Porque razão as BOX da NOS não têm input control (HDMI-CEC)?
Boas,
Já ajudei alguns idosos, todos clientes da NOS, para regular a ligação da box à televisão deles aqui no prédio, apesar de terem televisões recentes da Samsung reparo que há a necessidade de configurar o input correto (HDMI) já que esse é o problema típico o input da televisão está desregulado.
Ora eu pergunto, porque razão as BOX da NOS não têm input control (HDMI-CEC)? Hoje em dia qualquer dispositivo tem a capacidade de configurar as TVs para o input correto, por exemplo o Chromecast, assim este problema deixaria de existir bastando quanto muito desligar e voltar a ligar a BOX, uma instrução muito mais simples do que configurar os inputs da TV!
Lamentável a falta de resposta técnica para este facto, passados 2 anos!
Clientes insatisfeitos e o provedor não foi capaz de apresentar uma solução até ao momento.
Boas
Sempre a mesma resposta.
Para alem disto não consigo fazer o retorno do som da box (ARC) via HDMI ao amplificador, já troquei os cabos HDMI para versão 2.0 e nada.
Olá, mas isso está também relacionado com a TV também não é?
Olá, qual é a versão do seu comando?
2 ANOS!!!
Não acredito que após todo este tempo não tenham sido capazes de implementar HDMI-CEC através de um update de firmware. Estamos a falar de uma funcionalidade básica que está a estragar completamente a experiência de muitas pessoas. Incrível como a NOS não vê isso e está 2 ANOS a empurrar o problema com a barriga.
Eu tenho uma Iris e deixei de comandar a box com a minha smart tv samsung deste do inicio de setembro de 2020. Aconteceu com a atualização Automática do firmware da minha TV. Questionei a Samsung e informaram que a NOS não atualizou ou disponibilizou os codigos para que o comando remote samsung possa controlar as boxes NOS. Fico com a ideia que o defeito está na Samsung. Pois as boxes são fabricadas por empresas externas a NOS
Onde adiciono os códigos que enviou para testarmos? Tenho o mesmo problema com o comando smart de uma Samsung Qled.
Muito obrigado,
LuisM
Olá @lmorgado,
A sua box é Iris?
Caso seja, siga estes passos:
Ligue a televisão
Pressione as teclas “TV” e “Pausa” simultaneamente até a luz verde da tecla “TV” piscar duas vezes
Introduza o código da marca da sua televisão (os que indicamos acima), utilizando as teclas numéricas (a tecla deverá piscar duas vezes após introduzir o último número)
Pressione a tecla “ligar/desligar”
Quando a pesquisa automática encontra o código que controla a sua televisão esta desliga-se. Nesse momento pressione de imediato a tecla “Pausa” para guardar o código
O comando está programado
Depois de programar o comando para controlar a televisão, deve carregar na tecla “TV” sempre que quiser controlar a televisão.
Diga-nos se funcionou.
Se precisar de mais informações estamos disponíveis para ajudar.
Obrigada
Olá @lmorgado,
A sua box é Iris?
Caso seja, siga estes passos:
Ligue a televisão
Pressione as teclas “TV” e “Pausa” simultaneamente até a luz verde da tecla “TV” piscar duas vezes
Introduza o código da marca da sua televisão (os que indicamos acima), utilizando as teclas numéricas (a tecla deverá piscar duas vezes após introduzir o último número)
Pressione a tecla “ligar/desligar”
Quando a pesquisa automática encontra o código que controla a sua televisão esta desliga-se. Nesse momento pressione de imediato a tecla “Pausa” para guardar o código
O comando está programado
Depois de programar o comando para controlar a televisão, deve carregar na tecla “TV” sempre que quiser controlar a televisão.
Diga-nos se funcionou.
Se precisar de mais informações estamos disponíveis para ajudar.
Obrigada
Cara Inês B., muito obrigado pela célere resposta.
