Header
Respondido

Porque razão as BOX da NOS não têm input control (HDMI-CEC)?


Boas,

 

Já ajudei alguns idosos, todos clientes da NOS, para regular a ligação da box à televisão deles aqui no prédio, apesar de terem televisões recentes da Samsung reparo que há a necessidade de configurar o input correto (HDMI) já que esse é o problema típico o input da televisão está desregulado.

Ora eu pergunto, porque razão as BOX da NOS não têm input control (HDMI-CEC)? Hoje em dia qualquer dispositivo tem a capacidade de configurar as TVs para o input correto, por exemplo o Chromecast, assim este problema deixaria de existir bastando quanto muito desligar e voltar a ligar a BOX, uma instrução muito mais simples do que configurar os inputs da TV!

 

Mais detalhes HDMI-CEC: https://www.verizon.com/support/residential/tv/equipment/remote-control/tv-input-control

 

Cumprimentos.

 

BOX em causa: Box HD (Iris) 2.0

icon

Melhor resposta por Marco_Alves 3 April 2022, 09:33

Ver pergunta inicial

93 Comentários

Olá João,

na minha box UMA nem encontro nada a referir hdmi-cec.

Sinceramente nao entendo porque é que a NOS nao se esforça por resolver este problema. Só tem a perder com isso.

Reputação 7
Crachá +2

Olá @joaodcp,

Vamos verificar essa questão. Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum.

Obrigada

Reputação 7
Crachá +4

Boa tarde,

Alguém que tenha a funcionalidade HDMI CEC ativa na box?


Há já algum tempo vi um tópico abordando essa questão, e a resposta foi não.

Contudo, após explorar o menu definições da minha Box (UMA v1), aparece nas configurações um toggle para ativar ou desativar HDMI CEC.

Contudo, a minha TV não está a detectar a box como dispositivo compatível.

 

Gostaria só de saber se alguém tem a funcionalidade ativa e a funcionar corretamente, visto que do meu lado, ainda não consegui por em funcionamento.

Na minha V1 tambem aparece essa indicação nas definiçoes mas não deve estar a funcionar, pois a TV não deteta a box automaticamente.

Reputação 7
Crachá +2

Acho que só a uma v2 tem.

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite,

Agradecemos a sua mensagem @Rui Seixas Monteiro. Vamos ajudar.

De momento tanto a UMA v2 como a UMA v1 já disponibilizam HDMI-CEC, dependendo da versão de firmware das respetivas.

A Box Iris não disponibiliza desta tecnologia. 

Caso surja alguma outra questão, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Sim, é verdade que nas boxes já aparece a opção, mas continua a não funcionar.

Reputação 7
Crachá +4

Na V2 não sei mas na V1 é para esquecer. Simplesmente não funciona.

Tenho a V2 e também é para esquecer. neste momento já nem faço reclamações, é repirar fundo e aguardar que a fidelização acabe.

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Victor Pina

Diga-nos, por favor, qual a versão de software da box que tem. 
Obrigado

UX: 3.21.7
MW: 5.57.8.m.prod

Para além do Hdmi CEC não funcionar, os filtros de canais também não servem para nada, pois seleciono para aparecerem apenas os canais HD, mas aparecem todos.

Reputação 3

Na UMA V2 

UX: 3.21.7

MW : 5.57.8. m.prod 

 

Também não funciona o HDMI -CEC 

Mas na vizinhança nenhuma funciona portanto é uma opção que não está a funcionar. E dava muito jeito. 

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Marco_Alves e @Victor Pina

@Victor Pina, quanto à questão de filtrar os canais, a situação já se encontra identificada e ficará resolvida brevemente. 

@Marco_Alves, na box consegue atualizar o software? 

Obrigado

Gosto muito das vossas respostas… Servem apenas para enrolarem o cliente, de concreto nada.

Reputação 7
Crachá +6

@Victor Pina, estamos aqui para ajudar. 
Contudo, é necessário que os clientes nos dêem a informação que seja útil a conseguirmos ajudar por aqui. Caso não o seja, endereçamos o tema para quem o possa ajudar. 

Assim, caso tenha alguma questão, por favor, detalhe-a connosco. 

Muito obrigado!

Reputação 3

@Mário P. Penso que a versão de software já é a mais  recente.da Nos para a Uma v2 que é 5.57.8 

 

 

 

Reputação 7
Crachá +6

@Marco_Alves

Agradecemos o seu feedback. A funcionalidade que pretende foi adicionada na versão 5.57.5. 😥

Para compreendermos melhor o que se passa gostaríamos de verificar o que se passa, por favor. Envie-nos uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum
Muito obrigado

Reputação 3

@Mário P.

A funcionalidade HDMI-CEC está ativa nesta versão... Só que não funciona nas mesmas boxes…

Mandei mensagem privada para @Fórum 

@Mário P.

A funcionalidade HDMI-CEC está ativa nesta versão... Só que não funciona nas mesmas boxes…

Mandei mensagem privada para @Fórum 

Boa noite, conseguiste resolver o problema?? Dava muito jeito usar esta funcionalidade

Reputação 7
Crachá +6

Boa noite @Devaxtion

Já identificámos a dificuldade, graças aos alertas aqui deixados, a situação encontra-se em fase de resolução e contamos disponibilizar a funcionalidade na próxima atualização. 
Pedimos desculpa pelo transtorno. 

Obrigado

Claro, espero mesmo que consigam disponibilizar o update brevemente, e obrigado pela comunicação.

Reputação 3

@Devaxtion é como o @Mário P. Mencionou.. Próxima atualização... Estivemos com a NOS a ver isso há 6 dias... Os nossos relatos são importantes na melhoria do nosso serviço. Aguarda pela nova atualização de software que também deverá activar a opção Wi-Fi na uma v2.

 

Cumps 

Reputação 7
Crachá +6

Obrigado nós pela vossa partilha. 

Falem connosco se surgirem questões. 

Reputação 7
Crachá +4

Não sei se na UMA V1 é suposto funcionar essa opção do HDMI-CEC, também aparece nas configurações para ativar, mas não funciona.

Reputação 3

@dxnog Tens que aguardar pela nova versão de software... A próxima atualização.. É um bug que irá ser brevemente corrigido 

Mesmo na uma v1 

Reputação 5
Crachá +1

Boa tarde,

Desde a nova versão de software na box UMA V1 (instalada essa versão no final da passada semana) que ao desligar a BOX se desligava automaticamente a minha televisão SONY XF90. Também ao ligar a BOX ligava-se automaticamente a televisão. Como não quero tal função desativei o HDMI-CEC e resolveu o problema.

O problema novo  que surgiu foi que a imagem quando ligo a box umas vezes liga em resolução 4k e outras vezes, sem se perceber porquê, aparece em 720p. Já repus parâmetros, já reconfigurei a resolução para 4k mas o problema persiste. A resolução de imagem que aparece ao ligar a box pode ser 4k ou 720p. É o que calha e é independente dos 4k que estão definidos na configuração e da resolução verdadeira da emissão que chega à box.

Isto tanto para o único canal que emite em 4k como para os canais que emitem em 1080i. 

 

Comentário