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Porque razão as BOX da NOS não têm input control (HDMI-CEC)?


Boas,

 

Já ajudei alguns idosos, todos clientes da NOS, para regular a ligação da box à televisão deles aqui no prédio, apesar de terem televisões recentes da Samsung reparo que há a necessidade de configurar o input correto (HDMI) já que esse é o problema típico o input da televisão está desregulado.

Ora eu pergunto, porque razão as BOX da NOS não têm input control (HDMI-CEC)? Hoje em dia qualquer dispositivo tem a capacidade de configurar as TVs para o input correto, por exemplo o Chromecast, assim este problema deixaria de existir bastando quanto muito desligar e voltar a ligar a BOX, uma instrução muito mais simples do que configurar os inputs da TV!

 

Mais detalhes HDMI-CEC: https://www.verizon.com/support/residential/tv/equipment/remote-control/tv-input-control

 

Cumprimentos.

 

BOX em causa: Box HD (Iris) 2.0

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Melhor resposta por Marco_Alves 3 April 2022, 09:33

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91 Comentários

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HDMI CEC é uma falha grave para um equipamento recente. Instalaram-me a box 4K 3.0 ontem e qual o meu espanto tenho de utilizar um comando para a TV e outro para lançar a box. Senhores da NOS estamos no século 21 não estejam a gozar com a gente. Esta box falha por falta de wifi, de HDMI CEC de dados sobre a capacidade de armazenamento, etc. Porque razão os especialistas em informática nao tem acesso a todas as informações que elas sejam da BOX ou do router power 4.0 que está muito atrasado tecnicamente.

Reputação 1

Obrigada pelo sugestão, se calhar, vou ter que fazer isso. No entanto, é triste ter que procurar estas alternativas porque o box não tem funcionalidades mínimas.

E estamos a meio de 2020 e o raio da “box de última geração” continua sem uma funcionalidade básica que é inadmissível em 2020. Passamos de cavalo para burro. Mais valia ter ficado com a IRIS...

Boa noite.
Será possível, em futura actualização, que a box UMA passe a ter protocolo CEC no hdmi?
Eu mudei para essa box e acho que ficamos a perder ao ter que usar dois comandos visto existir essa possibilidade.
Será que isso irá ser possível? Porque não mantiveram pelos menos o IR no comando? Sendo uma box de última geração essa falha é grave na minha opinião.

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Boa noite @Devaxtion

Já identificámos a dificuldade, graças aos alertas aqui deixados, a situação encontra-se em fase de resolução e contamos disponibilizar a funcionalidade na próxima atualização. 
Pedimos desculpa pelo transtorno. 

Obrigado

Eu ía contratualizar a UMA para ter uma box 4K e, pelo menos, rápida, já que a IRIS é a pior que conheço. Ainda bem que cá vim primeiro, pois senão tem IR ou HDMI-CEC, eu não vou ceder ao compromisso de ter uma box rápida a mudar de canais mas a ter que usar 2 comandos e a ter de ligar a box à mão…..

Melhor mesmo é mudar de operadora e o problema fica resolvido. 

2 ANOS!!!

Não acredito que após todo este tempo não tenham sido capazes de implementar HDMI-CEC através de um update de firmware. Estamos a falar de uma funcionalidade básica que está a estragar completamente a experiência de muitas pessoas. Incrível como a NOS não vê isso e está 2 ANOS a empurrar o problema com a barriga. 

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@Devaxtion é como o @Mário P. Mencionou.. Próxima atualização... Estivemos com a NOS a ver isso há 6 dias... Os nossos relatos são importantes na melhoria do nosso serviço. Aguarda pela nova atualização de software que também deverá activar a opção Wi-Fi na uma v2.

 

Cumps 

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Boa tarde...

Pena um equipamento "tão avançado" (supostamente), não possuir características simples. Refiro-me à interligação entre BOX TV.

Isto é, num exemplo pratico:
1. Ligo a box - Automaticamente liga a TV (e vice versa);
2. Aumentar e dimuir o som em ambos os equipamentos;
3. Mudar a "source" na TV;
Etc...
Resumidamente, usar apenas um comando.

