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Roaming NOS. Vai para fora do país? Simplificamos a sua viagem!


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639 Comentários

João H.
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  • Gestor da comunidade
  • 29923 comentários
  • 13 de novembro de 2023

Boa tarde @Jorge C,

Agradecemos a sua mensagem.

Na generalidade dos tarifários, por defeito, ao esgotar o plafond de dados móveis, mesmo no estrangeiro, são ativos aditivos automaticamente para que possa continuar a navegar na internet sem interrupções.

De notar que existe, ainda assim, uma politica de utilização responsável aplicada em roaming e que é também possível bloquear o uso de aditivos de internet a qualquer momento através da App NOS.

Obrigado


Gostaria de saber como faço para ter mais Internet fora do país,  trabalho de motorista internacional e presiso de Internet fora


Mário P.
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  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • 29915 comentários
  • 15 de novembro de 2023

Bom dia @Wilian Macedo Pires

De momento, apenas os tarifários de telemóvel, permitem o Roaming, pelo que apenas tarifários de internet móvel não dispõem dessa possibilidade. 

No entanto, nos tarifários de telemóvel, a utilização em Roaming também está sujeita a condições de utilização responsável como as que indicamos neste artigo. 
Obrigado

 


Brini
  • Kilobyte
  • 2 comentários
  • 21 de novembro de 2023

Boa tarde,

 

Recebi a mensagem a informar “ Utilização do serviço maioritariamente em Roaming, quando existe uma utilização excessiva no estrangeiro, face à utilização nacional é aplicada a sobretaxa de roaming permanente. Sendo aplicável quando nos últimos 120 dias”

Tenho um tarifario pos pago, na qual ainda tenho dados para poder usar em roaming. Posso ser cobrado mais por isso, mesmo ainda tendo dados por usar?

 

Obrigado,


João H.
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  • Gestor da comunidade
  • 29923 comentários
  • 21 de novembro de 2023

Boa tarde @Brini, seja bem-vindo ao Fórum NOS.

Quando existe uma utilização excessiva no estrangeiro, face à utilização nacional, é aplicada a sobretaxa de roaming permanente. Sendo aplicável quando nos últimos 120 dias, se verifique:

  • Mais de 50% do volume de comunicações em roaming no EEE e/ou Reino Unido
  • Mais de 50% dos dias em roaming no EEE e/ou Reino Unido

Com base no Regulamento (UE) 2017/920 de 17 de maio de 2017.

Obrigado


Brini
  • Kilobyte
  • 2 comentários
  • 21 de novembro de 2023
João H. escreveu:

Boa tarde @Brini, seja bem-vindo ao Fórum NOS.

Quando existe uma utilização excessiva no estrangeiro, face à utilização nacional, é aplicada a sobretaxa de roaming permanente. Sendo aplicável quando nos últimos 120 dias, se verifique:

  • Mais de 50% do volume de comunicações em roaming no EEE e/ou Reino Unido
  • Mais de 50% dos dias em roaming no EEE e/ou Reino Unido

Com base no Regulamento (UE) 2017/920 de 17 de maio de 2017.

Obrigado

Mesmo ainda tendo dados no meu tarifário para usar em roaming? O que é uma utilização excessiva? Eu tenho um plafon para usar em roaming e nunca ultrapassei.


João H.
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  • Gestor da comunidade
  • 29923 comentários
  • 21 de novembro de 2023

O plafond do seu tarifário pode ser utilizado, @Brini, apenas é cobrado caso a utilização do serviço seja maioritariamente em Roaming do que em território nacional.

Obrigado


Jorge C
Super User
  • 8318 comentários
  • 21 de novembro de 2023
Brini escreveu:
João H. escreveu:

Boa tarde @Brini, seja bem-vindo ao Fórum NOS.

Quando existe uma utilização excessiva no estrangeiro, face à utilização nacional, é aplicada a sobretaxa de roaming permanente. Sendo aplicável quando nos últimos 120 dias, se verifique:

  • Mais de 50% do volume de comunicações em roaming no EEE e/ou Reino Unido
  • Mais de 50% dos dias em roaming no EEE e/ou Reino Unido

Com base no Regulamento (UE) 2017/920 de 17 de maio de 2017.