A minha BOX é uma ARRIS ZC4430KNO e a TV uma Samsung Qled 2020. Pretendia mudar os canais da BOX UMA utilizando do comando Smart da Samsung. Tentei configurar de forma automática e depois manualmente introduzindo a marca e modelo da BOX no interface da TV mas não conseguiu ligar. Em suma, tenho o mesmo problema que o Rui M. Carvalho .
Tenho outra questão relativa à BOX ARRIS 4k. No menu “Configurações” a “Resolução de Vídeo” tem a opção máxima de 1080p. Sendo uma BOX 4k e tendo uma TV a 4k este valor é normal?
Muito obrigado. Cumprimentos, Luis Morgado
Olá @lmorgado,
A sua box é Iris?
Caso seja, siga estes passos:
Ligue a televisão
Pressione as teclas “TV” e “Pausa” simultaneamente até a luz verde da tecla “TV” piscar duas vezes
Introduza o código da marca da sua televisão (os que indicamos acima), utilizando as teclas numéricas (a tecla deverá piscar duas vezes após introduzir o último número)
Pressione a tecla “ligar/desligar”
Quando a pesquisa automática encontra o código que controla a sua televisão esta desliga-se. Nesse momento pressione de imediato a tecla “Pausa” para guardar o código
O comando está programado
Depois de programar o comando para controlar a televisão, deve carregar na tecla “TV” sempre que quiser controlar a televisão.
Diga-nos se funcionou.
Se precisar de mais informações estamos disponíveis para ajudar.
Obrigada
Cara Inês B., muito obrigado pela célere resposta.
A minha BOX é uma ARRIS ZC4430KNO e a TV uma Samsung Qled 2020. Pretendia mudar os canais da BOX UMA utilizando do comando Smart da Samsung. Tentei configurar de forma automática e depois manualmente introduzindo a marca e modelo da BOX no interface da TV mas não conseguiu ligar. Em suma, tenho o mesmo problema que o Rui M. Carvalho .
Tenho outra questão relativa à BOX ARRIS 4k. No menu “Configurações” a “Resolução de Vídeo” tem a opção máxima de 1080p. Sendo uma BOX 4k e tendo uma TV a 4k este valor é normal?
Muito obrigado. Cumprimentos, Luis Morgado
a sua box é UMA, e não vai poder comandar com o comando da TV. as resoluções que aparecem penso que só apareça as suportadas pela TV, certeza que é 4k?
Olá @lmorgado,
A sua box é Iris?
Caso seja, siga estes passos:
Ligue a televisão
Pressione as teclas “TV” e “Pausa” simultaneamente até a luz verde da tecla “TV” piscar duas vezes
Introduza o código da marca da sua televisão (os que indicamos acima), utilizando as teclas numéricas (a tecla deverá piscar duas vezes após introduzir o último número)
Pressione a tecla “ligar/desligar”
Quando a pesquisa automática encontra o código que controla a sua televisão esta desliga-se. Nesse momento pressione de imediato a tecla “Pausa” para guardar o código
O comando está programado
Depois de programar o comando para controlar a televisão, deve carregar na tecla “TV” sempre que quiser controlar a televisão.
Diga-nos se funcionou.
Se precisar de mais informações estamos disponíveis para ajudar.
Obrigada
Cara Inês B., muito obrigado pela célere resposta.
A minha BOX é uma ARRIS ZC4430KNO e a TV uma Samsung Qled 2020. Pretendia mudar os canais da BOX UMA utilizando do comando Smart da Samsung. Tentei configurar de forma automática e depois manualmente introduzindo a marca e modelo da BOX no interface da TV mas não conseguiu ligar. Em suma, tenho o mesmo problema que o Rui M. Carvalho .
Tenho outra questão relativa à BOX ARRIS 4k. No menu “Configurações” a “Resolução de Vídeo” tem a opção máxima de 1080p. Sendo uma BOX 4k e tendo uma TV a 4k este valor é normal?
