Respondido

Porque razão as BOX da NOS não têm input control (HDMI-CEC)?


Boas,

 

Já ajudei alguns idosos, todos clientes da NOS, para regular a ligação da box à televisão deles aqui no prédio, apesar de terem televisões recentes da Samsung reparo que há a necessidade de configurar o input correto (HDMI) já que esse é o problema típico o input da televisão está desregulado.

Ora eu pergunto, porque razão as BOX da NOS não têm input control (HDMI-CEC)? Hoje em dia qualquer dispositivo tem a capacidade de configurar as TVs para o input correto, por exemplo o Chromecast, assim este problema deixaria de existir bastando quanto muito desligar e voltar a ligar a BOX, uma instrução muito mais simples do que configurar os inputs da TV!

 

Mais detalhes HDMI-CEC: https://www.verizon.com/support/residential/tv/equipment/remote-control/tv-input-control

 

Cumprimentos.

 

BOX em causa: Box HD (Iris) 2.0

icon

Melhor resposta por Marco_Alves 3 April 2022, 09:33

Ver pergunta inicial

91 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

Boa tarde @jdsilvapereira,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar a analisar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Reputação 1

Olá, 

Embora tenha o HDMI-CEC ligado na box e o ANYNET+ na tv da Samsung  (QE55Q9FNATXXC- 4K) , a tv não encontra na listagem a box ARRIS ZC4430KNO.

Alguma outra box poderá ser compativel na listagem da samsung ?

Existirá compatibilidade ? 

 

A iris funcionava bem...

Olá, 

Embora tenha o HDMI-CEC ligado na box e o ANYNET+ na tv da Samsung  (QE55Q9FNATXXC- 4K) , a tv não encontra na listagem a box ARRIS ZC4430KNO.

Alguma outra box poderá ser compativel na listagem da samsung ?

Existirá compatibilidade ? 

 

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @Carlosacsimoes
Agradecemos a partilha das suas sugestões. Caso surjam novidades, partilharemos aqui, no Fórum NOS. 
Obrigado

Reputação 1

Ainda não funciona apesar de aparecer nos menus... Deve estar para breve!

Aqui funciona, só dá para desligar a TV, desligo a Box desliga a TV

Afinal aqui também já faz essa parte, espero que o update não tenha ficado por aí uma vez que a TV não é só box... Não faz sentido esse update sem funcionar também no sentido inverso, ou seja, tv para a box... Com o comando da televisão controlo televisão, consolas de jogos, apps de streaming, música, só deixei mesmo foi de controlar a box quando mudei da iris para a UMA. Ainda tenho os comandos da iris no menu da televisão e parece mesmo que vão funcionar na UMA, só que não...

Reputação 7
Crachá +4

Ainda não funciona apesar de aparecer nos menus... Deve estar para breve!

Aqui funciona, só dá para desligar a TV, desligo a Box desliga a TV

Reputação 1

Ainda não funciona apesar de aparecer nos menus... Deve estar para breve!

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia a todos, 

Sim, como indicado pelo @AzedoNunoAzevedo. Contamos disponibilizar a funcionalidade na próxima atualização da box UMA. 

No entanto, a disponibilização da nova versão ocorre de forma faseada nas boxes UMA TV. 
Obrigado

Reputação 1

Parece que já está a ser implementado

resta esperar a atualização 

Reputação 7
Crachá +6

Boa noite @Rui Leal
Movemos o seu comentário para o artigo onde o tema já é abordado e onde pode encontrar a resposta à sua questão. 
Deste modo, garantimos a boa organização do Fórum NOS. 

Fale connosco se surgirem questões. Estamos aqui para ajudar. 
Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Boa noite a todos, 

Movemos os comentários para o artigo onde o tema já é debatido. 

Identificámos a dificuldade, graças aos alertas aqui deixados, a situação encontra-se em fase de resolução e contamos disponibilizar a funcionalidade na próxima atualização. 
Pedimos desculpa pelo transtorno. 

Obrigado

Reputação 7
Crachá

Parece me que a compatibilidade da box Apple com televisores não é da responsabilidade da nos.

penso ter visto resposta de um moderador a dizer que as funcionalidade que quer serão adicionadas na próxima atualização 

 

sempre a mesma resposta..era mais agradavel dizerem: Não temos pessoal tecnico capaz de resolver isto..PK é a realidade..Nunca tiveram..Paguem mais , é inadmissível, investe-se em televisões de ultima geraçao e depois lá vem a famosa Nos , que não tem isto não tem aquilo..ou seja não tem nada. so tem é maneira de cobrar para dar dinheiro a clubes de futebol….Voçes estã mesmo a cair em desgraça .