Obrigado

Mesmo ainda tendo dados no meu tarifário para usar em roaming? O que é uma utilização excessiva? Eu tenho um plafon para usar em roaming e nunca ultrapassei.

 

Boa tarde @Brini,

Esta medida tem por objetivo evitar uma utilização abusiva ou anómala pelos clientes, nomeadamente a utilização de tais serviços para outros fins que não as viagens periódicas, por exemplo, a sua utilização a título permanente. 

A aplicação da sobretaxa é removida apenas se alterar o comportamento. Basta que, nos últimos 120 dias, uma das condições, previstas pelo regulamento, já não se verifique.

Obrigado


  • Megabyte
  • 21 comentários
  • 21 de novembro de 2023

Boa noite. 

De 8 a 12 a Novembro estive em Marraquexe. Para o efeitos adquiri um e-sim virtual que accionei quando aterrei em Marraquexe. Durante o voo, o meu telemóvel esteve em modo de voo. Pouco tempo depois de ter accionado o e-sim recebi um SMS da NOS a comunicar 

Esta proximo do limite mensal de dados em roaming (61,5EUR).O servico sera bloqueado. Para continuar a navegar, responda SIM a este SMS.+info: +351931279000

Desta forma, e após novo SMS que recebi ontem, constato que no detalhe das comunicações que há um consumo de dados móveis no dia 8 de Novembro.

Dado que não entendo este consumo, estava com o e-sim activo, como posso comprovar, de que forma posso contactar a NOS, a fim de este consumo não ser debitado na próxima factura?

Obrigado

António Dias 

 


Jorge C
Super User
  • 8318 comentários
  • 21 de novembro de 2023

Boa tarde @accdias,

A informação para faturação é enviada pelo operador local, consulte o preço aqui.

Obrigado


  • Megabyte
  • 21 comentários
  • 21 de novembro de 2023

Boa noite,

O que pretendo é evitar um débito de consumo que não efectuei. Como posso contactar a NOS antes de a próxima factura ser emitida? 

Obrigado


Jorge C
Super User
  • 8318 comentários
  • 21 de novembro de 2023
accdias escreveu:

Boa noite,

O que pretendo é evitar um débito de consumo que não efectuei. Como posso contactar a NOS antes de a próxima factura ser emitida? 

Obrigado

 

Pode contactar a NOS pelas linhas de apoio ou através do Fórum NOS.

Como já realizou a sua exposição aqui, sugiro que aguarde uma resposta da gestão do Fórum.

Obrigado


João H.
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  • Gestor da comunidade
  • 29923 comentários
  • 22 de novembro de 2023

Boa tarde, @accdias.

Agradecemos a sua mensagem e ajuda do @Jorge C.

Para organização do Fórum movemos os vossos comentários para este tópico que aborda o mesmo tema.

Consulte, por favor, aqui as condições do roaming no destino em que se encontra. Informamos, também, que para evitar a cobrança dos valores de roaming na sua fatura, desative os dados móveis em roaming e o voicemail.

Se surgirem mais questões, partilhe connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado
 


  • Kilobyte
  • 3 comentários
  • 22 de novembro de 2023

Olá, boa tarde. 

 

Seguindo o assunto deste fórum e para não criar um novo, coloco aqui o meu problema neste momento.

 

Estou a estudar em Espanha desde setembro de 2023 e tenho usado o tarifário da NOS tranquilamente, uma vez que antes de vir para cá me informaram que não teria qualquer problema com o tarifário cá, e que poderia usar de forma normal. A única diferença seria que em vez de 50GB teria apenas 25GB estando fora de Portugal.

 

Hoje, recebo esta mensagem:

Agradeço que me expliquem o quanto antes, pois não posso estar sem comunicações e muito menos sem poder usar dados móveis.

 

 

 


  • Megabyte
  • 21 comentários
  • 22 de novembro de 2023
João H. escreveu:

Boa tarde, @accdias.