Muito obrigado. Cumprimentos, Luis Morgado
a sua box é UMA, e não vai poder comandar com o comando da TV. as resoluções que aparecem penso que só apareça as suportadas pela TV, certeza que é 4k?
Sim, é uma Samsung Qled80t que tem uma resolução 4k. Portanto deveria ter a resolução 2160p neste menu, certo?
PS: No menu da PS4pro o 4k aparece na definição de vídeo.
Obrigado. Cumprimenos, Luis
@lmorgado,
O @Guimas deu uma boa ajuda.
Em relação à sua outra questão, como nem todos os conteúdos podem ser visualizados em 4K, essa resolução não está disponível no menu.
Saiba o que pode ver em Ultra HD 4K, nas Perguntas Frequentes, aqui.
Obrigada
Lamentável de facto sair da box íris e passar para esta box que volta exigir a utilização de 2 comandos!
Prometem-nos um equipamento supostamente com um serviço melhor e obtemos exactamente o oposto!
Gostava de saber o que está a ser feito pela NOS passado um ano desde que o debate surgiu até em outros tópicos....
A questão da introducao do bluetooth so veio dificultar a tarefa. (penso que neste momento sao menor as vantagens ser por BT do que por IR) dado que, pelo menos que eu saiba, nao é possivel fazer a mudanca dos canais sem ser pelo comando original da box. (antes até havia uma app que dava, e com qualquer comando IR tambem funcionava).
A possibilidade de a TV comunicar com a Box por hdmi-cec era uma vantagem de facto... deixava de ser necessario um segundo comando e a box podia desligar/ligar conforme o estado da TV.
Não é que seja a feature mais importante, mas penso que nos dias de hoje já seja um requisito minimo de todas as box.
Acabadinho de contratar o serviço para saber que em 2021 não há soluçao para isto.
Calculo que deveria de ter pesquisado sobre isto. Acho que não contrataria o serviço se soubesse desta falta de suporte. Creio que é para isto que serve os periodos de experiência...
Olá @SÉRGIO ANTÓNIO ROXO RODRIGUES,
Lamentamos a demora na resposta. Diga-nos qual é a versão da sua box UMA, por favor.
Obrigada
Bom dia.
Sem problema. Vejam por favor se a foto seguinte reponde as vossas questões:
Olá, mais fácil dizer se a sua box é mais pequena, quadrada, ou a outra?
É a pequena quadrada
Não interessa o mw nem qual a versão da box, a UMA não tem hdmi cec.
Boa tarde. E em relação á box hd (íris)? Tenho um televisor com comando Bluetooth (e sem IR ) e não consigo ter apenas um comando para controlar os equipamentos. O televisor tem CEC mas a box aparentemente não.
será que solução passa por mudar para box compatível e se sim qual. Obrigado
Olá @Flávio Quintal,
As boxes NOS incluem apenas HDMI sem CEC.
Se surgirem novidades partilhamos com a comunidade.
Obrigada
Olá @Flávio Quintal,
As boxes NOS incluem apenas HDMI sem CEC.
Se surgirem novidades partilhamos com a comunidade.
Obrigada
Obrigado. Alguma box que disponha de comando com Bluetooth? Cpts
Boa tarde @Flávio Quintal,
Agradecemos a sua questão.
A Box UMA V2 possui comando com tecnologia bluetooth.
Caso surja alguma outra questão, estamos sempre disponíveis para ajudar.
Obrigado
Boa tarde,
Alguém que tenha a funcionalidade HDMI CEC ativa na box?
Há já algum tempo vi um tópico abordando essa questão, e a resposta foi não.
Contudo, após explorar o menu definições da minha Box (UMA v1), aparece nas configurações um toggle para ativar ou desativar HDMI CEC.
Contudo, a minha TV não está a detectar a box como dispositivo compatível.
Gostaria só de saber se alguém tem a funcionalidade ativa e a funcionar corretamente, visto que do meu lado, ainda não consegui por em funcionamento.
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