são imensas falhas de gravação, não compreensíveis. imensos programas cortados (sem inicio ou sem o final). E esta situação decorre há imensos anos.

O pior canal neste campeonato é o Discovery Channel, raro é o programa que não esteja cortado nas gravações, seja sem o início ou sem o final, não sendo assim possível visualizar em diferido a maioria dos programas.

Além de resolverem o problema de falta de controlo do sistema Iris que decorre desde meados de 2024, as gravações anómalas são outro grave problema que exige resolução imediata.

Cumprimentos

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 21, 2025

@Marco Veloso, boa noite. 
Confirmamos que existem episódios que estão com a sua duração errada, pelo que endereçámos internamente para que seja verificada a situação, uma vez que, em regra, essa informação é disponibilizada pelo canal. 

Muito obrigado pelo alerta. 

• Autor
  • September 22, 2025

@Mário P. existem programas que na descrição indicam, por exemplo, 40 minutos de duração, mas a gravação contém apenas alguns segundos ou poucos minutos. Não existe assim consistência entre a duração indicada e o tempo real de gravação

Noutros casos, como programas de canais noticiosos que difundem constantemente um relógio, é possível verificar pelo relógio do canal durante a emissão que o programa iniciou e terminou dentro dos intervalos indicados pelo canal, mas a gravação do sistema Iris não respeita esses intervalos, começando bem mais tarde do que o indicado pelo canal ou terminando bem mais cedo.

Cumprimentos