Agradecemos a sua mensagem e ajuda do @Jorge C.

Para organização do Fórum movemos os vossos comentários para este tópico que aborda o mesmo tema.

Consulte, por favor, aqui as condições do roaming no destino em que se encontra. Informamos, também, que para evitar a cobrança dos valores de roaming na sua fatura, desative os dados móveis em roaming e o voicemail.

Se surgirem mais questões, partilhe connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado
 

Obrigado pela resposta e disponibilidade.

No entanto, o que pretendo é um contacto ou expor a situação que reportei neste Fórum, dado que me parece que a NOS me vai debitar numa próxima factura o valor de 61,50€, o que não pretendo, dado que não usei os dados móveis do meu cartão em Marraquexe, mas sim o E-Sim virtual da Holafly, que adquiri e activei no destino.

Se não for este o local para resolver o tema, agradeço que me informem quem poderei contactar, a fim de evitar o eventual débito que refiro. 

Cumprimentos

 


Guimas
Super User
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  • Super User
  • 12245 comentários
  • 22 de novembro de 2023
Cristóvão_dc escreveu:

Olá, boa tarde. 

 

Seguindo o assunto deste fórum e para não criar um novo, coloco aqui o meu problema neste momento.

 

Estou a estudar em Espanha desde setembro de 2023 e tenho usado o tarifário da NOS tranquilamente, uma vez que antes de vir para cá me informaram que não teria qualquer problema com o tarifário cá, e que poderia usar de forma normal. A única diferença seria que em vez de 50GB teria apenas 25GB estando fora de Portugal.

 

Hoje, recebo esta mensagem:

Agradeço que me expliquem o quanto antes, pois não posso estar sem comunicações e muito menos sem poder usar dados móveis.

 

 

 

É como diz a mensagem .. vai ser aplicado uma sobretaxa


Jorge C
Super User
  • 8318 comentários
  • 22 de novembro de 2023
Cristóvão_dc escreveu:

Olá, boa tarde. 

 

Seguindo o assunto deste fórum e para não criar um novo, coloco aqui o meu problema neste momento.

 

Estou a estudar em Espanha desde setembro de 2023 e tenho usado o tarifário da NOS tranquilamente, uma vez que antes de vir para cá me informaram que não teria qualquer problema com o tarifário cá, e que poderia usar de forma normal. A única diferença seria que em vez de 50GB teria apenas 25GB estando fora de Portugal.

 

Hoje, recebo esta mensagem:

Agradeço que me expliquem o quanto antes, pois não posso estar sem comunicações e muito menos sem poder usar dados móveis.

 

 

 

Boa noite @Cristóvão_dc,

A explicação que pretende é a seguinte:

Os operadores podem aplicar uma sobretaxa  aos consumos dos clientes, em roaming, no Espaço Económico Europeu e Reino Unido, sempre que, nos últimos 120 dias, se verifiquem duas condições:

  1. Mais de 50% do volume de comunicações em roaming no EEE e/ou Reino Unido
  2. Mais de 50% dos dias em roaming no EEE e/ou Reino Unido

Com base no Regulamento (UE) 2017/920 de 17 de maio de 2017.

Se surgirem questões, partilhe aqui no Fórum NOS.

Obrigado 


João H.
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  • Gestor da comunidade
  • 29923 comentários
  • 23 de novembro de 2023

Bom dia, @accdias.

Estamos aqui para ajudar. Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com:

  • O seu número de cliente NOS;
  • Número de contribuinte associado ao contrato.

Obrigado


João H.
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  • Gestor da comunidade
  • 29923 comentários
  • 23 de novembro de 2023

Bom dia @Cristóvão_dc, seja bem-vindo ao Fórum NOS.

Movemos o seu comentário para o artigo onde o tema já é abordado e também esclarecido.

Por favor, partilhe connosco se surgirem mais questões. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


  • Megabyte
  • 8 comentários
  • 23 de novembro de 2023

Boa tarde.

Tenho o serviço da NOS com 2 telemóveis mais 2 WTF para o meus filhos.