Boxes que deveriam ser novas de ultima geração , não têm CEC ? outras como a Apple não são compativeis com certos televisores..por ex o meu..comprado á 10 dias…..4K ..etc etc etc...Liga-se ou vem um técnico..Eles proprios assumem , QUE NÃO TÊM FORMAÇAO para estas novas Boxes...Mas que é isto??Só cobrar?

Pessoal..Uma pessoa sõ não chega..mas muita gente Produz efeito..ANACOM

Olá @Flávio Quintal,

As boxes NOS incluem apenas HDMI sem CEC.

Se surgirem novidades partilhamos com a comunidade.

Obrigada

sempre a mesma resposta..era mais agradavel dizerem: Não temos pessoal tecnico capaz de resolver isto..PK é a realidade..Nunca tiveram..Paguem mais , é inadmissível, investe-se em televisões de ultima geraçao e depois lá vem a famosa Nos , que não tem isto não tem aquilo..ou seja não tem nada. so tem é maneira de cobrar para dar dinheiro a clubes de futebol….Voçes estã mesmo a cair em desgraça 

Olá @Flávio Quintal,

As boxes NOS incluem apenas HDMI sem CEC.

Se surgirem novidades partilhamos com a comunidade.

Obrigada

Obrigado. Alguma box que disponha de comando com Bluetooth? Cpts

Sempre a mesma resposta ...ou seja nada..Quando a fidelização terminar e não falta muito a resposta vai ser a mesma ...XAU

É inacreditável, a Box Uma , não ter a possiblidade de activar o CEC , incrivel,,estamos no SecXXI , mas a nós parou no Sec xx..4 Boxes que já troquei...QUATRO , desde Apple Tv , Nvidia , agora a Uma Ulta Hd e...nada Tenho sempre de funcionar com 2 comandos, alias a Apple nem era compativel com a minha nova televisão ..repito Nova..4k etc...e pelo que leio a resposta é sempre a mesma “ Quando tivermos novidades…..blá blá blá….A falha da Nos foi e sempre será a parte técnica ou seja informatica...Quem escolhe barato……

Sempre atrasados no tempo

O que vale sao mais 4 meses de fidelização 

Reputação 4
Crachá +1

Boa tarde,

Desde a nova versão de software na box UMA V1 (instalada essa versão no final da passada semana) que ao desligar a BOX se desligava automaticamente a minha televisão SONY XF90. Também ao ligar a BOX ligava-se automaticamente a televisão. Como não quero tal função desativei o HDMI-CEC e resolveu o problema.

O problema novo  que surgiu foi que a imagem quando ligo a box umas vezes liga em resolução 4k e outras vezes, sem se perceber porquê, aparece em 720p. Já repus parâmetros, já reconfigurei a resolução para 4k mas o problema persiste. A resolução de imagem que aparece ao ligar a box pode ser 4k ou 720p. É o que calha e é independente dos 4k que estão definidos na configuração e da resolução verdadeira da emissão que chega à box.

Isto tanto para o único canal que emite em 4k como para os canais que emitem em 1080i. 

 

Reputação 2

@dxnog Tens que aguardar pela nova versão de software... A próxima atualização.. É um bug que irá ser brevemente corrigido 

Mesmo na uma v1 

Reputação 7
Crachá +4

Não sei se na UMA V1 é suposto funcionar essa opção do HDMI-CEC, também aparece nas configurações para ativar, mas não funciona.

Reputação 7
Crachá +6

Obrigado nós pela vossa partilha. 

Falem connosco se surgirem questões. 

Reputação 2

@Devaxtion é como o @Mário P. Mencionou.. Próxima atualização... Estivemos com a NOS a ver isso há 6 dias... Os nossos relatos são importantes na melhoria do nosso serviço. Aguarda pela nova atualização de software que também deverá activar a opção Wi-Fi na uma v2.

 

Cumps 

Claro, espero mesmo que consigam disponibilizar o update brevemente, e obrigado pela comunicação.

Reputação 7
Crachá +6

Boa noite @Devaxtion

Já identificámos a dificuldade, graças aos alertas aqui deixados, a situação encontra-se em fase de resolução e contamos disponibilizar a funcionalidade na próxima atualização. 
Pedimos desculpa pelo transtorno. 

Obrigado

@Mário P.

A funcionalidade HDMI-CEC está ativa nesta versão... Só que não funciona nas mesmas boxes…

Mandei mensagem privada para @Fórum 

Boa noite, conseguiste resolver o problema?? Dava muito jeito usar esta funcionalidade

Reputação 2

@Mário P.

A funcionalidade HDMI-CEC está ativa nesta versão... Só que não funciona nas mesmas boxes…

Mandei mensagem privada para @Fórum 

Comentário