Pergunta

O WiFi calling é disponível em roaming?

Tenho WiFi Calling activado no meu telemóvel (iPhone XR). Estou de momento em Inglaterra, num local com sinal fraco mas WiFi razoável, e não me parece que o Wifi Calling esteja a funcionar. 

O que posso fazer? Esta função é disponível em roaming?

38 Comentários

Existe alguma novidade? Tenho o mesmo problema de estar no estrangeiro e não conseguir utilizar as chamadas por Wi-Fi num iPhone 13, apesar de o conseguir fazer perfeitamente em Portugal.

Não há novidades. Não consigo ter acesso às chamadas por Wi-Fi no estrangeiro. As redes locais são compatíveis.

A NOS insiste em contactar-me para o número português estando fora de Portugal. Quando o faz para o número local, não tem em atenção o fuso horário e liga-me de madrugada, apesar dos pedidos consecutivos para terem cuidado com este detalhe.

Penso ser um problema específico de iOS. Eu também tenho um aparelho android (Samsung S21) e quando coloco o cartão da NOS o Wi-Fi calling funciona bem, apesar de não funcionar o envio e receção de SMS em Wi-Fi (que já não funcionava em Portugal).

Deve haver alguma restrição do Wi-Fi calling em iPhones com a NOS em roaming, apesar de a NOS não ter restrições geográficas para o serviço. Talvez seja um problema de configuração do sistema iOS.

Penso ser um problema específico de iOS. Eu também tenho um aparelho android (Samsung S21) e quando coloco o cartão da NOS o Wi-Fi calling funciona bem, apesar de não funcionar o envio e receção de SMS em Wi-Fi (que já não funcionava em Portugal).

Deve haver alguma restrição do Wi-Fi calling em iPhones com a NOS em roaming, apesar de a NOS não ter restrições geográficas para o serviço. Talvez seja um problema de configuração do sistema iOS.

Haverá alguma forma de contornar este problema?

Eu falei com o apoio técnico da NOS e eles disseram-me que da parte da NOS não há qualquer restrição do serviço (quer o VoLTE quer o Wi-Fi calling estão ativos no meu tarifário) e encaminharam-me para a Apple diretamente.

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde, 

O serviço é garantido, pela NOS, utilizando uma das suas redes Wireless. Estando no estrangeiro será responsabilidade do operador a que está ligado. 

Saiba quais os operadores que disponibilizam esta funcionalidade no site da Apple

Se tiverem alguma questão, por favor, partilhem connosco. 

Obrigado 

Obrigado pela resposta, @Mário P.

Verificando no site da Apple, todas as operadoras com as quais a NOS tem acordo de roaming nos Estados Unidos, em particular a que eu estou ligado, possuem o serviço de Wi-Fi calling. 

No entanto, como referi num post atrás, o iPhone não se liga ao Wi-Fi calling, apesar do serviço funcionar em Portugal. Se eu utilizar um dispositivo Android e puser o mesmo em modo de avião e ligar o Wi-Fi, o Wi-Fi calling funciona. 

Como poderei resolver este problema com o iPhone?

Reputação 7
Crachá +4

Boa tarde @ANDRE R,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Mais de um ano volvido, ainda continuo com o mesmo problema: sem acesso ao Wi-Fi Calling. Tenho o iPhone 13 Pro Max com o iOS16.1.1. 

A operadora em roaming (T-Mobile) suporta Wi-Fi Calling. https://support.apple.com/en-us/HT204039

Boa tarde, também verifico o mesmo problema: sem acesso ao Wi-Fi Calling. O meu tarifário é Livres Base.

Hi @Maria Anna Hoesen,

At this moment Wi-Fi Calling is currently available for phone plans (postpaid) that are integrated on the respective bill for clients who subscribed a TV pack from NOS.

Fiz a mesma pergunta, aqui no Fórum NOS, no ano passado: não consigo aceder ao Wi-Fi Calling no estrangeiro. Surpreendentemente, a NOS afirmou que a única solução seria contactar a operadora em roaming. O site da Apple é explícito ao constatar que a operadora em questão -- T-Mobile USA -- oferece Wi-Fi Calling (https://support.apple.com/en-us/HT204039). Agora percebo que a NOS bloqueia esta funcionalidade para clientes com serviço pré-pago. Para a próxima terei de escrever em inglês para receber uma resposta completa.

@DanPT, passei pelo exato mesmo problema de o Wi-Fi Calling não funcionar em roaming no IPhone. A única maneira de conseguir fazer chamadas por Wi-Fi pelo iPhone no estrangeiro é estando ligado a uma rede Wi-Fi que tenha um IP português.

@DanPT, passei pelo exato mesmo problema de o Wi-Fi Calling não funcionar em roaming no IPhone. A única maneira de conseguir fazer chamadas por Wi-Fi pelo iPhone no estrangeiro é estando ligado a uma rede Wi-Fi que tenha um IP português.

Testei agora com uma VPN no iPhone e tudo ficou na mesma.

A VPN no telemóvel não vai funcionar, mas se configurar a VPN no router ou hotspot a que o iPhone está ligado já vai funcionar.

Comentário