A minha filha está a estudar em Espanha e tem-me sido cobrada uma taxa de roaming permanente mesmo sem ele consumir o limite de dados de roaming que tem.

Este mês este valor duplicou sem qualquer explicação, chegando ao valor de 60€

O número de apoio apenas dá o saldo e não dá opção de falar com um operador.

Preciso alterar os meus serviços e não tenho com quem falar????

 


Bruno Aleixo
Super User
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  • Super User
  • 2292 comentários
  • 23 de novembro de 2023

Nada a fazer, isso são politicas da união europeia, o roaming é suposto existir para utilização pontual, umas férias por exemplo, se o consumo nos ultimos 120 dias for maior no estrangeiro que no pais de origem esse valor é cobrado.

Penso que seja para fumentar o comercio com os paises locais em que a pessoa se encontre. 

https://www.nos.pt/empresas/comunicacoes/movel/roaming/roaming---informacao-legal-e-condicoes-do-servico?accordionid=ui-id-3

https://www.nos.pt/movel/roaming/roaming-informacao-legal-e-condicoes-do-servico?accordionid=ui-id-1

um bem haja 


  • Megabyte
  • 8 comentários
  • 23 de novembro de 2023
Bruno Aleixo escreveu:

Nada a fazer, isso são politicas da união europeia, o roaming é suposto existir para utilização pontual, umas férias por exemplo, se o consumo nos ultimos 120 dias for maior no estrangeiro que no pais de origem esse valor é cobrado.

Penso que seja para fumentar o comercio com os paises locais em que a pessoa se encontre. 

https://www.nos.pt/empresas/comunicacoes/movel/roaming/roaming---informacao-legal-e-condicoes-do-servico?accordionid=ui-id-3

https://www.nos.pt/movel/roaming/roaming-informacao-legal-e-condicoes-do-servico?accordionid=ui-id-1

um bem haja 

Mas então qual a diferença para este mês ser cobrado a dobrar????

Se é uma taxa permanente e tem sido sempre igual, qual a razão de ser o dobro este mês?


  • Kilobyte
  • 3 comentários
  • 23 de novembro de 2023

Olá @João H. 

 

Obrigado pela informação. De facto neste momento precisaria de uma solução, porque caso contrário terei de cancelar este número. Sendo que estarei durante um ano em Espanha, não é exequível pagar por cada mensagem/minuto/Mb. O tarifário torna-se inútil.

 

Apenas irei a Portugal durante duas semanas, se efetivamente isso acontece caso 50% do Roaming seja usado fora, irá continuar assim.

 

Obrigado.


Jorge C
Super User
  • 8318 comentários
  • 24 de novembro de 2023
Nuno Mamede escreveu:
Bruno Aleixo escreveu:

Nada a fazer, isso são politicas da união europeia, o roaming é suposto existir para utilização pontual, umas férias por exemplo, se o consumo nos ultimos 120 dias for maior no estrangeiro que no pais de origem esse valor é cobrado.

Penso que seja para fumentar o comercio com os paises locais em que a pessoa se encontre. 

https://www.nos.pt/empresas/comunicacoes/movel/roaming/roaming---informacao-legal-e-condicoes-do-servico?accordionid=ui-id-3

https://www.nos.pt/movel/roaming/roaming-informacao-legal-e-condicoes-do-servico?accordionid=ui-id-1

um bem haja 

Mas então qual a diferença para este mês ser cobrado a dobrar????

Se é uma taxa permanente e tem sido sempre igual, qual a razão de ser o dobro este mês?

 

Boa noite @Nuno Mamede,

Pode ter atingido o limite associado à Política de Utilização Responsável.

https://www.nos.pt/movel/roaming/roaming-informacao-legal-e-condicoes-do-servico

Obrigado


João H.
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  • Gestor da comunidade
  • 29923 comentários
  • 24 de novembro de 2023

Boa tarde, @Cristóvão_dc.

Vamos encontrar uma solução para si. Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com:

  • O seu número de cliente NOS;
  • Número de contribuinte associado.

Obrigado


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