É de notar que o comando da UMA, ao contrário da IRIS, não tem configuração com a TV (!!!)

Aguardo por quem possa dizer algo sobre isto, se possível.

Obrigado desde já.


Infelizmente não há volta a dar, a NOS lembrou-se de criar um sistema que funciona por radio-frequencia e não por infravermelho que é o que usam a esmagadora maioria dos comandos, por isso não dá para configurar com aTV
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Sou cliente recente da NOS, realmente se querem manter clientes devem tratar de pedidos tão básicos quanto este. Ter uma box que grande parte das vezes nem liga quando queremos, que deveria suportar HDMI-CEC e este post já tem um ano, digamos que não abona muito a favor do vosso serviço quando tiver de renovar. Os clientes estão mais exigentes e há novidades na automação, ter um comando RF, o mínimo que se pede é mesmo que disponibilizem algo como o HDMI-CEC.

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Bom dia @Carlosacsimoes
Agradecemos a partilha das suas sugestões. Caso surjam novidades, partilharemos aqui, no Fórum NOS. 
Obrigado

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Obrigado nós pela vossa partilha. 

Falem connosco se surgirem questões. 

Boa tarde...

Pena um equipamento "tão avançado" (supostamente), não possuir características simples. Refiro-me à interligação entre BOX TV.

Isto é, num exemplo pratico:
1. Ligo a box - Automaticamente liga a TV (e vice versa);
2. Aumentar e dimuir o som em ambos os equipamentos;
3. Mudar a "source" na TV;
Etc...
Resumidamente, usar apenas um comando.

É de notar que o comando da UMA, ao contrário da IRIS, não tem configuração com a TV (!!!)

Aguardo por quem possa dizer algo sobre isto, se possível.

Obrigado desde já.
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@dxnog Tens que aguardar pela nova versão de software... A próxima atualização.. É um bug que irá ser brevemente corrigido 

Mesmo na uma v1 

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Sempre a mesma resposta “Assim que houver novidades...” não é uma resposta de profissionais, tenho o mesmo problema com a NOS TV que nao funciona na NVIDIA SHIELD.

Lamentável a falta de resposta técnica para este facto, passados 2 anos!

Clientes insatisfeitos e o provedor não foi capaz de apresentar uma solução até ao momento.

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Ainda não funciona apesar de aparecer nos menus... Deve estar para breve!

Aqui funciona, só dá para desligar a TV, desligo a Box desliga a TV

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Foi a resposta dada há 1 ano (!) atrás.

O problema nem é não poder controlar o box com o comando da televisão, mas o facto que quando liga a televisão, o box não liga automaticamente. Qual é a solução? Já pensei ligar o cabo directamente ao televisão, mas nem isso dá, a UMA tem entrada a enroscar.
Neste momento, tenho que ter a box sempre ligada e não em stand by, para os automatismos de HomeKit funcionarem em casa. (televisão liga certa hora de manha, liga quando estou a chegar a casa e desliga automaticamente quando sair, etc)
Como dá para resolver isso? o box UMA já está no mercado algum tempo, qual é o impedimento de implementarem o HDMI-CEC?


Em relação ao ligar o cabo diretamente à TV, nada o impede de o fazer. É arranjar um repartidor de sinal e ai ligar dois cabos, um com rosca à box e outro com a ficha para ligar à TV.
Tenho isso e funciona muitíssimo bem.
Os canais sem box vejo na tv, os outros (premiuns) vejo na box.
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Olá @Pedro MTF,

Pedimos desculpa pela demora na resposta.

Vamos dar-lhe alguns códigos para testar:

0812, 1678, 0618, 2046, 2103, 1506, 2137, 0644, 1584, 0009, 0037, 0370, 0766, 0814, 0264, 0516, 0163, 0008, 0217, 0029

 

Diga-nos se funcionou.

Obrigada

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Olá @lmorgado,

A sua box é Iris?

Caso seja, siga estes passos:

  1. Ligue a televisão
  2. Pressione as teclas “TV” e “Pausa” simultaneamente até a luz verde da tecla “TV” piscar duas vezes
  3. Introduza o código da marca da sua televisão (os que indicamos acima), utilizando as teclas numéricas (a tecla deverá piscar duas vezes após introduzir o último número)
  4. Pressione a tecla “ligar/desligar
  5. Quando a pesquisa automática encontra o código que controla a sua televisão esta desliga-se. Nesse momento pressione de imediato a tecla “Pausa” para guardar o código
  6. O comando está programado

 

Depois de programar o comando para controlar a televisão, deve carregar na tecla “TV” sempre que quiser controlar a televisão.

 

Diga-nos se funcionou.

Se precisar de mais informações estamos disponíveis para ajudar.

Obrigada

Acabadinho de contratar o serviço para saber que em 2021 não há soluçao para isto.

 

Calculo que deveria de ter pesquisado sobre isto. Acho que não contrataria o serviço se soubesse desta falta de suporte. Creio que é para isto que serve os periodos de experiência...

Eu tenho uma Iris e deixei de comandar a box com a minha smart tv samsung deste do inicio de setembro de 2020. Aconteceu com a atualização Automática do firmware da minha TV. Questionei a Samsung e informaram que a NOS não atualizou ou disponibilizou os codigos para que o comando remote samsung possa controlar as boxes NOS. Fico com a ideia que o defeito está na Samsung. Pois as boxes são fabricadas por empresas externas a NOS

Boa tarde. E em relação á box hd (íris)? Tenho um televisor com comando Bluetooth (e sem IR ) e não consigo ter apenas um comando para controlar os equipamentos. O televisor tem CEC mas a box aparentemente não. 

será que solução passa por mudar para box compatível e se sim qual. Obrigado 

Olá @lmorgado,

A sua box é Iris?

Caso seja, siga estes passos:

  1. Ligue a televisão
  2. Pressione as teclas “TV” e “Pausa” simultaneamente até a luz verde da tecla “TV” piscar duas vezes
  3. Introduza o código da marca da sua televisão (os que indicamos acima), utilizando as teclas numéricas (a tecla deverá piscar duas vezes após introduzir o último número)
  4. Pressione a tecla “ligar/desligar
  5. Quando a pesquisa automática encontra o código que controla a sua televisão esta desliga-se. Nesse momento pressione de imediato a tecla “Pausa” para guardar o código
  6. O comando está programado

 

Depois de programar o comando para controlar a televisão, deve carregar na tecla “TV” sempre que quiser controlar a televisão.

 

Diga-nos se funcionou.

Se precisar de mais informações estamos disponíveis para ajudar.

Obrigada

 

 

Cara Inês B.,  muito obrigado pela célere resposta.

A minha BOX é uma ARRIS ZC4430KNO e a TV uma Samsung Qled 2020.
Pretendia mudar os canais da BOX UMA utilizando do comando Smart da Samsung.
Tentei configurar de forma automática e depois manualmente introduzindo a marca e modelo da BOX no interface da TV mas não conseguiu ligar.
Em suma, tenho o mesmo problema que o Rui M. Carvalho .

Tenho outra questão relativa à BOX ARRIS 4k. No menu “Configurações”  a “Resolução de Vídeo” tem a opção máxima de 1080p. Sendo uma BOX 4k e tendo uma TV a 4k este valor é normal?

Muito obrigado.
Cumprimentos,
Luis Morgado

 

Resolução de Vídeo na ARRIS 4k


 

 

 

 

 



 

 

@Mário P.

A funcionalidade HDMI-CEC está ativa nesta versão... Só que não funciona nas mesmas boxes…

Mandei mensagem privada para @Fórum 

Boa noite, conseguiste resolver o problema?? Dava muito jeito usar esta funcionalidade

Olá, 

Embora tenha o HDMI-CEC ligado na box e o ANYNET+ na tv da Samsung  (QE55Q9FNATXXC- 4K) , a tv não encontra na listagem a box ARRIS ZC4430KNO.

Alguma outra box poderá ser compativel na listagem da samsung ?

Existirá compatibilidade ? 

 

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